Quais são as principais riquezas dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares?

Quais são as principais riquezas dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares?
Serra da Mantiqueira. Foto: rafael_taminato

Escudo cristalino é o nome dado ao terreno geológico formado na era Pré-Cambriana e do início da era Paleozoica, ou seja, que se desenvolveu nos primeiros milhões de anos da formação da Terra. É nesta camada da crosta terrestre que estão depositados os minérios.

Estas estruturas são formadas por rochas magmático-plutônicas da era pré-cambriana, onde estão os minerais não metálicos – como granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato – e pelas rochas metamórficas da era Paleozoica, onde são encontrados os minerais metálicos: ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel.

Para entender melhor o que são escudos cristalinos, é preciso pensar que estas estruturas foram formadas nos primeiros momentos do desenvolvimento do planeta, quando a terra estava coberta de magma e de meteoritos (rochas plutônicas).

O resfriamento e a solidificação do magma formaram terrenos que depois sofreram erosão, se compactando e transformando-se em outras superfícies rochosas que, expostas à pressão e calor por milhares de anos, adquiriram novas estruturas (sofreram metamorfose) e cristalizaram em algumas regiões.

Os escudos cristalinos são os terrenos estruturados pelas rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas que tenham entre 4,6 milhões e 570 milhões de anos. Eles são encontrados principalmente em lugares onde há estabilidade tectônica, ou seja, onde há baixa probabilidade de ocorrem terremotos, como no Brasil. Esses terrenos atingem no máximo 600 metros de altitude.

Os escudos cristalinos correspondem a 36% da crosta brasileira emersa, ou seja, que não está coberta por águas. Um exemplo de escudos cristalinos são as serras do mar, que no Brasil se estendem por todo o litoral do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Mas não apenas nesse local, há três principais áreas formadas por essa estrutura no Brasil:

Quais são as principais riquezas dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares?
Serra do Mar. Foto: semilla_luz

• Escudo das Guianas (extremo norte do Brasil);

• Escudo do Brasil Central (região centro-norte);

• Escudo Atlântico (região centro-leste).

Atualmente, o Brasil é o maior exportador de minério de ferro do mundo. Apesar disso, apenas 4% dos escudos cristalinos brasileiros possuem minerais metálicos.

Mestre em Ensino na Educação Básica (UFG, 2021)
Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Ouça este artigo:

Escudos Cristalinos ou Maciços Antigos são as províncias ou estruturas geológicas mais antigas do planeta Terra. Em razão de sua formação que remonta ao período Pré-cambriano, são as formações mais desgastadas da crosta terrestre e que contam com as rochas mais resistentes. São as bases, as estruturas que suportam o relevo e não devem ser confundido com este.

Conteúdo deste artigo

  • O que são estruturas ou províncias geológicas?
  • Origem e formação dos Escudos Cristalinos
  • Movimentação Tectônica em Terrenos Cristalinos
  • Composição dos Escudos Cristalinos
  • Escudos Cristalinos pelo Mundo
  • Escudos Cristalinos no Brasil
  • Importância Econômica dos Escudos Cristalinos

O que são estruturas ou províncias geológicas?

Estruturas geológicas são áreas que possuem a mesma origem e formação na escala geológica. São geradas pelos mesmos processos tectônicos e em período geológico semelhante. Há essencialmente três tipos de estrutura geológica:

  • Bacias sedimentares
  • Dobramentos recentes
  • Crátons – que são divididos em duas categorias:
    • as Plataformas e
    • os Escudos Cristalinos

Origem e formação dos Escudos Cristalinos

Os escudos cristalinos foram formados à época da consolidação do planeta Terra, do resfriamento e formação da litosfera, há bilhões de anos. Em um período conhecido como Pré-Cambriano, entre as eras Arqueozoica e Proterozoica. Também em razão desta característica, alguns autores preferem denominar esse arcabouço geológico como Maciços Antigos, esta denominação faz referência à resistência das rochas e à idade da formação.

Por serem estruturas muito antigas, têm sofrido durante todo esse tempo o desgastes dos agentes intempéricos, como a chuva, a neve, o vento e os seres vivos. São as formações mais erodidas e quando não estão recobertas por camadas de sedimentos, apresentam relevo aplainado e por vezes arredondado.

Movimentação Tectônica em Terrenos Cristalinos

Mesmo sendo estruturas que desfrutam de relativa estabilidade tectônica, e que possuem as rochas mais sólidas e estáveis, são nesses terrenos, que a pressão do magma ocasiona falhas ou fraturas na litosfera. Esse processo é sucedido por deslocamento vertical de blocos, soerguendo e rebaixando a superfície. Esse processo é conhecido na Geomorfologia como Epirogênese. Como a maior parte de dos eventos geológicos, esse é um processo que leva milhares de anos para se consolidar.

Composição dos Escudos Cristalinos

Em razão dos efeitos do tempo, os Escudos Cristalinos, como o próprio nome sugere, são compostos por rochas bastante resistentes, densas. Dois tipos de rochas os compõem: rochas magmáticas ou ígneas e as rochas metamórficas.

A composição mineral dessas estruturas está condicionada ao período de formação. Vejamos:

  • Terrenos cristalinos proterozoicos – os escudos cristalinos formados na era proterozoica são hoje essencialmente constituídos por minerais metálicos como o ferro, bauxita, o manganês e ouro.
  • Terrenos cristalinos arqueozoicos – são estruturas que deram origem a minerais não-metálicos como o granito e a ardósia.

Escudos Cristalinos pelo Mundo

  • Finoescandinavo, localizado no norte da Europa, na península escandinava;
  • Siberiano, situado no continente asiático, abrange o território da Rússia;
  • Canadense, na América do Norte;
  • Sul-Africano, abrange a porção centro-sul do continente africano;
  • Guiano, localizado na porção equatorial do continente sul-americano;
  • Patagônico, abarca os terrenos situados no extremo sul do continente americano.

Escudos Cristalinos no Brasil

Quais são as principais riquezas dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares?

O monte Roraima, no extremo-norte do Brasil, está situado no Escudo cristalino da Guiana. Foto: Alexander Markelov / Shutterstock.com

Mais de um terço da superfície do nosso país estão sobre estruturas de Escudos Cristalinos. As três principais formações são: o Escudo das Guianas, no extremo norte do território, o Escudo do Brasil Central, com maior extensão e o Escudo Atlântico, que abrange a porção leste do país.

Nos estados de Minas Gerais e do Pará o subsolo nessas estruturas são explorados economicamente pela atividade mineradora. São essas jazidas de minerais metálicos, dos escudos cristalinos, que assegura o lugar do país no topo dos exportadores mundiais de minérios como o ferro, cobre, ouro e alumínio.

Importância Econômica dos Escudos Cristalinos

No mundo, os escudos cristalinos são fonte de minerais explorados economicamente. Não apenas o minério de ferro e os demais minerais metálicos, como alumínio, cobre e ouro, tão importantes para as transformações do espaço e produção de tecnologia, mas também os minerais não metálicos utilizados na construção civil e como matéria-prima para decoração. Os minerais não-metálicos explorados e comercializados no país e no exterior são o granito e a ardósia.

Fontes:

TEIXEIRA et al. 2000. Decifrando a Terra, Ed. Oficina de Textos, São Paulo.

Geografia Geral e do Brasil Volume Único - Ensino Médio - Elian Alabi Lucci - Anselmo Lazaro Branco e Cláudio Mendonça – Saraiva – 2005

Estrutura geológica e mineração – Ms. Marcus Vinicius Castro Faria http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/estrutura-geologica-e-mineracao.html

Noções básicas de geomorfologia - Lucivânio Jatobá http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/visit.php?cid=76&lid=4363

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geologia/escudos-cristalinos/

Quais são os principais riquezas minerais dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares?

Nos escudos cristalinos, podemos encontrar essencialmente dois tipos principais de minerais: Não metálicos, como o granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato. Localizam-se nas áreas de formação mais antigas; Não pare agora...

Quais as principais riquezas encontradas em estruturas sedimentares e em escudos cristalinos?

MINERAÇÃO E PETRÓLEO As principais reservas brasileiras localizam-se nos maciços antigos (escudos cristalinos) e, por essa razão, tem evidência a extração dos minérios metálicos. Nas bacias sedimentares são explorados, entre outros, o petróleo e o carvão mineral.

Quais são as principais riquezas minerais das bacias sedimentares?

As Bacias sedimentares são caracterizadas pela grande riqueza em combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão mineral e xisto).

Quais as riquezas naturais encontradas nas bacias sedimentares e escudos cristalinos do Brasil?

Nesses terrenos é possível encontrar petróleo e carvão mineral, além de minerais radioativos (urânio e tório), xisto betuminoso, areia, cascalho e calcário. São áreas que sofreram a ação de derrames vulcânicos. Esse processo originou a formação de rochas como o basalto e o diabásio.