Quais são as principais fontes de energia utilizadas no Brasil e no mundo?

Quais são as principais fontes de energia utilizadas no Brasil e no mundo?

As fontes de energia englobam todos os elementos encontrados na natureza ou criados pelo homem que são utilizados para a produção de algum tipo de energia, sendo classificadas em renováveis e não renováveis.

No mundo inteiro, uma das maiores utilizações dessas fontes é para a geração de energia elétrica, atividade humana que ainda depende largamente de fontes não renováveis e poluentes.

Como resultado, hoje sofremos com as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global e que pedem por alternativas limpas e sustentáveis, como a energia solar fotovoltaica.

Mas o que são e quais as origens das diferentes fontes de energia? Qual a diferença entre fontes renováveis e não renováveis? Quais as fontes mais utilizadas no Brasil? Descubra mais sobre energias alternativas, energias sustentáveis, energias limpas e muito mais. Saiba tudo aqui 👇

Quais são as principais fontes de energia utilizadas no Brasil e no mundo?

As fontes de energia, também chamadas de fontes energéticas, são quaisquer recursos que podem gerar energia, alguns exemplos são: o petróleo, o carvão, a força das águas e dos ventos e a luz solar.

Entenda a origem do termo energia

Energia é a capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação. O termo vem da junção das palavras gregas “en” (em) e “ergos” (trabalho, ação).

Utilizamos as fontes de energia para a realização de diversos trabalhos em nosso dia a dia, como a gasolina que alimenta os motores de nossos carros ou a energia elétrica que utilizamos em nossas casas, a qual pode ser proveniente da força das águas nas hidrelétricas ou da luz do sol que incide sobre os painéis dos sistemas fotovoltaicos.

Preencha o formulário
para mais informações

Quais são as principais fontes de energia?

As principais fontes de energia são aquelas que apresentam a maior participação na produção mundial, as quais são divididas em energias renováveis e não renováveis.

Porém, primeiro é preciso entender a diferença entre matriz energética e matriz elétrica: a primeira apresenta o conjunto das fontes utilizadas para a geração de todo o tipo de energia, enquanto a segunda apresenta as fontes utilizadas somente para a geração de energia elétrica.

Segundo as informações disponíveis no site da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), as principais fontes de energia na matriz elétrica mundial são:

Fontes de energias renováveis Fontes de energias não renováveis
Hidrelétrica Petróleo e derivados
Biomassa Carvão mineral
Energia solar Gás natural
Eólica Nuclear
Energia geotérmica Petróleo e derivados
Maremotriz

Também existem outros tipos de energia. Confira abaixo a diferença entre energias renováveis, alternativas, limpas e sustentáveis:

  • Energias renováveis: são geradas a partir de processos e recursos naturais inesgotáveis;
  • Energias alternativas: são geradas por processos que não utilizam combustíveis fósseis;
  • Energias limpas: não liberam gases poluentes durante o processo de produção;
  • Energias sustentáveis: são geradas levando em conta o desenvolvimento social e econômico aliados à preservação do meio ambiente.

O Brasil, além de possuir um forte potencial na utilização destes tipos de energia, tem trabalhado para o crescimento na produção de energia elétrica a partir destas fontes. Dessa forma, elas contribuem para que os impactos ambientais sejam cada vez menores.

Energia renovável

As fontes de energia renováveis são aquelas que não se esgotam ou que podem se renovar naturalmente no meio ambiente.

Energia não renovável

As fontes de energia não renováveis são aquelas que apresentam uma reserva finita no planeta ou que apresentam ciclos de recomposição muito lentos, geralmente levando milhares de anos. 

Então, apesar de estarem presentes em grande quantidade no Brasil, se esgotadas, as fontes de energia não renováveis não poderão ser reconstituídas.  

Outro problema é que essas são fontes de energia prejudiciais à natureza, visto que emitem diversos gases poluentes que contribuem para o efeito estufa.  

Tipos de energia renovável

Existem diferentes tipos de energias renováveis, que podem ser geradas a partir de variados recursos. Saiba mais sobre cada uma delas.

Energia solar

O sol é a maior fonte de energia renovável disponível ao homem, sendo utilizado desde os primórdios da nossa civilização. Seus raios carregam as duas formas de energia solar existentes, luz e calor, que podem ser aproveitadas para aquecimento ou geração de energia elétrica.

O uso da energia solar vem crescendo exponencialmente, tanto em usinas do setor elétrico como em residências, empresas e indústrias, por causa de seus diversos benefícios financeiros e ambientais. 

Hoje, existem três principais tecnologias movidas por energia solar: a fotovoltaica, a térmica e a heliotérmica (ou termossolar).

Na fotovoltaica, utilizam-se painéis solares fabricados com materiais semicondutores (cristais de silício, na maioria das vezes) que convertem a luz diretamente em energia elétrica por meio de um processo chamado efeito fotovoltaico. 

Conhecidos popularmente como placas solares, os módulos são normalmente instalados nos telhados dos imóveis para captar o máximo de luminosidade. 

Depois de gerada, a energia passa por outro equipamento, o inversor, que adapta a sua corrente para que ela possa ser consumida por qualquer tipo de aparelho elétrico.

Em todo o mundo, a energia fotovoltaica já é uma das fontes renováveis para geração elétrica mais utilizadas devido aos baixos custos de sua produção e à alta disponibilidade de sol no planeta.

Os painéis fotovoltaicos são utilizados tanto em grandes usinas como em projetos residenciais e comerciais, trazendo economia para os consumidores que geram sua própria energia.

A energia solar térmica, por sua vez, é a captação do calor proveniente dos raios solares para aquecimento da água ou outros elementos, o que é feito por meio dos chamados coletores solares. 

Dentre as três tecnologias solares, a térmica é a mais antiga, simples e de menor custo, e já é utilizada há muitos anos no Brasil para aquecimento de água em casas e empresas. 

Por fim, a tecnologia heliotérmica, ou energia térmica concentrada, é a utilização do calor do sol para geração de vapor, que depois alimenta as turbinas responsáveis pela geração de energia elétrica.

Nos projetos termossolares, são utilizados espelhos coletores (heliostatos) que captam e direcionam a luz do sol de forma concentrada em um receptor no qual está o líquido que será aquecido para gerar o vapor. Através de tubulações, o vapor chega à turbina e a energia elétrica é gerada.

Devido à complexidade de sua tecnologia e à quantidade de espelhos necessários, a energia térmica concentrada é utilizada somente em projetos de grandes usinas.

Energia Eólica

A energia eólica é a força cinética proveniente dos ventos, outra fonte renovável e praticamente inesgotável disponível ao homem, também utilizada há milhares de anos.

Atualmente, a maior utilização da energia eólica é destinada à produção elétrica por meio da tecnologia de aerogeradores, também chamados de turbinas eólicas.

Nas torres eólicas, a força dos ventos é captada pelas pás das turbinas, que giram para produzir energia mecânica. Em seguida, essa força mecânica é convertida em energia elétrica por meio de um gerador.

A energia eólica, assim como a solar fotovoltaica, apresenta forte crescimento em todo o mundo devido aos baixos custos da sua produção elétrica e ao grande potencial de sua fonte.

No entanto, a disponibilidade da energia eólica não é homogênea como a radiação solar, o que torna a aplicação dos aerogeradores viável somente em locais com boa incidência de vento.

Assim, o uso mais comum da energia eólica é feito por grandes parques eólicos, normalmente instalados em regiões costeiras (onshore) ou sobre as águas do mar (offshore).

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é a força potencial das águas represadas de rios que são utilizadas pelas usinas hidrelétricas para a produção de energia elétrica.

Nessas construções, uma barragem é erguida para obstruir a passagem da água, o que cria um desnível entre a represa e o curso do rio. Através de condutos na barragem, a água é liberada e seu movimento cria uma força cinética que é captada por turbinas, para depois ser transformada em eletricidade por meio de geradores elétricos. 

O aconselhável é que as barragens estejam postas em rios com desníveis, para que a superfície inundada seja menor. 

No Brasil, que tem um dos maiores potenciais hídricos do mundo, a energia hidrelétrica responde pela maior parte da sua matriz elétrica, com mais de 60% de toda a produção do país.

No entanto, os períodos de seca cada vez mais severos nas regiões hidrográficas criaram uma necessidade urgente por fontes de energia alternativas para diversificar a matriz.

Além disso, os impactos naturais causados pelas construções de grandes barragens inviabilizam novos projetos hídricos no país, que conta com grande oferta de outras fontes de energia mais sustentáveis, como a energia solar e a eólica.

Energia de biomassa

A energia gerada por biomassa é proveniente da queima de matérias orgânicas, como bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais. A queima desses materiais gera calor, que é utilizado para produzir vapor, o qual alimenta turbinas para geração elétrica ou sistemas de aquecimento.

