Quais são as características gerais das bacias hidrográficas do Brasil?

Bacia Hidrográfica constitui-se numa área de drenagem das águas das chuvas onde se tem um rio principal (que capta maior parte das águas) e uma rede de canais de drenagem afluentes (ou mesmo subafluentes) do rio principal.

O Brasil, por suas características morfoclimáticas, possui enorme quantidade de bacias hidrográficas. Entre as principais estão:

Bacia Amazônica: É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de 6 milhões de km². Situa-se na região do Norte do Brasil, abrangendo ainda outros países da porção noroeste da América do Sul. O seu rio principal é o Amazonas, que nasce no Peru mas com o nome de Ucayali. Por ser um rio de planície, torna-se excelente para a navegação, inclusive de embarcações pesadas.

Bacia Araguaia-Tocantins: Ocupando uma área de 9,5% do território nacional, situa-se na porção centro-norte do país, formando um vão divisor entre o leste e o oeste do Brasil. Abrange os Estados de Goiás e Tocantins, margeando os Estados do Mato Grosso (a leste), Maranhão (a sudoeste) e Pará (a leste e noroeste). Possui dois rios principais, o Araguaia e o Tocantins. No rio Tocantins, em função de enorme vasão, foi construída a segunda maior usina hidrelétrica do país, a de Tucuruí.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bacia do São Francisco: Ocupa aproximadamente 7,5% do território brasileiro. Seu rio principal é o São Francisco, que nasce em Minas Gerais e atravessa o semiárido nordestino até desaguar no oceano Atlântico, entre os Estados de Sergipe e Alagoas. É um rio muito famoso no imaginário e cultura popular, principalmente por causa das canções sertanejas e da MPB, além da literatura brasileira. O Rio São Francisco, nos últimos anos, vem sendo alvo de debate intenso por causa do projeto de transposição.

Bacia do Paraná: Essa bacia faz parte da grande Bacia Platina, que abrange toda porção Sul e Sudeste da América do Sul. A Bacia do Paraná ocupa uma área de 900 mil km², permeando os Estados do Mato Grosso do Sul (toda parte leste), Goiás (parte centro-sul), Minas Gerais (porção sul), São Paulo e Paraná. O seu rio principal é o Paraná, que nasce da junção dos rios Paranaíba e Grande, numa faixa de transição entre os Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Nessa bacia está localizada grande parte do Aquífero Guarani, o maior reservatório de água doce do planeta.

Índice

Introdução

O Brasil é o país com a mais extensa rede fluvial do mundo, tendo o maior potencial hídrico do planeta. Também é dono da maior reserva de água doce mundial, abrigando uma rica biodiversidade. Por isso, requer uma gestão de recursos hídricos eficiente, que não esgote nem sobrecarregue a bacia e explore seus recursos de maneira sustentável e economicamente viável, sem deixar de promover a preservação do meio ambiente e respeitando as populações locais.

E para a conservação da natureza ser possível é preciso se atentar as bacias hidrográficas. As bacias hidrográficas estão localizadas numa área de drenagem das águas das chuvas onde se tem um rio principal (maior quantidade de água) e uma rede de canais de drenagem afluentes (ou mesmo subafluentes) do rio principal.

O Brasil, por suas características morfoclimáticas e por seu extenso território, possui enorme quantidade de bacias hidrográficas.

📚 Você vai prestar o Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Imagem aérea do Rio Solimões. Esse rio faz parte da Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo

O que é uma bacia hidrográfica?    

Bacias hidrográficas são unidades de análise de recursos hídricos que são compostas por um corpo d’água principal e seus afluentes.    

As divisões das bacias hidrográficas são feitas por meio de critérios naturais, como a geomorfologia e a litologia local, entre outros. Por isso, algumas bacias hidrográficas ultrapassam fronteiras e abrangem mais de um estado ou país. Por exemplo, a bacia Uruguai está localizada em sua maioria no Uruguai, mas possui uma parte em território brasileiro.

A categorização para administrar os recursos hídricos no Brasil são as regiões hidrográficas. O país tem atualmente sua hidrologia dividida em 12 regiões hidrográficas. Essa divisão é feita pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos e é baseada na divisão das bacias hidrográficas que estão dentro do território nacional. 

O que são regiões hidrográficas?

A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece doze Regiões Hidrográficas brasileiras.

São regiões hidrográficas: bacias, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas, com características naturais, sociais e econômicas similares. Esse critério de divisão das regiões visa orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos em todo o país. 

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Qual a diferença entre bacia hidrográfica e região hidrográfica?

Como vimos até aqui, as bacias hidrográficas são compostas basicamente por um rio principal e os seus afluentes. Já as regiões hidrográficas podem ser uma área mais ampla contendo diversas bacias hidrográficas, ou apenas uma.

Quais são as regiões hidrográficas do Brasil?

Quais são as características gerais das bacias hidrográficas do Brasil?
Mapa das divisões das regiões hidrográficas brasileiras

Amazônica

É a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, com uma extensa área de aproximadamente 6 milhões de km². Localizada na região do Norte do Brasil, abrange ainda outros países da porção noroeste da América do Sul. O rio principal da bacia Amazônica é o Amazonas, que nasce no Peru mas com o nome de Ucayali. O rio Amazonas é um rio de planície, por isso, é excelente para a navegação, inclusive de embarcações pesadas.

