Quais eram os principais produtos comercializados no Império Bizantino?

630 palavras 3 páginas

1) O Império Romano do Oriente foi resultado de uma divisão em duas partes do Império Romano estabelecida em 395 pelo Imperador Teodósio. O que motivou essa decisão de Teodósio?
A divisão foi uma tentativa de controlar uma crise no Império causada por guerras civis, disputas internas pelo poder, invasões estrangeiras e outros fatores.
2) Com base na observação do mapa O Império Bizantino sob Justiniano (p. 186) e na leitura do item A capital de Constantino (p. 182), explique a relação entre a posição geográfica de Constantinopla e seu papel no mundo antigo.
A cidade de Constantinopla se localizava no cruzamento de importantes rotas comerciais, fazendo uma espécie de ligação entre o Oriente e o Ocidente.
3) Escreva um texto sobre as origens políticas do império Bizantino, explicando o que era uma autocracia absoluta.
Com a morte do Imperador Teodósio e após a divisão do Império Romano, o lado ocidental se desgastava cada vez mais com as divisões germânicas enquanto que o Império do Oriente se consolidava como uma das principais potências da Ásia e do mundo mediterrâneo. Na perspectiva política, o Império Bizantino (como ficou conhecido o Império do Oriente) se organizou em uma autocracia absoluta, isto é, o Imperador (chamado de basileu, ou rei) exercia controle sobre a legislação, podendo nomear ou demitir quem quisesse, sendo também o comandante das forças armadas e o chefe da Igreja. Seu poder era tão grande que até a arte estava a seu serviço.
4) O Cisma do Oriente, em 1054, marcou a separação oficial e definitiva entre a Igreja católica ocidental, sediada em Roma, e a Igreja ortodoxa. Explique os motivos que levaram à cisão e indique as mudanças provocadas por ela.
No sistema de poder do Império Bizantino, muitas funções atribuídas tradicionalmente à Igreja eram assumidas pelo Imperador: ele era o chefe da hierarquia eclesiástica, podendo até mesmo interferir em questões relativas à doutrina religiosa, era adorado como o cristo e seu palácio era

Relacionados

  • Império bizantino

    1120 palavras | 5 páginas

    IMPÉRIO BIZANTINO [pic] CONSTANTINOPLA Devido à crise que afetava sobretudo a porção Ocidental do Império Romano, o imperador Constantino, transferiu a capital romana para Bizâncio. A cidade foi replanejada e inaugurada com o nome de Nova Roma. Mas para a população ficou conhecida como Constantinopla por causa de seu fundador. Assim ficou conhecida até o século VII, quando voltou a se chamar: Bizâncio. Em 395, com a divisão do Império Romano, Constantinopla tornou-se sede do Império….

  • Imp

    3302 palavras | 14 páginas

    png Atividades econômicas A mais lucrativa atividade econômica do Império Bizantino era o comércio. A privilegiada localização de Constantinopla, rota quase obrigatória entre a Ásia e a Europa, colaborou para o desenvolvimento comercial do império. Entre os mais importantes produtos comercializados podemos citar perfumes finos, tecidos de seda, porcelanas e peças de vidro. Esses artigos de luxo asiáticos eram comprados a peso de ouro pela população européia mais rica. A economia do Império Bizantino foi….

  • IMPÉRIO BIZANTINO 1

    715 palavras | 3 páginas

    IMPÉRIO BIZANTINO Gabriela Fernanda Rodrigues n°02 Lara Cristina D. Leoni n°09 Michel Rodrigues Romoaldo n°16 Nathalia Graziele S. Oliveira n°18 Vitor Buziquia dos Santos n°23 Curso técnico em informática, Integrado-Colégio Estadual São Vicente de Paula NOVA ESPERANÇA-PR INTRODUÇÃO Neste seguinte trabalho apresentaremos uma resumo geral sobre a formação do Império Bizantino, sua cultura, educação, influência da Igreja Ortodoxa , divisão de classes e a decadência do Império. CIVILIZAÇÃO Em 395….

  • Império Bizantino

    5630 palavras | 23 páginas

    Império Bizantino “395 d.C. – 1453 d.C.” ­ Nome: Nº: Série: Professora: Índice III – Dedicatórias IV... V - Explicações. VI - Toda Formação do Império e suas Crises: Como se Formou? VII... VIII - Decadência do Império. IX - A Queda de Constantinopla. X - Governo e Governantes XI - Economia e Sociedade Bizantina. XII... XIII - A Religião Bizantina, e suas Influências. XIV - Santa Sofia, Hagia Sophia; A Primeira. XV - A Segunda; A Atual, A Terceira. XI.….

