Qual a denominação correta do tipo de projeção que não conserva as áreas as formas e as distâncias

Esta lista de exercícios permitirá avaliar o seu conhecimento sobre as projeções cartográficas, que são técnicas de representação da curvatura terrestre em um plano. Publicado por: Mateus Campos

Em relação às projeções cartográficas, pode-se afirmar que:

A) o emprego de legenda é necessário para a sua identificação.

B) não podem ser utilizadas para fins de orientação no planisfério.

C) são formas de representar a curvatura terrestre em um plano.

D) usam imagens de sensoriamento remoto para a sua composição.

E) a sua utilização está restrita aos mapas utilizados para navegação.

A Projeção de Mercator é um das mais utilizadas para a representação da Terra. Ela está devidamente classificada, conforme o seu posicionamento na superfície de projeção, em:

A) cilíndrica.

B) cônica.

C) plana.

D) azimutal.

E) meridional.

As projeções cartográficas expressam aspectos geográficos, mas também políticos. No caso da Projeção de Mercator, ela é conhecida por ser uma projeção eurocentrista, uma vez que ela:

A) possui uma zona de contato da projeção do tipo azimutal.

B) apresenta grandes deformações no centro do planeta.

C) deforma o tamanho das zonas mais desenvolvidas do globo.

D) utiliza deformações que não conservam os ângulos.

E) emprega somente os paralelos terrestres na sua composição.

A projeção de Peters, também conhecida como Projeção Gall-Peters, tem como principal característica a:

A) conservação das áreas e deformação das formas.

B) conservação dos ângulos e conservação das formas.

C) conservação das áreas e conservação das formas.

D) conservação dos paralelos e supressão dos meridianos.

E) conservação dos ângulos e conservação dos paralelos.

Qual a denominação correta do tipo de projeção que NÃO conserva as áreas, as formas, os ângulos e as distâncias?

A) Conforme.

B) Equivalente.

C) Bivalente.

D) Distante.

E) Afilática.

Com relação à superfície de projeção, um determinado tipo de projeção cartográfica apresenta maiores deformações à medida que há o afastamento do paralelo de contato. Essa projeção é muito utilizada para representação de áreas continentais e é chamada de:

A) polivalente.

B) plana.

C) planisfério.

D) cônica.

E) azimutal.

As projeções afiláticas têm como característica principal a pequena distorção das áreas continentais. A projeção afilática mais utilizada é a de:

A) Mercator.

B) Mollweide.

C) Robinson.

D) Gall-Peters.

E) Peters.

O emblema da Organização das Nações Unidas (ONU) utiliza uma determinada projeção cartográfica. O emprego dessa projeção está ligado à ideia de representação de todos os países-membros da ONU de uma forma mais igualitária. Desse modo, a projeção utilizada como símbolo da ONU é do tipo:

A) cônica.

B) azimutal.

C) triangular.

D) retangular.

E) cilíndrica.

(UFPR 2017) Sobre a projeção plana ou azimutal, assinale a alternativa correta.

A) Na referida projeção, a partir da seleção de um ponto de interesse, próximo do qual haverá as maiores distorções no mapa, o cartógrafo representa os demais locais de interesse. Com o distanciamento do ponto central, que tangencia a superfície de referência terrestre, as distorções são cada vez menores.

B) Essa projeção, comumente utilizada para navegação, guarda ângulos de azimutes e seus meridianos passam pelo centro da projeção, sendo representados como retas.

C) É uma projeção classificada como plano-polar quando tangencia médias latitudes.

D) É uma projeção adequada para representar zonas de baixas latitudes e com poucas variações altimétricas, sendo evitada em regiões com altas latitudes.

E) É uma projeção classificada como plano-oblíqua quando tangente à Linha do Equador.

(UFG 2014) Os mapas inseridos como figuras em textos de publicações digitais podem ser ampliados ou reduzidos durante a leitura desses textos. As dimensões lineares presentes nessa representação são quantificadas, quanto às suas respectivas dimensões reais, por meio da escala gráfica, pois tal mapa,

A) ao ser reduzido, terá sua escala numérica reduzida.

