Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

Olá pessoal, neste artigo vou apresentar o livro mais fofo e que junto com o “Menino do Dedo Verde”, foram minha entrada para o fantástico mundo da literatura. Isso porque embora já tivesse lido outros textos antes, eles eram curtos, diretos e possuíam uma reflexão pontual, enquanto estes apresentam não apenas várias destas reflexões, mas tessituras diferentes, que uniam o fantástico a minha própria capacidade de leitura, que quanto mais profunda, mais me garantia interpretações e aquisições de cognitivas entrelaçando a narrativa as imagens e textos nas obras.

O pequeno príncipe – uma análise completa

Como minha intenção aqui no Demonstre nunca é entregar apenas alguma coisa, vou tentar fornecer a resenha mais estruturada possível, falando desde o autor, personagens, resumo da obra, símbolos, dicas de como trabalhar este livro com diferentes grupos de alunos e motivos para que você absorva ele e compartilhe com sua comunidade. Espero que goste!!!

Antoine de Saint-Exupéry e sua obra

O Pequeno Príncipe (título original em francês: Le Petit Prince) é a obra mais famosa do aviador e escritor Antoine de Saint-Exupéry. Foi publicada pela primeira vez em 06 de abril de 1943. Traduzido para 160 línguas e dialetos, é um dos maiores sucessos de vendas de todos os tempos, e o livro francês mais vendido no mundo.

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

A história evoca temas universais como o amor, a amizade, o sentido da vida e a natureza humana. Realiza uma crítica ao homem e a civilização moderna que levam à perda dos valores mais essenciais do ser humano. Defende que a sabedoria das crianças pode servir como guia para a vida adulta. Os adultos são sérios, não conseguem desfrutar a vida porque não sabem o que é verdadeiramente importante, o essencial não é percebido por ser invisível.

“Elas (as pessoas grandes) adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, as pessoas grandes jamais se interessam em saber como ele realmente é.“ (…) mas perguntam: Qual é a sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai? Somente assim é que elas julgam conhecê-lo”.

Haper Lee

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

Compre a atividade completa em alta qualidade agora!

Uma característica fundamental na obra são as ilustrações, que fazem parte da narrativa:

ILUSTRAÇÕES DO ORIGINAL MANUSCRITO DE O PEQUENO PRÍNCIPE

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

RESUMO DA HISTÓRIA O PEQUENO PRÍNCIPE

A história começa com o avião do narrador sofrendo uma queda no Deserto do Saara. Ele conta apenas com um reduzido estoque de água e comida e seu avião foi gravemente danificado pela queda. Em meio a essa desesperante situação, o narrador é abordado por um pequeno e sério menino loiro, o Pequeno Príncipe, que lhe pede para desenhar uma ovelha.

 O narrador atende ao seu pedido e os dois se tornam amigos. O piloto descobre que o Pequeno Príncipe veio de um pequeno planeta chamado Asteroide B-612, mas que para o Pequeno Príncipe se chama Asteroide 325. O Príncipe lhe fala sobre o cuidado permanente com seu planeta, sobretudo em evitar o crescimento dos Baobás, que provocariam sua destruição. Relata que um dia, uma rosa surgiu misteriosamente em seu planeta e ele caiu de amores por ela, mas após pegá-la em uma mentira, resolveu que jamais voltaria a crer em suas palavras. Ele se sentia solitário e resolveu partir. Embora os dois tenham se reconciliado no último instante, o Pequeno Príncipe seguiu seu propósito de sair a explorar outros planetas para curar sua solidão.

Durante a jornada, nos conta o narrador, o Pequeno Príncipe passa pelos asteroides vizinhos e pela primeira vez se depara com o estranho mundo dos adultos. Nos seis planetas visitados, ele conhece um rei, um homem vaidoso, um bêbado, um homem de negócios, um acendedor de lampiões e um geógrafo. Os seis levam uma vida solitária, consumidos pelas obrigações que eles próprios se impuseram. Tais comportamentos o perturbam, já que o Pequeno Príncipe não consegue compreender as necessidades de comandar os outros, ser admirado e de tudo possuir. Uma exceção é o acendedor de lampiões, cuja obstinada dedicação desperta admiração por parte do pequeno viajante. O geografo lhe explica que as flores não duram para sempre, o que faz aflorar a saudade de sua rosa deixada para trás. É seguindo uma sugestão do geógrafo que o Pequeno Príncipe chega ao planeta Terra, mas ele aterrissa no meio do deserto, onde não encontra nenhum humano. Logo se depara com uma serpente, que lhe fala através de enigmas e afirma ser seu mortal veneno capaz de leva-lo de volta aos céus, caso assim ele deseje. O Pequeno Príncipe ignora a oferta e segue sua expedição, parando para escalar o mais alto monte que encontra, onde confunde o eco de sua própria voz com uma conversa. A descoberta de um jardim de rosas o surpreende e decepciona, já que sua rosa havia lhe dito que ela era única.

O Pequeno Príncipe se torna amigo de uma raposa, que lhe passa as seguintes lições: as coisas realmente importantes só podem ser vistas através do coração; o tempo e a dedicação dispensados à sua rosa a tornaram especial para ele; o amor implica a responsabilidade perante o ser amado.

No oitavo dia do piloto no deserto, ele e o Pequeno Príncipe encontram um poço. A água refresca e nutre seus corações mais do que seus corpos. No entanto, a mente do Príncipe está completamente fixada em voltar para sua rosa, e ele começa a fazer planos com a serpente. O narrador logra consertar seu avião um dia antes do Príncipe completar seu primeiro ano na Terra. Ele caminha tristemente com seu amigo rumo ao local onde o Príncipe aterrissou em sua chegada. A serpente morde o Pequeno Príncipe, que cai imóvel na areia.

No dia seguinte, o narrador não encontra o corpo do Príncipe nas areias, o que o leva a acreditar que ele tenha retornado ao seu asteroide.

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?
A PRIMEIRA VERSÃO EM DESENHO ANIMADO FOI LANÇADA EM 1970

USO DO PEQUENO PRÍNCIPE COMO MATERIAL DIDÁTICO COMPLEMENTAR

A riqueza de elementos presente na trama torna possível utiliza-la em diferentes seguimentos de ensino e disciplinas, desde o ensino fundamental I até o ensino médio. O contexto histórico durante o qual a obra foi escrita, a biografia de Sant-Exupéry e as muitas releituras da obra por diferentes formas de expressão artística também oferecem inúmeras possibilidades ao professor.

  • Até o 3º ano do 1º ciclo, a leitura da obra pode ser feita por capítulos, em sala de aula e com auxílio do professor. Além dos conteúdos de língua portuguesa, a história pode servir como ponte para tópicos das demais disciplinas, assim como para os temas transversais. Conceito de Infância, direitos da criança, lugares e modos de vida (Deserto do Saara, onde parte da história se passa) e cuidados com o meio ambiente são alguns dos possíveis temas.
  • A partir do 4º ano, já é possível propor a leitura da obra pelos alunos como atividade complementar, completa ou por capítulos, já que se trata de um texto com linguagem totalmente acessível.  Conteúdos de História, Geografia, Língua Portuguesa e Ciências do 2º ciclo até o 9º ano podem ser trabalhados.
  • Nos três anos ensino médio, o livro pode ser a base de um projeto interdisciplinar: buscar no livro temas relacionados às diferentes áreas do conhecimento avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio. A turma pode ser dividida em quatro grupos, Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

PRINCIPAIS PERSONAGENS E SÍMBOLOS DO LIVRO PEQUENO PRÍNCIPE

O Pequeno Príncipe– É um menino que deixa seu asteroide e realiza uma viagem que o leva por outros planetas até chegar à Terra, onde conhece o aviador que narra sua história. É o personagem principal da obra e todo o livro gira em torno de sua jornada. Muito responsável, ao mesmo tempo encarna os valores infantis perdidos pelos adultos, como a inocência e a curiosidade.  Decide viajar para fugir dos problemas em seu relacionamento com a rosa. Assim, entenderá o essencial das coisas, o que compreenderá ser realmente importante na vida, e a transcendência das relações de amor e amizade.

O Aviador- Também protagonista e narrador da história. É um adulto que deseja conservar o espírito de um menino, e embora saiba que o perdeu, se esforça para recuperá-lo. Graças a sua compreensão, permite que conheçamos ainda melhor o Pequeno Príncipe. O aviador/narrador pode ser identificado como o próprio Saint-Exupéry, que também foi aviador e sofreu vários acidentes aéreos ao longo da vida.

“Certa vez, quando tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem (…) uma imponente gravura. Representava ela uma jiboia que engolia uma fera. (…)meu desenho nº1 era assim. Mostrei minha obra prima as pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Responderam-me: Por que é que um chapéu faria medo”.

A Rosa– O personagem a quem o Pequeno Príncipe ama. Esplendida, única, maravilhosa, e ao mesmo tempo melodramática e vaidosa. Apareceu um dia no asteroide e desde o primeiro momento o Pequeno Príncipe dela cuidou. Mas a constante exigência de atenção por parte da rosa leva ambos a uma situação que motiva o personagem central a deixar seu planeta.

A Raposa– Apresenta ao Pequeno Príncipe a solução do seu conflito. É uma raposa selvagem, mas pede ao Pequeno Príncipe que a domestique. Ensina que a amizade é um tipo de domesticação, que leva tempo, aproximação e paciência, mas quando uma vez estabelecida se transforma num laço de união que transforma o sentido da vida. Assim, o Pequeno Príncipe acaba domesticando a raposa e graças à relação que surge entre ambos compreende o verdadeiro sentido da amizade e a essência das relações.

“A gente só conhece bem as coisas que cativou – disse a raposa. – Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me”!

A Serpente– É o primeiro personagem que o Pequeno Príncipe encontra ao chegar a Terra. Comunica-se através de enigmas e se define como mais poderosa que o dedo de um rei. Será um personagem decisivo no fim da trama.

SIMBOLOGIA

As estrelas- Simbolizam o grande mistério e a imensidão do universo e, no fim da história, a solidão do narrador.

O deserto- Simboliza a mente do narrador, a princípio dominada pelo estreito ponto de vista adulto e que vai se transformando ao longo da história através da amizade com o Pequeno Príncipe.

Água- Representa a realização espiritual.

10 MOTIVOS PARA LER ESSE LIVRO COM SEUS ALUNOS

  1. É um clássico da literatura mundial, o que por si só justifica sua leitura.
  2. Sua história traz elementos que podem ser analisados sob a ótica de distintas áreas do conhecimento.
  3. Leitura agradável e envolvente.
  4. Conduz o leitor a uma reflexão filosófica.
  5. Propicia uma viagem de volta à infância, ou a constatação de suas características, através da visão de mundo do Pequeno Príncipe.
  6. Suscita uma revisão de valores.
  7. Permite complementar sua leitura com uma variedade obras de diferentes seguimentos da arte.
  8. Desperta a curiosidade sobre uma árvore que existe no Brasil e está em extinção, o Baobá.
  9. Traz um questionamento acerca do significado da morte.
  10. É um livro que serve como elo entre gerações.

O QUE VALE VER NA WEB

  • Entrevista com a pós doutora em literatura comparada Brasil-França, tradutora e pesquisadora, Mônica Cristina Corrêa. A entrevistada é especialista no estudo sobre a vida e obra do autor francês Antoine de Saint-Exupéry. https://youtube.com/watch?v=0x8qVJc3_t0
  • A salvadorenha que inspirou “O Pequeno Príncipe” (em espanhol). https://culturacolectiva.com/la-salvadorena-que-inspiro-el-principito/
  • Biografia de Antoine de Saint-Exupéry –  https://e-biografias.net/antoine_de_saint_exupery/
  • O Pequeno Príncipe (2015) – Trailer Oficial Dublado- https://youtube.com/watch?v=7WoO-luLshk
  • Ilustrações originais do manuscrito de O Pequeno Príncipe https://brainpickings.org/2014/02/03/exupery-little-prince-morgan-drawings/

Produtos do Pequeno Príncipe que eu indico!

O legal do Pequeno Príncipe é que existem muitos produtos para encontrar na web. Listo aqui simplesmente os melhores materiais que você pode ter acesso facilmente e que vão garantir a felicidade e entretenimento do su filho ou aluno:

Dica 1: O livro de atividades do Pequeno Príncipe

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

Acredito que a editora Coquetel faz um ótimo trabalho com suas revistas temáticas para crianças. Quando vi esse livro fiz questão de comprar e me diverti muito com meus pequenos. Acredito que vocês também vão gostar!

