Quais são as consequências das queimadas na Amazônia e no Pantanal?

Nos últimos anos, notícias sobre a devastação ambiental na Floresta Amazônica se tornaram frequentes. De um lado, diversos países ao redor do mundo começaram a se preocupar de forma mais ativa com o aquecimento global e as mudanças climáticas (impulsionados também por celebridades como a ativista sueca Greta Thunberg e o ator Leonardo DiCaprio, por exemplo). De outro, retrocessos nas políticas ambientais no Brasil fizeram com que o sentimento de impunidade fosse o suficiente para estimular criminosos a invadir áreas de florestas, derrubar a mata e colocar fogo para limpar as áreas e transformá-las em pastagens.

Não foi à toa que personalidades de diversas nações passaram a se preocupar com os rumos da Amazônia, que vem atingindo recordes de desmatamento e de focos de calor nos últimos meses. A devastação da floresta tem consequências diretas no ambiente ao redor, como na fauna, na flora e nas populações que vivem na região, e também em uma escala global de contribuição com as emissões de gases de efeito estufa, que contribuem com o aquecimento global.

De acordo com a gerente de ciências da ONG WWF Brasil, Mariana Napolitano, “as enormes quantidades de fumaça das queimadas emitidas na atmosfera têm efeitos na saúde humana e no clima”. Segundo Mariana, os gases tóxicos aumentam a ocorrência de doenças respiratórias, impactando os serviços de saúde, já bastante precários na região.

Além disso, a fumaça também pode afetar plantações e rebanhos e diminui a capacidade da floresta de se recuperar. “As partículas presentes nos gases emitidos pelas queimadas também interferem no processo de formação das chuvas, alterando o clima local e impactando inclusive regiões distantes da floresta amazônica que dependem da água que viaja pelo céu por meio dos rios voadores”, afirma.

Saiba mais

Quais são as consequências das queimadas na Amazônia e no Pantanal?

Quais são as consequências das queimadas na Amazônia e no Pantanal?

Com relação ao impacto na saúde humana, a Organização Mundial da Saúde alerta que a exposição à fumaça e cinzas produzidas por queimadas pode causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões; redução da função pulmonar, incluindo tosse e sibilo; inflamação pulmonar, bronquite, agravamento de asma e outras doenças pulmonares; e exacerbação de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca.

Além disso, crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas preexistentes são mais vulneráveis aos efeitos negativos do contato com a fumaça e as cinzas geradas pelo fogo. De acordo com o relatório “O Ar é Insuportável”, elaborado em uma parceria entre o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e a Human Rights Watch (HRW), em todo o mundo, “a poluição do ar devido à queima de florestas e outras vegetações pode causar até 435 mil mortes prematuras a cada ano”.

De acordo com o estudo, em 2019 houve 2.195 internações devido a doenças respiratórias relacionadas a queimadas associadas ao desmatamento na Amazônia brasileira. Dentro deste total, 70% das internações envolveram bebês ou pessoas idosas: 467 eram bebês de 0 a 12 meses; 1.080 eram pessoas com 60 anos de idade ou mais. As 2.195 internações resultaram em um total de 6.698 dias no hospital para os pacientes.

Dessa forma, ficou evidente como o fogo na Amazônia é uma prática que leva a consequências diretas para a saúde da população. Além de impactar todos os habitantes de forma geral, é inegável que grupos mais sensíveis, como bebês e idosos, foram os maiores prejudicados pelas práticas ilegais.

Saiba mais

Quais são as consequências das queimadas na Amazônia e no Pantanal?

Quais são as consequências das queimadas na Amazônia e no Pantanal?

Apesar de ser uma floresta úmida, há situações que se tornam mais favoráveis ao fogo na Amazônia. Segundo a gerente de ciências da ONG WWF Brasil, Mariana Napolitano, as florestas secundárias, e outras que já sofrem algum grau de degradação, como corte seletivo, estão mais suscetíveis às chamas. “O fogo pode invadir tais áreas em períodos de menos chuvas, aumentando ainda mais o grau de degradação de florestas já impactadas, e comprometendo a capacidade da floresta de se regenerar, pela eliminação da camada de folhas secas, mortalidade de sementes e de árvores”, diz.

Além dos impactos para a saúde humana, são diversos os efeitos que as queimadas têm para o ecossistema e a biodiversidade regional. Animais morrem em meio às chamas, o que gera impactos para a preservação de espécies e o equilíbrio das cadeias alimentares, e inúmeros exemplares da natureza são perdidos pela devastação. Muitas vezes, estes organismos sequer foram identificados por pesquisadores e o país perde em riqueza natural. Somado aos fatores sociais e ambientais, as queimadas na Amazônia também geram prejuízo econômico pela perda do patrimônio público. Quando áreas públicas são invadidas para serem desmatadas e queimadas, toda a sociedade é prejudicada por causa da ação de algumas pessoas que agem na ilegalidade.

Assine aqui a nossa newsletter

Quais são os impactos ambientais na Amazônia e no Pantanal?

O desmatamento e o agronegócio são as principais causas para o intenso número de queimadas na região. O Pantanal é um bioma que tem sofrido com o desmatamento, principalmente para o desenvolvimento da agropecuária, como a criação e renovação de pastos e áreas para cultivo de grãos, muitas vezes de forma ilegal.

Quais são as consequências das queimadas na Amazônia?

Alteração das condições de temperatura e umidade e presença de vapor d'água na atmosfera — chuva; Emissão de gases poluentes na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e efeito estufa; Alterações climáticas mundiais; Danos à saúde, como aumento de doenças respiratórias.

Quais são as consequências das queimadas no Pantanal?

As queimadas aumentam os níveis de poluição, o que pode ser diminuído com a presença de árvores. Mas com as árvores queimadas, a poluição cresce, o que afeta não só a região pantaneira, mas várias outras adjacentes. Ademais, a população que vive e sobrevive dos recursos do Pantanal é também extremamente prejudicada.

Qual é a consequência mais grave das queimadas no Pantanal?

A principal consequência das queimadas no Pantanal é justamente a perda da biodiversidade local. O ecossistema pantaneiro possui uma grande biodiversidade, marcada pela ocorrência de espécies vegetais, como ipês e orquídeas, e animais, como a onça-pintada.