B) ao ser reduzido, terá sua escala numérica ampliada.

C) ao ser reduzido, terá sua escala numérica inalterada.

D) ao ser ampliado, terá sua escala numérica reduzida.

E) ao ser ampliado, terá sua escala numérica inalterada.

(IFF 2017) O mapa (...) sempre despertou em todo tempo, em todos os lugares e em todas as pessoas interesses dos mais diversos, dentre os quais o mais almejado pelos homens foi o de fazer dele um poderoso instrumento de poder, conquista e dominação. Essa é talvez a sua dimensão política mais conhecida. (...) o mapa adquire feições das mais diversas: por momentos não passa de um simples croqui pedagógico aparentemente “ingênuo”; mais adiante, já é um documento “técnico” reservado a “especialistas”; na surdina, é segredo de Estado, que só pode ser visto e utilizado por comandantes e executivos de grandes corporações militares ou civis. Muitos são os pretextos para não dar divulgação ampla a determinados mapas.

Fonte: TEIXEIRA NETO, Antonio. Cartografia, território e poder: dimensão técnica e política na utilização de mapas. IN: Boletim Goiano de Geografia. Goiania, v. 26, n. 2: 49-69, 2006. Acesso em: 30 abr 2017.

O excerto anterior aponta uma das dimensões políticas dos mapas. Sobre esse assunto, é possível afirmar corretamente:

A) ao representar de forma neutra os territórios, apenas os planisférios são instrumentos de poder daqueles que os monopolizam, por guardarem um saber sobre a localização de recursos naturais e humanos.

B) As diversas escolhas técnicas efetuadas pelos produtores dos mapas possuem uma dimensão política, pois têm o potencial de veicular visões de mundo, ideologias e influenciar a interpretação sobre a organização de territórios.

C) As inovações tecnológicas, como as imagens de satélite, reduziram a importância dos produtos cartográficos e os altos custos envolvidos elitizaram a produção e o acesso a esses produtos.

D) A construção, em diferentes escalas, anula a dimensão política dos mapas, pois demonstra que de forma insensível à escala os mesmos fenômenos serão sempre representados e da mesma maneira.

E) Possuem dimensões políticas apenas os “mapas políticos”, ou seja, aqueles que representam as divisões político-administrativas das áreas representadas, sejam nacionais, sejam internacionais.

(UFJF 2018) Segundo Good Design Awards, um prêmio concedido pelo Instituto Japonês de Promoção do Design, o objeto melhor desenhado em 2016 foi um mapa que mantinha as proporções entre as áreas de forma “substancial”. As diferentes projeções cartográficas tentam, em suas representações, ser o mais fiel possível às formas e aos tamanhos dos países; porém, nenhuma delas consegue uma representação real. Por quê?

A) Não há solução matemática hoje conhecida para a projeção de uma esfera sobre uma superfície plana.

B) O formato do planeta Terra não é uma esfera, o que impossibilita sua representação real numa superfície plana.

C) A distorção da forma e do tamanho dos países e oceanos só ocorre à medida que se distancia dos polos.

D) A distorção ocorre apenas sobre os oceanos, não impactando a forma e o tamanho da massa continental.

E) Todas as projeções cartográficas possuem distorções apenas na representação dos continentes do Hemisfério Sul.

respostas

Alternativa C. As projeções cartográficas são um conjunto de técnicas de cartografia que permitem a representação da superfície da Terra em um plano. Desse modo, por representar uma curvatura em um plano, toda projeção cartográfica apresenta distorções.

Voltar a questão

Alternativa A. A projeção de Mercator é uma projeção cilíndrica, uma vez que a área de contato da projeção possui o formato geométrico de um cilindro. Nesse tipo de projeção, há uma distorção do tamanho das áreas, em especial as mais distantes da área de contato, como os polos terrestres.

