Quais são as principais características das crianças do ensino fundamental?

Quais são as principais características das crianças do ensino fundamental?

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais é a continuidade da Educação Infantil, e tem como finalidade atender aos interesses e necessidades das crianças que são peculiares nesta faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades.

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais traz mudanças no que se refere a rotina escolar e, apesar de algumas diferenças, temos por compromisso, desde a Educação Infantil realizar ações que visem a formação global do

aluno. Entendemos que formar o aluno globalmente seja desenvolver habilidades e competências que o tornem apto a participar de forma crítica criativa e autônoma na vida social, aprendendo conteúdos, compreendendo informações, sendo extremamente atuante na construção do conhecimento.

O aprendizado dos conteúdos sistematizados implica no domínio da língua falada e escrita, princípios da reflexão matemática, noções espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, princípios da explicação científica, convívio com a arte e as mensagens estéticas, educação para o movimento e para a cidadania, exigindo, portanto, o reconhecimento de alguns critérios do convívio coletivo.

Proposta Curricular

Os conteúdos do Ensino Fundamental estão organizados em blocos temáticos que favorecem o desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas a seguir:

  • Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar produções culturais, em diferentes contextos, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
  • Desenvolver o conhecimento de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética , estética , de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, para adquirir e construir conhecimento através dos procedimentos de pesquisa.
  • Ler e produzir textos escritos, coesos e coerentes, de acordo com os gêneros textuais , ajustados a objetivos e leitores determinados , de acordo com as intenções e situações comunicativas.
  • Utilizar a linguagem oral com eficácia, adequando-a a intenções e situações comunicativas , para expressar sentimentos, experiências e ideias.
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolve-los, utilizando para isso o pensamento lógico , a criatividade, a intuição, a capacidade de análise critica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
  • Utilizar, com eficácia , os conhecimentos matemáticos nas situações do dia-a-dia ,como forma de integração com seu meio, ampliando a visão espacial e a percepção das relações de tempo e espaço.
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, respeitando as diferenças culturais e sociais.
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, culturais como meio para construir a noção de identidade nacional e pessoal.

Competências e habilidades

Língua Portuguesa

  • Reconhecer a leitura e a escrita como atividades interativas de produção de sentido, que colocam em jogo diferentes fatores, como a situação comunicativa, o horizonte social dos interlocutores, o objetivo da interlocução, as imagens que os interlocutores fazem um do outro, os usos e práticas da linguagem;
  • Atingir um nível de letramento que leve a compreensão e produção, com autonomia, de diferentes gêneros de textos, com distintos objetivos e motivações.

Matemática

O ensino da Matemática no Ensino Fundamental I visa ampliar a capacidade reflexiva do aluno, conduzindo-o a integração com o meio através da análise, solução de problemas . E ao longo do processo de ensino e aprendizagem, o aluno deverá  desenvolver habilidades e competências para  reconhecer a matemática como instrumento para ampliar conhecimentos, explorando, com autonomia e criatividade, o raciocínio intuitivo, analógico e lógico, demonstrativo ampliando a visão espacial e a percepção das relações de tempo e espaço, percebendo-se como agente de sua própria aprendizagem usando estruturas de pensamento que sejam suporte para o conhecimento da própria  matemática e de outras ciências.

Ciências

O ensino de Ciências visa proporcionar aos alunos condições para compreenderem a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante do mundo em que vive.

A Ciência deve ser aprendida em suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais, assim o aluno pode ampliar sua possibilidade presente de participação social e desenvolvimento mental, para viabilizar sua capacidade plena de exercício de cidadania.

Geografia

A finalidade do ensino-aprendizagem da Geografia é integrar o educando ao meio, fazendo-o compreender que faz parte de um processo maior e que é agente modificador da natureza. O ensino da Geografia deve tomar o espaço de vivência do aluno como referência , a fim de possibilitar a sua compreensão de mundo e a sua interação  neste ambiente de forma ativa , formando cidadãos conscientes , participativos e responsáveis pela construção do presente e do futuro.

História

O ensino e a aprendizagem da História tem como objetivo envolver relações e compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico e com a construção de identidade social relacionada às complexidades inerentes à realidade em que o educando convive, compreendendo as semelhanças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, desenvolvendo atitudes  de respeito e de preservação.

