Quais os principais fatores que influenciam no crescimento microbiano?

Crescimento dos Microrganismos

          A fermentação baseia-se na utilização de microrganismos, que transformam determinadas matérias-primas nos produtos desejados. Assim, a fermentação depende intimamente do crescimento dos microrganismos em questão. Este crescimento pode ser afetado por diversos fatores, dentre os quais podemos citar, além da temperatura já discutida anteriormente:

          • pH: Para todos os  microrganismos  existem um pH mínimo,

abaixo do qual  não há crescimento; pH máximo, acima do qual não há crescimento; e pH ótimo, onde o crescimento é máximo, a maioria dos microrganismos se desenvolve em pH próximo a neutralidade.

              • Oxigênio: A variação da quantidade de oxigênio disponível influencia os microganismos aeróbios, aos quais é indispensável e os facultativos, que também podem crescer na sua ausância.

          • Agitação: Tem como conseqüência a melhor aeração do meio, favorecendo o crescimento dos microrganismos aeróbios e facultativos. Além de promover a homogeneização dos nutrientes do meio.

          Sabendo-se quais os fatores que influenciam o crescimento dos microrganismos, precisamos determinar os métodos de quantificar esse crescimento e entender como ele se desenvolve.

          • Medida do crescimento microbiológico
          • Fases do crescimento microbiológico
     

Quais são os fatores que influenciam o crescimento bacteriano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

Qual a importância do pH para o crescimento bacteriano?

Para todos os microrganismos há um valor de pH óptimo, para o qual o crescimento é máximo, um valor de pH mínimo, que corresponde à acidez máxima que permite o seu crescimento e um pH máximo que corresponde à alcalinidade máxima que permite o seu crescimento.

Quais os fatores químicos necessários para o crescimento microbiano?

Fatores químicos: fontes de carbono, nitrogênio, enxofre, fósforo, oligoelementos, oxigênio, fatores orgânicos de crescimento (vitaminas, aminoácidos, purinas, pirimidinas).

O que é o crescimento bacteriano?

Crescimento microbiano – refere-se ao aumento do número e não do tamanho das células. A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5.

Qual o pH ideal para o crescimento microbiano?

5 e 7 Efeito do pH no crescimento microbiano A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5.

Como se chamam as bactérias que sobrevivem melhor em ambientes com pH baixo?

Acidófilos são microrganismos que, como o nome sugere, vivem em ambientes ácidos. Ambientes com pH menor que 4 são muito ácidos para a maioria dos seres vivos, e em geral existem devido à atividade vulcânica ou à mineração, embora haja exceções.

Quais os métodos diretos para quantificação do crescimento microbiano?

Métodos Diretos Contagem no microscópio; Contagens com cultura; Contagem eletrônica.

Qual o pH da bactéria?

  • Acidez ou basicidade (pH) O pH do meio é importante para o crescimento microbiano, pois este é estritamente relacionado ao mesmo. A maioria das bactérias cresce melhor dentro das variações pequenas de pH sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5. Poucas bactérias são capazes de crescer em pH ácido como pH 4,0.

Quais são as exigências das bactérias?

  • As bactérias, os bolores e as leveduras apresentam exigências nutricionais muito variadas, mas, geralmente, encontram nos alimentos condições propícias para a sua multiplicação. Em condições ideais, as bactérias são os microrganismos com maior velocidade de crescimento, podendo apresentar um tempo de geração (tg) em média de 20 minutos.

Qual o tempo de geração das bactérias?

  • Crescimento de Bactérias Fase elongação –Podem atingir o dobro do comprimento Formação do septo –Crescimento da membrana plasmática –Parede celular no interior da célula Divisão –Formam partição que divide a célula em duas Fonte: www.mkldiagnostic.com 23 Fissão Binária Geração Tempo de geração 24 Crescimento de bactérias Culturas de batelada

Como é o crescimento de microorganismos?

  • Crescimento Microbiano Crescimento Microbiano 1 Cultivo e Crescimento de Micro-organimos Everlon Cid Rigobelo 2 Objetivos Cultivo laboratorial de Micro-organismos –Técnica asséptica Meios de cultura Meios sólidos Meios Líquidos 3 Objetivos Crescimento de micro-organismos –Crescimento de bactérias –Crescimento de Fungos –Multiplicação dos vírus

Quais são os fatores que influenciam o crescimento microbiano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.

Quais são os fatores que inibem o crescimento microbiano?

– Fator mais importante que afeta o crescimento. microbiano..
– Temperaturas muito frias ou muitos quentes os. micro-organismos não são capazes de crescer..
– As temperaturas máximas e mínimas refletem a. variação da temperatura média de seus hábitats..

Como se dá o crescimento microbiano?

Crescimento microbiano – refere-se ao aumento do número e não do tamanho das células. A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5. OSMOADAPTAÇÃO. O período da divisão celular depende do tempo de geração de cada bactéria.

Quais as 4 fases do crescimento bacteriano?

Estes organismos mostram quatro principais fases de crescimento: (1) a fase lag, (2) a fase log (logarítmica), (3) a fase estacionária e (4) a fase de declínio ou de morte. Estas fases formam a curva- padrão de crescimento bacteriano ( Fig. 6.3).

Toplist

Última postagem

Tag