Quais são os impactos ambientais causados pelo homem nos ecossistemas?

Apesar de ser uma infraestrutura fundamental para o bom funcionamento das cidades e a saúde e o bem-estar das pessoas, o saneamento básico está longe de fazer parte da vida de toda a população. No Brasil, os números ainda são surpreendentes: 45% da população não têm acesso a serviços de esgoto adequados, de acordo com dados da Agência Nacional das Águas (ANA).

De modo geral, as medidas de saneamento básico têm por objetivo preservar ou melhorar as condições do meio ambiente para prevenir doenças e promover a saúde da população. E as consequências da ausência desse serviço são graves.

Além de afetar o meio ambiente, poluindo o solo, lençóis freáticos e reservatórios de água, a falta de saneamento básico causa impacto direto nas condições e na qualidade de vida das pessoas.

Para que você saiba mais sobre o assunto, explicaremos, neste artigo, os principais impactos ambientais causados pela falta de saneamento e o que fazer para reverter essa situação. Continue a leitura e confira!

Quais regiões mais sofrem com a falta de saneamento no Brasil?

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, o Brasil tem 57 milhões de residências sem acesso à rede de esgoto, 24 milhões sem água encanada e 15 milhões sem coleta de lixo.

A carência do abastecimento de água, por exemplo, é um problema que interfere nas condições de saneamento da população. Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, e os menores índices de distribuição estão localizados nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com pesquisa do IBGE.

Em relação a coleta e tratamento de esgoto, há uma desigualdade regional significativa. Enquanto a região Sudeste tem 88,6% das casas atendidas, a Norte tem apenas 21%.

Ainda, segundo a pesquisa da ANA mencionada anteriormente, o investimento público nos serviços não é suficiente para a universalização do acesso ao saneamento na próxima década. Isso significa mais, pelo menos, dez anos de atraso, gerações com o futuro comprometido e gastos com saúde em razão de doenças de veiculação hídrica que poderiam ser evitadas por meio do tratamento de água e da coleta e do tratamento de esgoto.

Qual é o impacto ambiental causado pela falta de saneamento?

A seguir, listaremos os principais impactos ambientais causados pela falta de saneamento. Confira!

Poluição de rios e mares

Uma das maiores consequências da degradação ambiental causada pela falta de saneamento é a poluição das águas. O lançamento de esgotos não tratados pode poluir os mares, os lençóis freáticos e toda espécie de manancial, levando à morte de animais e comprometendo ecossistemas inteiros. Além dos impactos na saúde da população, os prejuízos podem se estender para os setores da economia, como agricultura, comércio e indústria.

Um estudo realizado em 2016 pela Organização SOS Mata Atlântica aborda que 24% das águas dos 111 rios brasileiros são de qualidade ruim ou péssima, impossibilitando o consumo humano ou a irrigação de lavouras.  

Redução da água disponível para consumo

Em razão da poluição dos recursos hídricos, ocorre a redução da água bruta com qualidade para tratamento e consumo humano. Com o crescimento populacional, a demanda de água para consumo também aumenta, mas os recursos estão cada vez mais escassos em diversos locais.

Segundo o Atlas Esgoto, publicado pela ANA, mais de 110 mil quilômetros de rios estão com a qualidade da água comprometida pelo esgoto sem tratamento. Com a presença de matéria orgânica nas águas, ocorre a redução da concentração de oxigênio dissolvido, que causa escurecimento da água, morte de peixes e de plantas e animais aquáticos. Dependendo do nível de poluição, a captação de água para tratamento e consumo humano fica inviabilizada.

Cabe ressaltar que o Brasil possui um ótimo cenário em relação à quantidade de água doce disponível no planeta, graças aos rios e aquíferos presentes no território nacional. No entanto, por fatores climáticos e discrepâncias geográficas e populacionais, além dos problemas com a poluição, a disponibilidade do recurso ocorre de maneira desigual.