Educação Física

  • Vivenciar o maior número de práticas corporais utilizando o movimento como meio de aprendizagem;
  • Utilizar o conhecimento para a construção de uma postura positiva em relação à pesquisa corporal ;
  • Conhecer a história e origem dos jogos e esportes, bem como o processo de construção das regras e as possibilidades de adaptação;
  • Conhecer e exercitar os gestos técnicos das modalidades esportivas;
  • Aprender para além das técnicas e táticas de execução as modalidades esportivas, discutindo as regras e estratégias, apreciando, ressignificando e recriando;
  • Promover o desenvolvimento dos alunos nos aspectos físico, intelectual, emocional nas variadas situações de aprendizagens;
  • Relacionar da melhor maneira possível com o mundo, consigo mesmo, com os outros e com o conjunto de regras e normas de convivência;
  • Valorizar a atividade física como meio de desenvolver hábitos saudáveis de higiene, alimentação,  hidratação, postura corporal, dentre outros que visam a qualidade de vida.

Arte

Ao longo do ensino fundamental, a disciplina de Artes propiciará um caminho pelo qual o aluno poderá desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades de artes, tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar a produção artística de distintos povos e culturas, produzidos ao longo da história e a produção artística na contemporaneidade. Levaremos os alunos a interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los, com cada vez mais segurança e sofisticação, caminhando para o desenvolvimento de uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, resultando no respeito à própria produção e a dos colegas.

Ensino Religioso

  • Lidar e interagir com a complexidade do fenômeno religioso.
  • Despertar a própria religiosidade a partir dos referenciais oferecidos, que possibilitem o discernimento para a ampliação das potencialidades de vida.
  • Interessar-se pelo diálogo inter-religioso para a convivência saudável e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
  • Despertar a dimensão do transcendente e sua interação com os outros aspectos da vida, sensibilizando-se para a grande importância da relação com o outro e para a ajuda e empreendedorismo necessário na concretização do projeto existencial e no desempenho da função social.
  • Vivenciar experiências que transcendam o cotidiano e auxiliem na busca, abertura e construção de um projeto que dê sentido à vida.

Filosofia

  • Compreender as configurações de pensamento, de sua constituição histórica e de seu funcionamento interno, tendo em vista a constituição de sistemas de referência.
  • Entender a reflexão crítica como processo sistemático e interpretativo do pensamento.
  • Desenvolver procedimentos próprios do pensamento crítico: apreensão e construção de conceitos, argumentação e problematização. Desenvolver métodos e técnicas de leitura e análise de textos.
  • Produzir textos analíticos e reflexivos.
  • Desenvolver a discussão oral de modo sistemático.
  • Adquirir e reutilizar ( transferir ) conhecimentos, conceitos e procedimentos.

Quais são as principais características das crianças do ensino fundamental?

Quais são as principais características das crianças do ensino fundamental?

DIA DO PROFESSOR

Uma Educação Transformadora só é possível quando todos(as) os(as) profissionais envolvidos(as) no processo educativo atuam de forma conjunta e comprometida! ...

Quais são as principais características das crianças do ensino fundamental?

Emocionômetro

Os(as) Alunos(as) do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, orientados(as) pelo Professor Evaldo Rosa, demonstraram as suas emoções por meio do ...

Quais as principais características da educação infantil?

Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.

Quais são as características do aluno?

Principais características de um aluno protagonista para você desenvolver.
1 – Autonomia. A primeira habilidade não poderia ser outra além da autonomia, que está muito ligada à proatividade e ao engajamento. ... .
2 – Disciplina. ... .
3 – Liderança. ... .
4 – Criatividade. ... .
5 – Trabalho em equipe..

Quais as principais características e diretrizes para o ensino fundamental no Brasil?

O Ensino Fundamental é um dos níveis da Educação Básica no Brasil. O Ensino fundamental é obrigatório, gratuito (nas escolas públicas), e atende crianças a partir dos 6 anos de idade. O objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão.

Quais são os principais objetivos do ensino fundamental?

32, determina como objetivo do Ensino Fundamental a formação do cidadão, mediante: I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores ...