Decameron is a set of one hundred short stories, written between 1349 and 1351 by Giovanni Boccaccio, during the plague epidemic that struck not only Florence, but throughout Europe. The novels focus on various topics, all related to the historical context of the 14th century. One of the things that draw the reader's attention is the way that Giovanni Boccaccio writes about the clergy in some stories. Priests and nuns are presented as people petty, lush, greedy, hypocrites and unable to resist the human passions. My goal in this essay is to understand reasons and the context that led Boccaccio the criticisms so heavy to the clergy. Perhaps complaints are heavy the way that the Catholic Church behaved or fun way to comment on the society of the 14th century. However, the most important thing is to not forget that expose such criticism is a way to understand the relationship between the Church and society at the end of the Middle Ages. Keywords: Italy – Medieval History – Church – Medieval Literature – 14th century crisis’s. Show Eu ja havia assistido ao filme "o nome da rosa" não tenho criticas negativas pelo contrario tenho algumas observações apenas... PS: desculpa-me se hover erros de português. ResponderExcluir
Sendo sincera, eu nunca tinha assistido a esse filme e nem ouvido falar do livro " O nome da rosa" e quando assisti ao filme em sala, ainda o vi pela metade, mas segue a minha critica: Pelo que percebi, no começo parece meio cansativo mas com o desenrolar, percebemos que ele é riquíssimo em detalhes. Ele nos mostra um mundo onde só existia as leis da igreja e nos mostra também, a procura do ser humano pelo conhecimento, pelo descobrir a si mesmo, o q nos leva a uma profunda reflexão de que também precisamos buscar conhecimento para conhecer a nós mesmos. P.S.: Idem Mayara. Desculpem-me se houver erros de ortografia e gramática. Ada P. de Lima - 08.19478-5 / CJN02S1. ResponderExcluir O filme apresenta, por meio de uma obra fictícia, sob o pano de fundo de crimes em um longínquo mosteiro italiano, profundos temas vigentes na Europa do século XIV e XV. Um deles é rapidamente identificado no enredo. O pesado julgo da Igreja Católica quanto à disseminação do conhecimento que não viesse dela própria. Toda a idéia de um mosteiro com uma biblioteca tão vasta de conhecimento, e que não era apresentada aos próprios monges, sustenta essa imagem. Interessante como os monges, mesmo estudando livros todos os dias (como visto na cena em que Guilherme de Baskerville investiga a mesa do tradutor grego, segunda vítima do filme) não tinham permissão de entrar na biblioteca. Ou seja, só liam o que lhes era permitido. Somente o que fosse necessário para mantê-los nas rédeas da religião. É como uma cenoura na frente do burro levando-o aonde se quer. A questão do riso também é logo apresentada. O riso, transformador do rosto humano em rosto de macaco, era inteiramente proibido pela ordem beneditina. Usando essa imagem como metáfora Humberto Eco (escritor do romance “O Nome da Rosa” no qual foi inspirado o filme) critica todo o poder (principalmente o religioso) que extirpa as características humanas em prol de um conformismo ideológico. Quanto menos emoção mais razão. Mais mecanizado o processo, e melhor para quem o comanda. Outro ponto que consegui observar foi na discussão se a Igreja deveria ou não acumular tesouros e riquezas, quando reunidos franciscanos e beneditinos com o representante do Papa. Nesse momento do filme é clara a idéia da separação da Igreja e do Estado. Ambos interessados no poder digladiavam-se quando o assunto era o dinheiro. Anos mais tarde o Estado teria se aproveitado da revolta de Martinho Lutero quanto às atitudes da Igreja Católica em exigir valores por indulgências (remissão das penas relativas aos pecados), e incentivado a Reforma Protestante em toda a Europa. ResponderExcluir p.s. Desculpe se ficou grande. Eu adoro esse filme e realmente não conseguiria escrever pouco sobre ele. Robson Loureiro CSN02S1 ResponderExcluir CRÍTICA: O Nome da Rosa (Der Name Der
Rose, FRANÇA/ITÁLIA/ALEMANHA, 1986). Direção de A junção de cinema com Filosofia e fatos históricos pode ser perigosa. Ainda mais quando se trata da adaptação de uma Ah, duas "curiosidades inúteis" sobre o filme: ele demorou quatro anos para ficar pronto, e inicialmente, Robert De Niro iria interpretar o personagem de Sean Connery. Nome da Aluna: Camila Mitoso Henriques (o texto não está lá essas coisas, mas eu prometo escrever um melhor da próxima vez!) ResponderExcluir Comentário: Filme, O nome da Rosa. O filme foi baseado no período da idade média num mosteiro Beneditino na Itália.O enredo do Filme faz uma critica ao sistema religioso, social e político da época, visto que aconteceu na transição do feudalismo para o capitalismo. ResponderExcluir Comentário: Filme ‘O nome da Rosa’ Em meados da Idade Média ocorre com fatos dos quais se alastravam a cada dia decorrente da esfera econômica – social (crescimento da burguesia na aliança com o Rei), onde a fome massacrava o povo miseravelmente sendo subordinadas as humilhantes formas de tratamento, isso e como porcos (sujos, famintos e mal tratados) e sem direito a cultura e a uma vida digna. Aluna: Maria do Socorro Grangeiro Henriques ResponderExcluir Comentário sobre “O Nome da Rosa” No filme, um monge franciscano representa um intelectual do renascimento, que com uma postura humanista e
racional, consegue desvendar ao fim da trama a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro. ResponderExcluir Na minha ingênua opnião, o filme me mostrou uma reflexão sobre a felicidade e a busca pelo conhecimento, além é claro de todos os assuntos expostos
