Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

Decameron is a set of one hundred short stories, written between 1349 and 1351 by Giovanni Boccaccio, during the plague epidemic that struck not only Florence, but throughout Europe. The novels focus on various topics, all related to the historical context of the 14th century. One of the things that draw the reader's attention is the way that Giovanni Boccaccio writes about the clergy in some stories. Priests and nuns are presented as people petty, lush, greedy, hypocrites and unable to resist the human passions. My goal in this essay is to understand reasons and the context that led Boccaccio the criticisms so heavy to the clergy. Perhaps complaints are heavy the way that the Catholic Church behaved or fun way to comment on the society of the 14th century. However, the most important thing is to not forget that expose such criticism is a way to understand the relationship between the Church and society at the end of the Middle Ages. Keywords: Italy – Medieval History – Church – Medieval Literature – 14th century crisis’s.

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Eu ja havia assistido ao filme "o nome da rosa" não tenho criticas negativas pelo contrario tenho algumas observações apenas...
    O filme é de um caráter filosofico que disperta a curiosidade em saber o conteudo do livro, e se observarmos nós seres humanos sem o conhecimento do passado não teriamos evoluido...é exatamente o que o filme mostrar a busca pelo conhecimento.

    PS: desculpa-me se hover erros de português.

    ResponderExcluir

  • Sendo sincera, eu nunca tinha assistido a esse filme e nem ouvido falar do livro " O nome da rosa" e quando assisti ao filme em sala, ainda o vi pela metade, mas segue a minha critica:

    Pelo que percebi, no começo parece meio cansativo mas com o desenrolar, percebemos que ele é riquíssimo em detalhes. Ele nos mostra um mundo onde só existia as leis da igreja e nos mostra também, a procura do ser humano pelo conhecimento, pelo descobrir a si mesmo, o q nos leva a uma profunda reflexão de que também precisamos buscar conhecimento para conhecer a nós mesmos.

    P.S.: Idem Mayara. Desculpem-me se houver erros de ortografia e gramática.

    Ada P. de Lima - 08.19478-5 / CJN02S1.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O filme apresenta, por meio de uma obra fictícia, sob o pano de fundo de crimes em um longínquo mosteiro italiano, profundos temas vigentes na Europa do século XIV e XV. Um deles é rapidamente identificado no enredo. O pesado julgo da Igreja Católica quanto à disseminação do conhecimento que não viesse dela própria. Toda a idéia de um mosteiro com uma biblioteca tão vasta de conhecimento, e que não era apresentada aos próprios monges, sustenta essa imagem. Interessante como os monges, mesmo estudando livros todos os dias (como visto na cena em que Guilherme de Baskerville investiga a mesa do tradutor grego, segunda vítima do filme) não tinham permissão de entrar na biblioteca. Ou seja, só liam o que lhes era permitido. Somente o que fosse necessário para mantê-los nas rédeas da religião. É como uma cenoura na frente do burro levando-o aonde se quer.

    A questão do riso também é logo apresentada. O riso, transformador do rosto humano em rosto de macaco, era inteiramente proibido pela ordem beneditina. Usando essa imagem como metáfora Humberto Eco (escritor do romance “O Nome da Rosa” no qual foi inspirado o filme) critica todo o poder (principalmente o religioso) que extirpa as características humanas em prol de um conformismo ideológico. Quanto menos emoção mais razão. Mais mecanizado o processo, e melhor para quem o comanda.

    Outro ponto que consegui observar foi na discussão se a Igreja deveria ou não acumular tesouros e riquezas, quando reunidos franciscanos e beneditinos com o representante do Papa. Nesse momento do filme é clara a idéia da separação da Igreja e do Estado. Ambos interessados no poder digladiavam-se quando o assunto era o dinheiro. Anos mais tarde o Estado teria se aproveitado da revolta de Martinho Lutero quanto às atitudes da Igreja Católica em exigir valores por indulgências (remissão das penas relativas aos pecados), e incentivado a Reforma Protestante em toda a Europa.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    p.s. Desculpe se ficou grande. Eu adoro esse filme e realmente não conseguiria escrever pouco sobre ele.

    Robson Loureiro CSN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    CRÍTICA: O Nome da Rosa (Der Name Der Rose, FRANÇA/ITÁLIA/ALEMANHA, 1986). Direção de
    Jean-Jacques Annaud, com Sean Connery, Christian Slater, F.
    Murray Abraham, Feodor Chaliapin Jr., Valentina Vargas. ****

    A junção de cinema com Filosofia e fatos históricos pode ser perigosa. Ainda mais quando se trata da adaptação de uma
    importante obra literária, tal qual é o caso de "O Nome da Rosa", baseado no livro homônimo do teórico italiano Umbero Eco. Mas aqui essa tarefa funciona perfeitamente e, o mais importante, de maneira coesa.
    Tenho um pouco de vergonha de dizer isso, mas nunca havia assistido a esse filme, assim como nunca li o livro de Eco. Porém sou familiarizada com sua obra graças a outro curso que fiz, onde havia uma matéria (Teoria da Literatura) que tomava por base uma outra obra do autor italiano, que pregava a teoria do "pacto ficcional". O que seria isso? Aqui Eco defendia a chamada suspensão da descrença, dizendo que devemos nos perder completamente no mundo apresentado em qualquer obra literária, seja em livros ou no cinema (sim, cinema é literatura). "O Nome da Rosa" é um perfeito exercício do estudo de Eco, já que é uma obra de ficção que utiliza-se de fatos reais como "personagens" de seu enredo.
    O filme é narrado por Adso de Melk (o primeiro grande papel de Christian Slater, de "Entrevista com o Vampiro"), um monge franciscano já no final de sua vida. Adson retorna à sua juventude, quando ainda era "aprendiz" de Guillerme de Bakersville (Sean Connery, de Os Intocáveis), e o ajudou a
    solucionar um grande mistério em um mosteiro na Itália. Lá, seguidas mortes ocorreram com um fato em comum: todos os cadáveres apresentam sua língua e seus dedos manchados - e de maneira suspeita, antes de morrer, todos leram um intrigante livro de Filosofia na biblioteca do Mosteiro. Guillerme (ou William, na versão internacional) descobre que a obra era nada mais, nada menos que o livro de Aristóteles sobre a Comédia, que continha dizeres considerados profanos,
    em especial aqueles que se referiam ao riso. Os monges (e a Ingreja no geral) acreditavam que o riso tinha um poder oculto e subversivo, e portanto era inimigo da Fé, já que, ao rir, as pessoas perderiam o medo - e o medo é sinônimo da Fé. Além do mistério solucionado pelo monge franciscano, temos também uma história "paralela" envolvendo Adso e uma garota cujo nome acaba sendo o grande segredo (inteligentemente) não solucionado pela história.
    Dirigido pelo francês Jean-Jacques Annaud (Sete Anos No Tibet) e adaptado por Andrew Birkin (que tem um talento especial para filmes do gênero, fato comprovado em "Perfume" e "Joana D´Arc de Luc Bésson"), "O Nome da Rosa" é mais que um filme. É uma aula, uma verdadeira jornada cinematográfica. Com uma direção de arte primorosa, a película consegue transmitir perfeitamente o clima da época. A trilha sonora (neste filme, realizada por James Horner, o mesmo de "Tróia" e "Uma Mente Brilhante") aqui tem papel fundamental, e dá o tom de suspense na medida certa e na hora exata. Falando em
    suspense, para mim essa é a melhor definição para a película, que traz analogias das mais diversas origens - de Sherlock Holmes a Galileu Galilei.
    "O Nome da Rosa" tem um roteiro riquíssimo em detalhes históricos, que mostra bem a dicotomia entre o bem e o mal e Ciência e Religião, sem apelar para a pieguice e para os clichês baratos, além de apresentar de forma didática (e isso é um elogio) os conflitos internos na Igreja Católica, em sua época mais negra. A Igreja, como todos sabem, censurava o conhecimento como forma de manter o seu poder, e levando à fogueira da Inquisição todos os que não respeitassem as suas regras. Nessa época, muitas publicações se perderam (como o próprio livro de Aristóteles apresentado no filme), mas também sobreviveram muitas obras escritas com o intuito de criticar o Clero, caso de Dante Alighieri, com sua "Divina Comédia". Naquele século também surgiram as primeiras faculdades e as primeiras gramáticas, que apontaram um novo caminho para o conhecimento.
    Voltando ao filme, posso dizer que é interessantíssimo do ponto de vista não de uma cinéfila, mas de uma estudante de comunicação, pois serve como metáfora para os tempos modernos. Afinal, não foi somente a Igreja que privou o mundo do conhecimento e da informação durante certo período de tempo. Essa história não lhe parece familiar?

    Ah, duas "curiosidades inúteis" sobre o filme: ele demorou quatro anos para ficar pronto, e inicialmente, Robert De Niro iria interpretar o personagem de Sean Connery.

    Nome da Aluna: Camila Mitoso Henriques
    Turma: CJN02S1

    (o texto não está lá essas coisas, mas eu prometo escrever um melhor da próxima vez!)

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Comentário: Filme, O nome da Rosa.
    Cleuda Lopes de Oliveira.
    Turma:
    CJN02S1 Noturno

    O filme foi baseado no período da idade média num mosteiro Beneditino na Itália.O enredo do Filme faz uma critica ao sistema religioso, social e político da época, visto que aconteceu na transição do feudalismo para o capitalismo.
    Gerou-se um debate entre a religião e a filosofia, pois a igreja dominava a mente e o espírito dos indivíduos, submetendo-os a devoção absoluta em troca da salvação eterna e o medo da santa inquisição, pois qualquer manifesto era visto como bruxaria ou considerado como herege.
    Os monges veteranos que dominavam o poder da leitura e sabiam da existência de livros como o de Aristóteles e outros que eram considerados profanos, assim não deixavam os livros a amostra a solução foi confinados em uma biblioteca secreta e os que ousavam a manusear as folhas do livro eram mortos por envenenamento para não revelar e nem se rebelar contra a política da igreja.
    Os monges tratavam as pessoas como animais dando lhes somente as sobras do convento deixando-os na mais cruel das misérias onde as mulheres se vendiam em troca de comida.
    O sistema que a igreja submetia os indivíduos em fim foi questionada e hoje podemos ter uma visão mãos promissora como indivíduos dentro da nossa sociedade, nos reservando o direito de buscar, questionar e exigir nossos direitos como seres humanos a busca de conhecimento para não ter nossos olhares vendados para o que possa vir a nos afligir.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Comentário: Filme ‘O nome da Rosa’

    Em meados da Idade Média ocorre com fatos dos quais se alastravam a cada dia decorrente da esfera econômica – social (crescimento da burguesia na aliança com o Rei), onde a fome massacrava o povo miseravelmente sendo subordinadas as humilhantes formas de tratamento, isso e como porcos (sujos, famintos e mal tratados) e sem direito a cultura e a uma vida digna.
    Deu-se então no mosteiro beneditino na Itália onde havia uma grande biblioteca, fatos e acontecimentos que marcaram e assustavam a população, monges apareciam mortos com dedos e línguas roxas.
    A parti daí procedeu uma sindicância vindo um monge investigador para apurar esses fatos estupidamente aparecidos, e foi então descoberto que não permitiam os monges de ter conhecimentos de publicações sacras e profanas. Onde monges superiores para dificultar aas investigações e desviá-las de suas verdades culpando e punindo inocentes.
    A ganância e a soberba afastam as pessoas de Deus, causando o desmoronamento no mundo.
    O nome da Rosa , significa “o saber da escola” nasce das disputas que se dão na abadia.
    A liberdade e expressão e a democratização da informação, ainda é uma predominante luta nos dias atuais.

    Aluna: Maria do Socorro Grangeiro Henriques
    CNJ02S1 Noturno.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Comentário sobre “O Nome da Rosa”

    No filme, um monge franciscano representa um intelectual do renascimento, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar ao fim da trama a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.
    São discutidos os elementos formadores da cultura moderna, o surgimento do pensamento moderno, no período da transição da Idade Média para a Modernidade.
    A trama ocorre por volta de 1327, trata de uma serie de assassinatos em um monastério e a busca para uma resposta não bem aceita quando e descoberta, por conta de uma série de fatores, entre eles a preservação do oculto na igreja e superstição.
    Podemos interpretar tudo como ima batalha ideológica entre o monge franciscano que tenta provar a verdade usando como métodos o raciocínio e o uso da lógica, contra os dominicanos ainda tentando provar que tudo o que acontece esta envolto a mistérios não respondidos da fé.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Na minha ingênua opnião, o filme me mostrou uma reflexão sobre a felicidade e a busca pelo conhecimento, além é claro de todos os assuntos expostos claramente como o poder incontestável da igreja colocando o homem como lobo dele mesmo.
    Assim seguindo sobre a reflexão, a primeira fixada como felicidade, a frase que mais me chamou atenção foi quando o verdadeiro assassino foi descoberto, ele fala que se os homens descobrirem o sentido do riso irão perder o medo do inferno e automaticamente deixar de acreditar em Deus, então é isso, vamos sorrir e esquecer das coisas divinas, como?
    O riso é tão passageiro e importante, é só prestar atenção, quantos sorrisos você deu hoje? E quantas lágrimas você derramou hoje? Ao certo saberemos que em um só dia damos várias rizadas, mas ao chorar sabemos que nem todo dia é o dia certo pra sofrer.
    Outro fator importante foi a busca pelo conhecimento, que faz sete monges morrerem pela sua curiosidade em conhecer o inusitado, lembra o que acontece atualmente quando fazemos uma pesquiza e não escapamos do virus de internet, que entra em sua máquina até destruirem todos os trabalhos.
    “...porque a única verdade é aprendermos a nos libertar da paixão insana pela verdade”. (frase do filme)
    Em resumo refleti bastante sobre o assunto que me remeteu á outros filmes como “Joana Dark” e “Lutero” onde tambem mostram a luta do ser humano em busca de sua espiritualidade.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Comentário: Filme O Nome da Rosa
    Aluno: Antonio Santos
    Turma:CJN02S1 - noturno

