Qual a diferença entre a linguagem de máquina e a linguagem Assembly?

Casa > Q > Qual É A Diferença Entre Uma Linguagem De Montagem E Uma Linguagem De Alto Nível?

Linguagem de Montagem

Isto utiliza palavras ou "mnemónica" (abreviaturas) em vez dos números binários para as operações da linguagem da máquina. Isto permite aos meros mortais programar diretamente a montagem. Assembly pode ser montada à mão (pelas verdadeiras porcas de montagem ou em plataformas menores), ou você usa um programa chamado assembler para transformá-la em um binário para você.

Apenas como nem todas as linguagens de máquina são as mesmas, nem todas as linguagens de montagem são as mesmas. Um grande exemplo disso é simplesmente carregar um valor em um registrador.

Linguagens de Alto Nível

Este termo é frequentemente mal usado e mal atribuído, dependendo da perspectiva de um's. Para qualquer um que seja sério em escrever linguagem assembly/machine, qualquer coisa que seja't assembler ou linguagem de máquina é uma "linguagem de alto nível" -- as pessoas que não't normalmente lidam em assembler irão frequentemente chamar linguagens como C de "linguagem de baixo nível" e linguagens como BASIC de "Alto Nível"... Eu pessoalmente considero isso uma distinção sem sentido, mas eu entendo de onde vem essa noção. Eles baseiam isto no quão "próximo do hardware" você está. Quanto mais próximo da linguagem da máquina o resultado é o "nível inferior", e quanto mais abstracção para facilidade de utilização é o "nível superior" que lhe chamam.

Na verdade, os idiotas que respiram pela boca e dizem que o C está perto da montagem geralmente me irritam como eles não'não sabem do que estão falando; isso só era verdade em UMA plataforma, e ninguém dá mais um peixe roxo voador sobre os mainframes DEC!

Toda a razão pela qual existem linguagens de alto nível é para tirar o "trabalho de grunhido" da programação. Ele remove muito do controle sobre velocidade vs. tamanho do código, resultando normalmente em código mais lento/grande; mas a vantagem é que o código é mais fácil de ler, mais fácil de manter, e portátil através de diferentes plataformas processadoras.

Saber o que é Assembly e entender o que é Assembly são duas coisas diferentes. Este artigo tem o intuito de explicar claramente o que é Assembly tanto na teoria quanto na prática. E isto pode, inclusive, ajudar a aprender a linguagem.

saída do PEDA

Assembly é uma linguagem de programação de baixo nível. Mas você sabe o que isso significa na prática?

Cada arquitetura de processador, por exemplo x86 ou ARM, tem um código de máquina diferente com instruções diferentes.

É claro que após o trabalho de projetar uma nova arquitetura é terminado, não existem ferramentas como compiladores etc. para essa arquitetura.

Então é necessário fazer a documentação dessa arquitetura para que os desenvolvedores sejam capazes de estudá-la e projetar ferramentas para as mesmas, ou então, portar ferramentas já existentes para essa arquitetura.

No manual da arquitetura normalmente escrevem o conjunto de instruções dela, que é basicamente a lista (quase) completa de todas as instruções de código de máquina que a arquitetura tem.

Porém, o código de máquina é um tanto quanto difícil de ler. Para facilitar o entendimento e memorização pelos desenvolvedores, as instruções recebem nomes e um formato em texto mnemônico que facilita a leitura e o entendimento.

Vamos ver por exemplo essa instrução MOV da arquitetura x86–64 mostrada no manual para desenvolvedores da Intel, volume 2B.

Explicação da notação utilizada na referência está no volume 2A, capítulo 3

Perceba que existem várias instruções MOV na arquitetura x86–64, mas vamos nos focar na circulada em vermelho.

Sem explicar mais do que precisamos saber aqui, a notação mais a esquerda é o código de máquina. E logo a direita do código de máquina nós temos uma notação em texto que facilita o entendimento da instrução, veja:

mov r8, imm8

O que esta notação significa é que esta instrução MOV define o valor de um registrador de 8 bits (r8) para um valor imediato de 8 bits (imm8). Bem simples de entender e decorar, não é mesmo?

Bom, caso ainda não tenha percebido isso é Assembly. Essa notação em texto das instruções do código de máquina, isso é a linguagem Assembly.

Assembly nada mais é que uma forma mais fácil de escrever o código de máquina usando-se de uma notação em formato de texto.

Todas as instruções da linguagem Assembly são, na verdade, também instruções do código de máquina. São as mesmas instruções que fazem as mesmas coisas.

É exatamente pelo fato de Assembly ser uma notação em texto do código de máquina que cada arquitetura diferente tem uma linguagem Assembly completamente diferente.

Já que se cada arquitetura tem um código de máquina diferente, consequentemente a sua linguagem Assembly também será diferente.

Então é por isto que Assembly é uma linguagem de baixo nível, já que suas instruções são as mesmas instruções do código de máquina. Há uma correspondência direta com quase nenhuma abstração do código de máquina.

O assembler é o software que converte o código em Assembly para o código de máquina. Existem também adições que o assembler pode fazer para que facilite a programação em Assembly, como por exemplo o pré-processador do NASM que oferece bastante recursos.

Isso não quer dizer que seja uma “versão diferente” da linguagem Assembly e nem torna a linguagem “mais alto nível”, isto é apenas um conforto dado pelo assembler.

Caso queira aprender como o código de máquina da arquitetura x86_64 (ou AMD64/Intel64) funciona, no meu livro de Assembly tem um capítulo inteiro só para explicar isso:

  • https://mentebinaria.gitbook.io/assembly/apendices/codigo-de-maquina

Qual a diferença entre linguagem de máquina e linguagem Assembly?

Diferença entre linguagem Assembly e linguagem de máquina. A linguagem assembly só é compreensível para seres humanos, não para computadores. A linguagem de máquina só é compreensível para computadores. Em linguagem assembly, os dados podem ser representados com a ajuda de mnemônicos como Mov, Add, Sub, End, etc.

Qual é a diferença entre assembler e Assembly?

Assembler é o compilador e Assembly é a linguagem! Portanto se diz: ´vou fazer um código em Assembly no Delphi. ´ e não ´em Assembler´ como a grande maioria diz. (1) - Uma linguagem de programação muito parecida com a linguagem de máquina, projetada para ser usada juntamente com um programa tradutor (assemblador).

Qual é a diferença dessas linguagens com a linguagem Assembly explique?

Ou seja, ela é uma forma de comunicação entre ser humano e computador. ... Quais as diferenças entre linguagem Assembly e linguagem de máquina?.

O que é uma linguagem de máquina?

Linguagem de máquina (machine languale): é a linguagem de mais baixo nível de entendimento pelo ser humano e a única, na verdade, entendida pelo processador (UCP). É constituída inteiramente de números, o que torna praticamente impossível entendê-la diretamente.