Quais os impactos ambientais que afetam a floresta e quais as consequências?

Quais os impactos ambientais que afetam a floresta e quais as consequências?

Queimada na Amazônia: quais são os impactos ambientais provocados e o papel das empresas neste contexto

O aumento dos focos de queimada na Amazônia gerou uma enorme repercussão nos noticiários brasileiro e internacional, além de provocar uma onda de protestos ao redor do mundo. Saiba quais são os impactos ambientais causados pelas queimadas em solo amazônico e entenda o papel das empresas neste contexto. Conheça ainda qual a função da maior floresta tropical do planeta neste artigo da AmbScience.

De acordo com a reportagem do portal G1, os focos de queimada na Amazônia superaram a média histórica de agosto. Em 25 dias deste mês foram registrados 25.934 focos de incêndio, um número acima da média da série histórica para agosto (25.853) que abrange os anos entre 1998 e 2018. Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A floresta amazônica ocupa uma grande parte do território nacional e abrange os estados do Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Tocantins e Amazonas. Devido à sua extensão, rios, vegetação, fauna e flora, ela contribui diretamente para a estabilidade ambiental do planeta e a manutenção do clima.

Por que fazem queimada na Amazônia?

A motivação para fazer queimada na Amazônia é de cunho econômico. Geralmente, são agricultores que utilizam o fogo para preparar a terra para cultivo ou criadores de animais que recorrem às queimadas para fazer pastos. No entanto, hoje há uma série de recursos, tecnologias e ferramentas disponíveis para realizar estas ações de um modo menos nocivo ao meio ambiente.

Além de destruir a biodiversidade, as queimadas também podem atingir as populações que moram próximas a estas regiões. Pois, em regiões de clima mais seco o fogo pode se alastrar e chegar até residências.

Os impactos ambientais provocados pelo aumento da queimada na Amazônia

Os danos causados pela queimada na Amazônia são muito graves e comprometem o meio ambiente como um todo, incluindo a própria população. Confira alguns exemplos destes impactos ambientais:

  • Destruição da vegetação: o fogo elimina espécies nativas que podem desaparecer para sempre. Muitos remédios e produtos são retirados de espécies de plantas encontradas somente na floresta amazônica, por exemplo;
  • Solo improdutivo: a queimada também pode afetar os nutrientes do solo, que se torna improdutivo;
  • Perda de fauna e flora: o fogo atinge gravemente toda a vida na floresta e destrói diversas espécies de fauna e flora, o que acaba por causar um desequilíbrio na cadeia alimentar deste local;
  • Agravamento do efeito estufa e aquecimento global: durante as queimadas acontece uma intensa liberação de dióxido de carbono da atmosfera, o que agrava estes dois fenômenos;
  • Problemas respiratórios: o aumento de monóxido de carbono no ar causa doenças respiratórias na população;
  • Entre outros.

Tendo em vista todos estes danos ambientais causados pelo aumento do número de queimada na Amazônia, é necessário refletir sobre o que pode ser feito para frear este crescimento. O combate ao desmatamento e às queimadas são medidas urgentes e que demandam a conscientização das empresas. As organizações devem adotar ações, processos e ferramentas que conciliem desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Após décadas de trabalhos pela conservação ambiental, por que a Amazônia ainda enfrenta ameaças?

Poderíamos alegar que todos os recursos e esforços já investidos em atividades de conservação na Amazônia deveriam ter posto um fim à destruição da floresta tropical úmida e à perda da vida silvestre. Mas não é assim tão fácil.

Existem uma mudança e uma evolução constantes nos fatores que levam milhares de pessoas para a floresta e nas pressões de mercado que criam uma demanda colossal por gado, soja e madeira.

As soluções para essas questões mutáveis também precisam ser constantemente adaptadas. Os problemas atuais não são os mesmos de uma ou duas décadas atrás. Então os desafios para a conservação também estão sempre se transformando.

O trabalho de conservação não tem fim

A insuficiência de recursos financeiros limita o alcance do trabalho conservacionista, mas não seria apenas a mera disponibilidade de dinheiro que faria desaparecer os problemas da região.

O WWF-Brasil e seus parceiros trabalham juntos em ações de longo prazo e estão conscientes de que o sucesso advém do fortalecimento de parcerias continuadas e dos esforços permanentes para encontrar soluções que beneficiem tanto a biodiversidade quanto as pessoas.

Se não tivéssemos tentado
O que teria restado hoje da floresta amazônica, se não tivessem sido feitos reais esforços de conservação nos últimos 30 anos ou mais?

Organizações como o WWF-Brasil, que investiu significativos recursos financeiros e humanos na conservação da Amazônia, criaram marcos históricos na criação de unidades de conservação e contribuíram com a ampliação dos conhecimentos sobre a região, o que foi essencial para a definição do uso da terra e das políticas ambientais e para aumentar a conscientização pública sobre a importância da floresta.

O fato de você já saber que a Amazônia existe e das ameaças que ela sofre deve-se, em parte, aos esforços feitos para conservar essa área e para conscientizar a população.

O apoio à conservação da Amazônia, por parte dos governos e organizações não-governamentais, fez com que seja mais difícil transformar a floresta amazônica em fumaça hoje do que foi há 20 anos.

Avançamos muito. Talvez não tanto quanto esperávamos, mas certamente mais do que teríamos avançado se tivéssemos ficado de braços cruzados, apenas olhando o que estava acontecendo.

Quais são as consequências da floresta?

As áreas de floresta, através da vegetação, absorvem grande quantidade da energia solar para fotossíntese e evapotranspiração. Uma vez desmatada, o calor passa a se propagar com mais intensidade para a atmosfera por conta da maior exposição do solo. Isso faz com o que o microclima da região seja alterado.

Quais os impactos da poluição na floresta?

Gomes destaca três deles: a poluição da cidade acaba levando ozônio à floresta, o que pode danificar tecidos vivos de plantas e animas; causa a modificação das nuvens e uma possível alteração das chuvas; e provoca a absorção ou o espalhamento da radiação solar, modificando o quanto chega na superfície, chegando a ...

Quais os principais impactos ambientais nas florestas brasileiras?

Desmatamento. Grilagem. Agricultura e pecuária. Extração de madeira..
Infraestrutura..
Mudanças Climáticas..

Quais são as principais consequências ambientais do desmatamento das florestas?

A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção.