Quais os benefícios de fazer aquecimento e alongamentos antes durante e depois das práticas esportivas?

Nos últimos anos, o país registrou crescimento da obesidade, diabetes e hipertensão, sendo essas doenças fatores de risco para problemas ainda mais graves. Diante dessa realidade alarmante, o Ministério da Saúde reconheceu a necessidade de levar aos brasileiros conteúdos informativos e de serviço com base em cinco pilares: Eu quero me alimentar melhor, Eu quero me exercitar, Eu quero me alimentar melhor, Eu quero parar de fumar e Informações sobre Coronavírus

Semanalmente, são publicadas matérias que trazem dicas simples que ajudam a encaixar na sua rotina mudanças em favor de uma vida mais saudável. Aqui você encontra, por exemplo, receitas fáceis e nutritivas, sugestões práticas de como se exercitar mesmo nos dias mais cheios, orientações para lidar com a abstinência do cigarro e vários estímulos que podem ajudar a melhorar sua relação com a balança.

As doenças crônicas comprometem e muito a qualidade de vida de qualquer pessoa. Por esse motivo, há uma urgência em reverter o cenário atual. O Portal Saúde Brasil tem demonstrado potencial em ser um aliado dos brasileiros na adoção dos hábitos saudáveis. Afinal, falar de saúde não precisa ser difícil e muito menos complicado. É importante lembrar que, apesar de despojado, todos os textos publicados são aprovados por profissionais de saúde do próprio Ministério da Saúde e que compõem a área técnica.

São especialistas nos temas que se encaixam em cada um dos pilares abordados. Quem busca por nossos conteúdos ainda pode encontrar motivação em histórias de superação de pessoas que mudaram para melhor a sua vida a partir significativas adoção de novos hábitos.

Queremos ficar perto, ampliar o diálogo com nossos leitores e influenciar ainda mais pessoas nesse processo de transformação. Venha com a gente!

Qual a importância do aquecimento e alongamento antes e pós exercícios físicos?

O aquecimento melhora a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. Além de ter como principal objetivo a prevenção de lesões que possam ocorrer durante os exercícios e atividades. Já o alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.

Quais são os benefícios do aquecimento e do alongamento na prática das atividades físicas?

O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões.

Qual benefício do aquecimento antes das atividades esportivas?

O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.

Quais os benefícios do alongamento e do aquecimento antes da corrida?

O aquecimento e alongamento são fatores importantes nas práticas desportivas, pois eles ajudam na prevenção contra lesões, aumentam a flexibilidade, prepara o corpo para o exercício que será realizado e deixa o corpo mais relaxado.