Quais são as etapas da movimentação de materiais?

Quando falamos em movimentação de materiais nos referimos a uma das etapas mais essenciais para os pontos de produção ou logística de uma empresa.

Principalmente, para a organização que procura gerar retorno positivo sobre determinados investimentos, é preponderante ter atenção ao controle sobre as principais etapas desse processo.

Apesar de toda informação e treinamento, ainda é comum que empresas cometam erros no processo de alocação física de estoques ou de insumos logo no ponto de entrada de materiais e produtos.

Devemos ressaltar que, além do treinamento é de suma importância ter atenção ao monitoramento de cada tipo de ação e condicionamento de insumos e estoques na empresa.

Neste artigo apresentamos o conceito dessa atividade e as principais dicas para aprimorar processos com melhoria profissional.

O que é movimentação de materiais?

Trata-se de uma atividade que atua na mobilidade, destinação e acessibilidade de produtos e insumos em ambiente produtivo da empresa.

Essa atividade não está restrita somente à cadeia de produtos, mas abrange diversos setores da corporação exigindo atenção de diferentes equipes de trabalho e de apoio.

Na prática, é uma atividade que está ligada à movimentação visando a organização, arrumação e orientação de cada item, gerando maior eficiência para o fluxo de mercadorias.

Organização geral

É uma atividade que está ligada à organização de transporte, equipamentos e organização geral dos produtos e insumos em diferentes ambientes da empresa.

A seguir apresentamos quatro técnicas fundamentais que podem auxiliar a empresa em sua rotina de produção:

​1 – Circulação de materiais

É importante que todo o processo favoreça a circulação de materiais considerando as características físicas e demais atributos do produto, lembrando que todo processo de movimentação dependerá do uso de maquinário correto para auxiliar no processo.

A circulação dependerá também do dimensionamento correto de cada área que receberá cada tipo de produto.

​2 – Organização do espaço

​Esse tipo de movimento de produtos e insumos está atrelado ao processo de abastecimento na empresa, desde a produção até a distribuição.

Essas tarefas exigem melhor organização do espaço com o objetivo de elevar a produtividade e a segurança do local de trabalho.

​3 – Ergonomia

Todas as tarefas precisam pensar na ergonomia dos colaboradores para gerar mais agilidade, eficiência e manter um manuseio sadio e seguro para cada colaborador.

É importante pensar na saúde e na segurança da equipe de colaboradores que atuam no estoque e no ponto de produção. Lembrando que essa atividade pode se tornar exaustiva caso a ergonomia aplicada não esteja correta.

​4 – Padronização

Em diferentes etapas, todos os processos podem ser padronizados para manter o resultado eficiente em todos os procedimentos. Uma etapa a ser padronizada, por exemplo, é a do processo e recebimento.

Nessa etapa é aconselhável padronizar processos de etiquetagem, entradas e saídas, e padronização de sistemas de registros.

Conclusão

Portanto, o manuseio e a disposição de produtos ou insumos requer plena dedicação da equipe de trabalho e atribuição de qualidade para todo o processo de modo abrangente.

Leita também:

  • Entenda as principais Técnicas de Movimentação de Materiais
  • Movimentação de Materiais: Saiba o que é e quais são os principais Equipamentos Utilizados.
  • Manuseio de Materiais – 5 fatores de eficiência

Clique nas imagens para ampliar

IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PROFISSIONAL NA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS LOGÍSTICA

A movimentação de materiais logística se relaciona a todo o trabalho interno para condução da carga de um lado para outro, seja de um produto acabado ou matéria-prima para produção.

Nesta parte da logística, todos os processos precisam ser feitos com agilidade e segurança, já que a cada movimentação existe o risco de avaria do material transportado.

Uma equipe profissional, experiente, consegue planejar com eficiência essa movimentação. Onde a condução rápida do material é feita para o próximo estágio dentro da cadeia logística, minimizando riscos e agilizando todo o processo de distribuição.

O trabalho de movimentação dos materiais é feito entre as etapas das atividades logísticas, como, por exemplo, do recebimento até a estocagem, do estoque até o despacho para distribuição.

Por isso, a Cotlog é uma referência no trabalho logístico, pois tem processos consolidados para movimentação segura de todos os tipos de cargas.

COTLOG REALIZA A MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS LOGÍSTICA COM SEGURANÇA

No processo de trabalho da Cotlog, a movimentação de materiais logística é feita de maneira planejada, com equipamentos (empilhadeiras e carrinhos) modernos, que oferecem segurança e velocidade no manejo das mais diversas cargas.

A preocupação com a movimentação de materiais logística está presente em diferentes atividades da empresa, como:

  • no descarregamento de cargas;
  • na alocação dentro do armazém;
  • na triagem, separação e embalagem;
  • na expedição.

Com máximo cuidado em toda a movimentação de materiais logística, a Cotlog consegue oferecer serviços de alto padrão, com índices de desempenho relevantes e que passam maior credibilidade para os clientes. Não por acaso a empresa trabalha conforme a certificação ISO 9001, já que possui um compromisso sério com a qualidade em cada etapa logística.

Diversos segmentos confiam na empresa para gestão logística completa, como empresas de alimentação fast food, entretenimento, marketing e e-commerces.

A ampla capacidade de atendimento proporciona maior versatilidade nos serviços logísticos, que podem ser contratados de maneira dimensionada, conforme cada necessidade.

A infraestrutura da Cotlog é completa, são 3500 m² de espaço de armazenagem, frota própria para o transporte rodoviário de cargas, sistemas tecnológicos modernos, que permitem o acompanhamento em tempo real de todas as etapas logísticas.

Além disso, a empresa possui uma sólida rede de contatos por todo o país e em outras nações, que garante uma movimentação de materiais logística de maneira segura, em qualquer fase da distribuição de bens.

Para saber mais sobre Movimentação de materiais logística

Ligue para 11 4612-4680 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Quais são as etapas que definem a movimentação de materiais?

Principais etapas da movimentação de materiais.
Planejamento e Integração. ... .
Padronização, Unitização e Utilização de espaço. ... .
Tempo gasto e Tempo ocioso. ... .
Ergonomia e Segurança. ... .
Automação. ... .
Redução de custos. ... .
Aumento da capacidade de produção. ... .
Criação de procedimentos sistemáticos e seguros de trabalho..

Como é feita a movimentação de materiais?

A movimentação de materiais é todo fluxo de objetos que ocorra no chão de fábrica. A ação inclui deslocamento, armazenagem, proteção e controle de materiais dentro da indústria e também nos processos de distribuição.

Quais são as 4 etapas da atividade de armazenagem?

A seguir, vamos abordar de forma macro os 4 principais processos de armazenagem. São eles: recebimento, armazenagem, separação e expedição.

Quais são os princípios da movimentação de materiais?

Princípio do fluxo de materiais : É fundamental planejar o fluxo contínuo e progressivo dos materiais." Princípio da simplificação: Devemos procurar sempre reduzir, combinar ou eliminar movimentação e/ou equipamentos desnecessários. Princípio da gravidade : A força motora mais econômica é a gravidade.