Qual a área do Parque Augusta?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Depois de quase vinte anos de impasse, São Paulo finalmente ganhou um novo parque para chamar de seu. Localizado entre as ruas Caio Prado, Marquês de Paranaguá e a famosa Rua Augusta, no centro da cidade, o Parque Augusta - Prefeito Bruno Covas foi inaugurado em novembro de 2021 com lições importantes para o urbanismo da cidade.

Qual a área do Parque Augusta?

Lições que o Parque Augusta ensina para a São Paulo do futuro (Foto: Divulgação)

Apesar de recente, o local já é um sucesso: aberto das 5h às 21h, o parque está sempre lotado de gente desfrutando tudo que ele tem para oferecer. Cachorrómodro, playground acessível para crianças, academia ao ar livre, arquibancada para apresentações, além de muita área verde e atrações de lazer.

Porém, nem tudo foi fácil, e a trajetória para o projeto sair do papel foi longa, cansativa e polêmica. Célia Marcondes, fundadora da SAMORCC - Sociedade dos Amigos e Moradores da Cerqueira César e uma das idealizadores do parque, relembra os 21 anos de batalha envolvendo os três poderes até os moradores conquistarem o espaço. "Desde 2002, quando vi que aquela área ainda estava abandonada, comecei a coletar assinaturas para um abaixo-assinado e, aos poucos, chamando a vizinhança e a população para apoiar o movimento. Com a fundação tínhamos um ente jurídico para mobilizar nossas lutas", conta ela, que a partir desse momento iniciou um movimento incessante com a prefeitura, opositores e incorporadoras.

Qual a área do Parque Augusta?

Resquícios da construção do ex-convento (Foto: Divulgação)

O terreno, que antes abrigava um colégio de freiras da elite paulistana, mudou de mãos durante uma década e quase foi transformado em supermercado, hotel ou, quem diria, mais um prédio naquela que seria a última área verde permeável da região central da cidade, onde impera o concreto e o asfalto.

Samuel Kruchin, do escritório Kruchin Arquitetura, responsável por conceber o programa do parque, conta que a ideia inicial se deu em dois momentos, onde primeiro foi feita uma pesquisa arqueológica para traçar os caminhos do antigo jardim histórico do colégio. "Esse projeto começou com metade da área de 24 mil m², quando identificamos resíduos de um antigo bosque do colégio Santa Mônica e tivemos um trabalho de caráter arqueológico para traçar os caminhos e restaurar não só esse espaço, mas também as edificações que permaneceram, como a portaria e o local que hoje é a Casa das Araras. Recuperamos um jardim histórico centenário de São Paulo”, afirma. 

Mesmo sendo um local reconhecido como público e preservado, a briga pelo espaço foi longa e muito onerosa. Apenas em 2014 o direito ao parque foi garantido no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, que autorizou o proprietário do terreno a transferir seu potencial construtivo não utilizado a outro imóvel. A verba para a compra veio dos processos de indenização movidos contra o desvio de dinheiro público na gestão do ex-prefeito Paulo Maluf, e, de acordo com apuração feita pelo jornal Folha de São Paulo, custou cerca de R$ 205 milhões.

Com todas essas polêmicas, o Parque Augusta tornou-se um marco da luta ao acesso à cidadania. Se ele saiu do papel, foi porque, de um jeito ou de outro, houve o entendimento de que os interesses econômicos não devem ser maiores do que as vontades dos moradores da cidade.

“Quem entra ali sente que é um parque pronto, ou seja, que transita entre o antigo e o novo, e percebe que existe algo entranhado na história da cidade. É um parque intimista, não é feito necessariamente para correr ou andar de bicicleta, mas é um local de introspecção, de sossego, onde existem muitas possibilidades de usufruir do seu estado de espírito”, pontua Kruchin.

Qual a área do Parque Augusta?

As lições que o Parque Augusta ensina para projetos futuros na cidade

Gustavo Cedroni e Martin Corullon, urbanistas e sócios do Metro Arquitetos, explicam alguns pontos importantes sobre o sucesso da iniciativa: "Primeiro, o endereço, já que o parque é localizado na região central, cercado por prédios de uso misto, e muitas estações de metrô por perto. Além disso, divide o espaço com avenidas com corredores de ônibus, escolas e faculdades, em um terreno com três ruas importantes, repleto de árvores de grande porte com muita sombra e algumas clareiras para entrada de sol."

Qual a área do Parque Augusta?