Desequilíbrio de ecossistemas

O desequilíbrio ecológico, que também é um dos principais impactos ambientais da falta de saneamento, ocorre quando algum elemento de um ecossistema é reduzido em quantidade. Essa mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.

No entanto, o desequilíbrio ecológico, na maioria das vezes, é resultante das ações antrópicas desordenadas, como poluição, desmatamento e exploração de recursos. No caso da ausência de saneamento básico, o impacto é proveniente, sobretudo, da poluição dos rios, lagos e córregos, que provocam instabilidade no ecossistema aquático.

Poluição urbana

Um dos serviços do saneamento básico é a limpeza urbana e a gestão correta dos resíduos sólidos. No entanto, com a urbanização acelerada, isso nem sempre acontece da maneira correta.

Isso ocorre porque o destino mais adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, local que apresenta estrutura para o tratamento de gases e chorume, incineração ou coleta seletiva. A separação do lixo e a reciclagem também são importantes para reduzir a quantidade de resíduos gerados.

Porém, a realidade, é outra. Segundo estudo do Ipea, cerca de 35% dos resíduos sólidos gerados no Brasil poderiam ser reaproveitados ou reciclados. Apesar disso, apenas 13% desse total acaba tendo esse destino.

Outro problema muito comum é o descarte de lixo em lixões a céu aberto, que causam alta contaminação no solo e infestação de doenças. As chuvas também contribuem para a poluição urbana quando carregam o lixo das cidades, contaminando a água e provocando inundações.

Por que é importante reverter essa situação e como fazer?

Primeiramente, para que o país alcance um índice de desenvolvimento humano melhor, é necessário compreender a importância dos aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais, a fim de ter hábitos mais conscientes e superar os principais impactos ambientais abordados.

Embora a responsabilidade de preservação seja de todos, vale ressaltar que é fundamental o país investir em serviços de saneamento básico e colocá-los como prioridade para mudar esse cenário, sobretudo por meio de projetos baseados em Planos Municipais de Saneamento Básico. Afinal, o serviço proporciona benefícios aos diversos setores, como na saúde da mulher, com a redução de doenças, e na educação, melhorando a frequência escolar dos alunos.

Para a universalização dos serviços, é necessário aumentar os investimentos e os esforços, com estratégias e planejamento de gestão, e a elaboração de projetos e obras para garantia da qualidade dos serviços de saneamento.

Em razão disso, a privatização do saneamento, por meio de contratos de concessão e Parcerias Público-Privadas, traz as empresas privadas para atuarem em conjunto com o setor público e acelerar o processo de universalização do setor. A iniciativa privada possui os recursos financeiros e a qualidade técnica necessários para a expansão dos serviços com qualidade. Dessa forma, é possível buscar soluções mais eficazes e melhorar a saúde pública e acabar com os impactos ambientais causados pelo lixo e pelos esgotos sem tratamento.

Gostou do artigo? Então, aproveite a visita ao blog para assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe tudo na sua caixa de entrada e fica por dentro de todas as atualizações!

Quais são os principais impactos ambientais causados pelos seres humanos?

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Quais são os 4 impactos ambientais?

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais..
Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente. ... .
Poluição hídrica. ... .
Contaminação e degradação do solo. ... .
Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ... .
Proliferação de endemias. ... .
Impactos da mineração..

Quais são os 5 impactos ambientais?

Os cinco maiores problemas ambientais do mundo e as soluções.
Poluição do ar e mudanças climáticas. O problema: a atmosfera e os oceanos estão sobrecarregados de carbono. ... .
Desmatamento. ... .
Extinção de espécies. ... .
Degradação do solo. ... .
Superpopulação..

Como é o impacto sobre o ecossistema?

Impacto ambiental: o que é É o resultado de uma atividade humana que gera um efeito sobre o meio ambiente e que representa uma ruptura do equilíbrio ambiental. Alguns dos impactos ambientais mais frequentes são: poluição do ar. poluição das águas (mares, rios, águas subterrâneas)