Quais são os alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade?

A pirâmide alimentar pode ser definida como uma representação gráfica que ajuda na orientação da população para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. Desde sua criação e adoção pelo United States Department of Agriculture (USDA), em 1992, a pirâmide já sofreu diversas modificações, mas continua sendo uma ótima aliada no momento de escolher os alimentos adequados para a dieta.

O que encontramos na pirâmide alimentar?

A pirâmide alimentar apresenta os diferentes alimentos que fazem parte da dieta de grande parte da população. Esses alimentos estão distribuídos de forma a demonstrar quais devem fazer parte obrigatoriamente de nossa dieta diária e quais devem ser ingeridos com moderação.

Na base da pirâmide, temos os alimentos que constituem a base de nossa alimentação, ou seja, aqueles que devem ser consumidos diariamente. À medida que seguimos em direção ao ápice da pirâmide, aparecem os alimentos que devem ser ingeridos em menor quantidade. No topo, estão alimentos como óleos, gorduras, açúcares e doces, que, se consumidos em excesso, podem desencadear problemas de saúde como hipertensão e obesidade.

A pirâmide alimentar brasileira

Cada país apresenta uma forma de alimentação típica de seu povo. Assim sendo, não seria correto adotar a pirâmide criada nos Estados Unidos em nosso país. Partindo desse princípio, foram feitas modificações para que a pirâmide apresentasse características que refletissem a realidade de seu povo.

A pirâmide atual brasileira foi proposta com base em uma dieta de 2000 Kcal, e os alimentos foram divididos em oito grupos. Para cada um desses grupos, foram estabelecidos os números de porções diárias recomendadas para uma alimentação mais saudável: Veja os oito grupos alimentares e os números de porções recomendados:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Arroz, pão, massa, batata, mandioca: 6 porções = 900 kcal

Legumes e verduras: 3 porções = 45 kcal

Frutas: 3 porções = 210 kcal

Carnes e ovos: 1 porção = 190 kcal.

Leite, queijo e iogurte: 3 porções = 360 kcal

Feijões: 1 porção = 55 kcal

Óleos e gorduras: 1 porção = 73 kcal

Açúcares e doces: 1 porção =110 kcal

É importante salientar que, no grupo dos carboidratos (arroz, pão, massa, batata, mandioca), é sempre válido optar por produtos integrais. Já no grupo dos vegetais, é importante sempre dar prioridade à sua ingestão na forma in natura para que os nutrientes não sejam perdidos. Óleos, gorduras, açúcares e doces devem ser ingeridos sempre em baixa quantidade.

Além das informações a respeito da quantidade adequada de cada grupo de alimentos, a pirâmide alimentar brasileira apresenta importantes informações que melhoram a qualidade de vida da população. Uma dessas informações diz respeito à importância da realização das três refeições principais e lanches intermediários entre elas, ou seja, uma pessoa deve realizar o café da manhã, o lanche da manhã, o almoço, o lanche da tarde, o jantar e o lanche da noite. Além disso, na pirâmide, é possível encontrar a recomendação sobre a prática de atividade física diária por, pelo menos, 30 minutos.

Lembre-se: Hábitos de vida saudáveis e uma alimentação balanceada são fatores importantes na prevenção de várias doenças!

Pirâmide alimentar ajuda a manter alimentação saudável

Hospital Sírio-Libanês

27/05/2014 · 1 min de leitura

Compartilhar

Compartilhar

Uma boa qualidade de vida depende de uma alimentação adequada. As necessidades nutricionais variam para cada pessoa. É preciso conhecer os alimentos e seus grupos para adequar a sua alimentação.

Utilizamos como guia a "Pirâmide Alimentar que é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável". Ela constitui um guia para uma alimentação balanceada. Nela você pode escolher os alimentos a serem consumidos, que vão lhe oferecer todos os nutrientes necessários, e ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter um peso adequado.

A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de alimentos. Os alimentos dispostos na base da pirâmide devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ou seja devem ser consumidos em maior quantidade. Ao contrário dos alimentos dispostos no topo da pirâmide, que devem contribuir com a menor parte das calorias de toda a sua alimentação. Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.

Carboidratos

A base da pirâmide é formada pelos alimentos responsáveis por nos fornecer energia. Eles são chamados de carboidratos e as principais fontes são:

  • Pães
  • Massas
  • Batata
  • Mandioca
  • Farinha
  • Milho
  • Arroz

Estes alimentos são os que chegam mais rápido ao sangue. O consumo dos carboidratos na forma integral também nos fornece fibras, vitaminas e minerais, deixando mais lenta à absorção destes alimentos. Quase 100% dos carboidratos consumidos se convertem em açúcar no sangue.

