Quais são os continentes que ocupam a mesma grande porção de terra emersa?

Neste artigo sobre os continentes, você encontrará os tópicos abaixo. Para ir direto para alguma parte, clique em um deles:

Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que são Continentes?

Os continentes são enormes porções de terra cercadas por água, que abrigam os países, climas, vegetações e formas de vida. Não é sinônimo de ilha porque estas são pequenas e estão associadas aos continentes.

Ao olhar o mapa do mundo, vemos claramente que a maior parte da superfície do planeta é composta de água. Porém, há faixas de terras mais ou menos agrupadas e próximas, que são os continentes. Dizemos que elas estão emersas, ou seja, acima do nível da água, portanto, não são alagadas.

Qual a origem dos continentes?

Quais são os continentes que ocupam a mesma grande porção de terra emersa?

Os continentes do mundo se formaram em uma era geológica muito antiga, chamada período Pré-cambriano. Isso aconteceu há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando a única faixa de terra sob os oceanos era a Pangeia. 

De acordo com a teoria das placas tectônicas, esse grande continente se dividiu inicialmente em dois: Gondwana e Laurásia, um ao sul e o outro ao norte respectivamente. Depois, continuou se dividindo até adquirir os formatos de hoje.

Quantos são os continentes?

Quais são os continentes que ocupam a mesma grande porção de terra emersa?

Não existe um único jeito de contar o número de continentes, porque cada geógrafo leva em conta certos aspectos como a área cultural, política ou física. Por isso, existem teorias que nomeiam 4, 5, 6 ou até 7 continentes.  

Vamos conhecê-las:

  • Quatro continentes: Europa, África e Ásia podem ser considerados um continente chamado Eurafrásia se seguirmos a definição “área de terra contínua”. As fronteiras artificiais não são entendidas como divisões. Teremos: Eurafrásia, Oceania, América e Antártida.
  • Cinco continentes I: esse é um modelo tradicional, no qual só se considera os continentes habitados. Ou seja, excluímos a Antártida. Teremos: Ásia, Europa, África, Oceania e América.
  • Cinco continentes II: Aqui a Antártida é considerada, mas a Europa e Ásia são vistas como um: a Eurásia. Teremos: Eurásia, África, Oceania, Antártida e América.
  • Seis continentes I: outro modelo tradicional, considera as bases culturais e históricas. Teremos: Europa, Ásia, África, Oceania, Antártida e América.
  • Seis continentes II: este modelo tem bases geológicas , levando em conta as placas tectônicas. Teremos: Eurásia, África, Oceania, Antártida e América do Norte e América do Sul.
  • Sete continentes: Este modelo também se refere à Oceania como continente australiano, e considera a América Central inclusa no continente Norte-Americano. Teremos: Europa, Ásia, África, Oceania, Antártida, América do Norte e América do Sul.

Não se assuste! Você não precisa decorar cada teoria! Apenas fique atento para o fato de que cada país pode ensinar de uma forma, e caso você se depare com alguns desses termos vai saber ao que se refere.

Observe que não existe uma bandeira que represente os continentes do mundo. Porém, o símbolo das Olimpíadas possui 5 anéis olímpicos, que se referem a teoria dos 5 continentes: África, América, Europa, Ásia e Oceania.

Quais são os 7 continentes da Terra?

Quais são os continentes que ocupam a mesma grande porção de terra emersa?

A teoria dos 7 continentes é aquela que mais separa cada faixa de terra, ela é muito usada na América do Sul para evidenciar os diferentes processos históricos de colonização. Sendo assim, temos que os seus 7 continentes são:

  • África
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Antártida
  • Ásia
  • Europa
  • Oceania

Você deve estar se perguntando porque o Ártico (Polo Norte ou Groenlândia) não foi considerado continente em nenhuma teoria. Não é?

Pois bem, ele é um território formado apenas por gelo, não é uma massa de terra e não está associado diretamente a nenhuma placa tectônica. Ele é apenas uma grande parte do oceano que se congelou!

A Antártida (Polo Sul), é bem diferente porque é formada por uma superfície terrestre recoberta por gelo.

Outros conceitos relacionados

Levando em conta os termos históricos, ainda podemos acrescentar mais três conceitos importantes que você pode se deparar em um texto. 

  • O Velho Mundo se refere aos continentes da Eurafrásia: Europa, Ásia e África, pois são as faixas de terra que abrigam as civilizações mais antigas e que influenciaram o mundo, além de compartilharem aspectos geológicos semelhantes.
  • No Novo Mundo, temos o agrupamento de ambos os continentes, considerados subcontinentes por alguns: América do Sul e Norte. Essa expressão é muito utilizada para se referir aos territórios coloniais.
  • Por fim, o Novíssimo Mundo se refere à Oceania, composta pela grande Austrália e as ilhas ao lado: Tasmânia, Nova Zelândia, Nova Guiné, e os arquipélagos da Melanésia, Micronésia e Polinésia.