Dica 2: A filme-animação do Pequeno Príncipe

Eu já tinha dado a dica ali nos links, com o trailer. Confesso que embora seja fã do livro, a primeira vista já estava contente com o material que já tinha disposto, tanto que só fui ver o filme no cinema após um professor de educação física da escola onde trabalho, Ricardo Bruno, me indicar fortemente e falar que tinha se emocionado. Ponto dito, ponto feito, fui, AMEI e super indico. É um filme para ver com os pequenos e os nem tão pequenos!

Dica 3: O livro em capa dura, ilustrado e com fotos

Esse livro é um sonho para todos os que gostam. Pequeno como o livro de O Pequeno Príncipe tem que ser, mas super bem editado e diagramado, com um dourado que encanta e várias fotos sobre o autor e seu acervo. Achei bem em conta os 23 reais cobrados pelo livro. Lembro que estive em Marcelle na França para conhecer o museu do Antoine de Saint-Exupéry. Só boas lembranças!

Dica 4: O livro de colorir do Pequeno Príncipe

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

Esse estou indicando por gostar de pintar mesmo. Comprei, mas ainda não chegou aqui em casa. Acho que o que ganha o pequeno príncipe são suas ilustrações, e como o dialoga, fazendo com que elas deixem de ser meros adereços discricionais, para se tornar elementos vitais da narrativa. Se este livro puder estender esse contado com a criança e fazer com que ela dialogue mais com a simbologia das imagens, já é por si só uma grande ferramenta pedagógica.

Dica 5: Turma da Mônica em: O Pequeno Príncipe

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

Apesar do Pequeno Príncipe já ser, por si só, uma figura carismática, para os menores uma boa ideia é a história adaptada com os personagens da Turma da Mônica. Material excelente e que fornece uma abertura muito legal para as crianças que rejeitam personagens diferentes dos que já estão acostumadas.

Dica 6: O Pequeno Príncipe – Edição de bolso e normal – Melhor Dica!

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

Edição pequena, linda e com as aquarelas do autor. Eu dei vários para vários alunos no decorrer da minha carreira. Isso porque elas são baratas, sempre menos que 10 reais, e garantem que o meu aluno ou presenteado possa levar para qualquer lugar.

Quais são as características dos personagens do livro O Pequeno Príncipe?

E a edição normal. Ai meu Deus, como eu amo esse livro!!! Na minha opinião melhor custo benefício quando o assunto é incentivo a leitura! Só amor!

Bom, é isso. Espero que você tenha gostado das dicas até aqui. Por favor comente e se coloque sobre essa postagem. Seu feedback é muito importante pra mim e me motiva a continuar escrevendo. Fique bem. Muita paz, luz e amor pra você!!

Quais são as características dos personagens do livro Pequeno Príncipe?

a raposa : É a melhor amiga do pequeno principe , carinhosa , cativante e um pouco nervosa. sincera. A rosa: sua maior confidente , encantadora , delicada e caprichosa. Serpente: é manipuladora e tem pensamentos obscuros e depredativos.

Quais são as principais características da raposa do Pequeno Príncipe?

A raposa é sábia e atua como tutora, ensinando lições valiosas para o Pequeno Príncipe, mesmo ela pedindo para ser domada por ele. A Raposa ensina que cativar quer dizer conquistar e requer responsabilidade, por um amor, por um amigo, e pelo que conquistamos em nossa vida profissional e pessoal .

Quais são as características do Rei do Pequeno Príncipe?

Resposta. "Mandão", bondoso, sensato e dono de uma gigantesca falsa sensação de autoridade.

Quem são os personagens do texto O Pequeno Príncipe?

Os personagens do livro O pequeno Príncipe são: o homem dos negócios, o piloto, a raposa, a rosa, o acendedor de lâmpadas, o pequeno príncipe, o bêbado, o carneiro e a caixa, a serpente, o rei, o vaidoso, o geógrafo, o astrônomo, o chapéu e o elefante dentro da serpente.