Quais são os efeitos da passagem de corrente elétrica?

Quais são os efeitos da passagem de corrente elétrica?

Quais são os 4 efeitos da corrente elétrica?

A passagem da corrente elétrica através dos condutores acarreta diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor e da intensidade da corrente. É comum dizer-se que a corrente elétrica tem cinco efeitos principais: fisiológico, térmico (ou Joule), químico, magnético e luminoso.

Quais são os efeitos que podem ser produzidos por uma corrente elétrica?

A corrente elétrica pode reproduzir três efeitos: o luminoso, o térmico e o fisiológico. ... 2) O efeito térmico, também chamado de efeito Joule: é o aquecimento de um condutor, quando percorrido por corrente elétrica.

Como pode ser visto os efeitos da corrente elétrica no cotidiano?

Quando uma corrente elétrica atravessa um organismo vivo, além dos efeitos térmicos e químicos, ocorrem também efeitos sobre nervos e músculos. Correntes de 10 mA a 15 mA podem provocar câimbra muscular. Correntes até 50 mA podem paralisar a musculatura do aparelho respiratório.

Qual efeito da corrente elétrica é utilizado nos aquecedores?

O aumento de temperatura é observado com o aquecimento do condutor. Esse efeito é aplicado nos aquecedores em geral, como os chuveiros elétricos.

O que é efeito magnético exemplos?

O efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente elétrica. ... Os electroímanes podem ser usados, por exemplo, para prender objetos ferrosos (sucata, por exemplo) ou para sustentar comboios (comboios de levitação magnética).

Onde é utilizado o efeito luminoso?

Efeito luminoso: Em determinadas condições, a passagem da corrente elétrica através de um gás rarefeito faz com que ele emita luz. As lâmpadas fluorescentes e os anúncios luminosos são aplicações desse efeito. Neles há a transformação direta de energia elétrica em energia luminosa.

Qual efeito da corrente elétrica é possível se observar em um secador de cabelo?

Esse fenômeno, por exemplo, ocorre nos secadores de cabelos, nos aquecedores elétricos, nos ferros de passar e nos chuveiros elétricos. O efeito Joule surge em razão dos choques dos elétrons contra a rede de íons do condutor. ... Todo o processo se manifesta em aumento na temperatura do condutor.

Qual é o efeito da corrente elétrica?

  • Esse efeito ocorre quando a corrente elétrica atravessa soluções eletrolíticas, provocando transformações químicas. É usado industrialmente nos processos de eletrodeposição, para revestir uma superfície de um metal com uma camada de outro, a fim de conferir a ele um bom acabamento e protegê-lo da corrosão.

Qual o efeito da passagem da corrente elétrica sobre corpos?

  • A passagem da corrente elétrica sobre corpos pode gerar efeitos químicos, térmicos (efeito Joule), magnéticos e fisiológicos (choque elétrico). A passagem da corrente elétrica por um condutor pode provocar diferentes efeitos, que variam de acordo com a natureza do condutor e a intensidade da corrente elétrica que o percorre.

Qual a intensidade elétrica da corrente elétrica?

  • A intensidade I da corrente elétrica também é determinada pela mesma equação apresentada acima. A diferença é que, nesse caso, a quantidade de carga elétrica será dada pela soma de cargas positivas e negativas. Por convenção, usa-se o sentido da transferência de cargas positivas para definir o sentido da corrente elétrica.

Qual é o efeito químico?

  • Uma das reações possíveis é o efeito químico. Para ocorrer, é preciso que a corrente atravesse soluções eletrolíticas (ácidos, sais ou bases). Como resultado temos uma transformação química.

Colégio Paulo Freire

EFEITO DA CORRENTE ELÉTRICA

Resumo

A passagem da corrente elétrica por um condutor pode provocar diferentes efeitos, que variam de acordo com a natureza do condutor e a intensidade da corrente elétrica que o percorre. Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito magnético e efeito fisiológico

Palavras-chave: Corrente elétrica. Térmico. Químico. Magnético. Fisiológico

Introdução

A passagem da corrente elétrica através dos condutores acarreta diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor e da intensidade da corrente. É comum dizer-se que a corrente elétrica tem cinco efeitos principais: fisiológico, térmico (ou Joule), químico, magnético e luminoso.

Desenvolvimento

A corrente elétrica é um fenômeno que pode levar um ser humano à morte. Quando se estabelece uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo humano, flui uma corrente elétrica entre esses pontos e a intensidade dessa corrente depende da diferença de potencial e da resistência elétrica entre os pontos sobre o qual se aplica a voltagem

Efeito térmico

Também conhecemos esse efeito como efeito joule, provavelmente o mais fácil de ser compreendido. Os elétrons transferem energia para os átomos da rede atômica, quando colidem com estes após serem acelerados pelas forças elétricas. Como consequência dessa colisão e transferência de energia, há um aumento na energia de vibração desses átomos e, consequentemente, um aumento em sua temperatura. 