claramente como o poder incontestável da igreja colocando o homem como lobo dele mesmo. ResponderExcluir Comentário: Filme O Nome da Rosa O filme "O Nome da Rosa" ocorre em meados da idade
média, no ano 1327, em um monastério beneditino na Itália. ResponderExcluir O Nome da Rosa (resenha) ResponderExcluir Eu também não havia assistido o filme anteriormente, apesar de ter o DVD em casa. Julguei o filme pelas primeiras e superficiais impressões sem ao menos assisti-lo. Confesso que tive uma agradável surpresa quando o acompanhei, pois foi um dos filmes mais interessantes que ví. Manaus, 13/03/2009 ResponderExcluir O Nome da Rosa é uma narrativa policial, ambientada em um mosteiro da Itália medieval, o filme trata da história de uma serie de assassiantos
ocorrido no ano de 1327 no século XIV. O filme tem uma sinopse que mistura suspense e romance, os temperos certos para o sucesso de um filme, alem da riqueza da fotografia que rica em detalhes, a iluminação que foi feita para retratar a época em que é passada a historia. Sinopse Dirigido por Jean-Jacques Annaud (Sete Anos no Tibet) e com Sean Connery e Christian Slater no elenco. Gleyss da Silva Freire ResponderExcluir "O NOME DA ROSA" tanto li o livro quanto assisti ao filme diversas vezes, apesar de achar um dos melhores filmes de todos os tempos, após assisti-lo em sala de aula pela primeira vez o vi com outros olhos, ficando ainda mais estupefato pela imensa quantidade de detalhes, informações grandiosas e inteligentíssimas metáforas usadas pelo autor. ResponderExcluir RESENHA “O NOME DA ROSA” SINOPSE: O romance O NOME DA ROSA do crítico literário italiano Umberto Eco, serviu de base para o filme ‘‘o nome da rosa”.Uma narrativa de suspense policial que retrata a investigação do enigma sobre a morte de alguns monges beneditinos no mosteiro Clemente Prudente Omitir, ao norte da Itália. A história do filme ocorre no ano de 1327, século XIV, em um mosteiro ao
norte da Itália medieval denominado Clemente Prudente Omitir. Willian de Baskervilhe, monge da ordem franciscana, personagem interpretada pelo ator SEAN CONERY, foi juntamente com outros monges franciscanos, ao mosteiro, compôr uma delegação para participar de um debate com a finalidade de pôr fim á questão que abalou a unidade da santa madre igreja: se a igreja deveria ou não ser pobre, seguindo assim o exemplo de Jesus. No entanto, ao tempo da realização do debate o mosteiro encontrava-se
aterrorizado por um enigma que envolvia a morte de alguns monges beneditinos, fato logo percebido pelo perspicaz monge Willian de Baskervilhe, pela intrigância dos fatos e para lhes dá explicação racional interessou-se por investigar o assunto. O riso só é desaprovado por Jesus Cristo, quando é usado para fins inescrupulosos, como ex.: (em Gêneses 18) Sara, mulher de Abraão, riu quando um anjo do senhor (anjo mandado por Deus) falou a Abraão que Sara iria dá á luz um filho. Ela (Sara), ao ri-se, zombou de Deus porque já era de idade avançada não acreditando que poderia dá á luz, assim, duvidou do poder incontestável de Deus. De fato, constatamos que existem várias passagens bíblicas que CONTESTAM a opinião dos monges Beneditinos. Poderia ser citadas enumeras outras passagens também interessantes para analisar esse assunto, mas é suficiente as que foram expostas. O sorriso é a chave que abre portas :) ResponderExcluir Mônica Capote CJN02S1 Comentário: Filme ‘O nome da Rosa’ O filme é ótimo,de época medieval, confesso que ja havia ouvido falar muito sobre ele, entretando o que mais chamou minha atenção foi o "riso", como proibido pela ordem beneditina, uma fortemente visão de que quanto menos emoção, menos é o seu conheçimento sobre o mundo, nun processo mecanizado, ou seja, sem descoberta, sem interrogações, como o fator do "espelho" também, vocês notaram que era proibido se olhar no espelho?, como se , olhando pra você mesmo, iria descobrir a tal chamada "vaidade", e a igreja nao tolerava isso, como se quizesse manter todos ali, sempre crentes ao que a eles dizem, sem interrupções, como se fossem de crianças, para transformar tudo mais fácil para quem os comanda. O filme também mostra um monge franciscano que representa uma intelectual do renascimento, como "detetive", em busca de desvendar ao fim da trama a verdade por trás de crimes cometidos. ResponderExcluir Crítica ao Filme “ O Nome da Rosa .” O filme “O Nome da Rosa” que conta a história ocorrida, em volta do ano 1327, num mosteiro medieval na Europa. Onde poucos monges tinha acesso a uma biblioteca, devido as relíquias aquivadas na mesma. No filme, um monge Frasciscano foi convocado para investigar
vários crímes que estavam acontecendo no mosteiro, onde pessoas eram encontradas mortas com a língua e os dedos roxos. Verifica-se também que no filme, as pessoas mortas arrancavam as folhas do livros que estavam envenenadas. Pecebe-se então quem violasse os livros, morreria antes mesmo de apreciar o conteúdo dele. Apartir dai, isso tudo, surgiria principalmente a razão de que jesus sorriu, pois além de amar todos os homens, jesus desejava que todos encontrassem a verdade e através da verdade
fossem libertos. Foi o que eu ententir do Filme, pois, assistir só a segunda parte. Centro Universitário do Norte – UniNorte ResponderExcluir O Nome da Rosa,obra de Humberto Eco,adaptado para o cinema, revela alguns dos conceitos de Aristóteles;primeiramente em relaçào ao comportamento humano, retratando a questào da beleza da vida, associada as nossas ações:"ser ou não ser justo" ou ainda: "o corpo toma formas, assim como nosso rosto, a partir dos sentimentos";depois fala da comédia, ou melhor sobre o ato de rir: "se o homem descobre que pode rir de
tudo, rirá até mesmo de Deus", ou melhor, da própria igreja e assim, a mesma perde seu poderio absurdo sobre a vida do homem. Geísa Frohlich, curso de Jornalismo, Uninorte, 2.período. ResponderExcluir O filme é uma clássica representação dos períodos em que a igreja através da Santa Inquisição, monipolizava o conhecimento, punindo aqueles que buscavam outras
formas de saber ou discordavam do clero.Mais que proibir todos os acessos aquilo que se opunha aos ensinamentos da igreja era manter as pessoas sob seus comandos e sob suas leis. Livros, pessoas que não compartilhavam da mesma ideologia religiosa, filosofos e outros estudioos eram perserguidos e severamente punidos como ereges e propagadores da bruxaria. ResponderExcluir O filme Em nome da rosa é muito
interessante pois apesar de ficção nos mostra um realidade vivida na igreja católica por muito tempo. o caso do não rir é muito interessante, eles não riem pois o riso para eles é demoníaco. Com o incêndio da grande biblioteca de Alexandria que continha inúmeros arquivos de Aristóteles, Platão dentre outros, fez com que a Igreja católica fosse atrás destes arquivos e tomar posse deles, assim evitanto que o resto das pessoas tivessem contato com estes arquivos. No filme estes escritos estão
guardados sobre a proteção da igreja. além dos mas, era uma forma de adotar apenas um ensinamento, sem dar chance aos seus monges de aprenderem mais sobre a realidade da vida ou o poder da felicidade e os que ousavam quebrar as regras ou desafiar o clero eram punidos pela "santa igreja". Tiago Ferreira ResponderExcluir Conhecimento
do conhecimento cientifico Cleuda Lopes de Oliveira ResponderExcluir O NOME DA ROSA Edival Arevalo da
Costa ResponderExcluir O Conhecimento do Conhecimento Científico ResponderExcluir O Nome da Rosa é um clássico do cinema mundial. O filme nasceu do romance homônimo de Umberto Eco que é um dos
grandes intelectuais da nossa época. Nivaldo Leôncio do Nascimento. CJN02S1 ResponderExcluir Comentários sobre o livro: Capitulo 2 – O conhecimento do conhecimento científico. Morin dialoga com uma platéia. Inicia fazendo uma exposição, ainda que fragmentada, dos caminhos percorridos pela ciência em busca de uma hegemonia sobre a filosofia e a metafísica e, valendo-se de uma retrospectiva histórica, demonstra que os cientistas trabalham incansavelmente para que “a filosofia, o pensamento, refletisse a imagem da ciência, isto é, que houvesse enunciados dotados de sentido, e que fossem baseados no que é observável e verificável”. ResponderExcluir O Nome da Rosa é um clássico do cinema mundial. O filme nasceu do romance homônimo de Umberto Eco, um dos grandes intectuais de nossa época. Nivaldo Leôncio do Nascimento. CNJ02S1. ResponderExcluir Amanda Evelyn de Souza Reis CJN02S1 ResponderExcluir Crítica ao Livro Ciência com conciência do autor: Edgar
Morin O Capítulo conhecimento do conhecimento científico do livro Ciência com conciência, mantém características comuns com parte do livro Metodologia Científica em ciências sociais, do autor Pedro Demo, havendo entre eles, no entanto, continuidades e descontinuidades. Há continuidade por persistir a ligação com a teoria crítica do conhecimento, no sentido também da metodologia alternativa e principalmente com o progresso do conhecimento. Há descontinuidade no sentido de que o tom pós-moderno aparece ostensivamente, não em termos de sua adoção, mas de seu ambiente de discussão. Além disso, a obra trabalha o conhecimento científico como não existimento do reflexo das leis da natureza. Trazendo com ele um universo de teorias, de idéias, de paradigmas, o que nos remete, por um lado, para as condições bioantropológicas do conhecimento, por outro lado, para o enraizamento cultural, social, histórico das teorias. (Assim citado na página 21 do livro). Para mim, por isso é cresce o interesse e a necessidade pelo estudo dos métodos e das técnicas de pesquisa nas relações sociais, não apenas nos campos da Sociologia, Educação e Psicologia, como também em outras áreas de conhecimento. Desse modo, podem-se encontrar diversos tipos de necessidades que o estudo dos métodos e técnicas de pesquisa podem satisfazer. Percebe-se assim, que o estudante estará interessado em conhecer os instrumentos de pesquisa para seus trabalhos acadêmicos, preocupado em alcançar a verdade científica sobre o comportamento social, para serem analisados e utilizados como instrumentos confiáveis para uma possível tomada de decisão. Centro Universitário do norte – UniNorte ResponderExcluir O conhecimento do conhecimento científico. O autor desse texto nos mostra sobre o PROBLEMA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, onde tudo começou no
famoso Círculo de Viena, com grupos de cientistas, lógicos e matemáticos. Estes queriam que a filosofia refletisse na imagem da ciência, baseados no que é observável e verificável. O autor nos mostra vários pensamentos, como o de Whitehead, que dizia que a ciência é ainda mais mutável do que a teologia e que a cientificidade não se define pela certeza, e sim pela incerteza. Já Karl Popper diz ainda que o que prova que uma teoria é científica é o fato de que ela pode falhar e que pode ser
contestada. O que ele realmente quis dizer é que as teorias sempre são renovadas, isto é, são substituídas por outras que resistam melhor a falseabilidade. Ada Pereira de Lima.
08.19478-5 ResponderExcluir O NOME DA ROSA, uma obra de Humberto Eco.A história faz uso de um roteiro policial e se passa num mosteiro da Itália, no ano de 1327.
