Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

Sal: conheça as diferenças e semelhanças entre 6 tipos do tempero (Foto: Faran Raufi/Unsplash)

Vendido em moedores mais atraentes que os tradicionais sacos e em cores que variam do rosa ao preto, o sal ganhou novos nomes e status. Ele também saiu da cozinha e invadiu o mercado de beleza e de autocuidado: já é possível mergulhar em piscinas com sal em spas, que ajudam no tratamento de doenças como psoríase.

O sal é tido como vilão, mas também é essencial para nossa saúde: o consumo de até 5 gramas por dia é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa quantidade garante a dose necessária de iodo para o funcionamento dos hormônios da tireoide, por exemplo.

Mas a fama de mau não é sem motivo: abusar do sal pode trazer consequências como pressão alta, câncer gástrico, doenças cardiovasculares e renais. Se você fica confuso sempre que vai ao mercado para reabastecer o saleiro, conheça as diferenças e similaridades entre alguns tipos de sal e lembre-se: use com moderação.

1. Sal refinado

O sal é retirado da água do mar e passa por vários processos, como refinamento e branqueamento, que causam a perda de minerais. Ao final, adiciona-se iodo à composição, a fim de prevenir o bócio (aumento da glândula tireoide). Com cerca de 390 miligramas de sódio por grama, é o mais usado na cozinha, e também o que tem menos nutrientes.

2. Sal marinho

Apesar de ter a mesma origem que o sal refinado, ele dispensa aditivos químicos e não passa pelos mesmos processos, o que faz com que mantenha uma quantidade maior de minerais. Pode ser achado em diversas cores, como preto, cinza e rosa, e em tamanhos diferentes. Geralmente é usado na finalização dos pratos e em churrascos.

3. Flor-de-sal

Esses pequenos cristais retirados à mão das superfícies de salinas são crocantes e viraram sinônimo de sofisticação. A cidade francesa Guérande foi uma das primeiras a produzir e mercantilizar a flor-de-sal, que dá o toque final a pratos mais refinados e não costuma ser usada durante o preparo das refeições.

Ela também é um tipo de sal marinho e contém dezenas de minerais na sua composição. Por ser importada, é um pouco mais cara e difícil de achar que o sal de mesa, mas pode ser utilizada em quantidades menores, pelo sabor mais marcante.

4. Sal rosa do Himalaia

Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

O sal rosa do Himalaia é rico em ferro, cálcio e cobre (Foto: theresaharris10/Pixabay)

A coloração rosada desse sal chama atenção, mas ele também se destaca por nutrientes como ferro, cálcio e cobre — são mais de 80 tipos de minerais. Com origem nas cadeias montanhosas do Himalaia e sem aditivos químicos, ele é mais saudável que o sal refinado, por conseguir manter traços da sua composição original.

Mas não se engane: assim como todos os outros sais, também tem uma quantidade de sódio que, se consumida acima do recomendado, pode ser prejudicial à saúde. E fique atento também a versões falsificadas — passe um pouco do tempero na água e, se o líquido sair colorido, é sinal de que o produto é sal grosso com corante.

5. Sal kosher

O tamanho do grão desse tipo de sal é bom para temperar carnes kosher (que obedecem à lei judaica), uma vez que ajuda a remover o sangue com mais rapidez. Não costuma ter adição de iodo e é pouco utilizado no Brasil. 

6. Sal líquido

Como o nome já indica, o sal líquido nada mais é que o sal diluído em água. Ele tem menos sódio, mas também salga menos o paladar. Além disso, possui uma quantidade menor de iodo que as versões tradicionais.

O sal é muito mais que uma especiaria para o ser humano: trata-se de algo cultural e uma das bases da nossa alimentação. Sem ele, boa parte dos pratos como conhecemos atualmente jamais existiriam. E por ser um ingrediente tão potente, é necessário saber usá-lo. Não à toa, hoje existe uma grande variedade de tipos de sal, cada qual com granulação, intensidade de sabor e funções diferentes.

Acompanhe este conteúdo para descobrir quais são os principais tipos e como você pode utilizá-los em sua cozinha para tornar os pratos ainda melhores!

  • Sal refinado
  • Sal marinho
  • Sal do Himalaia
  • Pedra de sal rosa do Himalaia
  • Flor de sal
  • Sal Kosher
  • Sal vindo de alga
  • Sal Maldon
  • Sal light

Sal refinado

Este é o famoso “sal de cozinha”. É obtido por meio da evaporação da água do mar e, em seguida, passa por processos físicos e químicos de tratamento térmico, refinamento e branqueamento.

Em decorrência desses procedimentos, o ingrediente perde boa parte de seus microelementos minerais e oligoelementos. Por determinação legal, desde 1953, é adicionado iodo, substância que pode prevenir doenças, como bócio, cretinismo e outras anomalias.

Um dos problemas com o sal refinado é a sua quantidade de sódio – podendo chegar a 40% de seu peso. Para se ter um exemplo, 10 gramas do ingrediente (uma colher de sopa) têm cerca de 3,8 gramas de sódio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que se consuma cerca de 5 gramas ao dia, para que a quantidade de sódio não ultrapasse os valores que o corpo necessita.

Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

O sal refinado também é conhecido por “sal de cozinha”.

Sal marinho

Como o nome indica, é obtido da mesma forma que o refinado, ou seja, a evaporação da água do mar. Neste caso, entretanto, ele passa apenas pelo processo de moagem, e não pelos tratamentos físicos e químicos, o que preserva seus microelementos minerais e oligoelementos.

A principal diferença entre os tipos de sal marinho (eles podem ser moídos, grossos ou em parrilla) e o sal refinado é que o primeiro não precisa ser iodado artificialmente, tem uma quantidade de sódio menor (por volta de 30% do peso total) e alguns nutrientes, como magnésio, sulfato, cálcio e potássio.

Formatos de sal

Pirâmide

Como no caso do sal Maldon, são aqueles cujo formato remete ao de uma pirâmide, sendo comumente utilizados na hora de servir a refeição.

Moído ou fino

Trata-se do sal após o processo de moagem. É o mais fino e utilizado para preparos culinários em geral.

Parrilla

É original da região platina, entre Argentina e Uruguai. É levemente mais grosso que o moído, por isso é muito utilizado no churrasco de bifes e filés, pois dá sabor na medida às carnes.

Grosso

Os flocos deste tipo de sal têm por volta de 3 milímetros, e seu uso é recomendado para assar cortes que ficam mais tempo na churrasqueira, pois, dessa forma, vai derretendo e saborizando a carne aos poucos.

Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

Da esquerda para a direita: sal de parrilla, sal grosso e sal moído.

Sal do Himalaia

Trata-se de uma variação do tipo marinho, porém é retirado de áreas rochosas próximas da cordilheira do Himalaia, entre o Nepal, o Paquistão e a Índia. Costuma ter coloração rosada devido à composição repleta de minerais, como magnésio, potássio e cálcio.

  • Leia também: Conheça os principais tipos de azeite e suas diferenças

Pode ser moído e usado normalmente na culinária, como outros tipos. Costuma ter sabor levemente menos salgado que os citados anteriormente. Portanto, tome cuidado para não utilizar em excesso.

Em alguns casos, é possível encontrar uma variação chamada “sal negro”, que combina os cristais do sal a ervas e frutos da região.

Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

É possível encontrar variações do sal do Himalaia, com o sal negro.

Pedra de sal rosa do Himalaia

Outro tipo de sal que merece atenção é a pedra de sal rosa do Himalaia. Com diversos benefícios, desde o regulamento do metabolismo até a colaboração com a absorção de nutrientes pelo organismo, ela é utilizada para temperar os alimentos depois de ser aquecida.

A opção é perfeita para pratos como carnes, peixe, frango, legumes ou vegetais, depositando-os em cima da pedra. 

Para isso, basta aquecer a pedra seca em um forno a gás, lenha ou até mesmo em uma churrasqueira com brasa: primeiramente, em fogo baixo; depois 10 minutos a fogo médio e, na sequência, mais 10 minutos a fogo alto.

Normalmente, elas costumam ter o tamanho 30 cm por 20 cm, e espessura de 4 cm — o que vai variar de acordo com cada marca disponível no mercado.

Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

Para utilizar a pedra de sal rosa do Himalaia, é preciso aquecê-la.

Flor de sal

Vem se popularizando nos últimos anos na gastronomia. Ao contrário dos outros, ele é retirado de uma película fina de cristais que se forma sobre as águas salinas, o que lhe confere uma aparência flocada e quebradiça.

Assim como outros tipos de sal que já citamos, também é rico em minerais, como ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre, proporcionando uma série de benefícios à saúde.