Principais características dos Continentes

No início do artigo falamos que cada classificação de continentes leva em conta fatores culturais, físicos e geográficos. Também falamos que essas faixas de terra abrigam as populações e, portanto, as atividades humanas.

Sendo assim, vamos colocar as principais características de cada continente para você ter uma noção de qual é a marca de cada um deles. 

Mas antes, vamos responder duas perguntas que devem estar te matando de curiosidade:

Qual é o maior continente do mundo? E o menor?

O maior continente do mundo é a Ásia, quando levamos em conta sua área: extensão territorial é de 44,5 milhões de km². Isso equivale a 1/3 de todas as terras concentradas nas mãos de 1 continente entre 7!

Se considerarmos a verticalidade (o tamanho de norte a sul), é a América que ultrapassa o maior número de latitudes. Latitudes são linhas horizontais que cortam o planeta de Norte a Sul (de um polo ao outro). Já as longitudes são linhas verticais (direita à esquerda), que usamos para medir fuso horário.

O menor continente da Terra é a Oceania, também conhecida como continente australiano porque a Austrália é o único país dentro dessa área que não é considerado ilha. Sua área é de 8,5 milhões de km². 

Quais oceanos que banham os continentes do mundo?

Quais são os continentes que ocupam a mesma grande porção de terra emersa?

Pela própria definição de continente, sabemos que todos os continentes do mundo são banhados por oceanos. Porém, cada um deles pode ter um número diferente de águas que cercam seus litorais. 

Veja:

  • Ásia – banhada por 3 oceanos: Glacial Ártico, Pacífico e Índico
  • América – banhada por 3 oceanos: Pacífico, Glacial Ártico e Atlântico
  • África – banhada por 2 oceanos. Atlântico e Índico
  • Antártida – banhada por 3 oceanos: Pacífico, Atlântico e Índico
  • Europa – banhada por 2 oceanos: Atlântico e Glacial Ártico
  • Oceania – banhada por 2 oceanos: Pacífico e Índico

Ásia

A Ásia é o continente que possui o maior território do mundo, com uma área total de quase 45 milhões de km². Por causa da sua grande extensão, o continente tem onze fusos horários. 

A Ásia também detém a maior quantidade de habitantes e, ao mesmo tempo, as maiores densidades demográficas. 

Aqui, cabe diferenciarmos 2 conceitos: populoso se defere à quantidade de pessoas, povoado se refere a quantidade de pessoas dentro de uma área específica (densidade demográfica).

Existem países que possuem maior número de pessoas, porém, a sua área é tão grande que o número de indivíduos por metro quadrado é menor do que um país muito pequeno que tem menor população.

No caso, a Ásia é o continente mais povoado e mais populoso ao mesmo tempo! Existe a expressão “formigueiros humanos” para resumir isso. Os países China, Índia, Paquistão e a egião da Indochina abrigam mais pessoas do que todo o restante do planeta. Dá pra acreditar?

Outra marca do continente Asiático é a sua cultura milenar dos ancestrais que se relacionavam com a natureza, também com uma arquitetura típica. A culinária é bem exótica em certos locais, porque foram alvos de governos socialistas durante a guerra fria. 

América

A América é o segundo maior continente do mundo, com área total de 42.550.000 km². A população total é estimada em 1,002 bilhão de habitantes, e esse continente ficou marcado como o Novo Mundo por ter sido colonizado pelos Europeus. 

Esse continente é subdividido em três subcontinentes: América do Norte, América do Sul e América Central. Esse é um continente com muitos núcleos culturais diferentes, por isso dividimos.

Ainda assim, os nativos desse continente também possuíam civilizações antigas cheias de mitos e habilidades primitivas, além de um conhecimento sobre a fauna e flora local de dar inveja! Por falar nisso, a biodiversidade do meio ambiente americano é uma das mais ricas do mundo!

Alguns países ao sul desse continente formam o bloco econômico chamado de Mercosul, para facilitar o comércio e fortalecimento local.

África 

A África é o continente que possui a maior quantidade de etnias do Planeta Terra. É um dos mais antigos e acredita-se ter sido o berço da origem dos seres humanos. Também é marcado por uma diversidade cultural de roupas, hábitos, línguas, cantigas e técnicas de caça muito vasta!

A extensão territorial do continente africano é de 30.370.000 km² e sua população de aproximadamente 1,216 bilhão de habitantes.

Esse é o continente mais pobre do mundo devido a vários fatores: sofreram uma colonização e imperialismo intensificados, foram alvos de governos socialistas durante a guerra fria e do tráfico de negros para todo o mundo, além de a vida selvagem e a natureza de lá serem bem marcantes.