Ele começa com o monge William de Baskerville e um noviço que o acompanha, se dirigindo a um mosteiro para participar de um conclave. Neste local será decidido se a igreja deve doar, ou não, parte de sua riqueza aos pobres. ResponderExcluir O Nome da Rosa O filme reune-se em um monasterio Benedictino para uma conferencia entre representantes da Ordem Franciscana e Delegacao Papal, mas eis que surgem uma serie de assassinatos na abadia. O poderoso Inquisidor fazia todos acreditarem na existencia de uma besta, o monge franciscano (interpretado pelo ator SEAN CONNERY), e transforma-se em investigador para desvendar todo este misterio que ocorresse na Abadia, e descobrem uma verdadeira e extraodinaria biblioteca ocultada por seus Representantes no Monasterio. ResponderExcluir CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA ResponderExcluir Luciano O nome da rosa Sem dúvidas um filme com
enredo facinante, capaz de prender o telespectador do começo ao fim. O filme revela o monopólio e toda a influência que a igreja católica detinha no século XIII na Europa. Aluno: Luciano Lima ResponderExcluir
Amanda Evelyn de Souza Reis CJN02S1 O texto de Morin, O conhecimento do conhecimento cientifico do livro Ciência da consciência nos trás a reflexão que o conhecimento não conhece o próprio conhecimento, assim buscando variados significados da ciência com grandes cientistas partindo do principio onde o objeto em questão é analisado. ResponderExcluir O conhecimento do conhecimento científico No texto destacam-se os problemas relacionados ao conhecimento cientifico que se originou em um Circulo de Viena, formados por cientistas, lógicos e matemáticos. Que tinham objetivos em comuns queriam que na ciência houvesse enunciados dotados de sentido. O auto tem como objetivo apontar problemas éticos e
morais da ciência contemporânea. MAYARA TELES ResponderExcluir CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA Vivemos em uma era onde a
palavra é maior que a contemporaniedade, digo maior, em significados ainda maiores, estamos falando em Comunicar ou ainda estamos na era da Comunicação, onde agora tudo é transformado, a partir de diversos dados do conhecimento, a busca do passado (do retrô, unido ao presente e em busca de mais respostas para o futuro. GEÍSA FROHLICH - JORNALISMO ResponderExcluir Resumo crítico O conhecimento do conhecimento científico O estudo científico é uma pesquisa elaborada criteriosamente e exige dedicação. Mas, qualquer pessoa tem capacidade para ser um cientista. A maior atenção dada para detalhes que as vezes parecem insignificantes pode despertar uma idéia, daí surgi uma iniciativa, a qual pode resultar em uma epistemologia. Um cientista tem que levar em consideração uma característica importante ao desenvolver uma pesquisa, a democratização, esta é inerente a um estudo de caso, isso quer dizer que: a teoria não é absoluta, possui falibilidade, podendo assim ser refutável. Quando vemos alguma coisa já concretizada, na nossa mente, parece lógico, porque todas as coisas têm que ter sentido, uma razão. Assim, pensamos que a ciência é lógica. De fato é. Mas para ela se tornar objetiva e sistematiza,passou pela fase da subjetividade, por isso se torna refutável. Cada mente ávida de conhecimento tem como base o subjetivismo. Cada pessoa pode chegar ao mesmo ponto, mas por caminhos diferentes. A ciência consiste em pesquisa, e cada pesquisador tem uma realidade mental, um subjetivismo. Um cientista não pode levar a subjetividade cientifica ao extremo, assim perdendo a noção de que não é só ele que tem teorias lógicas e aceitáveis. Sempre vai existir em uma pesquisa científica quem a conteste. A cada época cria-se uma tendência á pesquisa de novos temas os quais são determinados pelo contexto histórico do momento. Na revolução industrial o motor a explosão monocombustível foi o principal objeto de estudo, hoje, porém, o objeto equivalente para o mesmo estudo é o motor também a explosão, só que na versão até tricombustível. Portanto as teorias não são imutáveis uma vez que no mundo cientifico as descobertas são constantes. ResponderExcluir Aluno: Antonio Santos de Sousa De acordo com o texto, os cientistas e estudiosos procuram construir e explicar proposições e teorias para um pensamento verdadeiro, seguro e cientifico sobre a ciência e o conhecimento. De maneira para que eles, a ciência e um modelo, e levantavam o problema “O que e a ciência”, criaram vários enunciados baseados no que e observável e verificável, o que levou a uma serie de desventuras e decepções. Mas de acordo com Popper “O que prova que uma teoria e cientifica e o fato de ela ser falível e aceitar ser refutada.” E que é racional na ciência e que ela aceita criar situações, nas quais uma teoria e questionada, ou seja, aceita a si mesma como um “biodegradável”. Assim uma teoria se fundamenta em dados objetivos, mas uma teoria não e objetiva em si mesma, pois a objetividade e uma coisa absolutamente certa. Por fim, a última idéia e que a ciência deve ser considerada como um processo recursivo auto-ecoprodutor, vai explicar essa forma cruel. Pois uma vez que a objetividade remete ao consenso, e que este remete a comunidade/sociedade que remete a tradição critica, isso quer dizer que a cientificidade se constrói, se desconstrói e se reconstrói sem cessar, uma vez que existe um movimento ininterrupto. ResponderExcluir O NOME DA ROSA (CONTINUAÇÃO) Só complementando o que eu escrevi aí em cima: O filme "O nome da Rosa" é baseado no livro de Umberto Eco, com o mesmo nome. A história passa num mosteiro beneditino, onde a morte de alguns monges faz com que Guilherme de Bakesville, um monge franciscano, e seu aprendiz, Adson, façam uma profunda investigação sobre o caso. Com o desenrolar da história, eles decobrem que os monges morreram depois de lerem um livro proibido que estava numa biblioteca escondida. Esse livro contestava as idéias da igreja e mostrava outros conhecimentos além dos já postos poe ela, por isso, livro proibido. Ele apresenta também o riso, muito temido pelos franciscanos, pois estes diziam que o riso tirava o medo e sem medo não haveria temor a Deus. Enfim, o que o filme quer nos mostrar é a busca pelo conhecimento, pelo descobrir além de si mesmo. Essa busca incessante pelo conhecimento continua até hoje e não se sabe quando irá parar. Ada Pereira de Lima. 08.19478-5 ResponderExcluir Aluno: Leonel Worton Pinheiro da