  • Exercicios Imperio Bizantino E Islamismo

    477 palavras | 2 páginas

    Disciplina: História Série: 2º Turmas: G,H,I,J,K,L Exercícios Império Bizantino e Islamismo Complete: O Império Bizantino ou Império Romano do ________________________ , que nasceu no século IV – em 395, quando o Império Romano dava sinais da queda de seu poder. Diante de tantos problemas, o Imperador _______________________________ transferiu a capital do seu império para a cidade do Oriente, Bizâncio, a qual mais tarde passou a ser chamada de ___________________________….

  • A Quarta Cruzada supôs a conquista de Constantinopla

    2171 palavras | 9 páginas

    Império Romano do Oriente O Império Romano do Oriente tinha por base um poder centralizado e despótico, junto com um intenso desenvolvimento do comércio, que serviu de fonte de recursos para enfrentar as invasões bárbaras. Já a produção agrícola usou grandes extensões de terra e trabalho de camponeses livres e escravos. O Império Romano do Oriente ou Império Bizantino conseguiu resistir às invasões bárbaras e ainda durou 11 séculos. A mistura de elementos ocidentais e orientais só foi possível….

  • imperio

    800 palavras | 4 páginas

    No período do século IV, o grandioso império romano estava começando a dar sinais de uma crise tanto econômica quanto cultural e principalmente política. Para tentar minimizar ao máximo a crise que ocorria no momento, o imperador mudou- se do ocidente ( que estava sendo cada vez mais invadido pelos bárbaros) para o oriente na cidade de Bizantino onde foi nomeada a nova capital de Roma, Constantinopla. A partir desse momento, a Europa Ocidental e Oriental sofreriam mudanças drásticas que fariam….

  • IMPÉRIO BIZANTINO

    1181 palavras | 5 páginas

    IMPÉRIO BIZANTINO EVOLUÇÃO HISTÓRICA EVOLUÇÃO HISTÓRICA O Império Bizantino foi a continuação do Império Romano. Sua capital era Constantinopla (atual Istambul), onde era originalmente a cidade de Bizâncio, batizada em homenagem ao rei Bizas. Chamado de Império Romano do Oriente ou simplesmente Império Romano. A distinção é apenas uma convenção moderna para nomear este povo, ainda assim há uma mudança gradativa na política e na cultura durante os séculos que sucedem a queda e separação do Império….

  • Império Bizantino em ABNT

    2222 palavras | 9 páginas

    ESCOLA TÉCNICA ESTUDUAL DE SÃO ROQUE Ana Julia Teles R.Simões nº : 05 Verônica de Castro da Silva nº : 38 O Império Bizantino SÃO ROQUE 2013 ESCOLA TÉCNICA ESTUDUAL DE SÃO ROQUE Ana Julia T.R.Simões Verônica de Castro da Silva O Império Bizantino Trabalho apresentado à disciplina História, do curso Ensino Médio, de São Roque, ETEC de São Roque, como requisito parcial para conclusão da….

  • Imperio Romano do Oriente

    2108 palavras | 9 páginas

    Como se Formou? O Império Bizantino se constituiu da divisão do Império Romano, no ano de 395, em duas partes: Império Romano Do Oriente, Com capital em Constantinopla e Império Romano do Ocidente, com capital em Milão. A cidade de Constantinopla, antes denominada Nova Roma, foi fundada por Constantino no ano de 330, no local onde existia a colônia grega de Bizâncio (hoje Istambul, capital da Turquia), na região entre a Europa e a Ásia, na passagem do mar Egeu para o mar Negro. Protegida….

Outros Trabalhos Populares

Quais eram os produtos comercializados no Império Bizantino?

As mercadorias mais comercializadas eram: especiarias (temperos), joias, âmbar, tecidos de seda, escravos (infelizmente, os escravos eram tratados como mercadorias), porcelanas, imagens religiosas, marfim, pedras preciosas, peças de ouro, azeite, azeitonas, papiro e etc.

Qual era a principal forma do comércio do Império Bizantino?

Economia do Império Dessa maneira tinham um comércio marítimo forte, agricultura realizada pelos camponeses, produção de tecidos, e o domínio das rotas comerciais do mar Mediterrâneo. O Império Bizantino destacou-se nas relações com a Arábia, Pérsia, China e Índia, no qual o contato era realizado por terra ou mar.

Quais os principais produtos comercializados em Constantinopla?

Os comerciantes Constantinopla também exportavam produtos feitos pelos artesãos das cidades do Império, como jóias, tercidos e artigos de ouro e marfim. Entre os principais produtos comercializados podemos citar os artigos de luxo, como perfumes, tecidos de seda, e perças de porcelana e vidro.

Quais os principais produtos comercializados pelos árabes?

Os principais produtos orientais comercializados pelos povos árabes eram porcelana, musselina, tapetes, marfim, sedas, ouro, jóias, além de escravos.