No que diz respeito ao sabor, é bastante concentrado, e por isso pode ser utilizado em menor quantidade. Além disso, é crocante, um artifício muito utilizado por cozinheiros para dar textura aos seus pratos.

A melhor maneira de utilizar a flor de sal é na finalização dos pratos, justamente por seu sabor e textura. Ao esquentá-lo ou diluí-lo, suas características se perdem e ele acaba se tornando um sal comum.

Também combina muito bem com sobremesas à base de chocolate e caramelo, para gerar contraste no paladar.

Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

A flor de sal é um ingrediente com sabor concentrado e textura crocante.

Sal Kosher

Em programas de culinária estrangeiros, não é incomum ouvirmos falar a respeito do sal Kosher. Este tipo, muito comum nos Estados Unidos, tem os cristais irregulares quando comparado ao refinado, e também não passa pelo processo de adição de iodo, já que lá não há legislação nesse sentido.

É utilizado tanto para condimentar pratos quanto para fazer salmouras, ou seja, o processo de deixar alimentos de molho para que absorvam a salga.

Uma curiosidade é que o Kosher é muito utilizado na culinária judaica, pois segue as restrições alimentícias propostas pela religião. Nos Estados Unidos, isso é caracterizado pela presença de uma letra U circulada no rótulo.

Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

O sal Kosher é popular nos Estados Unidos.

Sal vindo de alga

Uma curiosidade interessante é que o Japão, por exemplo, não consegue produzir sal devido às condições climáticas do local. Sendo assim, é por meio das algas que a especiaria é produzida.

Eles pegam esse organismo autotrófico que fica na superfície oceânica — capaz de produzir seu próprio alimento, como outras plantas e bactérias —, secam, retiram o sal e realizam um processo industrial até obter o produto ideal para utilizar nas alimentações.

Foi justamente por conta dessa dificuldade em obter o sal, que o molho de soja ficou tão popular no país na hora de temperar as comidas.

Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

No Japão, são as algas que dão origem ao sal.

Sal Maldon

Oriundo do sudeste da Inglaterra, de Essex, existe desde 1882. Este sal é produzido artesanalmente a partir da água do rio que vira mar, passando por um processo de ferveção, filtragem e aquecimento até que a especiaria seque e adquira cristais de formato característico, que lembram pirâmides.

No paladar, não possui amargor e sabores adicionais, contendo uma salinidade quase intensa, já que não apresenta aditivos — é uma opção pura, recomendada para a finalização de preparos simples aos sofisticados.

Contudo, um alerta: ele deve ser adicionado apenas na hora de servir, pois resulta em uma textura na hora de comer, já que os cristais derretem na boca.

Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

O formato do sal Maldon lembra pirâmides.

Sal light

Por fim, composto de 50% cloreto de sódio, 50% cloreto de potássio, o sal light é resultante da evaporação da água do mar e de uma série de processos que envolvem o refinamento dele.

De cor branca, ele é utilizado para conservar e condimentar alimentos. Possui, também, leve amargor ao paladar e grãos finos. É uma boa opção para quem busca reduzir o consumo de sódio nas refeições diárias, por isso o nome.

Agora que você já conhece as diferenças entre os tipos de sal existentes, não tenha medo de utilizá-los! Cada um apresenta nuances muito interessantes com relação ao sabor, e saber quando escolher cada um tornará seus pratos ainda melhores.

Para receber notícias a respeito de gastronomia e outros assuntos relacionados, preencha o formulário abaixo e assine gratuitamente nossa newsletter!

Qual a diferença do sal grosso para o sal fino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Qual é o melhor sal grosso ou sal fino?

Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum. Flor de sal: Contém aproximadamente 10% a mais de sódio que o sal comum, por isso não é indicado aos hipertensos.

Quais são os benefícios do sal grosso?

Benefícios do sal grosso atua como purificador de ambientes, protegendo-o de energias negativas. serve como neutralizador energético, protegendo o corpo das más vibrações. tem ação de tratar áreas do corpo inchadas e inflamadas, eliminando a dor e desconforto.

Que tipo de sal é melhor para a saúde?

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Pode colocar sal grosso na comida?

Apesar de ser pobre em nutrientes, tem uma capacidade boa de salgar. Sal grosso: segue o mesmo processo de fabricação do sal de cozinha, mas não passa pelo refinamento. Tem praticamente a mesma quantidade de sódio em relação ao sal comum. É muito utilizado para temperar carne, porque não resseca o alimento.