Silva O que prova que o conhecimento estabelecido anteriormente é uma verdade absoluta? ResponderExcluir O conhecimento científico é um produto resultante da investigação
científica. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida,mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva. Luiz Bernardo CJN02S1 ResponderExcluir CRISTIANE LACERDA Este foi o romance que muitos chegaram a conhecer mais sobre Umberto Eco,constituído ResponderExcluir Sintese Sendo assim, o que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento a partir da razão. Aluna: Cristiane Lacerda Farias da Silva ResponderExcluir O filme "O nome da Rosa", ocorre num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a idade média, onde vítimas aparecem sempre com os dedos e a
língua roxos. No mosteiro há uma enorme biblioteca , onde poucos monges tem a acesso aos livros sacras e profanas.Com a chegada de um monge Franciscano (Guilherme de Bascervilhe),tudo muda, pois ele é incubido de investigar as mortes e mostrar os verdadeiros motivos dos crimes e culpados. ResponderExcluir O texto Conhecimento Científico,
os cientistas e estudiosos procuram construir explicações, teorias para um pensamento verdadeiro sobre a ciência e o conhecimento. ResponderExcluir Aluna: Elaneide Lima CJN02S1 Trata-se de um
filme religioso com características filosóficas. A história acontece num mosteiro, na Itália, em plena idade média, onde pessoas morrem misteriosamente, alguns deles com a língua e os dedos roxos. Um monge franciscano chega com a missão de descobrir o verdadeiro motivo das mortes, em meio as investigações descobrem-se então uma biblioteca, onde o acesso é restrito e com a ajuda do seu fiel escudeiro consegue entrar, mesmo colocando em risco sua própria vida. ResponderExcluir Aluna: Elaneide Lima CJN02S1 O exemplo dos cisnes, nos mostra muito bem de que a teoria não é o reflexo da realidade, e sim a construção de uma idéia, ou “seja”, da mente, uma teoria é fundamentada em dados empíricos e objetivos, e segundo Popper a ciência não tem verdades e sim e sim verdades, provisórias. ResponderExcluir O CONHECIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ALUNO: Antonio Santos de Sousa - CJN02S1 Só concluindo o que eu escrevi sobre o conhecimento e conheciemento científico. Assim o problema dos limites do nosso conhecimento é, ao mesmo tempo, o problema do ilimitado do problema do conhecimento. Portanto comunicação entre cultura cientifica e cultura humana (filosófica)e da comunicação da cultura dos cidadãos passa pela mídia. Isso exige esforços consideráveis das três culturas e também dos cidadãos. ResponderExcluir Aluna: Gleyss Freire - CJN02S1 O texto o conhecimento do conhecimento cientifico, os estudiosos procuravam investigar e explicar teorias para um pensamento claro sobre a ciência e o conhecimento, ou seja, o conhecimento cientifico é claro e preciso, os seus problemas são distintos, e os resultados são claros. ResponderExcluir "o conhecimento não conhece o próprio conhecimento". Essa talvez seja a frase chave do Texto "Conhecimento Científico" de Morin, que aborda a questão dos métodos utilizados pela ciência para chegar ao resultado de pesquisas. Entende-se que todas as teorias estão sujeitas a mudanças e inovações,também por serem trabalhadas em cima de teorias já existentes, pois a verdade absoluta ainda é desconhecida pelo homem. Prova disso são as constantes mudanças em leis e padrões estabelecidos pela ciência, pois com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, o homem aprimora o seu conhecimento sobre o objeto de estudo tendo novas conclusões sobre este. Bruno Tadeu Magalhães Moraes ResponderExcluir Monica capote CJN02S1 O texto o conhecimento do conhecimento cientifico, os estudiosos procuravam investigar e explicar teorias para um pensamento claro sobre a ciência e o conhecimento,havia 3 ipóteses, baseada em suposições a segunda é a teoria que passando por várias provas, até por testes universais, é quando esta depois de ser testada não sofre alterações, então passa a ser resputada como lei. ResponderExcluir DOS SANTOS, Carlos Alberto. O plágio de Einstein. Editora WS, Porto Alegre 2003 Capa: http://www.albert.einstein.nom.br/capa.jpg O livro já mostra um título interessante ao parecer retratar um caso desconhecido sobre o Físico Albert Einstein. Na capa, seus olhos arregalados parecem fazer alusão àquela sua clássica fotografia mostrando a língua. As informações da contracapa complementam o que se supõe na capa. Explica que Albert poderia ter utilizado um famoso trabalho de sucesso por meio de dados já estabelecidos por outro cientista, pouco tempo atrás. Os detalhes da vida de Einstein na época em que era estudante devem fazer com o que o livro seja indispensável para quem se interessa pela história do físico. Poucas informações, porém muita objetividade. Bruno Tadeu Magalhães Moraes ResponderExcluir Por Orestes Litaiff Análise do artigo científico da Tese de Doutorado em Ciências Sociais, apresentada ao Departamento de Sociologia do Instituto de Fisolofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – SP. Por Silva, Alberto Luiz Teixeira da, A Amazônia governança global: o caso do PPG-7. Os assuntos abordados nesse artigo foram, Amazônia, Desenvolvimento Sustentável, Globalização, Mudanças globais do meio ambiente, Governança global, Cooperação internacional. A Amazônia deixou de ser apenas uma questão regional e nacional, passando a ser uma questão global. Além das contradições do capitalismo global, a Amazônia, tornou-se alvo de interesses e pressões externas, visívelmente pelos recursos estratégicos e vitais que dispõe para segurança do planeta. A destruição das florestas e as causas indíginas, molderam a Amazônia sob as lentes do mundo desenvolvidos, como reserva biológica a ser preservada. A emergência de problemas ambientais, implica a sustentação da vida e da biosfera (perda de biodiversidade, aquecimento global, depledação da camada de ozônio); serviram de experiência para alimentar as preocupações quanto a importância e o destino das florestas tropicais. O Programa Piloto para a Protenção das Florestas Tropicais do Brasil – PPG-7, surge como caso