Qual a diferença da contabilidade para o setor financeiro?

Qual a diferença da contabilidade para o setor financeiro?

Principal diferença

Tanto as finanças quanto a contabilidade têm algumas semelhanças e ambas giram em torno da gestão de ativos. No entanto, existem muitos fatores que diferenciam esses dois termos. A principal diferença entre finanças e contabilidade é que finanças é a arte de alocar ativos e passivos, trata inteiramente da gestão do dinheiro, enquanto a contabilidade é a arte de fornecer informações financeiras sobre as atividades de uma entidade, sejam elas relacionadas a finanças ou custos -relacionado.

Finanças é a arte de lidar com a alocação de ativos e passivos e a gestão de grandes quantias de dinheiro. O valor do dinheiro no tempo é o fator importante em finanças que afirma que o poder de compra de uma unidade monetária pode mudar ao longo do tempo. As finanças podem ser subdivididas em diferentes categorias, como finanças públicas, finanças corporativas e finanças pessoais. As finanças pessoais lidam com a situação financeira, proteção adequada, planejamento tributário, metas de investimento e acumulação, planejamento de aposentadoria e planejamento patrimonial. As finanças corporativas tratam dos meios de financiamento e da estrutura de capital. As finanças públicas lidam com os assuntos financeiros do estado e das províncias. Em resumo,

Contabilidade

A contabilidade refere-se à forma de mensurar, processar, resumir e comunicar as informações financeiras de uma entidade. A contabilidade é chamada de «linguagem de negócios». A contabilidade mede o desempenho de uma organização e o entende de maneira útil para investidores, credores, administração e reguladores. Profissionais de contabilidade são conhecidos como guarda-livros. A contabilidade pode ser subdividida em várias categorias, tais como: contabilidade financeira, contabilidade gerencial, contabilidade de custos, contabilidade tributária e auditoria. Cada categoria contábil tem uma finalidade específica. A contabilidade financeira lida com a preparação de demonstrações financeiras para usuários externos de informações. A contabilidade gerencial trata da preparação de informações e dados para uso interno,

Principais diferenças

  1. Finanças lida com a gestão de ativos, especialmente dinheiro. Por isso, os funcionários que atuam no departamento financeiro são responsáveis ​​pelo planejamento e distribuição dos ativos da empresa. A contabilidade se preocupa com a apresentação das informações financeiras de uma organização de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos.
  2. As finanças lidam com a tomada de decisões e distribuição de ativos, enquanto a contabilidade lida com as atividades econômicas de uma organização.
  3. O objetivo da contabilidade é cuidar do desempenho da organização, enquanto as finanças prevêem o desempenho futuro do negócio.
  4. A demonstração do resultado abrangente, a demonstração da posição financeira, a demonstração dos fluxos de caixa, a demonstração das mutações do patrimônio líquido etc. são várias ferramentas de contabilidade. Análise de variância, análise de índice, retorno sobre o investimento, retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre o capital empregado, análise de risco, relatórios de desempenho, etc. são várias ferramentas financeiras.
  5. Os cargos de finanças são: analistas financeiros, agentes de crédito, analistas de sistemas de informação, contadores e gerentes financeiros. Os cargos de contabilidade são: contadores, analistas financeiros, conselheiros/consultores fiscais, gerentes financeiros, tesoureiros e controladores e auditores.

Vídeo Comparativo

Qual a diferença da contabilidade para o setor financeiro?

Diferença entre contabilidade e financeiro - Tom Gomes

Qual a diferença da contabilidade para o setor financeiro?

Gestão Financeira X Contabilidade: Entenda a Diferença

Qual a diferença da contabilidade para o setor financeiro?

Qual é a diferença entre Contabilidade e Gestão Financeira? | Gestão Empresarial para PME's

Qual a diferença da contabilidade para o setor financeiro?

diferença entre o contabilista e o gestor financeiro baseia-se essencialmente nas tarefas executadas por cada profissional, um contabilista trata da informação que dará resultados pertinentes para a função do gestor financeiro.

contabilista é um profissional que tem contacto com a área financeira, económica e tributaria das entidades patronais e tem como principal função o registo contabilístico, de acordo com os normativos em vigor adequando para cada tipo de atividade empresarial. Abrange igualmente as áreas ao nível da consultoria na abertura de empresas, na emissão dos honorários, resolução de problemas que abrange a Autoridade Tributária. 

Este processo é auxiliado igualmente pelos assistentes contabilistas, que dão apoio à gestão e classificação do registo ao nível de um sistema contabilístico, que através deste é fornecido as demonstrações financeiras (Balanço, Demonstrações de Resultados, Balancetes), após o registo. Um contabilista é responsável por diversos controlos ao nível da atividade empresarial e financeira de uma empresa e negócios, que gera documentos que servem de suporte ao gestor financeiro. 

Um gestor financeiro é essencial para o crescimento sustentável de um negócio, e que através de documentos financeiros reproduzidos pelo contabilista, trata da informação e apresenta resultados acerca da situação financeira, apresentado uma análise Swot da mesma (referindo os pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças). As principais funções de um gestor financeiro visam o controlo:

- Planeamento tributário;

- Situação Económica;

- Gestão de custos;

- Aplicação de estratégias, tendo como base os rácios financeiros;

- Avaliação da participação do negócio no mercado. 

Deste modo, é necessário ter cuidado com todos os pontos referidos, visto que são essenciais para o crescimento e sucesso do negócio, na medida em que se deve consultar um contabilista certificado e um gestor financeiro para o aconselhamento dos processos. 