Os processos mais utilizados para a produção de energia por meio da biomassa são: pirólise, gaseificação, combustão e co-combustão.

A biomassa é considerada uma fonte de energia renovável, pois as matérias orgânicas utilizadas podem ser replantadas e cultivadas, consumindo em seu processo de fotossíntese boa parte do dióxido de carbono emitido em sua queima.

No entanto, estudos apontam que a queima da biomassa também libera outros gases poluentes, como enxofre e metano, além de emitir grande quantidade de materiais particulados (fumaça). Essa emissão está associada a vários tipos de doenças registradas por pessoas que trabalham ou residem perto dessas usinas.

O território brasileiro tem destaque na produção de biomassa por conta da diversidade de áreas cultiváveis e do clima favorável. 

No país, aproximadamente 9% da energia elétrica é gerada a partir de biomassa, que também é muito utilizada para a produção de biocombustíveis, como é o caso da cana-de-açúcar para o etanol.

Energia maremotriz e ondomotriz

As energias maremotriz e ondomotriz são, respectivamente, as fontes de energia renováveis provenientes da força das marés e das ondas, que geram energia elétrica de maneira sustentável, por meio de usinas undi-elétricas.

O aproveitamento da energia maremotriz é feito por usinas construídas na costa dos oceanos, que utilizam diferentes tecnologias para geração elétrica a partir da oscilação das marés.

Na energia ondomotriz, as ondas movimentam turbinas submersas que produzem a energia elétrica, sendo que o volume gerado neste processo varia de acordo com a velocidade e a intensidade das ondas.

Embora sejam fontes renováveis, esses tipos de energia ainda são muito pouco utilizadas por conta dos altos preços de suas tecnologias e da baixa eficiência energética, além de também apresentarem certos impactos ambientais.

No Brasil, apenas 0,00003% da matriz elétrica é proveniente de usinas undi-elétricas. 

Biogás

Ao contrário do gás natural, o biogás é uma fonte de energia renovável, pois sua origem está na mistura de gases resultantes da biodigestão anaeróbica de resíduos orgânicos, como restos de comida, frutas e vegetais, esterco animal e esgoto sanitário. O biogás serve como combustível de geradores para a produção de energia elétrica ou energia térmica, podendo também ser utilizado como alternativa ao Gás Natural Veicular.

No entanto, assim como na biomassa, a geração por biogás também pode gerar resíduos que causam impactos ambientais.

Quais são as principais fontes de energia utilizadas no Brasil e no mundo?

Tipos de energias não renováveis

Existem diferentes tipos de energia não renovável. Eles se diferenciam a partir dos diferentes combustíveis e alimentos necessários para a geração de energia, conforme explicações abaixo.

Petróleo

Originado a partir da decomposição de matéria orgânica ao longo das eras geológicas, o petróleo é um recurso natural não renovável e é uma das fontes de energia mais utilizadas em todo o mundo.

A partir dele, são produzidos vários derivados que servem como fontes de energia para incontáveis atividades humanas, incluindo:

  • Gás de petróleo: usado para aquecimento e na indústria;
  • Gás liquefeito de petróleo: usado na cozinha;
  • Gasolina: utilizada como combustível;
  • Querosene: usado como combustível para turbinas a jato;
  • Óleo diesel: usado no transporte rodoviário de cargas pesadas e nas termelétricas;
  • Óleo combustível: utilizado como fonte de calor na indústria.

Além disso, o petróleo também serve como matéria-prima para a fabricação de variados materiais, como plástico, borracha sintética, tinta, solvente, cosméticos e muito mais.

No entanto, embora seja de extrema importância para a nossa sociedade, o petróleo e seus derivados também são os maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e pelo aceleramento do aquecimento global.

Gás Natural

O gás natural é originado a partir da deposição de camadas de matérias orgânicas sobrepostas ao longo de milhões de anos e submetidas a pressão e calor intensos. Ele é comumente encontrado junto às reservas de petróleo e, como este, também é classificado como uma fonte de energia não renovável.

A maior parte do gás natural extraído é utilizada como fonte de energia em indústrias e residências, mas sua utilização como combustível para veículos também ganha destaque, sendo uma alternativa mais barata e sustentável do que a gasolina ou o etanol.

Embora seja possível controlar seus riscos, o gás natural apresenta perigo em relação à probabilidade de incêndio, explosão ou asfixia.

Carvão Mineral

Assim como o petróleo e o gás natural, o carvão mineral é um recurso não renovável originado a partir da decomposição de matéria orgânica (restos de árvores e plantas) ao longo de milhões de anos.

O carvão é um dos combustíveis fósseis mais abundantes no planeta, sendo também uma das primeiras fontes de energia não renovável utilizadas pelo homem. Seu uso disparou com a revolução industrial, no século XVIII, quando foi muito utilizado para alimentar as máquinas a vapor.

Hoje, o carvão é predominantemente utilizado na geração de energia elétrica em usinas termelétricas e siderúrgicas, de modo que é a fonte não renovável com maior participação na matriz elétrica mundial.

Energia Nuclear

A energia nuclear é uma fonte de grande potencial elétrico, porém com muitos riscos. Ela é gerada a partir da fissão nuclear de elementos radioativos, como o urânio e o tório. 

O processo de geração elétrica das usinas nucleares segue o mesmo princípio das termelétricas, porém utiliza a explosão nuclear como fonte de calor para criar o vapor que, em seguida, alimenta as turbinas e os geradores elétricos.

Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia nuclear não libera gases de efeito estufa, mas apresenta alto risco de gerar acidentes nucleares, como o famoso caso de Chernobyl, na Ucrânia.

Além disso, a energia nuclear não pode ser considerada uma fonte renovável, como costumam afirmar, pois os elementos radioativos possuem reservas finitas na natureza.

Quais são as principais fontes de energia no Brasil?

Agora que você já sabe o que são fontes de energia, é importante entender que elas são essenciais para um país e estão ligadas diretamente ao seu nível de desenvolvimento – no geral, países mais ricos possuem maior consumo de energia.

O setor energético do Brasil foi se desenvolvendo de acordo com a modernização do país.

Atualmente, as principais fontes de energia na matriz energética do Brasil, em ordem descrescente, são:

  • Petróleo e derivados;
  • Biocombustíveis (derivados da cana-de-açúcar);
  • hidrelétrica;
  • Gás natural;
  • Carvão mineral;
  • Nuclear.

O Brasil é quase que completamente abastecido por produção interna de petróleo, utilizado para a produção de combustíveis (gasolina e diesel), como matéria-prima no setor industrial e para a geração de energia elétrica.

As principais bacias petrolíferas no Brasil são: a Bacia de Campos, a maior do país; a Bacia do Espírito Santo; a Bacia de Santos; e a Bacia do Recôncavo Baiano. 

Entre as fontes de energia mais recentes em território nacional estão os biocombustíveis, fonte renovável advinda de produtos vegetais, como a cana-de-açúcar, por exemplo.

Os biocombustíveis são fontes mais limpas e com menos impactos ambientais, por isso sua utilização é muito defendida. Entre esses tipos de combustíveis estão: o biodiesel, o biogás e o etanol (álcool). 

O carvão mineral é usado em termelétricas, além de ser matéria-prima para o setor siderúrgico.

A produção dessa fonte concentra-se no Vale do Jacuí, no estado do Rio Grande do Sul, e no Vale do Tubarão, no estado de Santa Catarina. 

O Brasil importa boa parte do que consome, uma vez que essa fonte de energia no país não é de boa qualidade. 

Já na matriz elétrica, o Brasil é um dos países mais sustentáveis, com a maior parte da sua produção elétrica oriunda de fontes de energia renováveis. As principais fontes são:

  • Hidráulica;
  • Biomassa;
  • Eólica;
  • Gás natural;
  • Energia Solar.

As hidrelétricas são as principais fontes de energia para a produção de eletricidade no Brasil, mesmo que o Brasil só use 25% do seu potencial hidráulico.

As principais hidrelétricas do Brasil são:

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná, com capacidade de 14.000 MW;
  • Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, com capacidade de 11.233 MW;
  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins, com capacidade de 8.370 MW.

O Brasil conta com quase 80% de sua matriz elétrica proveniente de fontes renováveis, sendo que apenas a energia hídrica corresponde a 52% deste montante, seguida pela energia eólica, com 10,9%, e pela solar, com 9,7%.

Dentre as fontes de energia renováveis de maior potencial no Brasil, a energia solar é a que apresenta maior destaque, tendo registrado forte crescimento nos últimos anos.

No entanto, ainda que nas usinas centralizadas, essa tecnologia se espalha rapidamente no segmento de geração distribuída, representado pelas instalações residenciais e comerciais de sistemas fotovoltaicos.

Segundo o Plano Nacional de Energia (PNE), divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, a energia solar no Brasil pode atingir uma capacidade total de 132 gigawatts até 2050, alcançando posição de destaque na matriz elétrica do país.

Qual a importância das fontes de energia?

As fontes de energia são muito importantes para as atividades humanas, seja para servir como combustíveis ou eletricidade e assim permitir a movimentação de máquinas, ou como iluminação de ambientes e muitas outras aplicações.

Conhecer e investir em fontes de energia alternativas permitem um maior cuidado com o meio ambiente, além de ajudar a evitar crises de energia quando uma determinada fonte está escassa.

O que são fontes de energia renováveis, limpas e alternativas?

Veja abaixo a diferença entre energias renováveis, alternativas, limpas e sustentáveis:

  • Energias renováveis: são geradas a partir de processos e recursos naturais inesgotáveis;
  • Energias alternativas: são geradas por processos que não utilizam combustíveis fósseis;
  • Energias limpas: não liberam gases poluentes (como) durante o processo de produção;
  • Energias sustentáveis: são geradas levando em conta o desenvolvimento social e econômico aliados à preservação do meio ambiente.

Existem energias que se enquadram em mais de uma categoria. Veja abaixo:

  • Energia Solar: renovável, limpa, sustentável e alternativa;
  • Energia Hídrica: renovável, limpa, sustentável e alternativa;
  • Energia Eólica: renovável, limpa, sustentável e alternativa;
  • Energia Geotérmica: renovável, limpa, sustentável e alternativa;
  • Energia Biomassa: renovável, limpa, sustentável e alternativa;
  • Energia Maremotriz: renovável, limpa, sustentável e alternativa;
  • Energia Ondomotriz: renovável, limpa, sustentável e alternativa;
  • Energia Nuclear: limpa e alternativa;
  • Biogás: renovável e alternativa;
  • Petróleo, Carvão Mineral, Gás Natural: Não são energias renováveis, limpas, sustentáveis ou alternativas.

O Brasil, além de possuir um forte potencial na utilização destes tipos de energia, tem trabalhado para o crescimento na produção de energia elétrica a partir destas fontes. Dessa forma, elas contribuem para que os impactos ambientais sejam cada vez menores.

Por que investir em energia solar?

A energia solar, conforme explicitado ao longo deste conteúdo, é uma forma limpa, alternativa, sustentável e renovável. Amplamente disponível e com produção de baixo custo, ela representa uma possibilidade econômica que não agride o meio ambiente, o que significa uma solução para as questões de ordem ambiental e social para o país.

De acordo com empresas do setor, a economia nas contas de energia elétrica podem chegar a 95% após a instalação do sistema para a produção própria de energia solar em residências e empresas.

O Portal Solar, maior portal de energia solar do Brasil, tem a solução ideal para ajudar você a gerar energia solar na sua casa ou empresa. Acesse o nosso Simulador Solar de forma gratuita e veja como está fácil para você adquirir o seu próprio sistema fotovoltaico.

Peça o seu orçamento grátis e comece a produzir energia solar em sua residência, comércio ou indústria! Conheça também nosso financiamento para energia solar.

Quais são as principais fontes de energia do Brasil e do mundo?

As 5 principais são: hidrelétrica, termoelétrica, eólica, nuclear e solar..
Energia Hidrelétrica. ... .
Energia Termoelétrica. ... .
Energia Eólica. ... .
Energia Nuclear. ... .
Energia Solar..

Quais são as principais fontes de energia utilizadas no mundo atualmente?

Os dados da Agência Internacional de Energia (IEA) mostram que o gás natural responde por 23% do abastecimento mundial, seguido pela fonte hidrelétrica (16,2%) e nuclear (10,2%). Os demais 9,7% estão distribuídos entre usinas a biomassa, solar e eólica.

Quais as 5 fontes de energia mais utilizadas no Brasil?

As 5 Maiores Fontes de Energia Elétrica no Brasil.
1º – Energia Hidrelétrica. Usinas Hidrelétricas utilizam a força da água para geração de energia elétrica. ... .
2ª – Energia Termoelétrica. ... .
3ª – Energia Eólica. ... .
4ª – Energia Nuclear. ... .
5ª – Energia Solar. ... .
Fontes:.

Quais são as 4 fontes de energia principais no Brasil?

É sobre isso que falaremos a seguir!.
Hidrelétricas. Elas são as principais fontes de energia elétrica do país, pois durante muito tempo se valorizou demais a construção de barragens para aproveitar o potencial hídrico. ... .
Termelétricas. ... .
Eólica. ... .
Solar..