Quais são as causas consequências do aumento do efeito estufa na atmosfera terrestre?

Publicado em 12 . 08 . 2021

O grande assunto do momento, após a cúpula de líderes mundiais sobre o clima, organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é o compromisso de grandes nações em zerar a emissão de gás carbônico. A questão está diretamente ligada ao aquecimento global devido ao efeito estufa e levantou a importância para intensificar os esforços, ou poderemos levar países inteiros à extinção.

Entre as principais consequências do efeito estufa, estão:

  • Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar.
  • Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial.
  • Extinção de espécies e danos irreparáveis a diversos ecossistemas.
  • Escassez de água em algumas regiões.
  • Problemas de saúde provocados pelo aumento do calor.

Sabemos que o efeito estufa natural, é uma proteção da Terra que, caso não existisse, deixaria a nossa superfície gélida, com temperaturas de – 18ºC. O que acontece atualmente é que a alta concentração de CO2 na atmosfera reduz a naturalidade do processo, desregulando todo o nosso ecossistema e elevando a temperatura acima do ideal.

Há mais de 35 anos a MAX PLUS se preocupa com essa causa e atua com soluções térmicas que ajudam na redução do consumo energético na climatização de grandes ambientes em fábricas, galpões e outras construções, contribuindo assim com a redução da emissão de CO2 para a atmosfera.

Trabalhamos com tecnologia e inovação, aplicando o que há de mais avançado em nossos produtos, para aumentar a eficácia do combate ao calor do sol nos telhados industriais. MAX THERM, por exemplo, utiliza partículas de cerâmica altamente refratárias, semelhante ao processo que a NASA emprega em seus veículos espaciais para protegê-los na reentrada na atmosfera.

Ou seja, ao possibilitar economia em escala para as empresas, com gastos em climatização e energia, também estamos ajudando a reduzir a emissão de gases na atmosfera e contribuindo para manter o equilíbrio climático, tão importante para a sobrevivência de muitas espécies.

Confie na experiência da MAX PLUS, com mais de 12.000.000 m2 de coberturas tratadas, e converse com a nossa equipe para conhecer as opções mais adequadas para colaborar com o controle da temperatura não só em sua empresa, mas também do nosso planeta.

_
por Carolina Haber, MAX PLUS

Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Sem o efeito estufa natural, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.

No entanto, através de ações irresponsáveis dos seres humanos, o efeito estufa está se tornando cada vez mais intenso, o que passa a ser bastante prejudicial para a vida na Terra.

Os raios solares, ao serem emitidos sobre a Terra, têm dois destinos: parte é absorvido pelo planeta e transformado em calor, para manter a atmosfera quente; enquanto que a outra é refletida e direcionada ao espaço, na forma de radiação ultravioleta.

Com a eliminação de muitos gases poluidores, como o monóxido de carbono e outros que provocam o efeito estufa, mais da metade da radiação acaba por ficar retida na superfície do planeta, devido à ação refletora dessa camada de gases.

O excesso dos gases estufa, que agem como isolantes por absorver a energia irradiada, formam uma espécie de "cobertor térmico" em torno do planeta, impedindo que o calor volte para o espaço.

O fenômeno do efeito estufa também acontece em outros planetas. No caso de Vênus, por exemplo, a temperatura é superior a 470ºC devido ao acumulo de anidrido carbônico contido na sua atmosfera.

A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a ação das indústrias, são alguns exemplos que auxiliam o aumento da poluição do ar. Esse excesso de camada está fazendo que parte desses raios não consiga voltar para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta, o aquecimento global.

Saiba mais sobre o significado de aquecimento global.

Em 1997, visando diminuir as emissões dos gases, a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou vários países para assinarem um tratado chamado de Protocolo de Kyoto, que determina que os países industrializados diminuam suas emissões de gases poluentes a um nível 5,2% menor que a média de 1990.

O Brasil está em 6º lugar no ranking dos países que mais emitem gases de efeito estufa na atmosfera, a maior parte por conta dos desmatamentos.

Causas e consequências do efeito estufa

O efeito estufa é causado pelo excesso de CO₂ (gás carbônico) e outros gases (como o metano) na atmosfera terrestre. A camada desses gases ficou mais espessa a partir da Revolução Industrial, sendo que a temperatura começou a subir significativamente.

As altas temperaturas provocadas pelos gases do efeito estufa desequilibram o sistema climático da Terra. Algumas das consequências são: elevação do nível médio dos oceanos, aumento da frequência das tempestades, ondas de calor, alteração do sistema de chuvas, etc.

Efeito estufa e aquecimento global

Apesar de alguns cientistas acreditarem que o aquecimento global acontece por causas naturais, a grande maioria afirma que ocorre devido à emissão excessiva de gases estufa na atmosfera terrestre. Estes gases destroem a camada de ozônio, deixando o planeta Terra mais vulnerável aos raios ultravioletas do Sol.

Veja também: Consequências do efeito estufa

Quais as causas e consequências do aumento do efeito estufa?

Isso o ocorreu devido a problemas urbanos, como a emissão de CO2, e o desmatamento de florestas. A poluição do ar, graças à emissão dos gases de efeito estufa (GEE), acontece principalmente pela utilização de combustíveis fósseis. Eles liberam substâncias como o dióxido de carbono e o metano na atmosfera.

Quais as consequências do efeito estufa na atmosfera?

Entre as principais consequências do efeito estufa, estão: Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial. Extinção de espécies e danos irreparáveis a diversos ecossistemas. Escassez de água em algumas regiões.

Quais as principais causas do aumento do efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.

Quais são as causas e as consequências?

Pode ser o ponta pé inicial para um problema ou um conjunto de fatores que determine algum hábito, que pode ser bom, ruim ou as duas coisas ao mesmo tempo. É através de uma causa que chegamos a algum lugar, que vivemos algo, que encontramos a temida – ou necessária – consequência.