Quais são os fatores determinantes da temperatura do ar?

Os fatores que influenciam o clima dividem-se em vários elementos naturais, além da ação humana.

O Clima é uma palavra comum no cotidiano das pessoas. Sua definição, no entanto, não. É comum a confusão entre clima e tempo, mas são expressões bem diferentes. De um lado, o Tempo é o estado da atmosfera em um dado momento, por exemplo: está chovendo, está frio, está calor, está nublado. De outro lado, o clima é o conjunto de variações no tempo em uma determinada região em um período maior, por exemplo: o clima no Nordeste é seco, o clima na minha casa costuma não ser muito quente.

Dessa forma, quais são os fatores que influenciam as variações do clima?

Existe uma série de fatores que influenciam o clima, como a latitude, a altitude, as massas de ar, as correntes marinhas e a maritimidade ou continentalidade, isso sem falar da ação humana.

A Latitude é um dos fatores que mais interferem no clima. Geralmente, em regiões de baixas latitudes, isto é, localizadas próximas à Linha do Equador, as temperaturas costumam ser mais elevadas. Isso ocorre porque, nessas regiões, os raios solares possuem uma maior incidência que nas demais regiões. Dessa forma, nas regiões de altas latitudes (mais próximas aos polos), a temperatura tende a diminuir.

Além da latitude, as altitudes, associadas às variações de pressão atmosférica, também formam um fator determinante nas variações do clima. Quanto mais alta em relação ao nível do mar uma região se encontra, menores suas temperaturas tendem a ficar. Isso ocorre porque nessas regiões a quantidade de moléculas de ar também é menor, reduzindo a pressão atmosférica e sua capacidade de resguardar o calor.

As massas de ar também formam um importante fator climático, pois suas movimentações são capazes de alterar os climas de diferentes regiões, levando umidade onde está seco e proporcionando estiagem onde antes chovia. Elas ocorrem em virtude das diferenças da pressão atmosférica, deslocando-se das zonas de maior pressão para as de menor pressão.

As correntes marinhas costumam transformar as características das condições climáticas. As correntes quentes, graças às influências da latitude, quando se aquecem mais, levam mais umidade e geram temperaturas mais elevadas nas zonas litorâneas. Já as correntes frias provocam a queda da umidade e da temperatura nessas mesmas zonas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Isso ocorre porque os oceanos são grandes armazenadores da energia solar. Como eles compõem a maior parte da superfície da Terra, suas variações de temperatura irão influenciar diretamente o clima na planeta. Assim, os fenômenos climáticos alteram-se conforme os níveis de aquecimento dos oceanos aumentam ou diminuem.

No entanto, a influência deles será mais decisiva nas regiões mais litorâneas do que nas zonas continentais. Essas variações são chamadas, respectivamente, de maritimidade e continentalidade. Além disso, há diferenças entre o calor específico da água e da terra. Nos continentes, o aquecimento é mais rápido e a conservação de calor é mais efetiva, já a água demora mais para variar a sua temperatura, levando mais tempo para provocar alterações no clima.

Além de todos esses elementos, existem também as ações humanas que também interferem no clima. Esse é, com certeza, o mais problemático dentre todos os elementos aqui citados. Isso porque ele não é natural e de difícil previsão. Sua influência é mais nítida nos chamados microclimas, como as ilhas de calor que se formam nas regiões com grandes quantidades de prédios e elevados edifícios. Além disso, existem também as inversões térmicas, que se agravam com o excesso de poluição atmosférica.

Assim, existem também indícios de que o homem não altere somente os microclimas, mas também as temperaturas em nível mundial, na teoria do Aquecimento Global. No entanto, como existem inúmeros elementos que variam sobre as oscilações climáticas, essa proposição ainda não é consensual na comunidade científica. De toda forma, é extremamente importante a adoção de medidas que visem à conservação do ambiente e da atmosfera.

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Quais são os fatores determinantes da temperatura do ar?

O que é usado para medir a temperatura do ar?

O instrumento usual para monitorar variações na temperatura do ar é o termômetro. Talvez o mais comum seja o termômetro composto de um tubo graduado com líquido (normalmente, mercúrio ou álcool). Quando o ar se aquece, o líquido se expande e sobe no tubo; quando o ar se esfria, o líquido se contrai e desce.