 Essa caraterística é bastante aplicada em aparelhos que funcionam como produtores de calor ou luz. Os exemplos mais básicos desses aparelhos são os ferros elétricos, lâmpadas incandescentes, secadores de cabelo etc.

EFEITO QUÍMICo

Fazendo-se passar uma corrente elétrica por uma solução de ácido sulfúrico em água, por exemplo, observa-se que da solução se desprende hidrogênio e oxigênio. A corrente elétrica produz, uma ação química nos elementos que constituem a solução.


2.3 EFEITO MAGNÉTICO

O efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser constatada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética. Este é o efeito mais importante da corrente elétrica, constituindo a base do funcionamento dos motores, transformações, relés, etc.

2.4 EFEITO LUMINOSO

A corrente elétrica pode produzir luz. Trata-se, portanto da conversão de energia elétrica em energia radiante (ondas eletromagnéticas de comprimento de onda muito curto).  A quantidade de energia elétrica que se converte em luz, se o processo ocorrer pela presença de uma resistência, pode ser calculada pela Lei de Joule. Existem muitas formas de se obter luz a partir de energia elétrica. A mais simples e mais tradicional é aquecendo um filamento de  filamentos de lâmpadas incandescentes dentro de um bulbo do qual se tenha retirado o ar. A ausência de oxigênio é importante pois ele atacaria o metal ao aquecer provocando sua queima.  Luz também pode ser produzida pela circulação de uma corrente através de um gás em condições especiais, como ocorre com as lâmpadas fluorescentes e eletrônicas. Nelas, o gás se torna condutor pela aplicação de uma alta tensão num processo denominado "ionização" com o que passa a emitir luz.Outra forma de se produzir luz a partir de corrente é encontrado em dispositivos semicondutores como os LEDs, estes componentes possuem uma junção de material semicondutor que, ao ser percorrida por uma corrente, emite luz.

2.5 EFEITO FISIOLÓGICO

Os efeitos fisiológicos da corrente elétrica se traduzem pelos choques elétricos. A consequência de um choque elétrico varia muito de pessoa para pessoa. Os cientistas analisaram o comportamento do organismo humano exposto à uma corrente alternada de freqüência igual a 60 Hz (a corrente elétrica de nossas residências), fluindo através do corpo de uma mão à outra, com o coração no caminho. Concluíram que, em geral, existe uma variação intermediária de corrente, de cerca de 0,1 a 0,2 A que é provavelmente fatal, pois neste intervalo ela é capaz de produzir fibrilação ventricular (parada das contrações normais dos músculos do coração). Acima desse intervalo, a corrente tende a fazer com que o miocárdio se contraia fortemente, mas que pode voltar a bater por si só parar a fonte do choque. A intensidade da corrente nem sempre determina a intensidade da lesão e muitas correntes altas podem não ser tão danosas quanto as de baixa intensidade. Para uma descarga de relâmpago, os danos poderão ir de morte à sequelas insuportáveis. 

Conclusão

A geração de energia elétrica é uma atividade humana básica.

As formas de utilização das fontes de energia:

•Geração de eletricidade

•Transporte de energia eléctrica

•Distribuição de energia eléctrica

•Consumo de energia eléctrica

 A energia elétrica tem grande importância, inclusive para o desenvolvimento sustentável, pois possibilita a elaboração e acompanhamento de projetos biotecnológicos que dependem de sua existência para a realização. A grande maioria dos instrumentos de medição, de estudos científicos e de suportes técnicos para teses entre outros dependem da força da energia elétrica. Portanto a energia elétrica auxilia muitos trabalhadores relacionados á prevenção ambiental, além de ser essencial á sobrevivência do planeta.

Quais são os efeitos da passagem da corrente elétrica?

A passagem da corrente elétrica por um condutor pode provocar diferentes efeitos, que variam de acordo com a natureza do condutor e a intensidade da corrente elétrica que o percorre. Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito magnético e efeito fisiológico.

Quais são os 5 efeitos da corrente elétrica?

A passagem da corrente elétrica através dos condutores acarreta diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor e da intensidade da corrente. É comum dizer-se que a corrente elétrica tem cinco efeitos principais: fisiológico, térmico (ou Joule), químico, magnético e luminoso.

Quais são os efeitos da corrente elétrica é suas aplicações?

A passagem da corrente elétrica por um condutor pode provocar diferentes efeitos, que variam de acordo com a natureza do condutor e a intensidade da corrente elétrica que o percorre. Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito magnético e efeito fisiológico.

Quais os efeitos fisiológicos causados pela passagem da corrente elétrica em nosso corpo explique o que é cada um deles?

Efeito fisiológico Correntes de 10 mA a 15 mA podem provocar câimbra muscular. Correntes até 50 mA podem paralisar a musculatura do aparelho respiratório. Correntes de 50 mA a 100 mA, se agirem em uma pessoa por mais de 0,2 s, levam à morte.