Voltar a questão

Alternativa C. A projeção de Mercator é do tipo cilíndrica. Sendo assim, ela deforma as áreas dos continentes, em especial dos localizados mais ao norte do planeta. Sendo assim, áreas como a Europa e a América do Norte são representadas com tamanhos muito maiores do que a realidade, evidenciando, portanto, o aspecto eurocentrista desse tipo de projeção.

Voltar a questão

Alternativa A. A projeção de Gall-Peters é uma projeção cilíndrica que conserva as áreas dos continentes. Desse modo, não há uma grande distorção do tamanho dessas áreas, em especial das localizadas em altas latitudes. Porém, há uma alteração na forma dos continentes, sendo representados em um formato mais alongado.

Voltar a questão

Alternativa E. A projeção afilática é aquela que não apresenta nenhum tipo de conservação de propriedades cartográficas. A mais utilizada desse tipo é a de Robinson.

Voltar a questão

Alternativa D. A projeção cônica é aquela que apresenta uma área de contato em formato geométrico de um cone. Ela é muito utilizada para representações em médias latitudes, assim como de áreas continentais.

Voltar a questão

Alternativa C. A projeção de Robinson é afilática. Essa projeção não apresenta a conservação de nenhuma propriedade típica de projeções, como a conservação de áreas e formas. A projeção de Robinson é muito utilizada para a representação de áreas continentais.

Voltar a questão

Alternativa B. A projeção azimutal, também chamada de plana, é o tipo empregado no emblema da ONU. Essa projeção tem como superfície de contato um plano e tem como principal característica a manutenção das distâncias. É muito utilizada para navegação e para representação política do planeta.

Voltar a questão

Alternativa B. A projeção azimutal, também chamada de plana, apresenta a conservação das distâncias da área representada. Sua superfície de contato apresenta um formato plano. É muito utilizada para navegação.

Voltar a questão

Alternativa A. A escala gráfica tem como principal função estabelecer a relação entre a superfície real e a superfície representada. Desse modo, à medida que há uma redução da superfície representada, ocorre a necessidade de reduzir a escala.

Voltar a questão

Alternativa B. O emprego de projeções cartográficas, para além de questões técnicas e geográficas, possui um caráter político. Assim, nenhum mapa ou representação espacial é considerado neutro, uma vez que ele carrega visões e simbologias do seu elaborador.

Voltar a questão

Alternativa A. A projeção cartográfica exprime a relação entre a representação da superfície planetária, curva, em uma superfície plana, como uma folha de papel. Desse modo, toda projeção cartográfica apresentará algum nível de distorção, já que é impossível transplantar um elemento curvo para uma superfície plana sem a ausência de distorções.

Voltar a questão

Qual a denominação correta do tipo de projeção que não conserva as áreas as formas e as distâncias

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual é a denominação correta do tipo de projeção que não conserva as áreas as formas os ângulos e as distâncias?

Afilática: são as projeções que não preservam forma, ângulo, distância ou área, ou seja, não há conservação das propriedades. Porém, nesse tipo de projeção, há minimização das deformações em conjunto.

Por que podemos afirmar que não há uma projeção cartográfica perfeita?

Deve-se saber, porém, que não há um tipo de projeção cartográfica perfeita, pois, geometricamente, é impossível projetar, sem que haja imperfeições, uma esfera em um plano. Sempre que uma esfera é achatada, ela inevitavelmente sofrerá alterações ou deformações.

Qual é o principal uso da proteção cônica?

Projeção cônica Essa projeção é utilizada para representar partes da superfície terrestre, como o trecho de um continente. Na projeção cônica, as distorções próximas ao paralelo de contato com o cone são pequenas e aumentam à medida que as superfícies representadas se distanciam desse paralelo.

Qual a denominação correta do tipo de projeção que não conserva as áreas as formas e as distâncias mas diminui as distorções?

projeção cartográfica que não conserva ângulo, área ou comprimento, portanto, não há conservação das propriedades. Contudo, há o mínimo de deformação possível em conjunto.