Tocantins-Araguaia

A sua extensão territorial ocupa uma área de 9,5% do território nacional, localizada na porção centro-norte do país, forma um vão divisor entre o leste e o oeste do Brasil. Abrange os Estados de Goiás e Tocantins, e margeia os Estados do Mato Grosso (a leste), Maranhão (a sudoeste) e Pará (a leste e noroeste). Os seus rios principais são: Araguaia e Tocantins. No rio Tocantins, foi construída a segunda maior usina hidrelétrica do Brasil, a de Tucuruí.

São Francisco

A sua extensão territorial ocupa aproximadamente 7,5% do território brasileiro. O rio principal desta bacia é o São Francisco, que nasce em Minas Gerais e atravessa o semiárido nordestino e deságua no oceano Atlântico, entre os Estados de Sergipe e Alagoas. O Rio São Francisco, vem sendo alvo de intenso debate por causa do projeto de transposição de suas águas.

Atlântico Nordeste Ocidental 

Bacia localizada nos estados do Maranhão e Pará, possui uma grande diversidade de biomasCaatingaCerrado e Floresta Amazônica. Seus principais rios são: Gurupi, Turiaçu e Pericumã.

Parnaíba

Abrange a bacia do Rio Parnaíba. Esta região hidrográfica está em maioria localizada nos estados: Ceará, Piauí e Maranhão. Seu bioma predominante é a Caatinga.

Atlântico Nordeste Oriental

Assim como a Parnaíba, está localizada na Caatinga. Como é a região hidrográfica que está mais presente nesse bioma, é a que apresenta a menor disponibilidade hídrica. Abrange os estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. 

Atlântico Leste

Esta região hidrográfica também está situada no semiárido brasileiro, o que faz com que tenha o segundo menor potencial hídrico do país. Está localizada nos estados: Bahia, Minas Gerais, Sergipe e Espírito Santo.

Atlântico Sudeste

Abrange as bacias do Rio Doce, Rio Ribeira e Paraíba do Sul. Está localizada nos estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. É a região hidrográfica mais povoada do país.

Paraná

A sua extensão territorial ocupa uma área de 900 mil km², permeando os Estados do Mato Grosso do Sul (toda parte leste), Goiás (parte centro-sul), Minas Gerais (porção sul), São Paulo e Paraná. O rio principal desta bacia é o Paraná, que nasce da junção dos rios Paranaíba e Grande, numa faixa de transição entre os Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Ela faz parte da grande Bacia Platina, que abrange toda porção Sul e Sudeste da América do Sul. Algo muito importante sobre a bacia do Paraná é a presença de grande parte do Aquífero Guarani, o maior reservatório de água doce do planeta.

Paraguai 

Esta região hidrográfica está localizada no pantanal brasileiro e abrange os estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Seus rios principais são: Paraguai, Miranda e Cuiabá.

Uruguai

Menor região hidrográfica do país, está localizada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Compõe a parte da bacia do Rio Uruguai em território brasileiro. Seus rios principais são: Uruguai, Chapecó e Passo Fundo.

Atlântico Sul 

Está localizada dentre os três estados dos Sul e São Paulo. Seus rios principais são: Itajaí e Jacuí.

Plano de Estudo gratuito para o Enem

A Quero Bolsa está oferecendo gratuitamente o Plano de Estudo Enem de Boa. Trata-se de um material para vestibulandos, que indica diariamente conteúdos para serem estudados. Basta se cadastrar no site oficial e baixar sua versão do plano.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓 

Exercício de fixação

Mackenzie SP/2018

Observe o mapa:

Estudo aponta que desmatamento da Mata Atlântica aumentou cerca de 60% em um ano.

Entre 2015 e 2016, cerca de 290 quilômetros quadrados de floresta foram devastados, o que significa um aumento de 57,7%, se comparado com os anos anteriores.

Atualmente restam cerca de 12% da área original da Mata Atlântica (Foto: Arte EPTV)

A Mata Atlântica percorre importantes regiões hidrográficas brasileiras. Suas florestas são fundamentais para a manutenção dos processos hidrológicos garantindo a quantidade e a qualidade da água potável para milhões de brasileiros e para os diferentes setores da economia nacional.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/estudo-apontaque– desmatamento-da-mata-atlantica-aumentou-cerca-de-60-em-um-ano.ghtml

Tendo por base o mapa, as informações citadas e seus conhecimentos, identifique, a seguir, a alternativa que apresente, apenas, regiões hidrográficas com ocorrências de Mata Atlântica.

A Região Hidrográfica do Paraguai; Região Hidrográfica Amazônica; Região Hidrográfica do Piauí.

B Região Hidrográfica do Uruguai; Região Hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental; Região Hidrográfica Amazônica.

C Região Hidrográfica Amazônica; Região Hidrográfica do Tocantins; Região Hidrográfica do Parnaíba.

D Região Hidrográfica Atlântico Sul; Região Hidrográfica do Paraná; Região Hidrográfica do Atlântico Leste.

E Região Hidrográfica do Uruguai; Região Hidrográfica do Tocantins; Região Hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental.

Quais são as características das bacias hidrográficas brasileiras?

As bacias hidrográficas do Brasil são extensas e formadas por rios caudalosos e importantes para suas respectivas regiões, fazendo com que o país possua a maior reserva de água doce/potável do planeta.

Quais são as principais características das bacias hidrográficas?

As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d'água, abastecendo-o. Elas são separadas por estruturas do relevo, como morros, serras, picos e chapadas. As águas são direcionadas pela topografia do terreno.

Quais são 6 principais características gerais da hidrografia brasileira?

Principais características da hidrografia brasileira Pobreza de lagos; Predomínio do regime pluvial; Predomínio dos rios perenes e de bacias exorreicas (que deságua no mar); Predomínio de foz do tipo estuário (que desemboca no mar em forma de um único canal).