Quais transformações da natureza e na paisagem os antigos egípcios?

No processo de formação das primeiras civilizações, a região do Crescente Fértil foi um importante espaço, na qual a relação de dependência do homem em relação à natureza diminuía e vários grupos se sedentarizavam. A domesticação de animais, a invenção dos primeiros arados, a construção de canais de irrigação eram exemplos de que a agricultura viria a ocupar um novo lugar no cotidiano do homem. Mais do que isso, todo esse conhecimento foi responsável pela formação de amplas comunidades.

Entre todas essas civilizações, o Egito destacou-se pela organização de um forte Estado que comandou milhares de pessoas. Situada no nordeste da África, a civilização egípcia teve seu crescimento fortemente vinculado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo. Tomando conhecimento do sistema de cheias desse grande rio, os egípcios organizaram uma avançada atividade agrícola que garantiu o sustento de um grande número de pessoas.

Além dos fatores de ordem natural, devemos salientar que a presença de um Estado centralizado, comandado pela figura do Faraó, teve relevante importância na organização de um grande número de trabalhadores subordinados ao mando do governo. Funcionários eram utilizados na demarcação de terras e cada camponês era obrigado a reservar parte da produção para o Estado. Legumes, cevada, trigo, uva e papiro estavam entre as culturas mais comuns neste território.

Observando as grandes construções e o legado do povo egípcio, abrimos caminho para um interessante debate de cunho histórico. Tomando como referência as várias descobertas empreendidas no campo da Astronomia, Matemática, Arquitetura e Medicina, vemos que os egípcios não constituíram simplesmente um tipo de civilização “menos avançado” que o atual. Afinal de contas, contando com recursos tecnológicos bem menos avançados, eles promoveram feitos, no mínimo, surpreendentes.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na história da humanidade, variadas civilizações e culturas, com suas respectivas singularidades, enriqueceram o manancial de toda a nossa experiência existencial. Uma das civilizações mais importantes que irromperam na Antiguidade, há cerca de 4.000 anos antes de Cristo, foi a civilização egípcia. O Egito Antigo desenvolveu-se às marges do rio Nilo, no Nordeste da África, nas regiões chamadas de Vales Férteis, em virtude dos compostos orgânicos presentes nas terras próximas ao rio citado.

A antiga civilização egípcia fez-se presente no seio das grandes civilizações que se desenvolveram na Europa, no Médio Oriente e na Península Arábica. São vários os relatos de povos antigos sobre o Egito, desde hebreus e fenícios até gregos e romanos. As grandes pirâmides do Vale de Gizé (localizadas perto da cidade do Cairo) e os hieróglifos, ou a escrita hieroglífica, são, até os dias de hoje, exaustivamente estudados por especialistas. As pirâmides perpassaram por muitos momentos históricos, como a batalha de Napoleão Bonaparte travada próximo a elas nos fins do século XVIII.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tradicionalmente, a história do Egito Antigo é estudada em seis fases principais.

  • Período Pré-Dinástico: começou por volta de 4000 a.C., quando os nomos (pequenos estados) foram estabelecidos em torno da econômica agrícola, artesanato e uso de metais.

  • Período do Antigo Império: teve início em 2780 a.Ce ficou marcado pela unificação política do império sob a égide dos faraós.

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Período intermediário: quando houve a recuperação do poder pelos nomos.

  • Médio Império: estendeu-se até 1.785 a.C.

  • Novo período intermediário: caracterizou-se pela invasão dos hicsos, que se estabeleceram no delta do Nilo até por volta de 1580 a.C.

  • Alto Império: de 1580 a 1200 a.C., foi marcado tanto pela expulsão dos hicsos quanto pela guerra intensa com diversos povos.

Todas essas fases foram marcadas por personalidades específicas e eventos singulares, como o cativeiro dos hebreus. Depois, houve o Período Helenístico, marcado pela expansão e domínio da civilização grega comandada por Alexandre, o Grande.

Após o domínio Helenístico, o Egito não teve mais um desenvolvimento autônomo, sendo subordinado por outras civilizações, como ocorreu na época de Cleópatra, em que o Egito tornou-se uma província dos romanos.

Quais transformações da natureza e na paisagem os antigos egípcios?
Quais transformações da natureza e na paisagem os antigos egípcios?

  • Blog
  • FAQs
  • Privacy Policy
  • Contact Us
  • Terms and Conditions

Home/ Portugal/História/3. Quais transformações na natureza e na paisagem os antigos egipcios realizaram às margens do rio Nilo? ​

3. Quais transformações na natureza e na paisagem os antigos egipcios realizaram às margens do rio Nilo? ​

Question

3. Quais transformações na natureza e na paisagem os antigos egipcios realizaram às margens do rio Nilo? ​

in progress 0

História Rose 1 ano 2021-08-04T21:30:42+00:00 2021-08-04T21:30:42+00:00 1 Answers 0 views 0

Answers ( )

  1. Resposta:

    Na natureza os egípcios adaptaram o curso do Nilo, criando barragens e diques que concentravam o fluxo de água em algumas regiões e a tornavam menor em outras. Faziam isto para poder praticar, de forma mais confiável, a agricultura e garantir o seu acesso a este recurso fundamental

    Explicação:

    espero ter ajudado bons estudos (◍•ᴗ•◍)❤

Leave an answer

Rose

Como os antigos egípcios transformaram sua paisagem?

Diques e reservatórios no rio Nilo Assim, às margens do Nilo foram construídos diques e reservatórios, a fim de reter as águas que seriam utilizadas - por meio de canais de irrigação - no tempo de escassez das chuvas para a agricultura, a pecuária e o consumo humano.

Quais transformações na natureza e na paisagem?

Transformação das paisagens Nesse processo de transformação, podemos citar como ação da natureza: a ocorrência de um tornado em uma cidade, a ação modeladora das águas do mar ao esculpir as rochas no litoral, do rio ao escavar um vale, a erupção de um vulcão, ocorrência de um terremoto ou de um tsunami, etc.

Quais são as principais características do Egito Antigo?

A crença na vida após a morte, a religião politeísta e a construção de pirâmides foram as principais características da civilização egípcia antiga. - O governo era uma teocracia, pois o faraó (governante) era considerado uma espécie de deus na Terra. Ele tinha poder absoluto na sociedade.

Que fatores naturais tornaram possível a agricultura no Egito Antigo?

Civilização egípcia que cresceu às margens do Nilo Durante a cheia do Nilo sua margem era regada pela água do rio, que ao voltar ao seu estado normal deixava o solo coberto com um limo muito fértil. Isso favorecia a agricultura na região.