A vizinhança do Parque Augusta é estimada em 16 mil habitantes por quilômetro quadrado, de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo. Sendo assim, inúmeros visitantes chegam a pé. Cercado por empreendimentos repletos de apartamentos pequenos, muitas vezes com pouco conforto, o parque é um respiro no meio de uma das avenidas mais importantes da América Latina.

Até mesmo na capital, existem parques urbanos muito maiores e com mais atrações, mas que não tiveram o mesmo sucesso, por serem rodeados apenas por grandes casas e sofrerem com a ausência de um comércio forte. "Mapear áreas em que a população tenha fácil acesso, seja porque muita gente mora em volta, seja porque há uma oferta de transporte público grande, deveria ser a principal política para novas áreas verdes e de lazer", pontuam os urbanistas.

Qual a área do Parque Augusta?

Entrada pela rua Caio Prado

"O Parque Ibirapuera por exemplo, é incrível, lindo, tem uma infraestrutura muito completa, mas não tem estação de metrô e fica ao lado de áreas pouco densas, com muitas casas, ruas privativas ou grandes avenidas só pensadas para o carro e muros... Já a Rua Augusta liga a Avenida Paulista ao centro e no caminho tem, dos dois lados, bares, cinemas, lojas, restaurantes e uma cena cultural muito potente", afirma a dupla. Vale ressaltar também que esse foi um projeto ambicioso, já que o investimento poderia repetir os decepcionantes casos da Praça Roosevelt ou do Largo da Batata.

Para Samuel Kruchin, a diferença está na importância histórica do local, assim como na concepção do projeto. “Você tem uma área arborizada que corresponde ao antigo bosque ao mesmo tempo que há uma área aberta, ensolarada, onde podem acontecer apresentações, banhos de sol, e assim por diante”, analisa. Ele complementa: "Esse parque é um lugar de encontro, onde as pessoas podem viver e conviver num ambiente que traz a história e a contemporaneidade integradas.”

Qual a área do Parque Augusta?

Contudo, a história do Parque Augusta também mostra um reflexo das desigualdades enfrentadas pela cidade. Um levantamento feito pela revista VejaSP mostra que em um raio de cerca de um quilômetro do novo parque urbano existe uma área verde muito mais densa quando comparado com bairros periféricos, como Sapopemba, na zona leste, ou Cidade Ademar, na zona sul, que tampouco possuem outras infraestruturas públicas fundamentais.

"O maior acerto do projeto foi não ter construído os prédios como um dia cogitaram. Entretanto, o maior erro foi um acordo pouco transparente entre a construtora e a prefeitura.  Inclusive, acredito que perdemos algumas oportunidades importantes: digamos que essa região não precisaria de um novo parque num terreno avaliado em 100 milhões. Se compararmos com outras áreas da cidade, daria para construir uns 50 parques na periferia. Porém, houve o incrível movimento pelo parque e, por fim, fica claro como a nossa cidade é muito carente de áreas como essa em quase todas as regiões", avaliam Gustavo Cedroni e Martin Corullon.

Qual a área do Parque Augusta?

Arquibancada para apresentações

Para o futuro, fica o questionamento se o Parque Augusta finalmente gerará cobrança por mais áreas de lazer em regiões densas e principalmente suburbanas.

Qual o tamanho do Parque Augusta?

Localizado na região central da capital e totalmente acessível, o Parque Augusta tem aproximadamente 23.000 m² com vegetação significativa e valores históricos.

Quanto custou o Parque Augusta?

O investimento para a implantação do Parque Augusta ficou em torno de R$ 11 milhões, custos que foram assumidos pelas duas construtoras que, em troca, poderão erguer empreendimentos na capital paulista. O parque conta também com áreas de manejo e compostagem, além de local de serviços e apoio para a administração.

O que tinha antes do Parque Augusta?

Por falar em História, o Parque Augusta tem um valor importante nesse aspecto. O terreno foi inicialmente ocupado pelo palacete Uchoa, projetado pelo arquiteto Victor Dubugras em 1902, quando a região abrigava várias chácaras (a própria Praça Roosevelt funcionou dessa forma).

O que tem no Parque Augusta?

Um belo bosque abriga centenas de espécies de árvores-nativas e 21 espécies de aves no Parque Augusta. Entre os exemplares de árvores, você encontra ipês, embaúbas, aglaias, eucaliptos, figueiras-mata-pau e até frutíferas, como mangueira, pitangueira e abacateiro.