Qual a diferença entre discriminar e descriminar?

Qual a diferença entre discriminar e descriminar?

Vivien Chivalski, facilitadora do Instituto Passadori de Educação Corporativa, explica a diferença de significado de palavras com grafias parecidas

Qual a diferença entre discriminar e descriminar?

(Dreamstime)

E

Editado por Camila PatiPublicado em 17/09/2013 às 14:00.

* Respondido por Vivien Chivalski – Facilitadora do Instituto Passadori de Educação Corporativa

Depende. Podemos usar as duas palavras desde que seja em situações diferentes. Embora haja apenas a diferença de uma letra entre elas e a pronúncia seja praticamente a mesma, o sentido não é. É aí que começam as confusões.

Um erro comum é entender e usar o verbo discriminar apenas em situações negativas, como em discriminação racial, sexual, etc. Isso não está correto. 

Aqui estão algumas explicações que irão resolver a questão.

 Descriminar significa absorver, inocentar. É o que o prefixo “des” faz – indica uma ação no sentido contrário – e, nesse caso, quer dizer tirar o crime. 

Exemplos: O adultério foi descriminado no Código Penal. 

Ele falou em descriminar o uso de algumas drogas.

Só para acrescentar uma informação: recentemente começamos a ouvir descriminalizar em vez de descriminar. Trata-se de um neologismo, palavra criada e aceita há pouco tempo. É mais usada no meio jurídico.

 Discriminar significa distinguir, separar, diferenciar, especificar. Isso pode ser feito com ou sem preconceito. Quando há preconceito, o sentido é de segregação.

Há, entretanto, um sentido que não carrega tom negativo. É quando significa especificar, separar por itens, mercadorias, informações.

Exemplos: A discriminação racial deve ser combatida sempre.

Discrimine os produtos na nota fiscal e coloque todos os códigos necessários.

Para terminar, deixo outras palavras que podem causar problemas:

Descrição e discrição: a primeira refere-se ao ato de descrever e a segunda significa ser discreto.

Exemplos: Ela fez a descrição do objeto. (ela descreveu)

Ela age com discrição. (ela é discreta)

Comprimento e cumprimento: a primeira está relacionada ao tamanho, à extensão de algo ou alguém, a segunda relaciona-se a dois verbos diferentes: cumprimentar uma pessoa (saudar) e cumprir uma tarefa (realizar).

Exemplos: Não sei o comprimento da sala.

Entrou e não me cumprimentou.

O cumprimento dos prazos contará pontos na competição.

Veja Também

Descriminar ou discriminar? Você sabe qual forma está correta? Estes dois verbos estão corretos, mas têm significados bem diferentes e, consequentemente, devem ser usados em situações diferentes. Descubra o significado de cada um deles e confira alguns exemplos para acabar de vez com suas dúvidas.

Qual a diferença entre discriminar e descriminar?

Como usar o descriminar

“Descriminar” é um verbo transitivo direto que significa inocentar, tirar a culpa ou absolver de um crime. Observe os exemplos a seguir:

Exemplos

  • O juiz não descriminou a injúria.
  • O estelionato foi descriminado, mas o furto, não.
  • O advogado garantiu que a maioria das infrações seriam descriminadas.

Agora ficou claro? Caso você ainda tenha dúvidas, experimente substituir a palavra “descriminar” por um dos seus sinônimos como absolver, por exemplo. Se não houver prejuízo do sentido da sentença, então, a sua escolha foi a correta!

Como usar o discriminar

“Discriminar”, por sua vez, significa distinguir, discernir, perceber diferenças, classificar. Verifique o uso deste verbo nos seguintes exemplos:

Exemplos

  • Não se pode discriminar alguém por causa de suas crenças religiosas.
  • A criança foi discriminada por causa da orientação sexual dos pais.
  • Os produtos estão discriminados na nota.

Assim como no caso de “descriminar”, é possível resolver a confusão do uso de “discriminar” substituindo-o por um de seus sinônimos, como diferenciar, por exemplo.

Videoaula sobre o uso de descriminar e discriminar

Que tal assistir a uma videoaula para entender melhor a diferença entre estes dois verbos?

Descriminar ou discriminar?

Neste vídeo, você encontrará dicas para saber diferenciar os verbos “descriminar” e “discriminar” a partir da discussão dos seus significados, prefixos e apresentação de novos exemplos, além dos encontrados nesta matéria.

Agora ficou fácil discriminar estes dois verbos, não é mesmo? Compartilhe esta matéria com um amigo para que, assim como você, ele não erre mais! Por falar nisso, você sabe qual é a diferença entre mas e mais?

Atualizado em 16 outubro, 2020

Qual é a diferença entre descriminação e discriminação?

Descriminar” é sinônimo de “descriminalizar” e “absolver”. “Discriminar” é sinônimo de “discernir” e “separar”.

Quando usar a palavra discriminar?

É mais usada no meio jurídico. Discriminar significa distinguir, separar, diferenciar, especificar. Isso pode ser feito com ou sem preconceito. Quando há preconceito, o sentido é de segregação.

O que é discriminar algo?

Significado de “discriminar” Já o verbo “discriminar” possui um sentido completamente diferente. Faz referência ao ato de diferenciar, distinguir, estabelecer diferenças.

Qual é o sinônimo de discriminar?

Estabelecer diferenças: 1 distinguir, diferenciar, diferençar, discernir. Segregar: 2 apartar, afastar, isolar, marginalizar, segregar, separar.