Quais eram as mercadorias comercializadas durante as grandes navegações na Ásia?

A EXPANSAO MARITIMA EUROPEIA – sec. XV-XVI

Introdução

Até o século XV, os europeus mantinham contato somente com populações do norte da África, do Oriente Médio e parte da Ásia. Ainda não conheciam a maior parte dos continentes asiático e africano e muito menos imaginavam que existiam outros continentes, como a América e a Oceania.

A busca de mercadorias raras e o desejo de expandir a fé católica mudaram esse panorama. Ao longo do século XV, navegadores portugueses e espanhóis alcançaram regioes da Terra até então desconhecidas na Europa.

Os contatos entre europeus e os povos nativos dessas regiões tiveram consequências para ambos os lados.  

O comercio e as navegações

1.    Quais eram os principais centros do comercio europeu no século XV? Eram as cidades de Gênova e Veneza, na Península Itálica, além da cidade de Constantinopla (atual Istambul), pertencente ao Império Romano do Oriente.

2.    Que mercadorias eram mais comercializadas? Especiarias (canela, pimenta...) vindas da Ásia, tecidos, pedras preciosas, animais e manufaturados de uso cotidiano (espelhos, tesouras).

3.    Porque esse comercio foi abalado? Porque, em 1453, Constantinopla foi conquistada por tropas turcas. Além disso, os turcos fizeram um acordo com comerciantes venezianos (Itália) garantindo a eles o monopólio do comercio com Constantinopla.

4.    Quais as consequências desse acordo? Os preços dos artigos vendidos pelos venezianos na Europa tornaram-se muito altos. Por isso, espanhóis e portugueses decidiram buscar caminhos alternativos para chegar à Ásia sem passar pelos turcos.

Os portugueses contornam a África

5.    Que fatores ajudaram Portugal a ser um país pioneiro nas navegações marítimas? Porque desde o fim da Idade Média, os portos portugueses eram frequentados por comerciantes de outras regiões da Europa, de passagem entre o norte e o sul do continente.

6.    Que fato deu inicio à expansão portuguesa pelo Oceano Atlântico? A conquista da cidade de Ceuta, importante entreposto comercial e militar do Mediterrâneo, no norte da África.

7.    Quem foi o infante D. Henrique? Príncipe português, filho do rei D. Joao I, um dos lideres da conquista de Ceuta, no Marrocos. Estabeleceu-se em Sagres e patrocinou viagens de descoberta às ilhas da Madeira e ao longo da costa ocidental da África.

O cabo da Boa Esperança      

8.    Quem foi Bartolomeu Dias? Navegador português foi o primeiro europeu a cruzar o Cabo da Boa Esperança, em 1487. Também esteve ao lado de Pedro Alvares Cabral quando este chegou ao Brasil, em 1500.

Os portugueses chegam à Ásia

9.    Quem foi Vasco da Gama? Navegador e militar português, de família nobre, que defendeu as colônias portuguesas na costa da Guine. Completou a viagem de Bartolomeu Dias ao chegar à Calicute, Índia, em 1498.

Os espanhóis chegam à Ásia

10.Quem foi Cristóvão Colombo? Navegador genovês que, a serviço dos reis da Espanha – Fernando e Isabel – fez quatro viagens à América, entre 1492 e 1498. Morreu pobre, certo de que havia chegado às Índias.

11.O que foi o Tratado de Tordesilhas? Foi um tratado firmado entre Espanha e Portugal para decidir a posse das terras descobertas e a serem descobertas pelos dois países. Foi intermediado pelo papa Alexandre VI, que dividiu o mundo entre portugueses e espanhóis. Tudo o que se encontrasse a oeste de Cabo Verde pertenceria à Espanha; as terras a leste pertenceriam a Portugal.

12.Qual a origem do nome América dado às terras descobertas por Colombo? O nome América é uma homenagem a Américo Vespúcio, navegador italiano, que entendeu que as terras descobertas por Colombo não eram a Índia e sim um novo continente.

Circum-navegação da Terra

13.Quem foi Fernão de Magalhães? Navegador português que liderou uma expedição para chegar às Índias contornando o sul do continente americano.

EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPÉIA - SEC.XV-XVI

EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA - SEC.XV-XVI PARTE 2

CHEGADA DE COLOMBO À AMÉRICA


Colombo chega à América - parte 2

1492 - A CONQUISTA DO PARAÍSO

1492 - A Conquista do Paraíso é uma grande aventura com cenas deslumbrantes captadas pelo diretor Ripley Scott (Gladiador, Alien e Blade Runner- O Caçador de Andróides) estrelada por Gérard Depardieu, Armand Assante e Sigourney Weaver. Depardieu interpreta Cristóvão Colombo, um intrépido navegador que descobre uma nova rota para chegar às índias, porém não deixa de estar sujeito às traições e carnificinas que suas viagens trariam como conseqüência. O filme trata das duas primeiras viagens que se tornaram um marco na vida desse almirante e nos leva a terceira e última etapa da deslumbrante aventura. Bravura e cegueira, triunfo e desespero e a arrogância do Velho Mundo, em contraste a inocência do Novo Mundo, sucedem, nessa ordem, uma história adiada porque o de paixão extremados. É a Conquista do Paraíso, o começo de uma nova era.





CONCLUSÃO (pequena redação de, no mínimo, 10 linhas)

IMAGENS

ENTREGA - SEMANA DE 21 A 18 DE MAIO/2012

Quais foram as mercadorias comercializadas durante as grandes navegações da Ásia?

Quando os cruzados voltavam do Oriente, depois de terem combatido os muçulmanos, traziam com eles especiarias, como pimenta-do-reino, cravo, canela, gengibre, mostarda, noz-moscada, entre outras.

Quais mercadorias comercializadas durante as grandes navegações na África?

Os produtos oferecidos pelos portugueses interessavam aos africanos: tecidos, vinhos, cavalos, ferro (que era derretido e transformado em armas na África).

Quais eram as mercadorias comercializadas na Ásia por outros povos europeus?

Resposta. Resposta: Gêneros como a cana-de-açúcar, caju, tomate, cravo-da-Índia, canela, pimenta, café, laranja, banana, entre tantos outros que comumente encontramos no comércio em geral eram raridades disputadas a altos preços.

Quais os produtos considerados especiarias comercializadas durante as grandes navegações?

As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas. Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima.