Quais os impactos sociais e ambientais decorrentes da construção e da operação de grandes hidrelétricas construídas em áreas florestadas?

Impactos locais gerados por usinas hidrelétricas

A geração de energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil. As usinas hidrelétricas, que produzem mais de 60% de toda eletricidade consumida no país, são uma opção relativamente barata de produção energética. Contudo, as hidrelétricas são geralmente associadas a impactos socioambientais negativos, como deslocamento de populações e alagamento de áreas florestais e de propriedades. Por isso, quando novas construções são planejadas, ambientalistas, tomadores de decisão e outros setores da sociedade civil se envolvem em intensos debates sobre vantagens e desvantagens desse tipo de fonte energética.

A falta de evidência sistemática sobre os reais impactos socioambientais causados pelas 198 usinas hidrelétricas em operação no Brasil incentivou o desenvolvimento desse projeto, que visa preencher essa lacuna. Para isso, os pesquisadores cruzaram informações sobre 82 usinas construídas entre os anos 1990 e 2000 no Brasil. Diversos dados são utilizados, como imagens de satélite sobre desmatamento e aglomeração urbana, e informações sobre saúde pública, finanças municipais, emprego e renda. Em seguida, estima-se o impacto de cada hidrelétrica construída.

A pesquisa mostra, principalmente, que os impactos das hidrelétricas sobre a vegetação nativa são muito diversos. Enquanto algumas construções provocam impactos negativos, outras não parecem causar qualquer efeito significativo. Em alguns casos, elas parecem auxiliar na conservação de áreas que, na ausência de usinas, seriam convertidas em pastagens, por exemplo. No entanto, é preciso mais investigação sobre as razões pelas quais algumas construções geram mais impacto do que outras.

Outra descoberta é a de que construções de hidrelétricas alteram a economia dos municípios afetados. A arrecadação municipal aumenta, mais empregos são gerados e novas empresas se estabelecem nessas localidades. Porém, essas mudanças parecem ser passageiras na maioria dos casos, desaparecendo alguns anos após o início das obras.

Esse projeto contribui para o debate público sobre os aspectos positivos e negativos das hidrelétricas já construídas no Brasil. Em particular, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal financiador de grandes projetos de infraestrutura, pode usar as informações dessa pesquisa para tomar decisões de como direcionar seus investimentos, a fim de minimizar custos e maximizar benefícios ambientais.

Foto: “Usina Hidroelétrica Itaipu Binacional” por Deli Williams está licenciada sob CC BY 2.0

Atualmente, uma das principais fontes de produção de energia no Brasil são as usinas hidrelétricas, mas você sabe quais são as desvantagens da energia hidrelétrica ao meio ambiente?

O que são usinas hidrelétricas?

Usina hidrelétrica, ou central hidroelétrica, é a construção de barragens de grande porte que utilizam um grande volume de águas, provenientes de rios, para a produção de energia elétrica.

Para que seja possível utilizar os benefícios da água para a produção de energia, é necessário realizar obras engenhosas, que causam impactos urbanos e ambientais na sua área de construção. Atualmente, segundo a ABSOLAR, 57,3% da energia consumida no Brasil é proveniente das usinas hidrelétricas.

Quais os impactos sociais e ambientais decorrentes da construção e da operação de grandes hidrelétricas construídas em áreas florestadas?

Como surgiram as usinas hidrelétricas?

A geração de energia hidrelétrica como conhecemos surgiu em meados de 1897 na América do Norte, sendo desenvolvida por Nikola Tesla com o apoio da Westinghouse.

Com isso, milhares de barragens começaram a ser construídas para poder fornecer energia elétrica para a população. Já no Brasil, como destaca o artigo publicado na revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, a primeira usina entrou em operação na cidade de Diamantina no ano de 1883.

Você já leu? Impactos ambientais causados pelas fontes de energia

A barragem hidrelétrica “foi construída no ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha, na cidade de Diamantina (MG), sendo instalada numa queda de 5m, e possuía dois dínamos Gramme de 8 HP cada, que geravam energia capaz de movimentar bombas d’água para desmonte das formações rochosas das minas de diamante. Posteriormente, a usina passou a gerar energia para o abastecimento da cidade”. 

Em 1889, seis anos após fundação da primeira usina na cidade de Diamantina, foi criada, em Juiz de Fora, uma usina de grande porte, com 250 KW de potência.

A atual situação das usinas hidrelétricas

Desde o surgimento da primeira usina hidrelétrica no país, muita coisa mudou. A população cresceu e, com isso, houve a necessidade de investir na criação de centrais hidrelétricas cada vez maiores para que fosse possível fornecer energia elétrica para todos os estados do país.

Com isso, em 2019, foi inaugurada a usina de Belo Monte, no leito do Rio Xingu, sendo considerada a quarta maior usina hidrelétrica do mundo.