fora do comum de indentificação da Amazônia num esfoço de governança global. O PPG-7, foi um componente importante de redifícação das políticas ambientais no Brasil, alargado a esfora pública e contribuindo para o aumento de uma sociedade civil global conectada por rede na Amazônia. Esse é o desafio para uma Amazônia sustentável no século XXI. Site de Referência www.libdigi.unicamp.br Centro Universitário do Norte - UniNorte ResponderExcluir Por Orestes Litaiff Comentário sobre a Capa do livro Pela impressão que a capa que expõe o título “AMOR E TEMPESTADE” transmite, percebe-se que o livro conta um DRAMA que rodea a vida de uma pessoa. E realmente é o que acontece. Para quem não leu o livro, descrevo uma pequena sinopse: Filho de uma tradicional família mineira, o jovem Coaraci vê sua vida mudar após a morte da mãe e do novo casamento do pai. A presença constante da madrasta e do irmão Quizinho na sua vida, desencadeia uma crise familiar. Apartir dai Coaraci começa a se sentir rejeitado e foi enviado ao seminário com um desejo de vingança contra a madrasta e o irmão. Depois o rapaz abondona sua origem, seu amor da infância, a jovem Elionara e a idéia de ser padre. Alistou-se então no exército brasileiro, no caminho encontra terras devastadas, tentações da carne e do espírito, que teria desvencilhado das imagens do passado. Equanto isso, Elionara resiste ao assédio de Quizinho e a outras ameaças ainda maiores que podem decidir o definitivamente seu destino e o de Coaraci. Site de referência www.livrariacultura.com.br Centro Universitário do Norte – UniNorte ResponderExcluir Por Ada Lima Exercícios sobre as capas dos livros. CAPA 01: Endereço: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2632498&ID=BB1983BE7D9050E0C2B210312 Este livro, pelo título, deve falar sobre a ética no jornalismo (impresso, televisivo etc), e a ética na Mídia. O autor, Caio Costa, eu não conheço, mas observando a capa, nota-se no desenho um homem aparentemente bem vestido, por isso, creio eu, que ele (o livro) deve mostrar como os jornalistas devem se apresentar perante à sociedade, a ética que os mesmos devem ter na sua profissão,e entre outros assuntos relacionados com o tema. CAPA 02: Endereço: http://www.submarino.com.br/produto/1/155767/jornalismo+e+desinformacao#A1 Jornalismo e Desinformação deve abordar assuntos (de acordo com o que eu li na descrição, no site) sobre o excesso de informações que os jornais veiculam - seja na
televisão, no jornal impresso, ou no jornal on-line - e que acabam por desinformar em vez de informar. CAPA 03: Endereço: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2448636&sid=87251415011328614874876839&k5=A8E5B4A&uid= Este livro, observando-o pela capa, deve apresentar assuntos sobre o Jornalismo em geral. Reportagens, entrevistas, matérias etc, devem está contidas no livro, já que a sinopse (no site) mostra um pouco sobre o que tem
no mesmo. ResponderExcluir By: Ada Lima Professor, me desculpa pela desorganização das bibliografias e dos endereços eletrônicos. Eu até os ajeitei, mas quando postei, o blog formatou de outro jeito e por isso não saiu como deveria. P.S: O meu nome, nas postagens, está aparecendo diferente porque o blog está com problemas. Conseguimos postar uma vez, e quando vamos postar novamente, o blog não aceita, então temos que criar uma nova conta no Google, e mesmo assim as vezes não aceita de novo. Ada Pereira de Lima ResponderExcluir Por: Ada Lima. EXERCÍCIO DE ARTIGO CIENTÍFICO - PROCURAR NUM SITE, UM ARTIGO QUE NOS INTERESSASSE, SEJA PELO TÍTULO, AUTOR, LIVRO, ASSUNTO ETC. COTES, Cláudia. O uso das pausas nos diferentes estilos de televisão. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000200012&lng=pt&nrm=iso acesso em 16 de maio de 2009. 15h20. Como pedido em sala de aula, como exercício avaliativo pelo professor Cristian Pio, fui buscar num site (www.scielo.br) um artigo que me interessasse pelo título, autor, assunto etc. Procurando
pelo assunto "Jornalismo", encontrei um tema que me chamou bastante atenção: "O uso das pausas nos diferentes estilos de televisão". Ada Pereira de Lima ResponderExcluir Por: Mayara Teles CAPA 1 Título: Linguagem & Comunicação Social - Visões da
Lingüística Moderna http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=125176&ID=C94B40537D905110E011B0476 Este livro chama bastante atenção até porque na capa já trás desenhos de parte do corpo humano quais podemos nós comunicar, os olhos, boca, mãos e ouvido (pela audição), O titulo também contribui para motiva a leitura despertando curiosidade do leitor. Sem duvidas esse livro fala sobre as mais diferentes e modernos tipos de comunicação, para diferenciar as aulas com os alunos da mesma. CAPA 2 Título: A Leitura de Imagens na Pesquisa Social - História, Comunicação e Educação http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=165412&ID=C94B40537D905110E011B0476 A capa trás uma fotografia com algumas pessoas no fundo em movimento, pois as pernas estão como se a pessoa tivesse andando, esta desfocada a foto, e pelo titulo do livro fala sobre imagens, de maneira mais trabalhada falando sobre a importância que tem em representar o passado de quem a recorta. CAPA 3 Título: Legislação da Comunicação Social - Curso Básico http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=102140&ID=C94B40537D905110E011B0476 A capa desse livro não foi um atrativo pra mim, o que prendeu a minha atenção foi o titulo “Legislação da Comunicação Social – Curso Básico”, que parece dominar o poder da comunicação e fazer com que o profissional da área aprenda a exercer o seu trabalho de maneira seria. PS: Desculpa - me os erros de português ResponderExcluir Capas de livros. CAPA 1: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2530385&ID=C94B264D7D905130A3B230480 TÍTULO: THE ACCIDENTAL PRESIDENT OF BRAZIL - A MEMOIR. Achei bem interessante o título do livro e o fato de ele ter sido publicado somente em inglês (pelo menos eu não sei se existe a versão em português, sei que o Fernando Henrique já escreveu vários livros, porém este eu não conhecia). A capa mostra a paisagem brasileira mais conhecida no exterior, o Rio de Janeiro, e o título também é bem interessante, algo como "Memórias do presidente acidental do Brasil". Independentemente de ideologias políticas, parece ser uma leitura interessante. CAPA 2: TÍTULO: Edward R. Murrow and