Legumes e verduras

Acima da base da pirâmide encontram-se os legumes e as verduras como:

  • Cenoura
  • Chuchu
  • Beterraba
  • Abobrinha
  • Alface
  • Tomate
  • Couve

Esses alimentos são fontes de fibras, vitaminas e minerais que controlam o funcionamento e o crescimento do corpo. É interessante consumi-los preferencialmente crus e no início da refeição. Assim, eles reduzem a vontade de comer e melhoram o hábito intestinal. Estes nutrientes, vitaminas e minerais são encontrados em diversos alimentos. Dessa forma, é importante variar os alimentos deste grupo.

Ao lado dos legumes e verduras, estão as frutas, que também nos fornecem fibras, vitaminas e minerais. Como as verduras e os legumes, cada fruta é rica em uma vitamina. Portanto, consumir frutas diferentes em quantidades controladas pode garantir um equilíbrio de vitaminas e minerais. Fique atento: o consumo de grandes quantidades de frutas aumenta rapidamente o nível de açúcar no sangue.

Carnes, ovos e leguminosas

Acima delas, na pirâmide, estão as carnes, os ovos e as leguminosas. Esses alimentos são fontes de proteínas, sendo essenciais para a construção e reparação dos tecidos.

As carnes vermelhas (bifes, carne moída), aves (frango, peru), peixes (sardinha, pescada) e os ovos são fontes animais das proteínas, importantes também porque são ricas em vitaminas do complexo B e minerais.

A atenção ao preparo é bastante importante, pois as gorduras desses alimentos em excesso aumentam os níveis da mesma no sangue. Então, tirar a pele do frango, gorduras aparentes das carnes e evitar prepará-las fritas são maneiras de reduzir seus níveis.

Fontes de proteínas vegetais

Os feijões, ervilha, grão de bico, lentilha e soja são fontes de proteínas vegetais. Não se esqueça de colocar um representante desse grupo no seu prato. Eles são ricos em fibras e ajudam a deixar lenta a absorção dos carboidratos pelo sangue.

E acima dos legumes e verduras, na pirâmide, estão os leites, queijos, iogurtes e todos os seus derivados, que também são fontes de proteínas, cálcio e vitaminas A e D.

Ao consumir leite e derivados, procure evitar os ricos em gordura como queijos amarelos, leite e iogurte integrais.

Pouco mais da metade (60%) da proteína consumida converte-se em glicose e sua absorção é bem mais lenta, quando comparada aos carboidratos.

Gorduras e açucares

Acima deles, estão os alimentos que serão consumidos esporadicamente: as gorduras (manteiga, margarina, maionese, azeite, óleos, etc.) e os açúcares.

Todos os grupos de alimentos são importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas, que variam de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

E atenção: a maior parte dos chocolates e bolachas recheadas possuem uma grande quantidade de gordura em sua composição.

Apenas 10 % das gorduras virarão açúcar no sangue.

Quais alimentos devemos consumir em menor quantidade?

Principais alimentos fonte: carnes, ovos, leite e derivados, feijões, soja, leguminosas. Esse grupo inclui óleos e gorduras (fonte de lipídeos) e açúcares e doces (carboidratos), que devem ser consumidos em menor quantidade. A recomendação diária de consumo de lipídeos é entre 15 – 30% das calorias totais da dieta.

Que grupo alimentar devemos comer em menor quantidade por quê?

Grupo dos açúcares e gorduras: Este grupo fica na parte superior da pirâmide, que é a mais estreita, pois é composto pelos alimentos que devemos consumir em menor quantidade.

Quais alimentos devem ser consumido com moderação?

ALIMENTOS QUE DEVEM SER MODERADOS.
Sanduíches de fast-food. ... .
Frituras preparadas com gordura hidrogenada. ... .
Azeite de dendê ... .
Manteiga e margarina. ... .
Biscoitos industrializados. ... .
Bolos industrializados. ... .
Carnes gordas. ... .
Salgadinhos e petiscos industrializados..

Quais são os alimentos indicados para serem consumidos em quatro porções diárias?

Grupo de Alimentos
No de porções diárias
Grupo 1
Cereais, pães,raízes e tubérculos
8
Grupo 2
Hortaliças
3
Grupo 3
Frutas e sucos de frutas
3
Grupo 4
Leites, queijos e iogurtes
3
Pirâmide alimentar - QUALIDADEwww2.ibb.unesp.br › Museu2_qualidade_corpo_digestorio3null