Quais são os fatores determinantes para a temperatura do solo?

A composição, a densidade, a umidade e a cobertura do solo são os principais fatores que influenciam a variação da temperatura do solo (BAVER et al, 1972).

Quais são os fatores determinantes da temperatura do ar?

Fatores que influem no balanço local de radiação e conseqüentemente na temperatura local do ar incluem: (1) latitude, hora do dia e dia do ano, que determinam a altura do sol e a intensidade e duração da radiação solar incidente; (2) cobertura de nuvens, pois ela afeta o fluxo tanto da radiação solar como da radiação ...

Quais os instrumentos usados para medir a temperatura?

Aparelhos para medir a temperatura

  • Termômetros infravermelho.
  • Aparelhos de medição da temperatura de superfície.
  • Aparelhos de medição da temperatura do ar.
  • Termômetro de penetração.
  • Termômetro de imersão.
  • Tiras de medição da temperatura.
  • Câmeras de infravermelho.
  • Data logger para temperatura.

O que determina a temperatura do solo?

A temperatura do solo é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento das plantas. O solo, além de armazenar e permitir os processos de transferência de água, solutos e gases, também armazena e transfere calor. ... Ademais, o calor armazenado próximo da superfície do solo tem grande efeito na evaporação.

Como ocorre o aquecimento das camadas do solo?

O regime térmico de um solo é determinado pelo aquecimento da superfície pela radiação solar e transporte, por condução, de calor sensível para seu interior. Durante o dia, a superfície se aquece, gerando um fluxo de calor para o interior.

Quais os fatores que causam a variação diária da temperatura?

A amplitude térmica do ciclo diurno depende da variação da altura do Sol. Essa variação de temperatura ao longo do dia pode ser maior em latitudes baixas e menor em altas, ou seja, nos trópicos, a diferença de temperatura entre dia e noite é normalmente maior do que o contraste entre inverno e verão.

Qual é o aparelho que mede a temperatura em ambiente frio?

Termômetro a gás: Mede a temperatura através da leitura da pressão do gás a volume constante. É utilizado para medir baixas temperaturas. Geralmente é usado gás Hélio, que tem temperatura de condensação de -269°C.

Qual o valor diário da temperatura do ar?

  • O valor máximo diário da temperatura do ar ocorre normalmente de 2 a 3h após o pico de energia radiante, o que se deve ao fato da temperatura do ar ser medida a cerca de 1,5 a 2]

Qual a umidade relativa do ar e sua temperatura?

  • O gráfico representa a relação entre a umidade relativa do ar e sua temperatura ao longo de um período de 24 horas em um determinado local. b) o ar vai adquirindo maior quantidade de vapor de água à medida que se aquece.

Quais são os fatores que influenciam o clima?

  • São fatores geográficos capazes de modificar o clima, pois influenciam os elementos climáticos. Os principais são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

Quais são os fatores que influenciam a sensação térmica?

  • Mas dentre as principais variáveis que costumam interferir na sensação estão a temperatura, a umidade do ar, a velocidade do vento ou de alguma corrente, a roupa que a pessoa está usando e o isolamento que ela proporciona, assim como o seu próprio metabolismo. Na prática, conforto térmico significa que a pessoa não está se sentindo mal.

Quais são os fatores que influenciam a temperatura?

Os principais são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

Como se forma a temperatura do ar?

A temperatura do ar é proporcional ao balanço entre a radiação que chega e que sai de cada camada atmosférica. Os fluxos de calor latente e sensível também contribuem para modificar a temperatura de cada camada. Desse modo, a temperatura do ar varia de lugar para lugar, e, com o decorrer do tempo.

Quais os fatores que influenciam as temperaturas em uma cidade?

Existe uma série de fatores que influenciam o clima, como a latitude, a altitude, as massas de ar, as correntes marinhas e a maritimidade ou continentalidade, isso sem falar da ação humana. A Latitude é um dos fatores que mais interferem no clima.

Quem mede a temperatura do ar?

Termógrafo - Registra a temperatura do ar, em graus Celsius (°C). Termohigrógrafo - Registra, simultaneamente, a temperatura (°C) e a umidade relativa do ar (%). Termômetros de Máxima e Mínima - Indicam as temperaturas máxima e mínima do ar (°C), ocorridas no dia.