Quais são os efeitos da decisão em Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão?

Para entender a Ação Direta da Inconstitucionalidade Por Omissão (ADO), você precisa, em um primeiro momento, lembrar da teoria da aplicabilidade das normas constitucionais.

De forma bastante sucinta, podemos dizer que as normas constitucionais podem ser:

  • Norma de eficácia plena: são aquelas que independem de regulamentação, pois dotadas de aplicabilidade direta e imediata;
  • Norma de eficácia contida: são aquelas que poderão ter seu âmbito de abrangência delimitado por regulamentação posterior. O exemplo mais comum apontado pela doutrina é a norma que resguarda a liberdade para o trabalho, segundo a qual “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;”
  • Norma de eficácia limitada: são aquelas que dependem de regulamentação para gerar todos os efeitos jurídicos. É o caso, por exemplo, da lei que garante o Direito de Greve aos trabalhadores.

Analisando esta classificação, é fácil perceber que a norma de eficácia limitada pode não gerar todos os efeitos jurídicos por culpa de omissão legislativa (ou de órgão da administração pública).

É justamente, neste contexto, que surge inconstitucionalidade por omissão.

Entenda melhor o tema com uma aula desenhada sobre o tema (clique abaixo).

Quais são os efeitos da decisão em Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão?

A doutrina aponta que a omissão enseja a violação negativa da Constituição.

Neste contexto, o Congresso Nacional ou órgão da Administração passa a ter a obrigação de legislar a fim de regulamentar o tema.

A ausência de norma poderá ser suprida nos seguintes termos:

  1. Controle Concentrado: será exercido por meio da ADO (Ação Direta de Inconstitucionalidade por omissão);
  2. Controle Difuso: será exercido por meio de um Mandado de Injunção.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão visa, então, rechaçar a inconstitucionalidade por omissão.

Repete-se, aqui, a competência e a legitimidade da ADI genérica(art. 12-A da Lei 9.868/99).

Contudo, quanto ao pedido, pede-se a declaração da mora legislativa (se ausência de lei) ou do órgão da administração (se ausência de ato normativo).

  • Medida Cautelar em Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO)
  • Decisão Final
  • Observação Final
  • Bibliografia

Medida Cautelar em Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO)

O Tribunal, em caso de urgência e relevância, pode conceder liminar (medida cautelar):

  1. Por decisão da maioria absoluta dos membros;
  2. Após audiência dos órgãos ou autoridades responsáveis pela omissão que deverão pronunciar-se no prazo de 5 dias.

Cabe liminar na ADI por omissão a partir do advento da lei 12.063/09 (alterou a lei 9868/99).

Conforme art. 12-F da Lei 9868/99, a concessão de liminar vai depender da espécie de omissão (parcial ou total).

  1. Omissão parcial: há lei, porém, tal lei não disciplina integralmente o tema. A decisão liminar poderá suspender a lei ou ato normativo que disciplinar de forma insuficiente a questão constitucional.
  2. Omissão total: não há qualquer lei disciplinando o tema. Aqui, o Supremo Tribunal Federal, por meio de decisão liminar, poderá;
  • Suspender os processos judiciais ou procedimentos administrativos relacionados com a omissão;
  • Outra providência a ser fixada pelo Tribunal

O relator poderá (faculdade) ouvir o Procurador-Geral da República, no prazo de 3 dias (art. 12-F, § 2°, lei 9868).

No julgamento da medida cautelar é facultada a sustentação oral dos:

  1. Representantes do requerente;
  2. Representante da Autoridade ou Órgão responsável pela Omissão.

Concedida a medida cautelar, o Supremo Tribunal Federal fará publicar, em seção especial do Diário Oficial da União e do Diário da Justiça da União, a parte dispositiva da decisão no prazo de 10 (dez) dias, devendo solicitar as informações à autoridade ou ao órgão responsável pela omissão inconstitucional, observando-se, no que couber, o procedimento estabelecido na Seção I do Capítulo II desta Lei. (art. 12-G da lei 9868).

Decisão Final

O STF, por meio da decisão final, não pode obrigar o Poder Legislativoa cumprir sua função típica (fazer a lei), pois haveria nítida violação a separação dos poderes (art. 60, § 4º, CF/88).

