Quais são os métodos físicos de controle de crescimento microbiano?

< Voltar

Controle Microbiano
17/05/2015
Publicado por: Marjorie Jales

Controle Microbiano
Autora: Marjorie Azevedo Jales
_____________________________________________________________________
 

Um importante aspecto do controle de infecções é a compreensão dos princípios da esterilização, anti-sepsia e desinfecção.

·         Esterilização:é o extermínio total de microorganismos, incluindo esporos, micobacterias, vírus não envelopados e fungos, que são formas mais resistentes. Esse método utiliza procedimentos físicos ou de agentes químicos.

·         Desinfecção:  há destruição dos microorganismos, porém pode ocorrer a sobrevivência dos mais resistentes. Utilização de procedimentos físicos e agentes químicos. Esse método ainda é subdividido em níveis alto, intermediário e baixo, conforme a eficácia dos meios utilizados para destruição de microorganismos e pelo número e resistência dos microorganismos contaminantes.

·         Anti-sepsia:  uso de agentes químicos na pele ou outros tecidos vivos para eliminar microorganismo; não há ação esporicida.

Observação:é importante saber também o conceito de “ agente germicida” como aquele capaz de matar microorganismo, em que a forma de esporo pode sobreviver; “esporicida” como aquele capaz de matar esporos bacterianos.

Mecanismo de Ação

Calor Seco

Geralmente, usado através de fornos e estufas. São necessários longos períodos de esterilização e altas temperaturas. Utilizado em objetos como vidrarias. No entanto, os matérias podem ser danificados pelo processo de oxidação. Vale ressaltar que, em geral, utiliza-se esse método em matérias que não podem ir para autoclaves, como pós, óleos e metais. Em geral, operam em 171oC durante 1 hora, e quando em mais baixas temperatura, maior o período de esterilização.

Calor Úmido

Utilizado por meio de autoclaves, na forma de vapor sob pressão. A alta temperatura causa desnaturação de proteínas microbianas. Em geral, operam entre 121oC e 132oC por 15 minutos.
Observação: a utilização de baixas temperaturas serve para diminuição da taxa de crescimentos bacteriano, como efeito bacteriostático ou dormência de microorganismos.

Óxido de Etileno

Gás incolor, solúvel em solventes orgânicos e água utilizado para esterilização de objetos sensíveis ao calor. Esse processo é geralmente lento, em que o tempo de exposição necessário para esterilização é reduzido à metade a cada duplicação da concentração desse agente. Possui atividade esporicida devido ao poder de alquilação do grupos hidroxil, carboxil, amino e sulfidrila terminais, o qe bloqueia os grupos reativos para muitos processos essenciais. Deve-se ressaltar que esse gás é tóxico para tecidos viáveis, assim, deve ser retirados dos objetos antes de serem utilizados.

Aldeídos

Da mesma forma que o óxido de etileno, os aldeídos possuem capacidade de alquilação. Os dois mais conhecidos são o formaldeído e o glutaraldeído, ambos sendo utilizados como esterelizantes ou desinfectantes de alto nível. Em geral são tóxicos, irritantes e cancerígenos.

Halogênicos

São compostos contendo iodo ou cloro. O iodo é o halogênico mais eficaz para desinfecção. Ele é um elemento muito reativo que precipita proteínas e oxida enzimas essenciais.  A iodo povidona é usada mais comumente, sendo relativamente estável e atóxica para tecidos.

Álcoois

A atividade germicida aumente com o aumento do comprimento da cadeia. Os dois mais utilizados são o etanol e o isopropanol. Eles são geralmente bactericidas contra bactérias na forma vegetativa, micobactérias,  alguns fungos e vírus contendo lipídios. No entando, não possuem atividade contra esporos e vírus sem lipídios. A atividade é aumentada na presença de água: o álcool à 70% é mais eficaz que o álcool a 95%.

Fonte: Microbiologia Médica - 6ª Ed. - Patrick R. Murray, Ken S. Rosenthal

O controle microbiano consiste na destruição, inibição ou remoção de microrganismos

Quais são os métodos físicos de controle de crescimento microbiano?


O controle microbiano consiste na destruição, inibição ou remoção de microrganismos, cujos métodos mais comumente utilizados são a esterilização, a refrigeração/congelamento e a filtração, respectivamente. Para realizar o controle microbiano, podem ser utilizados métodos físicos e químicos.

Os agentes antimicrobianos ou antibióticos causam a morte de uma determinada população de microrganismos ao afetar, sobretudo, a estrutura celular”, explica Emilene Galvão, Professora do VET Profissional, que é Mestre e Doutora em Microbiologia Agrícola e Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Os métodos físicos de controle microbiano são:


Temperatura - Também denominada método de tratamento térmico, pode ser aplicado por meio de altas ou baixas temperaturas.

- Altas Temperaturas: o controle físico de microrganismos com temperaturas altas pode ser feito aplicando-se calor úmido ou seco. O calor úmido promove a desnaturação e coagulação das proteínas, a exemplo de métodos de pasteurização, fervura ou autoclavagem (121ºC por 15 minutos). Já o calor seco promove a oxidação dos compostos orgânicos, a exemplo da estufa (160ºC a 180ºC por 2 h) ou da incineração.

- Baixas temperaturas: o emprego de técnicas de refrigeração ou congelamento tem como princípio a redução ou paralisação da atividade biológica. Não é um método de esterilização, pois a temperatura baixa não destrói, apenas paralisa a atividade microbiana.

Radiação - Os modelos de ondas radioativas mais utilizadas para controle de microrganismos.

- Radiações ionizantes: têm como princípio a ionização de moléculas na formação de radicais reativos.

- Radiações não ionizantes: têm como princípio a excitação dos elétrons.

Filtração - Tem como princípio a remoção de microrganismos em soluções sensíveis ao calor, também chamadas de soluções termolábeis.

Desidratação ou dessecação - Esse método de controle físico atua sob o princípio de que a redução da água disponível para o metabolismo celular dos microrganismos impede a ocorrência normal das ações enzimáticas da célula. Na desidratação ou dessecação, os microrganismos ainda permanecem viáveis após a desidratação, contudo, sem realizar atividade metabólica.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Geral do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Emilene Campos Galvão, Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Quais são os métodos físicos de controle de crescimento microbiano?

Quais são os métodos físicos de controle do crescimento microbiano?

Calor. Quando uma população de bactérias é submetida ao calor, suas proteínas são desnaturadas. ... .
Filtração. ... .
Radiações. ... .
Baixas temperaturas. ... .
Microondas. ... .
Indicadores Biológicos. ... .
Pressão Osmótica. ... .
Dessecação..

O que são métodos físicos de controle microbiano?

Os métodos físicos são muito utilizados para promover a descontaminação, a desinfecção e a esterilização. Os métodos mais utilizados para atingir estes objetivos usam como princípio o calor, as radiações e a filtração.

Quais são os 4 principais processos físicos de controle microbiano?

-Esterilização..
-Esterilização comercial..
-Desinfecção..
-Anti-sepsia ou..
Degerminação..
-sanitização..

Quais são os métodos físicos mais frequentes de controle do crescimento?

O calor é o método mais eficiente para matar micro-organismos. promovendo uma oxidação de componentes do protoplasma. para a esterilização são 160-180°C por uma ou duas horas.