Marcar Reunião

Serviço de Contabilidade

O serviço de contabilidade na nova era digital, é desenvolvido com maior mobilidade dos contabilistas deslocam-se às localidades, ou seja, a openspaces e workhubs promovendo assim um acompanhamento dinâmico e constante à contabilidade de uma empresa, o que pode proporcionar um apoio financeiro e auxiliar a tomada de decisão.

Cuidados a ter

  • Elabore uma checklist de contabilistas;
  • Compare um gabinete de contabilidade com outro;
  • Fundamente a sua escolha às suas necessidades.

A CRN – Contabilidade atua nos diversos setores empresariais, no serviço de contabilidade, dando apoio ao nível do registo de faturação, consultoria fiscal, apoio no processamento de salários, elaborações declarações fiscais, bem como, as Atas e dossiês fiscais, que neste último ponto refere-se aos rácios e análises financeiras realizadas por uma equipa multidisciplinar, do gabinete da CRN. 

Os serviços de contabilidade prestados pela CRN, apoia os projetos inovadores e de início de atividade, contemplando igualmente o apoio e aconselhamento financeiro através dos serviços prestados. Uma vantagem considerável para o escritório sediado em Alhandra, é a proximidade com área de Lisboa e de Santarém, que permite o contacto direto e aconselhamento recorrente da situação económica e financeira do negócio. 

Deste modo, a CRN trata e aconselha assuntos como os passos a dar para abertura de um negócio, criação de sociedade por quotas ou mesmo a nível individual. Igualmente como o preenchimento e submissão das declarações fiscais (IRS,IRC, IVA, IES, IMI, Imposto de Selo e IUC), que é realizado por várias normas e que um contabilista pode auxiliar e realizar de forma segura. 

Empresas de Contabilidade

As empresas de contabilidade, em Santarém que prestam serviços no setor agrícola/alimentar/imobiliário são procuradas com mais frequência logo,deu-se o aparecimento na última década de um maior número de profissionais qualificados em Contabilidade, face à necessidade nestes setores.

Cuidados a ter para um desenvolvimento num negócio:

  1. Passos a seguir na constituição de uma empresa, ao nível dos documentos necessários (escrituras, documento de início de atividade, cartão de empresa…);
  2. Definição do tipo de empresa (ENI, LDA, SA, S. Unipessoal por Quotas…);
  3. Montante de capital a investir;
  4. Questões de titularidade do capital social;
  5. Estatutos de sócios;
  6. Obrigações fiscais e de contabilidade;
  7. Processamento de salários;
  8. Diferentes tributações, consoante o setor inserido;
  9. Requisitos legais e comerciais;
  10. Licenciamentos (industrial, pecuário, alimentar, agrícola, imobiliários);
  11. Registo Contabilístico;
  12. Acompanhamento fiscal acerca do IVA, IRS, IRC, IMI e IUC (bem como acompanhamento do calendário fiscal das mesmas);
  13. Consultoria Financeira
  14. Enquadramento ao nível fiscal;
  15. Acompanhamento na análise financeira.
  • Entre outros processos que um contabilista pode ajudar e facilitar no início da atividade profissional. 

A CRN-Contabilidade situa-se numa área que abrange bastantes empresas e negócios ao nível do setor agrícola, alimentar e imobiliário. É de salientar que as empresas com maior afluência no setor agrícola regem-se ao distrito de Santarém, que abrange essencialmente os limítrofes de Samora Correia, Benavente, Marinhais, Salvaterra de Magos e Almeirim. 

Sendo recorrente a comunicação entre os empresários dos setores referidos com a CRN-Contabilidade, sedeada em Alhandra dada a sua proximidade do escritorio de contabilidade e podendo, deste modo, obter um acompanhamento mais próximo e recorrente às empresas que serve de parcerias com esta.

Catarina Alves

Licenciada em Gestão de Empresas

Marcar Reunião

Mais artigos:

  • O que é um gabinete de contabilidade?;
  • Empresas de contabilidade: Como as avaliar?;
  • Contabilista de Loja On-Line;
  • Como encontrar um contabilista especializado em alojamento local;
  • Contabilista de alojamento local;
  • Quer encontrar um contabilista em Lisboa especializado em IRS;
  • Procurar um contabilista no Google nunca foi tão fácil;
  • Gabinete de contabilidade em Lisboa:conheça contabilistas low cost;
  • Quais as 20 vantagens para contratar um contabilista?;
  • Quais são as funções atualmente de um gabinete de contabilidade?;
  • Demonstrações financeiras e analise de métricas financeiras da sua empresa;
  • O que muda na era digital num gabinete de contabilidade;
  • Como abrir empresa?.

Qual é a diferença entre contabilidade e financeiro?

Em linhas gerais, enquanto o departamento financeiro gerencia as finanças e o dinheiro da empresa, disponibilizando relatórios para o acompanhamento dessas operações, a contabilidade organiza e demonstra as movimentações financeiras e econômicas em seus registros contábeis.

Qual a finalidade da contabilidade e do setor financeiro?

A contabilidade financeira avalia a saúde das finanças de uma empresa, principalmente com ferramentas como o balanço patrimonial, do demonstrativo de resultados de exercício e do demonstrativo de fluxo de caixa. Ela analisa um tempo determinado para chegar a demonstração de como a empresa se encontra no momento.

Qual a relação entre contabilidade e finanças?

Enquanto a contabilidade se concentra nas informações sobre as transações e patrimônio da empresa, o financeiro controla o dinheiro que entra e sai do caixa no dia a dia e faz projeções para prever a situação futura.

Qual é a principal diferença entre contabilidade administrativa e financeira?

A contabilidade administrativa é usada apenas para fins internos, mas a contabilidade financeira fornece informações baseadas em padrões contábeis. Além disso, enquanto a contabilidade financeira analisa dados históricos, a contabilidade administrativa geralmente olha para o futuro.