A central hidrelétrica de Belo Monte tem capacidade instalada de 11.233,1 MW, o que representa aproximadamente 7% da capacidade de produção de energia elétrica no país, uma produção de energia capaz de abastecer até 10% da população.

Mas essa expansão não trouxe somente pontos positivos à sociedade; os impactos sociais causados pela construção de usinas hidrelétricas afetam o meio ambiente e a vida dos moradores da região.

Desvantagens da energia hidrelétrica

Apesar de as usinas hidrelétricas serem uma forma de produção de energia mais antiga no mundo, a produção dessa energia traz alguns impactos urbanos e socioambientais que, muitas vezes, são irreversíveis para a sociedade.

Impactos ambientais

A seguir, listamos algumas das principais desvantagens da usina hidrelétrica para a fauna e a flora do nosso país.

  • Deterioração das margens por assentamentos urbanos não planejados;
  • Perda de benfeitorias, plantações e áreas agricultáveis ou alagadiças;
  • Inundação de áreas utilizáveis para pecuária ou reflorestamento;
  • Destruição da vegetação natural;
  • Perdas de flora e fauna aquática e terrestre nativas;
  • Supressão da vegetação;
  • Aumento da poluição na água devido às obras realizadas na construção das usinas;
  • Acentuação do assoreamento dos rios;
  • Extinção de espécies de peixes típicos da região;
  • Assoreamento do leito dos rios;
  • Remoção da mata ciliar;
  • Introdução de espécies exóticas nos reservatórios.

Impactos sociais

Além dos problemas proporcionados na fauna e flora, uma das principais desvantagens da energia hidrelétrica são os problemas que ela causa para a comunidade daquela região. A seguir listamos alguns desses impactos.

  • Desapropriação de famílias indígenas e quilombolas;
  • Danos ao patrimônio histórico e cultural daquela região;
  • Aumento de doenças como, a malária e  esquistossomose;
  • Danos ao patrimônio cultura da cidade;
  • Perda de áreas agricultáveis;
  • Uso excessivo de máquinas que interferem na fauna aquática;
  •  Deterioramento das margens por assentamentos urbanos ou rurais.

O professor Emilio Moran, da pós-graduação Ambiente e Sociedade da Unicamp, destaca: “Quando uma grande barragem é construída, a jusante do rio [direção em que correm as águas de uma corrente fluvial] perde grande parte de espécies de peixes que são importantes para a população ribeirinha. Aquelas comunidades terão que conviver com a diminuição de sua atividade de pesca ao longo de 15 ou 20 anos, por exemplo, e esses prejuízos econômicos e sociais não têm sido incorporados ao custo desses projetos”.

A energia renovável é o futuro

Uma das formas de amenizar os impactos ambientais causados pelas usinas hidrelétricas é começarmos a explorar novas fontes de energia.

Afinal, é essencial que o país não dependa unicamente das hidrelétricas para a produção de energia. E, além disso, como já mencionamos, o Brasil tem vantagem competitiva no setor de energias renováveis. Por isso, é fundamental aproveitarmos esse cenário para investirmos na Energia Solar, na Energia Eólica e na Biomassa.

Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, ressalta o porquê de as fontes de energia renovável serem o futuro: “É o melhor momento para se investir em energia solar, justamente por conta do novo aumento já previsto na conta de luz dos brasileiros e do período de transição previsto na lei, que garante, até 2045, a manutenção das regras atuais aos consumidores que instalarem um sistema solar no telhado até janeiro de 2023”.

Leia também: Energia solar residencial: vale a pena?

Conheça as Fazendas Solares da Órigo

Por meio das nossas fazendas solares, produzimos energia elétrica, que é injetada na rede da distribuidora de energia local, chegando até você por meio de créditos de energia solar, sob medida para o perfil de sua residência.

Com isso, a distribuidora de energia desconta do seu consumo mensal o equivalente aos créditos de energia do seu plano de assinatura, que resulta no desconto da conta de luz.

Você viu? Sol: saiba como funciona a fonte de energia solar

Quais são os impactos sociais e ambientais das hidrelétricas?

Na área ambiental o principal impacto costuma ser o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção.

Quais são os principais impactos sociais decorrentes da construção de usinas hidrelétricas?

Durante a construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo debaixo d'água permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Muitos animais silvestres morrem, por não haver a possibilidade de resgatá-los.

Quais os impactos ambientais causados pela construção de uma hidrelétrica?

Extinção de espécies de peixes típicos da região; Assoreamento do leito dos rios; Remoção da mata ciliar; Introdução de espécies exóticas nos reservatórios.

Quais são os problemas sociais e ambientais resultantes da instalação de grandes barragens?

A reportagem lista os principais problemas das grandes barragens:.
As barragens alteram os ecossistemas. ... .
Barragens reduzem a biodiversidade e causam extinção. ... .
Barragens contribuem para as mudanças climáticas (e são por elas afetadas) ... .
Barragens prejudicam a qualidade da água. ... .
Barragens desperdiçam água..