    O filme "O Nome da Rosa" ocorre em meados da idade média, no ano 1327, em um monastério beneditino na Itália.
    Varias mortes começam a acontecer no mosteiro, onde monges de maneira muito misteriosa e estranha morrem.
    O filme e muito rico de detalhes, como a linguagem da época, cheio de citações teológicas e muitas delas referidas em latim, na biblioteca do mosteiro era um labirinto, e quem conseguia chegar no final era morto, somente alguns monges veteranos tinham acesso a biblioteca onde guardava livros e pergaminhos. No filme também relata sobre a questão do conhecimento, a procura do homem pelo conhecimento, onde todos aqueles acervos de livros e pergaminhos, na qual estavam guardados em grande número, códigos preciosos que não era utilizado, pelos os monges de maneira que eles adquirissem o seu conhecimento. O objetivo deste filme era em mostrar verdadeiramente como era a igreja naquela época e como funcionava, pois naquele tempo quem mandava era a igreja. Alienando os cidadãos tirando seu direito de conhecimento dos livros através da leitura, cuja qual seriam capaz de questionar os seus direitos de indivíduos junto a sociedade no sistema vigente da época

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O Nome da Rosa (resenha)
    Numa paisagem desolada, de inverno, dois monges em suas cavalgaduras se dirigem a um mosteiro beneditino localizado em algum ponto da Europa. Guilherme de Baskerville, monge franciscano e seu pupilo Adso de Melk, estão a caminho para atender o pedido de ajuda feito pelo Abade, para que investigassem o motivo das estranhas mortes que estavam ocorrendo entre seus monges. A história se passa na Idade Média e o filme se mantém num clima de suspense do início ao fim, tanto pelo seu enredo tipo novela investigativa quanto pela fotografia e cenários utilizados.
    A principal atividade desenvolvida no mosteiro é a de fazer cópias dos livros de sua biblioteca, ao que parece, muito grande e com um acervo que abrange, além de obras religiosas e filosóficas, também livros considerados “profanos” pelos clérigos da época. Os monges assassinados, todos de forma grotesca e cruel, tinham ligação muito próxima com a biblioteca. Alguns eram copistas, um deles, tradutor do grego e um outro, apenas um leitor curioso.
    Não obstante as circunstâncias variadas em que cada morte ocorreu, todos os que morreram tinha a língua e a ponta dos dedos, roxos. Para o Abade, seus monges e o representante da Santa Inquisição (Bernardo Gui), não havia dúvida: tratava-se de obra do demônio. Guilherme porém, não concordava.
    Guilherme é um monge de visão muito diferenciada dos seus pares. Apesar de, no passado, ter sido obrigado a contradizer suas conclusões para livrar-se da fogueira da Inquisição, mantém sua mente alerta para os fatos que observa e não se deixa levar pelo terror inspirado pela ignorância e pelos dogmas apregoados pela Igreja que coloca a figura do Diabo como responsável por tudo que foge às suas regras e tradições. Ele também é uma espécie de filósofo-humanista, deixando bem claro para Adso que é preciso manter a mente aberta e o coração livre do medo para poder prosseguir em paz na vida.
    O filme faz uma severa crítica ao dogmatismo da Igreja Católica daquela época. Apesar de ser a guardiã da sabedoria da humanidade pois mantinha em seus conventos todas as obras clássicas produzidas na antiguidade pelos gregos, romanos e povos do oriente próximo, dava a esses textos interpretações baseadas unicamente no seu ponto de vista. Não admitia contradições ou controvérsias. Quando um determinado manuscrito era considerado “herético”, simplesmente era apagado e por cima era feita uma nova cópia de outra obra considerada canônica ou aceitável pelos clérigos.
    A chave para a decifração dos enigmas dessa história está justamente numa obra considerada herética e profana pela Igreja. Depois de se apropriar do pensamento metafísico de Aristóteles para fundamentar grande parte de seus dogmas, a Igreja descobriu a existência de uma livro escrito pelo filósofo que fugia completamente à regra e ao estilo habitualmente usados por ele. Que fazer então? Tal livro era extremamente perigoso e não poderia ser deixado ao alcance das pessoas. Precisava ser destruído. Mais até: precisava ser negado: tal obra nunca existira! Mas, para desespero dos guardiões do dogma, um exemplar dessa obra sobrevivera. E justamente na biblioteca daquele mosteiro.
    Os movimentos heréticos que tanto floresceram naquela época também são abordados na história. Dentro do mosteiro, infiltrados entre os demais, dois monges, originários de um desses movimentos, são descobertos pela Inquisição e queimados como se fossem os culpados pelas mortes e mensageiros do diabo.
    A descoberta do verdadeiro assassino e seus motivos custa a destruição completa da biblioteca e de boa parte do mosteiro. Guilherme, mais uma vez na mira da Inquisição, consegue escapar com vida e salvar das chamas umas poucas obras, arriscando-se muito para isto. A verdade, ainda que não tenha sido aceita pelas autoridades da Igreja, fica estabelecida para o público que, a despeito da atmosfera desolada e do clima de terror vivido nas últimas cenas, reconhece a parábola sobre os desmandos originados pelo poder absoluto.
    Manaus, 11/03/2009
    Maria de Fátima Brandão Vasconcelos

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Eu também não havia assistido o filme anteriormente, apesar de ter o DVD em casa. Julguei o filme pelas primeiras e superficiais impressões sem ao menos assisti-lo. Confesso que tive uma agradável surpresa quando o acompanhei, pois foi um dos filmes mais interessantes que ví.
    A História mostra o quão rigorosa e centrista era a igreja na Idade Média. Mortes, punições, livros que vinham a contrariar alguns princípios cristãos mantidos em sigilo, entre outras coisas. O Monge Franciscano Guilherme de Baskerville não só é o principal personagem, como também um grande exemplo da paixão do homem pelo conhecimento e pela razão. Sempre levando em consideração os ideais racionais e pensamentos de grandes filósofos, Guilherme não hesitava em contestar a postura excessivamente teocêntrica da igreja que mantinha em segredo informações contrárias as impostas por esta.
    Em resumo, a história foca numa época em que o homem passava a procurar conhecimento como nunca havia feito, dando pontos finais a Idade Média.
    Um belo filme, uma importante parte na história do homem e um inspirador personagem.

    Manaus, 13/03/2009
    Bruno Tadeu Magalhães Moraes

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O Nome da Rosa é uma narrativa policial, ambientada em um mosteiro da Itália medieval, o filme trata da história de uma serie de assassiantos ocorrido no ano de 1327 no século XIV. O filme tem uma sinopse que mistura suspense e romance, os temperos certos para o sucesso de um filme, alem da riqueza da fotografia que rica em detalhes, a iluminação que foi feita para retratar a época em que é passada a historia.
    No meu ponto de vista, o filme é muito bom, a historia é fascinante principalmente para quem é amante de historias medievais,e adora filmes que trazem o suspense que surpreende no final, como foi descoberta do assassino e porque ele cometia todos esses crimes.
    Como ja citei, e ressalto a qualidade cinematográfica e a trama foram fantasticas, estando de parabens nao somente para o autor o filme mas tambem a toda direção, que tem habilidade de transmitir o que a trama exigia.
    Vai uma dica a quem nao assitiu, assista vale a pena, e para quem ja viu o filme, assista novamente, quero deixar aqui um trecho da historia para você enteder a trama e o elenco

    Sinopse
    Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

    Dirigido por Jean-Jacques Annaud (Sete Anos no Tibet) e com Sean Connery e Christian Slater no elenco.

    Gleyss da Silva Freire

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    "O NOME DA ROSA" tanto li o livro quanto assisti ao filme diversas vezes, apesar de achar um dos melhores filmes de todos os tempos, após assisti-lo em sala de aula pela primeira vez o vi com outros olhos, ficando ainda mais estupefato pela imensa quantidade de detalhes, informações grandiosas e inteligentíssimas metáforas usadas pelo autor.
    sem sombra de dúvidas é um filme indicado para qualquer pessoa independente de sua crença, raça ou religião, pois mesmo sendo uma obra de ficção é uma verdadeira aula de história. dos inquisidores, passando pelos padres até os monges. Um dos melhores filmes/livros já lançados até hoje.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    RESENHA “O NOME DA ROSA”

    SINOPSE:

    O romance O NOME DA ROSA do crítico literário italiano Umberto Eco, serviu de base para o filme ‘‘o nome da rosa”.Uma narrativa de suspense policial que retrata a investigação do enigma sobre a morte de alguns monges beneditinos no mosteiro Clemente Prudente Omitir, ao norte da Itália.

    A história do filme ocorre no ano de 1327, século XIV, em um mosteiro ao norte da Itália medieval denominado Clemente Prudente Omitir. Willian de Baskervilhe, monge da ordem franciscana, personagem interpretada pelo ator SEAN CONERY, foi juntamente com outros monges franciscanos, ao mosteiro, compôr uma delegação para participar de um debate com a finalidade de pôr fim á questão que abalou a unidade da santa madre igreja: se a igreja deveria ou não ser pobre, seguindo assim o exemplo de Jesus. No entanto, ao tempo da realização do debate o mosteiro encontrava-se aterrorizado por um enigma que envolvia a morte de alguns monges beneditinos, fato logo percebido pelo perspicaz monge Willian de Baskervilhe, pela intrigância dos fatos e para lhes dá explicação racional interessou-se por investigar o assunto.
    Destaca-se no decorrer do filme a existência de um livro que era uma relíquia da época e estava intrinsecamente ligado ao mistério e se encontrava no mosteiro beneditino Clemente Prudente Omitir o qual estava junto com o maior acervo cristão do mundo pelo qual o mosteiro era famoso. Segundo os monges beneditinos o conteúdo do livro, divergia dos dogmas religiosos no que se referia ao riso e à ciência/conhecimento, acreditava-se e ensinava-se que o riso era um ato insano e diabólico e que o conhecimento havia estagnado-se até ali, pois os cardeais pregavam que não haveria mais, progresso da ciência. Aos monges era ensinado somente algumas ciências, e não era permitido que eles desenvolvessem qualquer tipo de idéia além do que eles aprendiam, pois o sistema educacional adotado era meramente mecânico,só era permitido que recapitulassem o que já existia. O acesso à biblioteca era extremamente restrito às eminências do mosteiro, por tanto somente eles possuíam o privilégio de um conhecimento adicional de outras obras dos filósofos.
    Os monges beneditinos eram ensinados que não poderiam rir em hipótese alguma, pois acreditava-se que “o riso matava o temor e que, sem o temor, não poderia haver fé, e se não houvesse temor no demônio, não precisaria haver Deus”.Desta forma eles acreditavam que o riso era um evento demoníaco.
    O “venerado” Jorge, um monge bem idoso e extremista, aplicou super doses de arsênico e envenenou as páginas do segundo livro da poesia de Aristóteles, voltado inteiramente à comédia, para matar quem o lesse, antes de transmitir o conteúdo dele. Como era de costume, os monges levavam os dedos à língua para umedece-los e assim com facilidade folhear o livro, desta forma, envenenavam-se e conseqüentemente morriam. O veneno causava mancha preta na língua, no indicador e no polegar,característica observada em todos os óbitos. A igreja católica era contrária a explicação racional da ciência para este caso e também a tantos outros e por isso, os monges beneditinos acreditavam que as mortes eram causadas por forças demoníacas que estavam presentes no mosteiro.Mas o monge Willian de Baskervilhe era contrário a essa crença e fundamentava suas investigações á ciência e á razão. Deste modo ia contra os princípios da igreja católica. Então o abade do mosteiro beneditino lhe impôs dura ordem para não prosseguir com as investigações. O franciscano astuto desobedeceu a ordem e continuou a investigação, que resultou no esclarecimento dos fatos, ficando provado que as mortes naquele mosteiro ocorreram por ação dolosa e de gênero humano, e não havia ligação alguma com o sobrenatural.
    Percebi-se que esses monges beneditinos não tinham ‘‘examinado’’ as escrituras sagradas (bíblia), no sentido literal da palavra, e por isso não haviam entendido as mensagens do Deus para quem eles dedicavam a vida, assim, seus fundamentos ficaram extremamente subjetivos. E, desta forma, as atitudes deles encaixam-se perfeitamente no que está escrito na bíblia hodierna que prova-se cientificamente ter ela o mesmo conteúdo das que eles possuíam. Inúmeras passagens da bíblia pode provar que os ensinamentos dado pelos monges àquela época de como deve ser um religioso eram completamente insanos. ‘‘Pois alguns homens que não temem a Deus entraram na nossa gente sem serem notados. Eles TORCEM A MENSAGEM a respeito da graça do nosso Deus a fim de arranjar desculpa para sua vida imoral”(Judas 1:4). ‘‘Esses homens estão sempre resmungando e acusando os outros. ELES SEGUEM OS SEUS PRÓPRIOS MAUS DESEJOS, vivem se gabando e bajulando os outros porque são interesseiros”.(Judas 1:16). Esses são os falsos mestres de quem Jesus Cristo nos havia advertido. ‘‘Acautelai-vos dos FALSOS PROFETAS, que se vos APRESENTAM DESFARÇADOS EM OVELHAS, mas por dentro são lobos devoradores. Pelos seus frutos OS CONHEÇEREIS. Assim toda árvore boa produz BONS frutos, porém a árvore má produz frutos MAUS”. (Mateus 7:15 a 17).
    O que você acha, aqueles monges beneditinos estavam produziam bons frutos envenenando e consequentemente matando os seus próprios membros? as atitudes deles nos levam a crer que eles eram verdadeiros ou falsos mestres de acordo com a bíblia?
    Tanto o modo de se comportar como as suas filosofias ao avanço da ciência e o riso eram contrárias à de Jesus Cristo, o mestre que eles afirmavam tomar a vida e ensino como fundamentos. “o SABER/CIÊNCIA se multiplicará grandemente”.(Daniel 12:4).
    VEJAM o que a bíblia tem a nos falar sobre o riso ‘‘Alegrai-vos no senhor (Jesus Cristo/Deus) ó justos’’(Salmos 32:11) Tradução no dicionário Aurélio da palavra Rir: mostrar-se alegre, sorrir.“Ri-se aquele que habita no céu (Jesus Cristo/ Deus)”.(Salmos 2:4).
    .
    Vejam mais! Olha o recado de Jesus Cristo àqueles mestres INSANOS: “Nem todo aquele que me diz: senhor! Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu pai que esta no céu. Muitos naquele dia, hão de dizer-me: senhor, senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome? Então lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim vós que praticais a iniqüidade”.

