Quais são as consequências da produção de energia em usinas termelétricas?

Por um bom tempo as pessoas procuravam investir em quaisquer fontes de energia que pudessem movimentar a indústria, estabelecimentos, empresas e demais negócios.

No entanto, ao decorrer dos anos, observou-se que ocorreu um aumento nos impactos ambientais das usinas hidroelétricas e termoelétricas. Ou seja, cada vez mais essas fontes de energia acabam afetando de maneira negativa o planeta.

E na lista de impactos encontramos os mais diversos sobre o meio ambiente. Por esse motivo, nos próximos tópicos iremos detalhar melhor esse assunto.  

Conheça os impactos que as usinas hidrelétricas geram no ambiente

As usinas hidrelétricas recorrem à água para produzir energia. No Brasil, essa é a principal fonte de energia, a mais utilizada em todas as regiões. Quase 60% da energia em uso no País vem de usinas hidrelétricas.

Mas, apesar dessa informação, é preciso estar atento aos impactos que a produção desse tipo de fonte de energia provoca. Um deles são os alagamentos que podem prejudicar os moradores em volta da usina.

Além do alagamento trazer prejuízos para a natureza, ele provoca o deslocamento dos ribeirinhos que até então viviam em torno daquelas águas.

O clima ao redor da barragem também é afetado, tornando-se mais úmido e aumentando a incidência de chuvas.

Outra coisa que não podemos deixar de mencionar é o fato de haver perdas na fauna e flora, em especial aqueles que viviam na água. Sem contar o aumento da poluição e contaminação relacionados ao uso de substâncias tóxicas durante o processo.

Veja quais são os impactos ambientais causados pelas usinas termoelétricas

Se por um lado temos usinas produzindo energia a partir da força da água, do outro temos as usinas termoelétricas que fazem uso de combustíveis fósseis ou de biomassa.

Esse tipo de fonte de energia é conhecido principalmente por ter suas instalações construídas de forma rápida. Contudo, ela também é conhecida por ser uma das formas de produção de energia que mais polui o planeta.

Além disso, as usinas termoelétricas fazem uso de matéria prima não renovável, como por exemplo o petróleo. Em consequência há um aumento no valor desse tipo de material, o qual tem uma alta demanda dentro do mercado.

Saiba mais sobre fonte de energia sustentável

Devido aos impactos ambientais das usinas hidroelétricas e termoelétricas, muitas pesquisas foram desenvolvidas com o objetivo de encontrar uma fonte de energia sustentável e limpa. Conheça algumas delas:

  • Energia solar
  • Energia das ondas
  • Energia eólica
  • Bioenergia

Existem outras, mas essas são as mais populares. Porém, é impossível não destacarmos uma delas, que é a energia solar. Afinal, é um método sustentável, gera energia limpa, tem alta durabilidade, é renovável e, principalmente, agrega valor às empresas, fora a economia. 

Investir em energia solar está em alta no Brasil

Tanto pela questão ambiental, quanto em relação ao fator econômico, em um cenário onde a energia elétrica sofre aumentos consecutivos, boa parte das empresas já estão investindo no setor.

Para começar a utilizar energia solar, contudo, é necessário solicitar um projeto fotovoltaico para uma empresa especializada. 

Dessa forma, é possível analisar e planejar de forma técnica como será feita a implementação desse tipo de energia naquele espaço.

Quer conhecer melhor o sistema de energia solar e solicitar um projeto fotovoltaico para a sua empresa?Basta entrar em contato com a equipe da AALOK  para tirar suas dúvidas e fazer um orçamento. Para tanto, clique aqui.

Anterior

Quais são as soluções envolvidas na Mobilidade Urbana?

Próximo

Diferença de Geração Junto à Carga e Autoconsumo Remoto

É uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável.

Outras formas de geração de eletricidade são energia solar, energia eólica ou hidreletrica.

Geralmente algum tipo de combustível fóssil como petróleo, gás natural ou carvão é queimado na camara de combustão. O vapor movimenta as pás de uma turbina, cada turbina é conectada a um gerador que gera eletrecidade.

Quais são as consequências da produção de energia em usinas termelétricas?

Há vários tipos de usinas termelétricas, sendo que os processos de produção de energia são praticamente iguais porém com combustíveis diferentes. Alguns exemplos são:

  • Usina a óleo;
  • Usina a carvão;
  • Usina nuclear; e
  • Usina a gás: usa gás natural como o combustível para alimentar um turbina de gás. Porque os gases produzem uma alta temperatura através da queima, e são usados para produzir o vapor para mover uma segundo turbina, e esta por sua vez de vapor. Como a diferença da temperatura, que é produzida com a combustão dos gases liberados torna-se mais elevada do que uma turbina do gás e por vapor, portanto os rendimentos obtidos são superiores, da ordem de 55%.

    

Quais são as consequências da produção de energia em usinas termelétricas?

Termoelétrica de Cuiabá

Impactos Ambientais

Como vários tipos de geração de energia, a termeletricidade também causa impactos ambientais. Contribuem para o aquecimento global através do efeito estufa e da chuva ácida. A queima de gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de poluentes, além de ser um combustível fóssil que não se recupera.

O Brasil lança por ano 4,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, com o incremento na construção de usinas termelétricas esse indicador chegará a 16 milhões.

As termoelétricas apresentam um alto custo de operação, em virtude do dinheiro utilizado na compra de combustíveis.

Quais são as consequências da produção de energia em usinas termelétricas?

Quais são as consequências da produção de energia em usinas termelétricas?

Como referenciar: "Usina Termelétrica" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 28/11/2022 às 23:46. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/termeletrica.php

Quais são as vantagens e desvantagens da energia termoelétrica?

O custo da energia elétrica gerada nas usinas termoelétricas é, geralmente, mais baixo do que a gerada nas hidrelétricas ou nas usinas nucleares. Porém, com queimam combustíveis fósseis para funcionar, possuem a desvantagem de poluir mais o ar do que os outros sistemas de geração de energia.

Quais são as consequências da produção de usinas termelétricas?

Os poluentes atmosféricos das usinas termelétricas afetam negativamente a saúde humana, o solo, os corpos hídricos, as edificações, a flora e a fauna. Assim, essa forma de geração de energia elétrica, gera efluentes causadores de danos ao meio ambiente, trazendo impactos ambientais negativos.

Quais impactos ambientais as termelétricas causam?

Como vários tipos de geração de energia, a termeletricidade também causa impactos ambientais. Contribuem para o aquecimento global através do efeito estufa e da chuva ácida. A queima de gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de poluentes, além de ser um combustível fóssil que não se recupera.

Quais são as desvantagens da energia termelétrica?

Desvantagens: Liberação de gases poluentes na atmosfera. Custo para geração de energia mais elevado. Dependência de recursos finitos.