Antártida (Antártica)

A Antártida é o quarto maior continente do mundo em extensão territorial, e o território ocupável com instalações humanas é o país de nome Antártica.

Sua área é de 14 milhões de km² de terra, coberta quase toda por gelo e neve. Ela está dividida entre várias áreas de influência de cada país do mundo, pois são polos de pesquisas e estudos científicos.

Europa

A Europa pode não ser o maior em território, mas com certeza é o maior em influência na história da humanidade. Seu território é de 10.180.000 km² e a população é de aproximadamente 800 milhões de habitantes.

Esse continente tem uma grande importância política, social e econômica em todas as épocas da humanidade, desde o Império Romano e Grego, até a Idade Média, os teóricos da Modernidade com Iluminismo, é o berço das escolas literárias, é a colonizadora dos territórios e também de onde surgiram as línguas mais faladas.

Toda a civilização ocidental como conhecemos hoje tem as suas bases vindas da Europa e misturadas com as culturas locais.

Oceania

A Oceania é o menor continente, sendo marcado pela presença de ilhas. O maior país desse continente é a Austrália, que ocupa quase 90% do território. Sua extensão territorial é de 8.526.000 km. 

Em suas ilhas abriga um meio ambiente completamente diferente do resto do mundo, além de ter tribos locais bem exóticas. Os seus centros urbanos têm se tornado destaques nos avanços científicos.

Quais são os países de cada continente?

Observe abaixo uma lista com os principais países de cada continente para ter uma ideia melhor de como situá-los. Depois, confira as outras características deles!

  • A Ásia tem 50 países, os 10 mais populosos são:

China

Índia

Indonésia

Paquistão

Bangladesh

Japão

Filipinas

Vietnã

Irã

Tailândia

  • A América toda tem 36 países. Mas o subcontinente da América do Norte tem 4:

Estados Unidos da América

Quais são os continentes que ocupam a mesma grande porção de terra emersa?

México

Groenlândia

Canadá

  • A América Central é um subcontinente que fica entre o Norte e o Sul, tendo 20 países. Os 5 principais são:

Guatemala

Cuba

Honduras

El Salvador

Nicarágua

  • O subcontinente da América do Sul tem 12 países e os 8 que se destacam são:

Brasil

Argentina

Colômbia

Venezuela

Peru

Chile

Paraguai

Uruguai

  • A África tem 54 países, dos quais os 10 destaques são:

Nigéria

Etiópia

Egito

Cairo

República Democrática do Congo

África do Sul

Tanzânia

Quênia

Argélia

Sudão

Uganda

  • A Europa possui 50 países, os mais principais são:

Rússia

Alemanha

França

Reino Unido

Itália

Espanha

Portugal

Turquia

Ucrânia

Polônia

Noruega

Holanda

Suíça

Grécia

  • A Oceania possui 14 países e mais de 10 mil ilhas. Os principais países são:

Austrália

Papua-Nova Guiné

Nova Zelândia

Fiji 

Ilhas Salomão Honiara

O que é a transcontinentalidade?

Quais são os continentes que ocupam a mesma grande porção de terra emersa?

Curiosamente, existem alguns países que estão localizados em dois continentes do mundo, dependendo de qual teoria usamos. Por esse motivo, eles recebem o nome de “Nações Transcontinentais”. 

Os países transcontinentais são:

  • Rússia (Ásia e Europa)
  • Turquia (Ásia e Europa)
  • Egito (África e Ásia)

Também existe o caso dos países que são responsáveis (de forma política, jurídica e administrativa) por outras regiões distantes:

  • Estados Unidos (Samoa Americana e várias outras ilhas)
  • Reino Unido (Ilhas Malvinas, Ilhas Cayman, Bermudas e muitos outras)
  • França (Guiana Francesa)
  • Holanda (Suriname)

Por fim, existe até mesmo uma cidade bicontinental: Istambul, a capital da Turquia. Ela é dividida ao meio pelo Estreito de Bósforo, o canal que separa a Ásia da Europa. Por isso, ela pode ser classificada como pertencente aos dois continentes.

Gostou do nosso artigo sobre os continentes? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Quais são os continentes da Terra áreas emersas?

As terras emersas (acima do nível do mar) são divididas em seis continentes: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida.

Quais são os três continentes com maior extensão de terras emersas?

Continentes.
1º Ásia – Além de ser o maior dos continentes, é também o que possui a maior população do planeta. ... .
2º América – O segundo maior continente do mundo, com uma área total de 42 milhões de km², é geralmente dividida em três partes: América do Norte, América do Sul e América Central..

Como são chamadas as terras emersas do planeta Terra?

Na litosfera, temos a formação de continentes e ilhas, as terras emersas.