    O riso só é desaprovado por Jesus Cristo, quando é usado para fins inescrupulosos, como ex.: (em Gêneses 18) Sara, mulher de Abraão, riu quando um anjo do senhor (anjo mandado por Deus) falou a Abraão que Sara iria dá á luz um filho. Ela (Sara), ao ri-se, zombou de Deus porque já era de idade avançada não acreditando que poderia dá á luz, assim, duvidou do poder incontestável de Deus.

    De fato, constatamos que existem várias passagens bíblicas que CONTESTAM a opinião dos monges Beneditinos. Poderia ser citadas enumeras outras passagens também interessantes para analisar esse assunto, mas é suficiente as que foram expostas.

    O sorriso é a chave que abre portas :)
    Jaqueline Souza

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Mônica Capote CJN02S1

    Comentário: Filme ‘O nome da Rosa’

    O filme é ótimo,de época medieval, confesso que ja havia ouvido falar muito sobre ele, entretando o que mais chamou minha atenção foi o "riso", como proibido pela ordem beneditina, uma fortemente visão de que quanto menos emoção, menos é o seu conheçimento sobre o mundo, nun processo mecanizado, ou seja, sem descoberta, sem interrogações, como o fator do "espelho" também, vocês notaram que era proibido se olhar no espelho?, como se , olhando pra você mesmo, iria descobrir a tal chamada "vaidade", e a igreja nao tolerava isso, como se quizesse manter todos ali, sempre crentes ao que a eles dizem, sem interrupções, como se fossem de crianças, para transformar tudo mais fácil para quem os comanda. O filme também mostra um monge franciscano que representa uma intelectual do renascimento, como "detetive", em busca de desvendar ao fim da trama a verdade por trás de crimes cometidos.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Crítica ao Filme “ O Nome da Rosa .”

    O filme “O Nome da Rosa” que conta a história ocorrida, em volta do ano 1327, num mosteiro medieval na Europa. Onde poucos monges tinha acesso a uma biblioteca, devido as relíquias aquivadas na mesma. No filme, um monge Frasciscano foi convocado para investigar vários crímes que estavam acontecendo no mosteiro, onde pessoas eram encontradas mortas com a língua e os dedos roxos. Verifica-se também que no filme, as pessoas mortas arrancavam as folhas do livros que estavam envenenadas. Pecebe-se então quem violasse os livros, morreria antes mesmo de apreciar o conteúdo dele. Apartir dai, isso tudo, surgiria principalmente a razão de que jesus sorriu, pois além de amar todos os homens, jesus desejava que todos encontrassem a verdade e através da verdade fossem libertos.
    E na narração de “quem matou e quem morreu” aparecem disputas entre misticismo o racionalismo econômicos, políticos e principalmente o desejo da igreja em manter o poder absoluto, pois, a igreja não aceitava que as pessoas comuns tivessem acesso ao significado de seus fundamentos e nem que ninguém questionassem ou fisessem nada contra ela, para isso foi criado uma comissão que punia todos que praticavam crimes contra a igreja católica que se unia ao poder monárquico.

    Foi o que eu ententir do Filme, pois, assistir só a segunda parte.

    Centro Universitário do Norte – UniNorte
    Comunicação Social – Jornalismo – Turma: CJN02S1
    Aluno: Orestes Litaiff - 08183180

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O Nome da Rosa,obra de Humberto Eco,adaptado para o cinema, revela alguns dos conceitos de Aristóteles;primeiramente em relaçào ao comportamento humano, retratando a questào da beleza da vida, associada as nossas ações:"ser ou não ser justo" ou ainda: "o corpo toma formas, assim como nosso rosto, a partir dos sentimentos";depois fala da comédia, ou melhor sobre o ato de rir: "se o homem descobre que pode rir de tudo, rirá até mesmo de Deus", ou melhor, da própria igreja e assim, a mesma perde seu poderio absurdo sobre a vida do homem.
    O Nome da Rosa? é a pergunta, ou seja, quem está por trás do mistério que ronda a abadia: os crimes cometidos por causa de um livro. Na verdade todos são culpados, uma vez que a Igreja Católica e a Santa Iquisição, condenavam tudo, e todos aqueles que iam contra suas leis, leis essas impostas para que apenas eles detessem o poder. Poder este que além de financeiro, abrangia o poder do conhecimento e até do próprio ser humano.
    O nome da rosa, retrata as questòes humanas: amor, ódio, poder, vida, morte e principalmente aborda a questão da verdade, verdade essa que só pode ser revelada com ajuda das ciências, é a busca do homem pelo seu auto- conhecimento, o que serviu para o desenvolvimento intelectual de todo um período histórico, começando pela própria Idade Média.

    Geísa Frohlich, curso de Jornalismo, Uninorte, 2.período.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O filme é uma clássica representação dos períodos em que a igreja através da Santa Inquisição, monipolizava o conhecimento, punindo aqueles que buscavam outras formas de saber ou discordavam do clero.Mais que proibir todos os acessos aquilo que se opunha aos ensinamentos da igreja era manter as pessoas sob seus comandos e sob suas leis. Livros, pessoas que não compartilhavam da mesma ideologia religiosa, filosofos e outros estudioos eram perserguidos e severamente punidos como ereges e propagadores da bruxaria.
    Por fim, apesar de ser um filme de ficção representa com riqueza de detalhes um capítulo da Idade Média, onde o conhecimento foi limitado a poucos por ameaçar a poder absoluto da igreja.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O filme Em nome da rosa é muito interessante pois apesar de ficção nos mostra um realidade vivida na igreja católica por muito tempo. o caso do não rir é muito interessante, eles não riem pois o riso para eles é demoníaco. Com o incêndio da grande biblioteca de Alexandria que continha inúmeros arquivos de Aristóteles, Platão dentre outros, fez com que a Igreja católica fosse atrás destes arquivos e tomar posse deles, assim evitanto que o resto das pessoas tivessem contato com estes arquivos. No filme estes escritos estão guardados sobre a proteção da igreja. além dos mas, era uma forma de adotar apenas um ensinamento, sem dar chance aos seus monges de aprenderem mais sobre a realidade da vida ou o poder da felicidade e os que ousavam quebrar as regras ou desafiar o clero eram punidos pela "santa igreja".
    Enfim, o filme é riquissimo em seu enrredo e bem contracenado por seua atores que nos fazem crer que a história realmente foi real, contudo foi real, mas não desta forma é claro. O filme só quer nos mostrar o lado negro da igreja nesta época na qual todos nós eramos obrigados a seguir a sua regra.

    Tiago Ferreira
    CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Conhecimento do conhecimento cientifico
    O texto trata-se de estudos realizados por grupos de estudiosos, que buscavam através da epistemologia filosófica, a metafísica, a lógica e o empirismo explicarem a problematização em torno do conhecimento do conhecimento científico. A partir de proposições e teorias buscavam a possibilidade em um tipo de pensamento verdadeiro, seguro e científico o que levou a levantar o problema: “o que é ciência”? - dessa proposição vários modelos foram experimentados e levados a uma série de desventura e decepções daquilo que no momento acreditavam ser verdadeiro, seguro e cientifico. Pois a ciência e mais mutável do que a teologia, e esse era o seu conceito; ao contrário do que se pensava a cientificidade não se definia pela certeza e sim pela incerteza. De acordo com Karl Popper que se diferenciou ao introduzir na ciência a idéia de "falibilismo", dizendo o seguinte "O que prova que uma teoria é cientifica é o fato de ser falível e aceitar ser refutada.", porém a ciência é uma das raras atividades humanas talvez a única, na qual os erros são sistematicamente assinalados e, com o tempo, constantemente corrigidos.
    O notável é que a ciência não só contém postulados e com o tempo e themata não científicos, mas que estes são necessários para a constituição do próprio saber cientifico, isto é que é preciso a não-cientificidade para produzir a cientificidade, do mesmo modo que, sem cessar produzimos vida com a não-vida. Os problemas científicos também são os grandes problemas filosóficos, os da natureza, do determinismo, do acaso , da realidade , do desconhecido. Assim esses problemas de idéias são problemas clássicos da filosofia que são renovados e colocados termos completamente novos. Esses problemas dizem respeito a cada um, pois e precisam de comunicação entre a cultura científica e cultura humana (filosofia) e da comunicação com a cultura dos cidadãos, passa pela mídia, tudo isso exige esforços consideráveis das três culturas e também dos cidadãos. Dessa forma a ciência, que sempre julga-se detentora única do saber, vê-se inserida em seu coexistente principio de contradição.
    Será que humano consiguirá algum dia atingir realmente o conhecimento total e genuíno, fazendo-nos oscilar entre uma resposta dogmática ou empirista?

    Cleuda Lopes de Oliveira
    CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O NOME DA ROSA
    O filme claramente nos remete a uma reflexão sobre o conhecimento. O amor a ciência , a verdade (mesmo que não absoluta) e o pecado, entram na narrativa "O Nome da Rosa". O jovem rapaz, que tem o primeiro contato sexual (mesmo que inusitado) com uma pessoa desconhecida; um livro humorístico cuja procura leva a vários homicídios e a proibição do pensar crítico, são marcas deste filme. Em várias cenas, vê-se a repúdia à ciência por parte da igreja e a ação vil do clero, que atravéz da inquisição, prendeu por séculos o homem, privando o saber científico e a liberdade de expressão e atitude.

    Edival Arevalo da Costa
    CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O Conhecimento do Conhecimento Científico
    O texto, ao que se percebe um seminário sobre ciência, põe em cheque a verdade e a ilusão de neutralidade da ciência. Por vezes o autor destaca a importância das novas descobertas, mas vai além do que diz os cientistas: critica o modo como a pesquisa é feita, visto que muitas vezes não se faz o número de experiências necessárias para de provar uma teoria, ou não se testa o suficiente as aplicações de um invento para enfim dizer se são ou não reais.
    Condena a especialização e ramificação do conhecimento científico, justificando´de quando diz:
    " Vivemos numa sociedade na qual, cada vez mais, os problemas derivam dos especialistas (...). Perdemos o direito de ter um ponto de vista em favor do especialista que monopoliza o direito a decisão, já que ele tem competência". O autor diz ainda que ao especialista não compete solucionar problemas novos e sim os já resolvidos.
    Fala sobre grandes cientistas como Einstein e Newton, afirma que na ciência, as descobertas feitas e que temos por verdade podem ser falsificados. Por exemplo: hoje cremos que a teoria da gravitação universal é verdadeira e imutável, isso porque até agora ninguém contestou as experiências de Newton. Assim aconteceu desde Demócrito (pai da atomística), o que prova que a ciência não detém o conhecimento e nem a certeza de algo, visto que, a cada dia, novas teorias são apresentadas ao meio científico e são provadas, desvalendo as antigas, fazendo da ciência uma atleta, que incasavelmente corre para descobrir a verdade, a qual nunca encontra.
    EDIVAL AREVALO DA COSTA
    CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O Nome da Rosa é um clássico do cinema mundial. O filme nasceu do romance homônimo de Umberto Eco que é um dos grandes intelectuais da nossa época.
    A história faz uso de um roteiro policial e se passa num mosteiro da Itália, no ano de 1327. Ele começa com o monge William de Baskerville e um noviço que o acompanha, se dirigindo a um mosteiro para participar de um conclave. Neste local será decidido se a igreja deve doar, ou não, parte de sua riqueza aos pobres.
    Coincidindo com a chegada do monge ao local, algumas mortes começam a ocorrer. William decide investigar o caso, que muitos religiosos do local acreditacam ser obra do demônio. Ele percebe que as mortes estão relacionadas, de algum modo, a livros de determinados autores. Sabia-se que a biblioteca da abadia era imensa e, no entanto, poucos livros são percebidos pelo monge. Começa então uma guerra ideológica entre William, que defende o acesso a todo tipo de leitura, inclusive as que satirizavam a igreja, e o monge cego, que é contrário à liberdade de pesquisa e de estudo. Esse monge(cego), representava a opinião da igreja diante da razão e do conhecimento.
    O filme mostra duas concepções de mundo bem diferentes entre si. De um lado os humanistas, representados por William de Baskerville, que defendia o antropocentrismo e progresso da ciência; e do outro lado os míticos que criam que a natureza humana era completamente má.

    Nivaldo Leôncio do Nascimento. CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Comentários sobre o livro:
    Ciência com Consciência – Edgard Morin (pag. 37-94)

    Capitulo 2 – O conhecimento do conhecimento científico.

