Quais são os gametas produzidos por um indivíduo RR e por um indivíduo?

Em um dos seus famosos experimentos, o pesquisador considerou, assim como na Primeira Lei de Mendel, ervilhas puras. Além disso, ele observou duas características: a cor das sementes, representada pelo genótipo Vv, e a textura delas, representada pelo genótipo Rr. Mendel observou que as ervilhas apresentavam variação de cor, amarela ou verde, e de textura, lisa ou rugosa, sendo que a cor amarela e a textura lisa eram as dominantes. 

Ao cruzar duas plantas homozigotas, uma com as características dominantes, amarela lisa (VVRR), e outra com as características recessivas, verde rugosa (vvrr), Mendel pôde verificar que todos os descendentes da geração F1 apresentavam cor amarela e textura lisa. Além disso, eram heterozigotos (VvRr).

Quando experimentou a autofecundação da geração F1, uma segunda geração, F2, foi obtida, apresentando quatro tipos diferentes de semente: amarelas lisas, amarelas rugosas, verdes lisas e verdes rugosas. 

Quadro de Punnett, exemplificando a Segunda Lei de Mendel  

Na proporção fenotípica, pôde-se observar nove sementes amarelas lisas, três sementes amarelas rugosas, três sementes verdes lisas e uma semente verde rugosa. Isso configura a proporção fenotípica padrão da Segunda Lei de Mendel, 9:3:3:1, no cruzamento entre heterozigotos.

A conclusão de Mendel, com esses experimentos, foi que os fatores se segregam de maneira independente para características diferentes. Só após a separação, é que são combinadas ao acaso.

Alternativa “a”. Primeiramente vamos analisar a probabilidade de nascer uma criança com sangue AB, sabendo que tanto a mãe quanto o pai apresentam esse tipo sanguíneo:

Quais são os gametas produzidos por um indivíduo RR e por um indivíduo?

Observe atentamente esse cruzamento entre duas pessoas de sangue AB

Veja que a probabilidade de nascer uma criança com sangue AB (IAIB) é de ½.

Agora verifique a probabilidade de nascer uma criança albina do cruzamento entre um albino e uma mulher normal heterozigota.

Quais são os gametas produzidos por um indivíduo RR e por um indivíduo?

Observe atentamente esse cruzamento entre um albino e uma pessoa normal

Veja que a probabilidade de nascer uma criança albina (aa) também é de ½.

Como sabemos, a probabilidade de nascer uma criança do sexo masculino é de 50%. Sendo assim, temos:

½ x ½ x ½ = 1/8

A probabilidade de nascer uma criança albina do sexo masculino e com tipo sanguíneo AB é, portanto, 1/8.

Gametas são células especializadas responsáveis pela transferência dos genes na reprodução sexuada. Eles são produzidos em um processo denominado gametogênese.

Quais são os gametas produzidos por um indivíduo RR e por um indivíduo?
Na espécie humana, existem dois tipos de gametas, o óvulo (gameta feminino) e o espermatozoide (gameta masculino)

Os gametas são células especializadas que, durante o processo de reprodução sexuada, transmitem os genes de uma geração para a seguinte. Os gametas estão presentes em todos os organismos que realizam a reprodução sexuada, como animais, algas, fungos e plantas.

Os gametas apresentam um único conjunto de cromossomos, metade da quantidade de cromossomos das outras células presentes no organismo, por isso são denominados de células haploides. Na espécie humana, o número haploide de cromossomos é 23. As demais células, denominadas de células somáticas, apresentam 46 cromossomos e são provenientes da união dos gametas paterno e materno.

Os gametas são formados por um processo denominado de gametogênese em órgãos chamados de gônadas.

Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino):

  • Ovócito secundário ou óvulo: célula grande, imóvel com a presença de material nutritivo. O processo de produção do ovócito secundário ou óvulo ocorre nos ovários e é denominado ovulogênese;

  • Espermatozoide: célula pequena, móvel e constituída por três partes: cabeça, peça intermediária e cauda. O processo de produção do espermatozoide ocorre nos testículos e é denominado de espermatogênese.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Em samambaias, os anterozoides são os gametas masculinos e móveis, e a oosfera é o gameta feminino e imóvel

Os gametas diferenciam-se nos diversos grupos de plantas. Em pteridófitas, como as samambaias, os anterídios produzem os anterozoides (gametas masculinos e móveis), e os arquegônios produzem as oosferas (gametas femininos e imóveis). As angiospermas (plantas com flores), como as roseiras, possuem anteras que produzem os grãos de pólen contendo os núcleos espermáticos (gametas masculinos) e o ovário que produz óvulos contendo as oosferas (gametas femininos).

Quais são os gametas produzidos por um indivíduo RR e por um indivíduo RR?

Resposta verificada por especialistas Na segregação dos gametas, ele só irá produzir gametas "r". Os Rr são heterozigotos, e tem os gametas dominate e recessivo no mesmo indivíduo. Dessa maneira, os gametas que ele produzirá são "R" e "r".

Quais são os gametas produzidos por um indivíduo e por um indivíduo?

Nos seres humanos, os gametas femininos são os óvulos e os masculinos, os espermatozoides. É a partir da união deles que se forma o ovo ou zigoto, primeira célula, que começará a se dividir, dando origem a um embrião.

Quais são os gametas produzidos por um indivíduo Aabbcc?

bb pode formar apenas 1 gameta. Cc pode formar 2 gametas diferentes: Cc e cC. Dd pode formar 2 gametas diferentes: Dd e dD.

Quais gametas podem ser formados por um indivíduo Di híbrido RrPp a RP RP RP e RP B RP e RP C RRE PP d R R PEP e rr rr PP e PP?

Resposta. Os gametas que podem ser formados por um indivíduo di-híbrido são: RP, Rp, rP e rp (letra A). As células somáticas presentes em um organismo são diploides, ou seja, apresenta dois cromossomos de cada tipo.