the birth of Broadcast Journalism http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1060454&ID=C94B264D7D905130A3B230480 Edward R. Murrow é um nome imprescindível para qualquer estudante de jornalismo. Nos anos 50, ele era um dos âncoras mais influentes da TV americana, e sua famosa entrevista com o senador Joseph McCarthy inspirou até mesmo um filme ("Boa Noite, e Boa Sorte"). Falando deste livro em específico, a capa mostra uma foto de Murrow e o fato de esta ser em preto-e-branco é uma bela forma de simbolizar as origens do Jornalismo Televisivo, filão do qual Murrow foi um dos principais pioneiros. CAPA 3: TÍTULO: Literary Journalism http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=503763&ID=C94B264D7D905130A3B230480 Jornalismo Literário é um dos meus maiores interesses na área. E esse livro me chamou a atenção por conter vários ensaios e artigos de especialistas no assunto. A capa é simples, com os nomes desses 15 especialistas, e a letra de máquina de datilografar reflete bem o tema ser abordado. ResponderExcluir Resenha Crítica do Texto "Ciência com Consciência". O texto aborda o tema do conhecimento científico de maneira bem concisa, com conceitos de especialistas diversos, como Karl Popper. Popper (contrário à dialética de Marx e Hegel) dizia que a racionalidade da ciência consiste no fato de que ela aceita ser testada e aceita questionar teorias. Para ele, teorias que
não podem ser chamadas de falsas não são teorias científicas de fato. ResponderExcluir Capa 1 Título: Manual do Jornalismo Esportivo Endereço: O livro por abordar um segmento dentro do jornalismo, da qual me é de interesse pessoal, trata de assuntos ligado a área esportiva elaborado por autores competentes, com o intuito de auxiliar o dia-a-dia de quem pretende ou trabalha na área do jornalismo esportivo. A arte da capa, indica o assunto do livro, de forma sobria, mas de identificação rápida, para aqueles que não conhecem os autores. Capa 2 Título: Como escalar montanhas de salto alto?- Exercendo o poder
feminino Endereço: O que mais me chamou atenção nesse livro foi o título, com uma pergunta bem humorada associado a imagem de uma perna feminina, provavelmente de uma executiva, desperta o interesse pelo tema que mostra o competição e os obstáculos enfrentados por muitas mulheres, e suas muitas manobras para conciliar vida pessoal e profissional, e ser bem sucedida em ambas. Capa 3 Título: Comunicação e Jornalismo - A Saga dos Cães Perdidos Endereço: O livro pela capa mostra a evolução do jornalismo, e o distanciamento da forma original. Como o volume de informações que chegam cada vez mais rápido, através da internet e outros meios, torna-se cada vez mais trabalhoso manter a profissão segundo o autor. O livri traz ainda a relação entre a política e os meios de comunicação. Vanessa Marques do Nascimento ResponderExcluir O filme "O nome da Rosa", com Sean Connery e Christian Slater, é um ótimo retrato da conhecida era das Trevas. O filme, apresenta a história de Guillerme de Bakersville (Connery), que juntamente com seu "discípulo" Adson de Melk (Slater), investigou as misteriosas mortes ocorridas em um mosteiro franciscano na Itália. Um fato em comum entre todas as mortes era a de que os cadáveres apresentavam seus dedos e língua
roxa. Guillerme e Adso acabam descobrindo que a própria Igreja está por trás desses assassinatos, e os utilizava como uma forma de "assustar" os que buscavam o conhecimento. Digo isso porque outro fato em comum era o de que as pessoas antes de morrer eram vistas lendo o livro de Aristóteles sobre a comédia. Para os monges, o riso era o antônimo da fé, pois as pessoas que riam não temiam, e temer é ter fé (de acordo com uma fala do filme). ResponderExcluir
Livros: Capa 1: http://www.submarino.com.br/produto/1/231793/jornalismo+e+politica Título: Jornalismo e Política O livro tem uma capa e uma premissa bastante interessante, falando sobre a influência do Jornalismo nas eleições em São Paulo na década de 90. A capa mostra várias palavras dentro da cabeça de uma pessoa, uma ilustração que parece representar a alienação oriunda da política nos dias de hoje. Capa 2: http://www.submarino.com.br/produto/1/155767/jornalismo+e+desinformacao Título: Jornalismo e Desinformação Este livro, atrav´és de sua capa, segue o mesmo tema do anterior, em relação à alienação. O livro se trata de um ensaio sobre o excesso de informações e a desinformação que isso pode causar. Capa 3: Título: Jornalismo, ètica e
liberdade O livro tem uma capa bastante interessante e condinzente com o assunto que promete tratar. Em sua capa, ele utiliza uma página de jornal como bandeira, uma analogia interessante para a relação ética-jornalismo. Aqui o autor defende que o jornalismo deve ter uma ética universal, galgada em outras profissões. ResponderExcluir CAPA 1 Título: O PODER DO MITO Nunca lí livros do autor, mas a capa me manifestou interesse. ResponderExcluir Livro 2: "Jornalismo e Literatura: Inimigos ou amantes?" Capa: www.jornalismo-literatura.com/imprensa/kit/ar_capalivro.jpg Parece abordar uma adversidade entre jornalismo e literatura. A diferença do estilo de escrita, o jornalismo com a linguagem técnica e a literatura com a linguagem culta. Deve analisar se a unificação de ambos pela parte do jornalista, beneficia ou atrapalha a profissão. Livro 3: "Edição de imagens em jornalismo" capa: jornaldesign.files.wordpress.com/2008/11/capa-livro-edicao.jpg Com certeza deve ter imagens de trabalhos qualificados por meio dos padrões estabelecidos pelos três professores autores do livro. Parece indispensável para quem deseja seguir a área específica. Bruno Tadeu Magalhães Moraes ResponderExcluir TÍTULO: Quem Ama , Educa ! - Formando Cidadãos Éticos - Versão Atualizada AUTOR: Tiba, Içami IMAGEM: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll?pro_id=1993878&pg=imagem.htm&ImgAtual=1&PIM_ID=1131578 A capa em si não chama a atenção em nada. Não é atrativa. O título da obra tão pouco. Parece pra pais ou professores. Não é do meu interesse. Claro que o nome de Içami Tiba tem um peso significativo, mas não colocaria esse livro na minha estante. _____________________________________________ TÍTULO: Formaturas Infernais AUTOR: Cabot, Meg; Harrison, Kim; Meyer, Stephanie; Faffe, Michele; Myracle, Laurem. IMAGEM: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll?pro_id=2626572&pg=imagem.htm&ImgAtual=1&PIM_ID=123505505 Adorei essa capa! Nossa, o nome do livro já me chamou muito a atenção. "Formaturas Infernais". Como seria isso? Aí vem essa imagem de aparência suja com meia formanda aparecendo. Um aspecto meio gótico. Lembra Tim Burton. Bacana demais. O que me chamou ainda mais a atenção foi o nome dos autores. Meg Cabot e Stephanie Meyer já são conhecidas minhas. Gosto bastante dos seus trabalhos e me parece mesmo que esse livro seja também muito bom. A sinopse é muito boa tbm. Uma série de contos. Acho que vou até comprar esse livro dentro em breve. _____________________________________________ TÍTULO: A menina que brincava com fogo AUTOR: Larsson, Stieg IMAGEM: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll?pro_id=2636204&pg=imagem.htm&ImgAtual=1&PIM_ID=123512271 O título me lembrou muito "A menina que roubava livros", de Markus Zusak. Até pelo formato que a linha de fogo da capa adquire. Foi o que primeiro me chamou a atenção. A sinopse é boa também, mas não me convenceu. Posso até estar enganado, mas não levaria pra casa. ResponderExcluir Centro Universitário do Norte – UNINORTE. BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano –
Compaixão pela terra. Além do autor sempre me chamar a atenção, a capa é muito sugestiva pois coloca o mundo aos cuidados da mão do homem, bem como o título que fala do cuidado, será que sabemos cuidar do planeta, em quanto tempo vamos esperar para descobrir isso? sabemos cuidar uns dos outros?, todos estes questionamentos é o que, de primeira vista, nos fazemos só pela imagem da capa deste livro. ResponderExcluir Centro Universitário do Norte – UNINORTE. BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano –
Compaixão pela terra. Além do autor sempre me chamar a atenção, a capa é muito sugestiva pois coloca o mundo aos cuidados da mão do homem, bem como o título que fala do cuidado, será que sabemos cuidar do planeta, em quanto tempo vamos esperar para descobrir isso? sabemos cuidar uns dos outros?, todos estes questionamentos é o que, de primeira vista, nos fazemos só pela imagem da capa deste livro. ResponderExcluir MACEDO, Joaquim Manuel de. A morenin. Ática, 1993. Sua ilustração romântica e seu nome sugestivo a uma história de amor colorida, mas não solta. CAPA: http://www.oyo.com.br/livros/romance/a-moreninha/fotos-videos/2008052701524765060.jpg ResponderExcluir capa do livro saber cuidar de Leonardo Boff é: http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/55445_319.jpg ResponderExcluir Livro : teatro do oprimido
Augusto Boal Diretor, autor e teórico, criador do teatro do oprimido, metodologia internacionalmente conhecida que alia teatro a ação social, me chama atenção no título o motivo pelo qual desenvolvo meu trabalho no fazer teatral, que o desenvolvimento da teatro do oprimido. ResponderExcluir Capa 1: Endereço:http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=783837&sid=8949251991152197518484118&k5=1DE10ED9&uid= A capa me chamou atenção por ser um retrato antigo do jornalismo. Um Homem em pé com uma maquina fotográfica na mão, bem repórter fotográfico e outro sentado como se estivessem posando para a foto. Talvez seja num interior de algum estado. Já conhecia outras obras do Noblat assim como artigos e postagens no seu blog. Acho que ele quis passar a mensagem que todo jornalista tem uma historia e um começo com dificuldades. Mas o que é ser jornalista? Pelo titulo parece que ele vai falar das funções que o jornalista terá ou uma demonstração do que o profissional enfrentará com fatos importantes usando ética e historias que marcam grandes acontecimentos. CAPA 2: BRASIL, Antonio Claudio. Antimanual de Jornalismo e comunicação: Ensaios críticos sobre jornalismo, televisão e novas tecnologias.1ª ed. Rio de Janeiro. Editora SENAC, 2007. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=1899714&sid=8949251991152197518484118&k5=43FAB58&uid= Antimanual? Bem diferente a colocação enquanto vários autores falam de manuais, Antonio Brasil inovou. Deve falar de erros cometidos por profissionais e que por sua vez ele não recomenda. Na capa tem a figura de uma câmera sobre um tripé uma forma de mostrar a tecnologia e o telejornalismo pela qual é passada a informação. Não conhecia o autor tampouco o livro, mas achei interessante o titulo por não ser tão comum. CAPA 3: GALENO, Alex. CASTRO, Gustavo de.Jornalismo e literatura:A sedução da palavra.2ªed. Editora Escrituras, 2003 http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=678069&sid=8949251991152197518484118&k5=E560907&uid= ResponderExcluir Um filme sem dúvida, riquíssimo em alegorias, tambem cheio de bosta dentro da apresentação,
ensinando o sexo e a violencia. ResponderExcluir Qual o tipo de conhecimento existente no filme O Nome da Rosa?O filme retrata a ciência como o caminho que leva à verdade e ao saber. A investigação de de William e Adso é baseada em evidências, na lógica e no pensamento racional – bem ao modo do método científico que René Descartes, o pai do Racionalismo, só desenvolveria dois séculos mais tarde.
Em que contexto educacional se baseia o filme O Nome da Rosa?O contexto educacional compartilhado por diversos pensadores da época via a necessidade catequética do povo. Em suas escolas rudimentares repassavam aos comuns, conceitos básicos sobre a doutrina cerceada pelo misticismo e temor, ler as escrituras o que constituía a parte principal dos estudos e escrever.
Em que contexto histórico se desenvolve o filme O Nome da Rosa?A história se passa em um mosteiro na Itália Medieval, na Baixa Idade Média (Século XI ao XV). Neste período, ocorreram transformações em esferas econômicas, sociais, políticas e até religiosas, onde o movimento renascentista, que surgiu em Florença no século XIV, se propagou pela Itália e Europa.
Qual o objetivo do filme O Nome da Rosa?O enredo nos conta sobre uma série de assassinatos e como eles ocorreram, entretanto, o principal objetivo da história é nos mostrar os meandros e pensamentos da corporação religiosa na Baixa idade Média em contraste com as novas concepções humanistas que surgiam.
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