    Morin dialoga com uma platéia. Inicia fazendo uma exposição, ainda que fragmentada, dos caminhos percorridos pela ciência em busca de uma hegemonia sobre a filosofia e a metafísica e, valendo-se de uma retrospectiva histórica, demonstra que os cientistas trabalham incansavelmente para que “a filosofia, o pensamento, refletisse a imagem da ciência, isto é, que houvesse enunciados dotados de sentido, e que fossem baseados no que é observável e verificável”.
    Seu objetivo é apontar problemas éticos e morais da ciência contemporânea. Vivemos num mundo dependente da ciência e das tecnologias que dela resultaram. E estamos sujeitos ao enorme poder de manipulação detido por aqueles que dominam os produtores da ciência e da tecnologia. Ele demonstra que a humanidade inteira vive o problema causado pelo controle político das descobertas científicas, e defende a necessidade da criação de um novo modelo onde ciência e consciência possam caminhar juntas e produzir resultados melhores do que os que estamos observando.
    A ciência pura, despida de qualquer consideração filosófica, nos colocou diante de um mundo onde nossas cidades, nosso estilo de vida, nossa saúde, enfim, quase tudo que diz respeito ao modo como vivemos no planeta está fundamentado em descobertas científicas e é produzido segundo uma tecnologia dela originada. E, apesar de todo esse progresso, vemos que o mundo e a sociedade estão à beira do completo caos.
    Temos modernos edifícios e cada vez mais pessoas desabrigadas, produções recordes de alimentos e cada vez mais pessoas famintas, universidades fantásticas e pessoas sem acesso à educação fundamental, e por aí podemos seguir numa lista interminável. Sem falar no perigo iminente para a sobrevivência do próprio planeta causado pelos gases emitidos por nossos veículos e indústrias.
    Houve uma grande evolução da medicina sem que a saúde da população tenha melhorado. Há violência em demasia, tanto entre as nações quanto entre as pessoas. A infelicidade das pessoas aumentou sobremaneira e as fez mergulhar num mundo cada vez mais cheio de drogas e desesperança. Paz e solidariedade se tornaram apenas parte de discursos políticos vazios que tentam justificar a manutenção do “status quo” das classes privilegiadas.
    A conclusão do capítulo é feita com a recomendação para que os cientistas se lembrem de que é preciso estabelecer um diálogo entre a cultura científica e a cultura humana (filosofia), ainda que para isso sejam despendidos esforços muito grandes. A ciência precisa tomar consciência de si, de seus atos e conseqüências. Talvez daí resulte realmente alguma coisa positiva para a humanidade.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O Nome da Rosa é um clássico do cinema mundial. O filme nasceu do romance homônimo de Umberto Eco, um dos grandes intectuais de nossa época.
    A história faz uso de um roteiro policial e se passa num mosteiro da Itália, no ano de 1327. Ele começa com o monge William de Baskerville e um noviço que o acompanha, se dirigindo a um mosteiro para participar de um conclave. Neste local será decidido se a igreja deve doar, ou não, parte de sua riqueza aos pobres.
    Coincidindo com a chegada do monge ao local, algumas mortes começam a ocorrer. William decide investigar o caso, que muitos religiosos acreditam ser obra do demônio. Ele percebe que as mortes estão relacionadas, de algum modo, a determinados livros e autores. Sabia-se que a biblioteca da abadia era imensa e, no entanto, poucos livros são percebidos pelo monge. Começa então uma guerra ideológica entre william, que defende o acesso a todo tipo de leitura, inclusive as que satirizavam a igreja, e o monge cego, que é contrário à liberdade de pesquisa e de estudo. Esse monge (cego), representava a opinião da igreja diante da razão e do conhecimento.
    O filme mostra duas concepções de mundo bem diferentes entre si. De um lado os humanistas representados por William de Baskerville, que defendia o antropocentrismo e o progresso da ciência, e do outro, os míticos que criam que a natureza humana era completamente má.

    Nivaldo Leôncio do Nascimento. CNJ02S1.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Amanda Evelyn de Souza Reis CJN02S1
    O filme “O nome da Rosa”, nos mostra numerosos detalhes ricos de conhecimentos. Baseado no livro de Umberto Eco, a história se passa num mosteiro benetidino cujo enredo é a investigação da morte de alguns monges.
    Adson um monge franciscano relembra quando ainda era aprendiz de Guilherme de Bakesville um monge também franciscano que buscava sempre a verdade através de sua visão lógica e racional, por esse motivo se conflitava com outros monges, devido seus pensamentos avançados para aquela época, visto que, havia muita repressão da Igreja.
    A fim de desvendar o mistério das mortes que afligia a todos, Guilherme e o seu pupilo foram achando pistas que de passo a passo se chegaria a uma conclusão. Uma das pistas foi que todos os que morreram tinham o dedo e a língua roxa, após terem lido um livro proibido, levando os dois monges investigadores à biblioteca que esconderia tal segredo. Mas, como toda historia de investigações que se preze há um clima de drama e suspense, o filme não deixou pra menos. Ao longo das demoradas investigações e pelas declarações inconclusas de Guilherme, os monges passaram a não confiar nele tirando assim suas próprias conclusões diante do fato, conforme os ensinamentos da Igreja. Acreditavam que seria obra do diabo.
    Com toda a temeridade dos fatos resolveram chamar o representante da Santa Inquisição, Bernardo Gui, o qual seguia fielmente o dogma da Igreja. Os métodos do Tribunal eram terríveis. As torturas faziam com que os suspeitos confessassem os piores crimes. Alem de perseguições e mortes aos supostos hereges, a Inquisição exerceu severa censura sobre determinadas obras cujas leituras eram proibidas aos fieis por ser considerada perniciosa a fé cristã.
    Assim que a Inquisição entrou em cena acharam-se logo os supostos hereges. Encontrados numa situação desfavorável, acusou-se os dois suspeitos a cultuação ao diabo distorcendo o que realmente aconteceria no momento e um terceiro por ser cúmplice de heresia. A ordem foi queima- los na fogueira publicamente para servir de exemplo.
    Enquanto isso, mesmo com todo o temor pela chegada da Santa Inquisição, Adson e Guilherme não concordaram com a cega crença religiosa continuando o desvendamento do caso as escondidas. Logo, os dois descobriram que todo mistério provinha de uma obra sobre Poética do filósofo Aristóteles que tratava sobre a comédia. Para a Igreja era um insulto, pois o riso era visto como expressão do mal associado ao demônio, então, todos tinham que manter um tom serio para demonstrar arrependimento dos pecados. As paginas do livro foram envenenadas, assim, quem buscasse tal conhecimento morreria por causa dele. O lema da Igreja era “conhecimento não se cria, se repete” frase usada por um monge chave do mistério.
    O desfecho da historia se tem quando Guilherme e Adson conseguem entrar na biblioteca onde se encontra os livros sagrados guardadores de todos os conhecimentos. Encontra-se para surpresa de todos, o monge chave mestra para o mistério que tenta a todo custo apagar as palavras de Aristóteles. Assim acontece um incêndio na biblioteca provocando o desespero de todos do mosteiro e o despejo de Bernado Gui com sua trupe da Inquisição. Adson sai da biblioteca nos remetendo a um suspense, mas logo Guilherme sai incrivelmente intacto salvando algumas obras.
    Após toda recordação narrada, Adson saudoso se sente atraído pelas lembranças trazidas no filme, de sua aventura com seu querido Mestre, sua paixão por uma moça pobre com quem tivera relações e foi uma das que estava na fogueira e conseguiu sair a tempo graças o incêndio que a deixou para seguir seu caminho com Guilherme e por todo aprendizado que conquistara.Em um filme que reúne uma serie de detalhes históricos e com uma abordagem favorável a nossa compreensão fica a duvida sobre a obra de Aristóteles, o qual causou o conflito da historia, que ate hoje não foi comprovada a existência ou porque foi queimada no incêndio da biblioteca de Alexandria que por sinal perderam-se anos de conhecimentos ou a obra nunca foi escrita.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Crítica ao Livro Ciência com conciência do autor: Edgar Morin
    Capítulo: Conhecimento do conhecimento científico

    O Capítulo conhecimento do conhecimento científico do livro Ciência com conciência, mantém características comuns com parte do livro Metodologia Científica em ciências sociais, do autor Pedro Demo, havendo entre eles, no entanto, continuidades e descontinuidades. Há continuidade por persistir a ligação com a teoria crítica do conhecimento, no sentido também da metodologia alternativa e principalmente com o progresso do conhecimento. Há descontinuidade no sentido de que o tom pós-moderno aparece ostensivamente, não em termos de sua adoção, mas de seu ambiente de discussão. Além disso, a obra trabalha o conhecimento científico como não existimento do reflexo das leis da natureza. Trazendo com ele um universo de teorias, de idéias, de paradigmas, o que nos remete, por um lado, para as condições bioantropológicas do conhecimento, por outro lado, para o enraizamento cultural, social, histórico das teorias. (Assim citado na página 21 do livro). Para mim, por isso é cresce o interesse e a necessidade pelo estudo dos métodos e das técnicas de pesquisa nas relações sociais, não apenas nos campos da Sociologia, Educação e Psicologia, como também em outras áreas de conhecimento. Desse modo, podem-se encontrar diversos tipos de necessidades que o estudo dos métodos e técnicas de pesquisa podem satisfazer. Percebe-se assim, que o estudante estará interessado em conhecer os instrumentos de pesquisa para seus trabalhos acadêmicos, preocupado em alcançar a verdade científica sobre o comportamento social, para serem analisados e utilizados como instrumentos confiáveis para uma possível tomada de decisão.

    Centro Universitário do norte – UniNorte
    Comunicação Social – Jornalismo
    Aluno: Orestes Litaiff - 08183180

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O conhecimento do conhecimento científico.

    O autor desse texto nos mostra sobre o PROBLEMA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, onde tudo começou no famoso Círculo de Viena, com grupos de cientistas, lógicos e matemáticos. Estes queriam que a filosofia refletisse na imagem da ciência, baseados no que é observável e verificável. O autor nos mostra vários pensamentos, como o de Whitehead, que dizia que a ciência é ainda mais mutável do que a teologia e que a cientificidade não se define pela certeza, e sim pela incerteza. Já Karl Popper diz ainda que o que prova que uma teoria é científica é o fato de que ela pode falhar e que pode ser contestada. O que ele realmente quis dizer é que as teorias sempre são renovadas, isto é, são substituídas por outras que resistam melhor a falseabilidade.
    O autor ainda nos mostra sobre O PROBLEMA DA OBJETIVIDADE e fala que uma teoria não é objetiva, e sim é o reflexo da realidade, ou seja, ela fundamenta-se em dados objetivos mas não é fundamentada em si mesma.
    Na verdade, existe uma ilusão da ciência, pois a ciência não é pura. A ciência é impura porque os fatos nela existentes são simplismente recortes da realidade. Portanto, ela só seria pura se fosse totalmente real, mas será que existe algo real? Isso é um outro ponto que o autor discute e que também foi discutido em sala de aula.
    Outro ponto interessante, apresentado no texto, é a história dos passarinhos: "O passarinho sai do ovo, sua mãe passa ao lado do ovo e ele a segue. Para o passarinho, o primeiro ser que passa perto do ovo de onde ele saiu é a sua mãe[...] o passarinho tomou Konrad por sua mãe e temos uma ninhada de passarinhos atrás de Konrad, persuadidos de que ele é a sua mãe." É assim que muitas vezes acontece nas escolas e universidades. Seguimos pensamentos, idéias, filosofias e ficamos presos a eles sem que possamos, então, abandoná-los.
    Por fim, o que ele nos quer dizer é que devemos continuar a considerar a ciência como uma atividade de investigação e de pesquisa, mesmo que esta nunca encontre a verdade na qual anseia tanto descobrir.

    Ada Pereira de Lima. 08.19478-5
    CJN02S1.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O NOME DA ROSA, uma obra de Humberto Eco.A história faz uso de um roteiro policial e se passa num mosteiro da Itália, no ano de 1327. Ele começa com o monge William de Baskerville e um noviço que o acompanha, se dirigindo a um mosteiro para participar de um conclave. Neste local será decidido se a igreja deve doar, ou não, parte de sua riqueza aos pobres.
    Coincidindo com a chegada do monge ao local, algumas mortes começam a ocorrer.
    - tanto li o livro quanto assisti ao filme diversas vezes, apesar de achar um dos melhores filmes de todos os tempos, após assisti-lo em sala de aula pela primeira vez o vi com outros olhos, ficando ainda mais estupefato pela imensa quantidade de detalhes, informações grandiosas e inteligentíssimas metáforas usadas pelo autor.
    sem sombra de dúvidas é um filme indicado para qualquer pessoa independente de sua crença, raça ou religião, pois mesmo sendo uma obra de ficção é uma verdadeira aula de história. dos inquisidores, passando pelos padres até os monges. Um dos melhores filmes/livros já lançados até hoje.