Há 2 efeitos diversos:

  1. Se a omissão nasce de um Poder (ex. Poder Legislativo), deve o Supremo Tribunal Federal dar ciência ao Poder omisso;
  2. Se a omissão nasce de um órgão da Administração Pública, deve o Supremo Tribunal Federal determinar que a mora seja suprida em 30 dias ou, excepcionalmente, em outro prazo razoável, definido pelo próprio STF.

É curioso observar que, na ADO 3682, o STF deu prazo de 18 meses para o legislativo realizar sua função, contrariou tudo o que foi dito até aqui.

Observação Final

No aspecto processual, é importante observar que:

  1. Decisão que indefere a Petição Inicial, cabe agravo (art. 12-C, parágrafo único, lei 9869/99);
  2. Não se admite desistência (art. 12-D da Lei 9869/99);

Bibliografia

Pedro Lenza – Direito Constitucional – Esquematizado – 26.ª edição, 2022.

Sucesso entre os concurseiros, essa obra atende as necessidades dos estudantes de graduação, dos profissionais de direito e daqueles que buscam uma fonte de consulta prática. Trata-se de um verdadeiro método de ensino, com linguagem fácil e direta, e com recurso gráfico que auxilia o estudo e a memorização dos principais temas. O leitor conta com um ambiente pessoal de aprendizagem com material digital exclusivo, com acesso a: videoaulas, banco de questões, vídeo de resolução de questões, questões de provas e concursos para treino, e muito mais.

Saiba mais…

Flávio Martins – Curso de Direito Constitucional – 6ª edição 2022.

Dividido em 24 capítulos, destina os capítulos iniciais à análise da Teoria Geral do Direito Constitucional e os capítulos finais ao Direito Constitucional Positivo. A presente 6ª edição, foi revista, ampliada e atualizada, contando com um novo capítulo: Ordem Econômica e Financeira. Neste capítulo, o autor aborda temas como agências reguladoras, Estatuto da Cidade, função social da propriedade, autonomia do Banco Central, livre iniciativa na jurisprudência do STF e etc. Além disso, o livro conta com profunda atualização jurisprudencial e legislativa.

Saiba mais…

Curso de Direito Constitucional Contemporâneo – Os conceitos Fundamentais.

Curso de Direito Constitucional Contemporâneo, do Ministro Luís Roberto Barroso, é uma introdução abrangente à teoria da Constituição e ao direito constitucional, conduzida por um autor reconhecido nacional e internacionalmente.A visão humanista do doutrinador e a perspectiva prática do Ministro dão a esta obra um toque de originalidade e fascínio que a torna atraente, a um só tempo, para jovens iniciantes e para professores experientes.

Saiba mais…

Quais os efeitos da ação direta de inconstitucionalidade por omissão?

O artigo 103, §2º, da Constituição Federal da República Brasileira prevê que a decisão declaratória de inconstitucionalidade por omissão terá por efeito dar ciência ao Poder omisso competente para que sejam adotadas as providências cabíveis, sendo que, em se tratando de órgão administrativo, tais correções devem ser ...

Quais são os efeitos da decisão em ADO?

Desta forma, a ADO tem o objetivo de provocar o Judiciário para que seja reconhecida a demora na produção da norma regulamentadora. Caso a demora seja de algum dos Poderes, este será cientificado de que a norma precisa ser elaborada.

Quais são os efeitos de uma decisão em ação direta de inconstitucionalidade ADI )?

Efeitos da decisão A decisão no controle concentrado produzirá efeitos contra todos (erga omnes), e também efeito retroativo, ex tunc, retirando do ordenamento jurídico o ato normativo ou lei incompatível com a Constituição. Trata-se, portanto de ato nulo.

Quais são os efeitos da decisão de inconstitucionalidade?

Em regra, as decisões de mérito nas ações declaratórias de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo produzem efeito erga omnes e ex tunc , ou seja, retroativos. Excepcionalmente, o STF pode modular os efeitos da decisão, concedendo a esta efeitos ex nunc , conforme artigo 27 da Lei 9868/99.