    ResponderExcluir

  • O Nome da Rosa

    O filme reune-se em um monasterio Benedictino para uma conferencia entre representantes da Ordem Franciscana e Delegacao Papal, mas eis que surgem uma serie de assassinatos na abadia. O poderoso Inquisidor fazia todos acreditarem na existencia de uma besta, o monge franciscano (interpretado pelo ator SEAN CONNERY), e transforma-se em investigador para desvendar todo este misterio que ocorresse na Abadia, e descobrem uma verdadeira e extraodinaria biblioteca ocultada por seus Representantes no Monasterio.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA
    Um tipo de balanço de grande aventura epietemológica vivida no mundo germânico e anglosaxão. Começou no famoso círculo de viena, com um grupo de cientistas, lógicos, matemáticos que tinham em comum a total ojeriza pelo arbitrário da filosofia e da metafísica. Eles queriam que na ciência houvesse enunciados dotados de sentido.
    Destaque para o plano da lógica ou ló gica da matemática. teorema da indecibilidadede Godel;
    Um exemplo de POPPER: Nós constatamos, nós vemos os cisnes e percebemos que todos cisnes são brancos. Então pensamos ter verifigadoa lei sengundo a qual todos os cisnes são brancos. Mas basta que apareça um cisne negro para que essa lei seja considerada falsa. Isso quer dizer duas coisas: primeiro que a indução, partindo de fatos da observação incessantemente verificadas, não leva à certeza verdadeira; a certeza teórica só pode se basear na dedução e segundo, que o problema de indução está ligado ao da verificação: Não é suficiente que uma tese seja verificada para ser provada como lei universal, mas é preciso testá-la, para que possamos refutá-la. Popper nos diz que nenhuma teoria pode ser provada para sempre ou resistir para sempre a falseabilidade.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Luciano

    O nome da rosa

    Sem dúvidas um filme com enredo facinante, capaz de prender o telespectador do começo ao fim. O filme revela o monopólio e toda a influência que a igreja católica detinha no século XIII na Europa.
    ''O nome da rosa'' não conta com efeitos especiais fantásticos e nem ótima fotografia, porém reúne elementos capazes de dar entendimento de pelo ao menos um pouco do comportamento e influência direta do cristianismo, recheado também com facetas filosóficas perceptíveis.
    O filme é uma ótima opção para quem de fato deseja entender toda uma realidade renascentista que influenciou toda uma época.

    Aluno: Luciano Lima
    Turma: CJN02S1 - noturno

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Amanda Evelyn de Souza Reis CJN02S1

    O texto de Morin, O conhecimento do conhecimento cientifico do livro Ciência da consciência nos trás a reflexão que o conhecimento não conhece o próprio conhecimento, assim buscando variados significados da ciência com grandes cientistas partindo do principio onde o objeto em questão é analisado.
    Com ênfase Morin cita o cientista Karl Popper assim como outros cientistas para dar um significado a ciência, mas se conclui que ciência não se pode definir por estar sempre em mutação. Popper diz que o que prova que uma teoria é cientifica é o fato de ela ser falível e aceitar a ser refutada, ou seja, só é ciência se ela puder ser contestada, tornando-se biodegradável - por estar sempre se renovando quando criadas situações para ser questionada.
    O autor aborda também o problema da objetividade onde uma teoria não pode ser objetiva, mas a ciência é pelo fato de ter regras como num jogo, nos trazendo assim um resultado exato. Seguindo a idéia do autor a objetividade é como um processo onde as teorias e o questionamento cientifico seguem as regras da ciência pura já fundamentada. Themata então seria a ciência para se chegar a preconcepção do que já foi estudado.estimula o investigador a curiosidade incitando assim quando ele analisa o seu objeto.trazendo nos o paradigma que nada mais é que a formulação genérica organizada de apontamentos para a construção de teorias. Funciona como uma equação físico-matemático para seguir em frente com o estudo ramificado.
    Portanto, a ciência não é reflexo do real, pois ciência para ser ciência tem de ser refutável, então teoria é um ponto de vista diferente da ciência é como uma historia passada para varias pessoas cujas tiram suas próprias conclusões partindo da idéia do autor mas cada uma tem um ponto de vista diferente e ate questionável produzindo assim sua própria teoria.se na produção da teoria não haver refutação vira um dogma.
    Assim pode-se apontar que é a partir da teoria que se organiza o conhecimento humano, pois no conhecimento tudo se cria e somente as regras se repetem.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O conhecimento do conhecimento científico
    Autor Edgard Morin

    No texto destacam-se os problemas relacionados ao conhecimento cientifico que se originou em um Circulo de Viena, formados por cientistas, lógicos e matemáticos. Que tinham objetivos em comuns queriam que na ciência houvesse enunciados dotados de sentido. O auto tem como objetivo apontar problemas éticos e morais da ciência contemporânea.
    Pude observar que hoje somos dependentes da tecnologia e com isso prejudicamos a nossa vida, apesar de termos mais conforto proporcionado por ela. Mais também temos os pontos negativos que são eles as indústrias, os gases e prejudicando ainda mais o nossa saúde e fazendo que o mundo fique caótico.
    O auto Edgard Morin deixa claro a ciência tem que estabelecer um limite e conciliar o cientifico com a filosofia, afim de que não tenha conseqüências piores para a humanidade.

    MAYARA TELES
    CJN02SI

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA
    POR GEÍSA FROHLICH

    Vivemos em uma era onde a palavra é maior que a contemporaniedade, digo maior, em significados ainda maiores, estamos falando em Comunicar ou ainda estamos na era da Comunicação, onde agora tudo é transformado, a partir de diversos dados do conhecimento, a busca do passado (do retrô, unido ao presente e em busca de mais respostas para o futuro.
    O retrô, traz os acontecimentos históricos, políticos e sociais sobre o mundo e as coisas desse mundo. O homem sempre quis decifrar o mundo e a si mesmo, e então, ao londo dos séculos, surgem pensadores, filósofos, gênios, à procura das respostas. Homens como Darwin(evolucionismo), Einstein(teoria da relatividade), Aristóteles(a lógica, a poética, etc).
    A religião sempre esteve em contraponto com a ciência e vise-versa, mas também a ciência tenta explicar e decifrar a vida: QUEM SOMOS NÓ?O QUE FAZEMOS?O QUE NOS IMPULSIONA?É A CIÊNCIA CRÍTICA, MOTIVADA PELA REFLEXIVIDADE.1
    Mas, em busca de respostas, o homem percebeu que tudo gira em torno não só da objetividade, mas também da subjetividade, e que a objetividade impulsiona a subjetividade. Tudo é discutível, não há verdade absoluta, a ciência é impural, mutável, como coloca, Popper, quer dizer, nada pode ser tão cético.
    Estamos na era da comunicação, pois a partir do resgate antropológico, social, histórico, político e cultural de toda uma vida de descobertas, nos faz ir em busca de mais informações, mas agora através desse resgate, somado a globalização, ou seja a frequente troca de informações e de comunicação fácil, através da cybercomunicação e do GPS., atrelado ainda a "mistura" dessas informações (como por exemplo a cultura oriental e ocidental)e a criação então de um novo pensamento, comportamento, expressão.
    Popper fala também a respeito do imprinting, ou ainda, a marca registrada pelo cérebro a partir de uma primeira informação ( a famosa história do passarinho de Konrad Lorenz). Ao longo da vida, passamos a aceitar novas informações até adquirirmos nosso próprio pensamento crítico.
    O mundo muda o tempo todo, assim como o homem e consequentimente a ciência também mudará, a partir de toda uma cadeia de informações e acontecimentos que culminou e sempre culminará para a evolução. Sempre indagamos sobre nossas origens, acreditamos um dia em mitologia, lendas, surge mais tarde a filosofia, a razão, passamos pela idade da "ignorância"(Idade Média) até chegarmos nas ciências, a busca dos porquês.E através do revolucionismo diário, adquirimos novas teorias e descobertas todos os dias que é difundido através dessa comunicação e com a ajuda da mídia.
    A ciência é a busca da verdade e da inverdade, é a prova de que tudo tem os dois lados da moeda, por isso é preciso questionar sempre.Mas como disse Popper: tudo isso exige esforços consideráveis das três culturas(científica, humanista e comunicação) e também dos cidadãos.

    GEÍSA FROHLICH - JORNALISMO
    2. PERÍODO - UNINORTE

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Resumo crítico

    O conhecimento do conhecimento científico

    O estudo científico é uma pesquisa elaborada criteriosamente e exige dedicação. Mas, qualquer pessoa tem capacidade para ser um cientista. A maior atenção dada para detalhes que as vezes parecem insignificantes pode despertar uma idéia, daí surgi uma iniciativa, a qual pode resultar em uma epistemologia. Um cientista tem que levar em consideração uma característica importante ao desenvolver uma pesquisa, a democratização, esta é inerente a um estudo de caso, isso quer dizer que: a teoria não é absoluta, possui falibilidade, podendo assim ser refutável. Quando vemos alguma coisa já concretizada, na nossa mente, parece lógico, porque todas as coisas têm que ter sentido, uma razão. Assim, pensamos que a ciência é lógica. De fato é. Mas para ela se tornar objetiva e sistematiza,passou pela fase da subjetividade, por isso se torna refutável. Cada mente ávida de conhecimento tem como base o subjetivismo. Cada pessoa pode chegar ao mesmo ponto, mas por caminhos diferentes. A ciência consiste em pesquisa, e cada pesquisador tem uma realidade mental, um subjetivismo. Um cientista não pode levar a subjetividade cientifica ao extremo, assim perdendo a noção de que não é só ele que tem teorias lógicas e aceitáveis. Sempre vai existir em uma pesquisa científica quem a conteste. A cada época cria-se uma tendência á pesquisa de novos temas os quais são determinados pelo contexto histórico do momento. Na revolução industrial o motor a explosão monocombustível foi o principal objeto de estudo, hoje, porém, o objeto equivalente para o mesmo estudo é o motor também a explosão, só que na versão até tricombustível. Portanto as teorias não são imutáveis uma vez que no mundo cientifico as descobertas são constantes.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Aluno: Antonio Santos de Sousa
    Turma: CJN02S1
    Assunto: O Conhecimento do Conhecimento Científico

    De acordo com o texto, os cientistas e estudiosos procuram construir e explicar proposições e teorias para um pensamento verdadeiro, seguro e cientifico sobre a ciência e o conhecimento. De maneira para que eles, a ciência e um modelo, e levantavam o problema “O que e a ciência”, criaram vários enunciados baseados no que e observável e verificável, o que levou a uma serie de desventuras e decepções. Mas de acordo com Popper “O que prova que uma teoria e cientifica e o fato de ela ser falível e aceitar ser refutada.” E que é racional na ciência e que ela aceita criar situações, nas quais uma teoria e questionada, ou seja, aceita a si mesma como um “biodegradável”. Assim uma teoria se fundamenta em dados objetivos, mas uma teoria não e objetiva em si mesma, pois a objetividade e uma coisa absolutamente certa. Por fim, a última idéia e que a ciência deve ser considerada como um processo recursivo auto-ecoprodutor, vai explicar essa forma cruel. Pois uma vez que a objetividade remete ao consenso, e que este remete a comunidade/sociedade que remete a tradição critica, isso quer dizer que a cientificidade se constrói, se desconstrói e se reconstrói sem cessar, uma vez que existe um movimento ininterrupto.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O NOME DA ROSA (CONTINUAÇÃO)
    POR: ADA PEREIRA DE LIMA.

    Só complementando o que eu escrevi aí em cima:

    O filme "O nome da Rosa" é baseado no livro de Umberto Eco, com o mesmo nome.

    A história passa num mosteiro beneditino, onde a morte de alguns monges faz com que Guilherme de Bakesville, um monge franciscano, e seu aprendiz, Adson, façam uma profunda investigação sobre o caso.

    Com o desenrolar da história, eles decobrem que os monges morreram depois de lerem um livro proibido que estava numa biblioteca escondida. Esse livro contestava as idéias da igreja e mostrava outros conhecimentos além dos já postos poe ela, por isso, livro proibido. Ele apresenta também o riso, muito temido pelos franciscanos, pois estes diziam que o riso tirava o medo e sem medo não haveria temor a Deus.

    Enfim, o que o filme quer nos mostrar é a busca pelo conhecimento, pelo descobrir além de si mesmo. Essa busca incessante pelo conhecimento continua até hoje e não se sabe quando irá parar.

    Ada Pereira de Lima. 08.19478-5
    CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Aluno: Leonel Worton Pinheiro da Silva
    Turma: CJN02S1
    Assunto: O Conhecimento do Conhecimento Científico

    O que prova que o conhecimento estabelecido anteriormente é uma verdade absoluta?
    O conhecimento pode ser ultrapassado e viver em constante transformação?
    cientistas e estudiosos trabalham para destruir o conceito de que o conhecimento é algo imutável e não deve ser contestado, e em busca dessa resposta é que encontramos nesse texto solução para outros questionamentos filosóficos como a origem e criação do estudo científico, que passa por desapercebida de nossos olhos e entendimento racional.
    Mas para que racionalizar o conhecimento? Os filósofos e pensadores em uma incrível missão, racionalizar e encontrar respostas através de um conhecimento adquirido pelo estudo de caso. O complicado método desenvolvido pelos estudiosos nos mostra que tudo tem sua origem científica, inclusive o próprio conhecimento científico, com sua razão de existir e seus princípios a serem estudados a partir de suas teorias, tendo em vista que, uma teoria, que não e objetiva em si mesma, pois a objetividade é uma coisa absolutamente certa, se fundamenta em dados objetivos.
    Assim concluo que o conhecimento, não pode ser considerado algo incontestável e sim passível de mudanças e acertos, como em todas a áreas que necessitam de conhecimento puro e verdadeiro, sem verdades unicamente estabelecidas.

    ResponderExcluir

  • O conhecimento científico é um produto resultante da investigação científica. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida,mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva.
    O que se deve chamar de método científico, portanto, é aquele conjunto de procedimentos não padronizados adotados pelo investigador, orientados por postura e atitudes críticas e adequadas á natureza de cada problema investigado. O que se aceita chamar de método científico é a forma crítica de produzir o conhecimento científico, que consiste na proposição de hipóteses bem fundamentadas e estruturadas em sua coerência teórica.
    As questões relacionadas com o conhecimento, nomeadamente a origem do conhecimento foram objecto de debate ao longo do século XVII e XVIII. Tendo em atenção que os sentidos e a razão constituíam as fontes possíveis do nosso conhecimento, iriam configurar-se movimentos antagónicos:
    1. Racionalistas – Descartes
    2. Empiristas – Locke e David Hume
    Para os empiristas todo o nosso conhecimento provém da experiência, não existindo portanto nenhum conhecimento à priori, enquanto que para os racionalistas somente é verdadeiro o conhecimento que provém da razão – à priori.
    Assim sendo, será aceite como verdadeiro todo o conhecimento que provem única e exclusivamente da razão.

    Luiz Bernardo CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    CRISTIANE LACERDA
    (CRITICA)
    O NOME DA ROSA

    Este foi o romance que muitos chegaram a conhecer mais sobre Umberto Eco,constituído
    Um enorme êxito de mídia em Portugal desde que foi posto em cartas pela primeira vez,e continua ainda a ser uma obra bastante popular.E não é de se espantar: um filme com imenso humor,o romance nos leva a conhecer de uma forma expressiva o que era viver num mosteiro medieval.O tema do filme é a liberdade de estudo do ensino,a livre forma de conhecimento,mergulhada em obscurantismo durante séculos,os mosteiros cristãos constituíam fortalezas onde os conhecimento era preservado com imensas dificuldades. Um dos mais importantes tema deste filme,era o dogmatismo religioso,que encarava o conhecimento com potencialidade perigoso.O romance que o Autor tenta nos passar apresenta-se como um filme de detetives:Uma serie misteriosa mortes afectam um mosteiro e o protagonista tem por missão descobrir a verdade.O contrate entre as novas idéias mais abertas e racionais ,mais voltadas para experiência empírica,e os velhos hábitos fechados e místicos,de costas voltadas para a informação que podemos obter pela experimentação cuidadosa desempenha um papel no romance,a morte a investigar tem a primeira vista um aspecto sobrenatural,mas no fim acaba por haver uma explicação muito humana,demasiado humana,de todas as mortes.Entretanto ao assistir o filme a vontade de saber como se resolve o mistério começa do inicio ao fim.
    O autor do filme parece ter apostado em atirar os olhos dos telespectadores, ele tenta passar uma imensidão de conhecimento histórico,o que por sua vez acaba deixando em nós uma vontade de rever o filme varias vezes,por ser agradável.
    É um filme de suspense surpreendente no qual está a todo testando nossos conhecimentos prévios sobre crimes e julgamentos de pessoas,ele relata passados que fazem presentes no nosso dia-a-dia,como riqueza, retrata o poder indomável,o abuso do poder e a falta de liberdade de expressão,que estão presentes no inicio ao fim do filme,também consegue nos transportar para os idos tempos da Idade Média.
    O filme é bem dinâmico,mostra a realidade do Brasil,e as antiguidades das igrejas católicas se torna mais curioso quando se tem um conhecimento ou se gosta de historia,pois se fala muito na Idade Média,e também retrata um pouco sobre a vida religiosa de Clero.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Sintese
    Analisando o termo conhecimento científico do texto, temos vários aspectos a serem elencados, como, por exemplo: Qual é a concepção de conhecimento? O que entendemos por ciência ?Ao ler o texto pude entender que conhecimento é uma conquista, uma apreensão espiritual de algo. Ele, ainda, complementa que todo e qualquer trabalho cientifico está subordinado sempre a em esforço de apreensão do real. conhecimento pode ser classificado em vulgar, em primeiro grau, e cientifico, em segundo grau. Ou seja, o conhecimento vulgar, e aquela impressão, noção que temos de algo; já o conhecimento cientifico, e algo mais palpável, é o conhecimento verificado, analisado, com certeza. Em, Marilena Chaui podemos verificar que cada conhecimento é uma ciência.Em suma, conhecimento cientifico é aquele adquirido de um caso particular de forma ampla ou geral, ou seja, é aquele a posteriori, não é um conhecimento vulgar, é a especialização da simples noção. O conhecimento cientifico é aquele que desenvolve-se através da técnica, da ciência e da observação.
    Conhecimento é produto de uma prática que se faz social e historicamente, todas as explicações para a vida, para as regras de comportamento social, para o trabalho, para os fenômenos da natureza, etc., passam a fazer parte das explicações para tudo o que observamos e experienciamos. Todos estes elementos são assimilados ou transformados de forma espontânea. Por isso, raramente há questionamentos sobre outras possibilidades de explicações para a realidade. Acostumamo-nos a uma determinada compreensão de mundo e não mais questionamos; tornamo-nos "conformistas ´´.
    Conhecimento científico é uma conquista recente da humanidade, pois tem apenas trezentos anos. Ele transformou-se numa prática constante, procurando afastar crenças supersticiosas e ignorância, através de métodos rigorosos, para produzir um conhecimento sistemático, preciso e objetivo que garanta prever acontecimento e agir de forma mais segura.

    Sendo assim, o que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento a partir da razão.
    Desta forma, o cientista, para realizar uma pesquisa e torná-la científica, deve seguir determinados passos. Em primeiro lugar, o pesquisador deve estar motivado a resolver uma determinada situação-problema que, normalmente, é seguida , por algumas hipóteses. Usando sua criatividade, o pesquisador deve observar os fatos, coletar dados e então testar suas hipóteses, que poderão se transformar em leis e, posteriormente, ser incorporadas às teorias que possam explicar e prever os fenômenos. Para Auguste Comte,o conhecimento científico é, baseado na observação dos fatos e nas relações entre fatos que são estabelecidas pelo raciocínio. Estas relações excluem tentativas de descobrir a origem, ou uma causa subjacente aos fenômenos, e são, na verdade, a descrição das leis que os regem. Comte afirma: "Nossas pesquisas positivas devem essencialmente reduzir-se, em todos os gêneros."Se, conforme a explicação do texto, as diversas ciências devem necessariamente apresentar uma precisão muito desigual, não resulta daí, de modo algum, sua certeza. Cada uma pode oferecer resultados tão certos como qualquer outra, desde que saiba encerrar suas conclusões no grau de precisão que os fenômenos correspondentes comportam, condição nem sempre fácil de cumprir.
    Como falar de objetividade,conforme o texto podemos resumir que objetividade indica que o conhecimento possui justificação submetida á prova e compreendida por todos.Desta forma,Popper afirma que todas as teorias cientificas nunca são inteiramente justificáveis ou verificáveis apesar de serem intersubjetivamente suscetíveis de prova. Na prática, é impossível testar sob todas as condições uma teoria. A subjetividade, por sua vez, reside nas convicções dos indivíduos, não sendo, assim, necessariamente repetida por qualquer pessoa igualmente. A partir disto, por mais certo que esteja um enunciado, se esta certeza for subjetiva, este enunciado não pode ser válido ou objetivo. Ou seja, um sentimento de convicção jamais pode justificar um enunciado. A ciência moderna é, assim, considerada um sistema repleto de testes – que visam justificar enunciados – a partir dos quais novos enunciados são deduzidos.

    Aluna: Cristiane Lacerda Farias da Silva
    Turma : Comunicação Social Jornalismo- Noturno 2° Período

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O filme "O nome da Rosa", ocorre num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a idade média, onde vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. No mosteiro há uma enorme biblioteca , onde poucos monges tem a acesso aos livros sacras e profanas.Com a chegada de um monge Franciscano (Guilherme de Bascervilhe),tudo muda, pois ele é incubido de investigar as mortes e mostrar os verdadeiros motivos dos crimes e culpados.
    O nome da Rosa mostra um pouco da conduta da igreja na idade média. O pensamento dominante, impedia que o conhecimento fosse acessível a todos os monges. Humberto Ecoretratao pensamento dominante na Idade Média, dominado pela igreja. A informação restrita a alguns monges representava a dominação e o poder.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O texto Conhecimento Científico, os cientistas e estudiosos procuram construir explicações, teorias para um pensamento verdadeiro sobre a ciência e o conhecimento.
    o conhecimento não conhece o próprio conhecimento, assim buscando variados significados da ciência com grandes cientistas partindo do princípio onde o objeto em questão é analisado.
    Com isso Morin cita o cientista Karl Popper assim como outros cientistas para dar um significado a ciência, mas se conclui que ciência não se pode definir por estar sempre em mutação.
    Popper aborda o problema da objetividade onde uma teoria não se pode ser objetiva, porém a ciência é pelo fato de ter regras como num jogo, nos trazendo assim um resultado exato.
    Sendo assim, o que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento a partir da razão.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Aluna: Elaneide Lima CJN02S1
    Assunto: O NOME DA ROSA

    Trata-se de um filme religioso com características filosóficas. A história acontece num mosteiro, na Itália, em plena idade média, onde pessoas morrem misteriosamente, alguns deles com a língua e os dedos roxos. Um monge franciscano chega com a missão de descobrir o verdadeiro motivo das mortes, em meio as investigações descobrem-se então uma biblioteca, onde o acesso é restrito e com a ajuda do seu fiel escudeiro consegue entrar, mesmo colocando em risco sua própria vida.
    Na idade média, a religião cristã estabelecia, uma lei onde os cristãos poderiam absorver o princípio da filosofia grega, desde que não fosse interferir em sua fé. No mosteiro havia uma sabedoria que eles chamavam de cômicos, e a comédia poderiam afastar o temor a Deus.
    Conclusão
    De acordo com o que eu entendi naquela época as pessoas eram, empedidas de obter conhecimentos, até porque os sábios eram apenas os monges ou bispos do alto escalão “ou seja” Os representantes da igreja, isso explica o labirinto dentro da biblioteca e todos aqueles que relutassem entrar lá morriam.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Aluna: Elaneide Lima CJN02S1
    Assunto: O conhecimento do conhecimento científico.

    O exemplo dos cisnes, nos mostra muito bem de que a teoria não é o reflexo da realidade, e sim a construção de uma idéia, ou “seja”, da mente, uma teoria é fundamentada em dados empíricos e objetivos, e segundo Popper a ciência não tem verdades e sim e sim verdades, provisórias.
    Ele disse que a ciência lança mão de três classificações: Uma é a hipótese baseada em suposições a segunda é a teoria que passando por várias provas, até por testes universais, é quando esta depois de ser testada não sofre alterações, então passa a ser resputada como lei.
    Enquanto isso não acontece, uma hipótese ou uma teoria não podem se aprovadas ou classificadas como lei.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O CONHECIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

    ALUNO: Antonio Santos de Sousa - CJN02S1

    Só concluindo o que eu escrevi sobre o conhecimento e conheciemento científico.

    Assim o problema dos limites do nosso conhecimento é, ao mesmo tempo, o problema do ilimitado do problema do conhecimento. Portanto comunicação entre cultura cientifica e cultura humana (filosófica)e da comunicação da cultura dos cidadãos passa pela mídia. Isso exige esforços consideráveis das três culturas e também dos cidadãos.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Aluna: Gleyss Freire - CJN02S1

    O texto o conhecimento do conhecimento cientifico, os estudiosos procuravam investigar e explicar teorias para um pensamento claro sobre a ciência e o conhecimento, ou seja, o conhecimento cientifico é claro e preciso, os seus problemas são distintos, e os resultados são claros.
    De acordo com Popper “O que prova que uma teoria é cientifica é o fato de ela ser falível e aceitar ser refutada.” E que é racional na ciência e que ela aceita criar situações, nas quais uma teoria e questionada, ou seja, aceita a si mesma como um “biodegradável”. Assim uma teoria se fundamenta em dados objetivos, mas uma teoria não e objetiva em si mesma, pois a objetividade e uma coisa absolutamente certa.
    O que prova que o conhecimento estabelecido anteriormente é uma verdade absoluta?
    O conhecimento pode ser ultrapassado e viver em constante transformação?
    os estudiosos trabalha para acabar o conceito de que o conhecimento é algo imutável e não deve ser contestado, e em busca dessa resposta é que encontramos nesse texto solução para outros questionamentos filosóficos como a origem e criação do estudo científico, que passa desapercebido de nosso entendimento racional.
    Embora a filosofia de Popper não se esgote na Epistemologia (Teoria sobre o conhecimento científico), foi contudo, neste domínio, que se tornou conhecido, nomeadamente devido à noção de falsificabilidade como critério essencial para a caracterização das teorias científicas. As suas ideias opõe-se neste aspecto às do Circulo de Viena e ao Neopositivismo que se esforçavam por estabelecer um princípio capaz de fundamentar verificação ou validação positiva uma teoria científica, demonstrado que a mesma era experimentalmente verdadeira. Popper afirma que era impossível verificar uma teoria era científica, pois não era possível comprovar todas e cada uma das suas possibilidades. Face a esta impossibilidade prática, propõe então que os cientistas sigam o caminho inverso isto é, procurem provar a sua falsidade. Neste caso basta apenas descobrir um único facto que a contradiga para a desmentir, ou a refutar.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    "o conhecimento não conhece o próprio conhecimento". Essa talvez seja a frase chave do Texto "Conhecimento Científico" de Morin, que aborda a questão dos métodos utilizados pela ciência para chegar ao resultado de pesquisas. Entende-se que todas as teorias estão sujeitas a mudanças e inovações,também por serem trabalhadas em cima de teorias já existentes, pois a verdade absoluta ainda é desconhecida pelo homem. Prova disso são as constantes mudanças em leis e padrões estabelecidos pela ciência, pois com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, o homem aprimora o seu conhecimento sobre o objeto de estudo tendo novas conclusões sobre este.

    Bruno Tadeu Magalhães Moraes
    CJN 02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Monica capote CJN02S1
    O conhecimento do conhecimento científico

    O texto o conhecimento do conhecimento cientifico, os estudiosos procuravam investigar e explicar teorias para um pensamento claro sobre a ciência e o conhecimento,havia 3 ipóteses, baseada em suposições a segunda é a teoria que passando por várias provas, até por testes universais, é quando esta depois de ser testada não sofre alterações, então passa a ser resputada como lei.
    os estudiosos trabalha para acabar o conceito de que o conhecimento é algo imutável e não deve ser contestado, e em busca dessa resposta é que encontramos nesse texto solução para outros questionamentos filosóficos como a origem e criação do estudo científico.
    com Popper “O que prova que uma teoria é cientifica é o fato de ela ser falível e aceitar ser refutada.” E que é racional na ciência e que ela aceita criar situações, nas quais uma teoria e questionada, ou seja, aceita a si mesma como um “biodegradável”.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    DOS SANTOS, Carlos Alberto. O plágio de Einstein. Editora WS, Porto Alegre 2003

    Capa: http://www.albert.einstein.nom.br/capa.jpg
    Contracapa: http://www.albert.einstein.nom.br/contracapa.jpg

    O livro já mostra um título interessante ao parecer retratar um caso desconhecido sobre o Físico Albert Einstein. Na capa, seus olhos arregalados parecem fazer alusão àquela sua clássica fotografia mostrando a língua. As informações da contracapa complementam o que se supõe na capa. Explica que Albert poderia ter utilizado um famoso trabalho de sucesso por meio de dados já estabelecidos por outro cientista, pouco tempo atrás. Os detalhes da vida de Einstein na época em que era estudante devem fazer com o que o livro seja indispensável para quem se interessa pela história do físico. Poucas informações, porém muita objetividade.

    Bruno Tadeu Magalhães Moraes
    CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Por Orestes Litaiff

    Análise do artigo científico da Tese de Doutorado em Ciências Sociais, apresentada ao Departamento de Sociologia do Instituto de Fisolofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – SP. Por Silva, Alberto Luiz Teixeira da, A Amazônia governança global: o caso do PPG-7.

    Os assuntos abordados nesse artigo foram, Amazônia, Desenvolvimento Sustentável, Globalização, Mudanças globais do meio ambiente, Governança global, Cooperação internacional.

    A Amazônia deixou de ser apenas uma questão regional e nacional, passando a ser uma questão global. Além das contradições do capitalismo global, a Amazônia, tornou-se alvo de interesses e pressões externas, visívelmente pelos recursos estratégicos e vitais que dispõe para segurança do planeta. A destruição das florestas e as causas indíginas, molderam a Amazônia sob as lentes do mundo desenvolvidos, como reserva biológica a ser preservada. A emergência de problemas ambientais, implica a sustentação da vida e da biosfera (perda de biodiversidade, aquecimento global, depledação da camada de ozônio); serviram de experiência para alimentar as preocupações quanto a importância e o destino das florestas tropicais. O Programa Piloto para a Protenção das Florestas Tropicais do Brasil – PPG-7, surge como caso fora do comum de indentificação da Amazônia num esfoço de governança global. O PPG-7, foi um componente importante de redifícação das políticas ambientais no Brasil, alargado a esfora pública e contribuindo para o aumento de uma sociedade civil global conectada por rede na Amazônia. Esse é o desafio para uma Amazônia sustentável no século XXI.

    Site de Referência www.libdigi.unicamp.br

    Centro Universitário do Norte - UniNorte
    Comunicação Social - Jornalismo
    Turma CJNS101
    Orestes Litaiff - 08183180

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Por Orestes Litaiff

    Comentário sobre a Capa do livro
    AMOR E TEMPESTADE. Guaracy, Thales. Editora Suma de Letras Brasil, 1° edição, São Paulo 2009.

    Pela impressão que a capa que expõe o título “AMOR E TEMPESTADE” transmite, percebe-se que o livro conta um DRAMA que rodea a vida de uma pessoa. E realmente é o que acontece. Para quem não leu o livro, descrevo uma pequena sinopse: Filho de uma tradicional família mineira, o jovem Coaraci vê sua vida mudar após a morte da mãe e do novo casamento do pai. A presença constante da madrasta e do irmão Quizinho na sua vida, desencadeia uma crise familiar. Apartir dai Coaraci começa a se sentir rejeitado e foi enviado ao seminário com um desejo de vingança contra a madrasta e o irmão. Depois o rapaz abondona sua origem, seu amor da infância, a jovem Elionara e a idéia de ser padre. Alistou-se então no exército brasileiro, no caminho encontra terras devastadas, tentações da carne e do espírito, que teria desvencilhado das imagens do passado. Equanto isso, Elionara resiste ao assédio de Quizinho e a outras ameaças ainda maiores que podem decidir o definitivamente seu destino e o de Coaraci.

    Site de referência www.livrariacultura.com.br

    Centro Universitário do Norte – UniNorte
    Comunicação Social – Jornalismo
    Turma CJN02S1
    Orestes Litaiff – 08183180

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Por Ada Lima

    Exercícios sobre as capas dos livros.

    CAPA 01:
    COSTA, Caio Túlio. Ética, Jornalismo e Nova
    Mídia - Uma Moral Provisória. 1ed, São
    Paulo: Editora Jorge Zahar,2009.

    Endereço: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2632498&ID=BB1983BE7D9050E0C2B210312

    Este livro, pelo título, deve falar sobre a ética no jornalismo (impresso, televisivo etc), e a ética na Mídia. O autor, Caio Costa, eu não conheço, mas observando a capa, nota-se no desenho um homem aparentemente bem vestido, por isso, creio eu, que ele (o livro) deve mostrar como os jornalistas devem se apresentar perante à sociedade, a ética que os mesmos devem ter na sua profissão,e entre outros assuntos relacionados com o tema.

    CAPA 02:
    SERVA, Leão Pinto. Jornalismo e Desinformação
    .1ed. São Paulo: Editora Senac, 2001.

    Endereço: http://www.submarino.com.br/produto/1/155767/jornalismo+e+desinformacao#A1

    Jornalismo e Desinformação deve abordar assuntos (de acordo com o que eu li na descrição, no site) sobre o excesso de informações que os jornais veiculam - seja na televisão, no jornal impresso, ou no jornal on-line - e que acabam por desinformar em vez de informar.
    Ainda não tinha ouvido falar desse autor, Leão Serva, mas sei que esse livro é fruto da dissertação de mestrado dele. A imagem contida na capa não é muito clara, mas deve ser, aparentemente, vários jornais amontoados, só que desfocados, dando a ideia de que o jornalismo não está passando as informações como deveria passar, trazendo assim a dsinformação em vez da infomação (como já havia dito acima).

    CAPA 03:
    LEWIS, Jon E. O Grande Livro do Jornalismo.
    1ed. São Paulo, Editora José Olympio, 2008

    Endereço: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2448636&sid=87251415011328614874876839&k5=A8E5B4A&uid=

    Este livro, observando-o pela capa, deve apresentar assuntos sobre o Jornalismo em geral. Reportagens, entrevistas, matérias etc, devem está contidas no livro, já que a sinopse (no site) mostra um pouco sobre o que tem no mesmo.
    A capa parece um jornal. Tem a "chamada" (que é o nome do livro), a foto, e um pequeno texto que não dá para ler direito,pois a imagem é pequena e não dá para ser ampliada. A foto parece ser numa redação antiga, onde encontram-se pessoas trabalhando, mais especificamente, escrevendo para um jornal. Por isso o nome "O Grande Livro do Jornalismo", pois apresenta (na minha visão da capa), "tudo" o que o Jornalismo tem.
    O autor, Jon Lewis, deve ser americano (pela origem do nome), e o tradutor, Marcos Santarrita, eu não conheço, mas creio que ele também deve ser escritor. Só pelo título, o livro deve ser muito bom.

    ResponderExcluir

  • By: Ada Lima

    Professor, me desculpa pela desorganização das bibliografias e dos endereços eletrônicos. Eu até os ajeitei, mas quando postei, o blog formatou de outro jeito e por isso não saiu como deveria.

    P.S: O meu nome, nas postagens, está aparecendo diferente porque o blog está com problemas. Conseguimos postar uma vez, e quando vamos postar novamente, o blog não aceita, então temos que criar uma nova conta no Google, e mesmo assim as vezes não aceita de novo.

    Ada Pereira de Lima
    08.19478-5
    CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Por: Ada Lima.

    EXERCÍCIO DE ARTIGO CIENTÍFICO - PROCURAR NUM SITE, UM ARTIGO QUE NOS INTERESSASSE, SEJA PELO TÍTULO, AUTOR, LIVRO, ASSUNTO ETC.

    COTES, Cláudia. O uso das pausas nos diferentes estilos de televisão. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000200012&lng=pt&nrm=iso acesso em 16 de maio de 2009. 15h20.

    Como pedido em sala de aula, como exercício avaliativo pelo professor Cristian Pio, fui buscar num site (www.scielo.br) um artigo que me interessasse pelo título, autor, assunto etc. Procurando pelo assunto "Jornalismo", encontrei um tema que me chamou bastante atenção: "O uso das pausas nos diferentes estilos de televisão".
    A autora desse artigo é Cláudia Cotes, fonoaudióloga e doutoranda em Linguística pelo Laboratório Integrado de Análise Acústica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
    Esse artigo me despertou o interesse pelo fato da autora mostrar o cuidado que se deve ter ao falar, principalmente o jornalista de televisão, pois este deve falar pausadamente correto, para que os telespectadores possam entender a informação transmitida por ele.
    A autora discute cada análise feita por ela, mostrando, assim, que o uso da pausa varia de acordo com o estilo do programa de televisão. Esse é um assunto muito interessante e importante para quem deseja trabalhar na área da televisão, seja como jornalista, ou apresentador, entre outros.

    Ada Pereira de Lima
    08-19478.5
    CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Por: Mayara Teles
    Turma CJN02S1
    Habilitação: Jornalismo

    CAPA 1

    Título: Linguagem & Comunicação Social - Visões da Lingüística Moderna
    Autor: CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves
    Editora: Parábola Editorial

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=125176&ID=C94B40537D905110E011B0476

    Este livro chama bastante atenção até porque na capa já trás desenhos de parte do corpo humano quais podemos nós comunicar, os olhos, boca, mãos e ouvido (pela audição), O titulo também contribui para motiva a leitura despertando curiosidade do leitor. Sem duvidas esse livro fala sobre as mais diferentes e modernos tipos de comunicação, para diferenciar as aulas com os alunos da mesma.

    CAPA 2

    Título: A Leitura de Imagens na Pesquisa Social - História, Comunicação e Educação
    Autor: ALVEZ, Nilda; CIAVATTA, Maria
    Editora: Cortez

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=165412&ID=C94B40537D905110E011B0476

    A capa trás uma fotografia com algumas pessoas no fundo em movimento, pois as pernas estão como se a pessoa tivesse andando, esta desfocada a foto, e pelo titulo do livro fala sobre imagens, de maneira mais trabalhada falando sobre a importância que tem em representar o passado de quem a recorta.

    CAPA 3

    Título: Legislação da Comunicação Social - Curso Básico
    Autor: Costella, Antonio F.
    Editora: Mantiqueira

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=102140&ID=C94B40537D905110E011B0476

    A capa desse livro não foi um atrativo pra mim, o que prendeu a minha atenção foi o titulo “Legislação da Comunicação Social – Curso Básico”, que parece dominar o poder da comunicação e fazer com que o profissional da área aprenda a exercer o seu trabalho de maneira seria.

    PS: Desculpa - me os erros de português

    ResponderExcluir

  • Capas de livros.

    CAPA 1:

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2530385&ID=C94B264D7D905130A3B230480

    TÍTULO: THE ACCIDENTAL PRESIDENT OF BRAZIL - A MEMOIR.
    Autor: Fernando Henrique Cardoso
    Editora: Perseus Book Groups

    Achei bem interessante o título do livro e o fato de ele ter sido publicado somente em inglês (pelo menos eu não sei se existe a versão em português, sei que o Fernando Henrique já escreveu vários livros, porém este eu não conhecia). A capa mostra a paisagem brasileira mais conhecida no exterior, o Rio de Janeiro, e o título também é bem interessante, algo como "Memórias do presidente acidental do Brasil". Independentemente de ideologias políticas, parece ser uma leitura interessante.

    CAPA 2:

    TÍTULO: Edward R. Murrow and the birth of Broadcast Journalism
    Autor: Bob Edwards.
    EDitora: John Wiley and sons

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1060454&ID=C94B264D7D905130A3B230480

    Edward R. Murrow é um nome imprescindível para qualquer estudante de jornalismo. Nos anos 50, ele era um dos âncoras mais influentes da TV americana, e sua famosa entrevista com o senador Joseph McCarthy inspirou até mesmo um filme ("Boa Noite, e Boa Sorte"). Falando deste livro em específico, a capa mostra uma foto de Murrow e o fato de esta ser em preto-e-branco é uma bela forma de simbolizar as origens do Jornalismo Televisivo, filão do qual Murrow foi um dos principais pioneiros.

    CAPA 3:

    TÍTULO: Literary Journalism
    AUTOR: Vários
    Editora: Ballantine Books

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=503763&ID=C94B264D7D905130A3B230480

    Jornalismo Literário é um dos meus maiores interesses na área. E esse livro me chamou a atenção por conter vários ensaios e artigos de especialistas no assunto. A capa é simples, com os nomes desses 15 especialistas, e a letra de máquina de datilografar reflete bem o tema ser abordado.

    ResponderExcluir

  • Resenha Crítica do Texto "Ciência com Consciência".

    O texto aborda o tema do conhecimento científico de maneira bem concisa, com conceitos de especialistas diversos, como Karl Popper. Popper (contrário à dialética de Marx e Hegel) dizia que a racionalidade da ciência consiste no fato de que ela aceita ser testada e aceita questionar teorias. Para ele, teorias que não podem ser chamadas de falsas não são teorias científicas de fato.
    Outro conceito abordado é o do paradigma, apresentado por Thomas Kuhn, ou seja, aquilo que não vem das observações. O paradigma de Kuhn pode ser relacionado com a idéia de Lakatos, o chamado núcleo duro.
    O texto ainda dispõe sobe a idéia da ciência como um processi recursivo e auto-reprodutor, além de ser uma atividade de investigação e pesquisa, acima de tudo.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Capa 1

    Título: Manual do Jornalismo Esportivo
    Autores: Barbeiro, Herodoto; Rangel, Patrícia
    Editora: CONTEXTO

    Endereço:
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1386730&ID=C906010B7D9051309302F0915

    O livro por abordar um segmento dentro do jornalismo, da qual me é de interesse pessoal, trata de assuntos ligado a área esportiva elaborado por autores competentes, com o intuito de auxiliar o dia-a-dia de quem pretende ou trabalha na área do jornalismo esportivo. A arte da capa, indica o assunto do livro, de forma sobria, mas de identificação rápida, para aqueles que não conhecem os autores.

    Capa 2

    Título: Como escalar montanhas de salto alto?- Exercendo o poder feminino
    Autora: Cohen, Marleine
    Editora: Saraiva

    Endereço:
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2637105&ID=C906010B7D9051309302F0915

    O que mais me chamou atenção nesse livro foi o título, com uma pergunta bem humorada associado a imagem de uma perna feminina, provavelmente de uma executiva, desperta o interesse pelo tema que mostra o competição e os obstáculos enfrentados por muitas mulheres, e suas muitas manobras para conciliar vida pessoal e profissional, e ser bem sucedida em ambas.

    Capa 3

    Título: Comunicação e Jornalismo - A Saga dos Cães Perdidos
    Autor: Marcondes F, Ciro
    Editora: Hacker

    Endereço:
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=108978&ID=C906010B7D9051309302F0915

    O livro pela capa mostra a evolução do jornalismo, e o distanciamento da forma original. Como o volume de informações que chegam cada vez mais rápido, através da internet e outros meios, torna-se cada vez mais trabalhoso manter a profissão segundo o autor. O livri traz ainda a relação entre a política e os meios de comunicação.

    Vanessa Marques do Nascimento

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    O filme "O nome da Rosa", com Sean Connery e Christian Slater, é um ótimo retrato da conhecida era das Trevas. O filme, apresenta a história de Guillerme de Bakersville (Connery), que juntamente com seu "discípulo" Adson de Melk (Slater), investigou as misteriosas mortes ocorridas em um mosteiro franciscano na Itália. Um fato em comum entre todas as mortes era a de que os cadáveres apresentavam seus dedos e língua roxa. Guillerme e Adso acabam descobrindo que a própria Igreja está por trás desses assassinatos, e os utilizava como uma forma de "assustar" os que buscavam o conhecimento. Digo isso porque outro fato em comum era o de que as pessoas antes de morrer eram vistas lendo o livro de Aristóteles sobre a comédia. Para os monges, o riso era o antônimo da fé, pois as pessoas que riam não temiam, e temer é ter fé (de acordo com uma fala do filme).
    Baseado na famosa obra de Umberto Eco, "O Nome da Rosa" é um ótimo filme tanto do ponto de vista histórico quanto técnico, e com correlações bastante interessantes sobre o mundo de hoje.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Livros:

    Capa 1:

    http://www.submarino.com.br/produto/1/231793/jornalismo+e+politica

    Título: Jornalismo e Política
    Autor: Vera Chaia
    Editora: Hacker Editores

    O livro tem uma capa e uma premissa bastante interessante, falando sobre a influência do Jornalismo nas eleições em São Paulo na década de 90. A capa mostra várias palavras dentro da cabeça de uma pessoa, uma ilustração que parece representar a alienação oriunda da política nos dias de hoje.

    Capa 2:

    http://www.submarino.com.br/produto/1/155767/jornalismo+e+desinformacao

    Título: Jornalismo e Desinformação
    Autor: Leão Pinto Serva
    Editora: Senac

    Este livro, atrav´és de sua capa, segue o mesmo tema do anterior, em relação à alienação. O livro se trata de um ensaio sobre o excesso de informações e a desinformação que isso pode causar.

    Capa 3:
    http://www.submarino.com.br/produto/1/37130/jornalismo,+etica+e+liberdade

    Título: Jornalismo, ètica e liberdade
    Autor: Francisco Jose Karam
    Editora: Sumus

    O livro tem uma capa bastante interessante e condinzente com o assunto que promete tratar. Em sua capa, ele utiliza uma página de jornal como bandeira, uma analogia interessante para a relação ética-jornalismo. Aqui o autor defende que o jornalismo deve ter uma ética universal, galgada em outras profissões.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    CAPA 1

    Título: O PODER DO MITO
    Autor: CAMPBELL, joseph
    Editora: Palas Athena
    Endereço: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=356063&ID=C94B0B5C7D905140E3A0A0691

    Nunca lí livros do autor, mas a capa me manifestou interesse.
    A foto de um ser mítico centralizado na capa, nos mostra que trata do poder que tem uma crendice, um mito, provavelmente no que achamos ser verdade, nossas ilusões. A capa preta ao fundo da imagem remete neutralidade ou obscuridade. Provavelmente o autor faz uma comparação entre os mitos do passado e nossos
    mitos do presente.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Livro 2: "Jornalismo e Literatura: Inimigos ou amantes?"

    Capa: www.jornalismo-literatura.com/imprensa/kit/ar_capalivro.jpg

    Parece abordar uma adversidade entre jornalismo e literatura. A diferença do estilo de escrita, o jornalismo com a linguagem técnica e a literatura com a linguagem culta. Deve analisar se a unificação de ambos pela parte do jornalista, beneficia ou atrapalha a profissão.

    Livro 3: "Edição de imagens em jornalismo"

    capa: jornaldesign.files.wordpress.com/2008/11/capa-livro-edicao.jpg

    Com certeza deve ter imagens de trabalhos qualificados por meio dos padrões estabelecidos pelos três professores autores do livro. Parece indispensável para quem deseja seguir a área específica.

    Bruno Tadeu Magalhães Moraes
    CJN02S1

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    TÍTULO: Quem Ama , Educa ! - Formando Cidadãos Éticos - Versão Atualizada

    AUTOR: Tiba, Içami

    IMAGEM: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll?pro_id=1993878&pg=imagem.htm&ImgAtual=1&PIM_ID=1131578

    A capa em si não chama a atenção em nada. Não é atrativa. O título da obra tão pouco. Parece pra pais ou professores. Não é do meu interesse. Claro que o nome de Içami Tiba tem um peso significativo, mas não colocaria esse livro na minha estante.

    _____________________________________________

    TÍTULO: Formaturas Infernais

    AUTOR: Cabot, Meg; Harrison, Kim; Meyer, Stephanie; Faffe, Michele; Myracle, Laurem.

    IMAGEM: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll?pro_id=2626572&pg=imagem.htm&ImgAtual=1&PIM_ID=123505505

    Adorei essa capa! Nossa, o nome do livro já me chamou muito a atenção. "Formaturas Infernais". Como seria isso? Aí vem essa imagem de aparência suja com meia formanda aparecendo. Um aspecto meio gótico. Lembra Tim Burton. Bacana demais. O que me chamou ainda mais a atenção foi o nome dos autores. Meg Cabot e Stephanie Meyer já são conhecidas minhas. Gosto bastante dos seus trabalhos e me parece mesmo que esse livro seja também muito bom. A sinopse é muito boa tbm. Uma série de contos. Acho que vou até comprar esse livro dentro em breve.

    _____________________________________________

    TÍTULO: A menina que brincava com fogo

    AUTOR: Larsson, Stieg

    IMAGEM: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll?pro_id=2636204&pg=imagem.htm&ImgAtual=1&PIM_ID=123512271

    O título me lembrou muito "A menina que roubava livros", de Markus Zusak. Até pelo formato que a linha de fogo da capa adquire. Foi o que primeiro me chamou a atenção. A sinopse é boa também, mas não me convenceu. Posso até estar enganado, mas não levaria pra casa.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Centro Universitário do Norte – UNINORTE.
    CJN02S1.
    Leonel Worton Pinheiro da Silva.

    BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano – Compaixão pela terra.
    Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

    Além do autor sempre me chamar a atenção, a capa é muito sugestiva pois coloca o mundo aos cuidados da mão do homem, bem como o título que fala do cuidado, será que sabemos cuidar do planeta, em quanto tempo vamos esperar para descobrir isso? sabemos cuidar uns dos outros?, todos estes questionamentos é o que, de primeira vista, nos fazemos só pela imagem da capa deste livro.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Centro Universitário do Norte – UNINORTE.
    CJN02S1.
    Leonel Worton Pinheiro da Silva.

    BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano – Compaixão pela terra.
    Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

    Além do autor sempre me chamar a atenção, a capa é muito sugestiva pois coloca o mundo aos cuidados da mão do homem, bem como o título que fala do cuidado, será que sabemos cuidar do planeta, em quanto tempo vamos esperar para descobrir isso? sabemos cuidar uns dos outros?, todos estes questionamentos é o que, de primeira vista, nos fazemos só pela imagem da capa deste livro.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    MACEDO, Joaquim Manuel de. A morenin. Ática, 1993.

    Sua ilustração romântica e seu nome sugestivo a uma história de amor colorida, mas não solta.

    CAPA: http://www.oyo.com.br/livros/romance/a-moreninha/fotos-videos/2008052701524765060.jpg

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    capa do livro saber cuidar de Leonardo Boff é: http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/55445_319.jpg

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Livro : teatro do oprimido
    Autor: BOAL, Augusto
    CAPA: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img1/334861.jpg

    Augusto Boal Diretor, autor e teórico, criador do teatro do oprimido, metodologia internacionalmente conhecida que alia teatro a ação social, me chama atenção no título o motivo pelo qual desenvolvo meu trabalho no fazer teatral, que o desenvolvimento da teatro do oprimido.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Capa 1:
    NOBLAT, Ricardo. O que é ser jornalista. 1ª ed. Rio De Janeiro. Editora Record,2004.

    Endereço:http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=783837&sid=8949251991152197518484118&k5=1DE10ED9&uid=

    A capa me chamou atenção por ser um retrato antigo do jornalismo. Um Homem em pé com uma maquina fotográfica na mão, bem repórter fotográfico e outro sentado como se estivessem posando para a foto. Talvez seja num interior de algum estado. Já conhecia outras obras do Noblat assim como artigos e postagens no seu blog. Acho que ele quis passar a mensagem que todo jornalista tem uma historia e um começo com dificuldades. Mas o que é ser jornalista? Pelo titulo parece que ele vai falar das funções que o jornalista terá ou uma demonstração do que o profissional enfrentará com fatos importantes usando ética e historias que marcam grandes acontecimentos.

    CAPA 2:

    BRASIL, Antonio Claudio. Antimanual de Jornalismo e comunicação: Ensaios críticos sobre jornalismo, televisão e novas tecnologias.1ª ed. Rio de Janeiro. Editora SENAC, 2007.

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=1899714&sid=8949251991152197518484118&k5=43FAB58&uid=

    Antimanual? Bem diferente a colocação enquanto vários autores falam de manuais, Antonio Brasil inovou. Deve falar de erros cometidos por profissionais e que por sua vez ele não recomenda. Na capa tem a figura de uma câmera sobre um tripé uma forma de mostrar a tecnologia e o telejornalismo pela qual é passada a informação. Não conhecia o autor tampouco o livro, mas achei interessante o titulo por não ser tão comum.

    CAPA 3:

    GALENO, Alex. CASTRO, Gustavo de.Jornalismo e literatura:A sedução da palavra.2ªed. Editora Escrituras, 2003

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=678069&sid=8949251991152197518484118&k5=E560907&uid=
    Achei bem interessante a capa são dois rostos bem como diz o titulo um é o jornalismo e outro a literatura, mas contem o mesmo corpo deve querer dizer que apesar do jornalismo se diferenciar de textos literários eles possuem uma semelhança. o livro pode querer abordar as semelhanças e as diferenças dos dois títulos.

    ResponderExcluir

  • Quais os tipos de conhecimento podem ser vistos no filme O Nome da Rosa?

    Um filme sem dúvida, riquíssimo em alegorias, tambem cheio de bosta dentro da apresentação, ensinando o sexo e a violencia.
    Será que eles na cagaram antes de fazer o filme??????

    ResponderExcluir

  • Qual o tipo de conhecimento existente no filme O Nome da Rosa?

    O filme retrata a ciência como o caminho que leva à verdade e ao saber. A investigação de de William e Adso é baseada em evidências, na lógica e no pensamento racional – bem ao modo do método científico que René Descartes, o pai do Racionalismo, só desenvolveria dois séculos mais tarde.

    Em que contexto educacional se baseia o filme O Nome da Rosa?

    O contexto educacional compartilhado por diversos pensadores da época via a necessidade catequética do povo. Em suas escolas rudimentares repassavam aos comuns, conceitos básicos sobre a doutrina cerceada pelo misticismo e temor, ler as escrituras o que constituía a parte principal dos estudos e escrever.

    Em que contexto histórico se desenvolve o filme O Nome da Rosa?

    A história se passa em um mosteiro na Itália Medieval, na Baixa Idade Média (Século XI ao XV). Neste período, ocorreram transformações em esferas econômicas, sociais, políticas e até religiosas, onde o movimento renascentista, que surgiu em Florença no século XIV, se propagou pela Itália e Europa.

    Qual o objetivo do filme O Nome da Rosa?

    O enredo nos conta sobre uma série de assassinatos e como eles ocorreram, entretanto, o principal objetivo da história é nos mostrar os meandros e pensamentos da corporação religiosa na Baixa idade Média em contraste com as novas concepções humanistas que surgiam.