Quais campanhas precisam de tags manuais nos urls de destino para acompanhamento?

  • Guias
  • Referência
  • Suporte

Mantenha tudo organizado com as coleções Salve e categorize o conteúdo com base nas suas preferências.

Este documento de referência lista e descreve todas as dimensões e métricas disponíveis por meio da API de relatórios em tempo real.

Dimensões

rt:referralPath

O caminho do URL de referência (por exemplo, document.referrer). Se uma pessoa inserir um link para sua propriedade no website dela, esse elemento te o caminho da página que contém o link de referência. Esse valor só é definido quando rt:medium=referral é usado.


rt:campaign

Para o acompanhamento de campanhas manual, é o valor do parâmetro de acompanhamento de campanhas utm_campaign. Caso contrário, o valor é (not set).


rt:source

A origem das referências para sua propriedade. Quando você usa o acompanhamento de campanhas manual, ela é o valor do parâmetro de acompanhamento de campanhas utm_source. Quando você usa a codificação automática do Google Ads, o valor é google. Caso contrário, ela é o domínio da origem que referencia o usuário para sua propriedade (por exemplo, document.referrer). O valor também pode conter um endereço de porta. Se o usuário chega sem um referenciador, o valor é (direct).


rt:medium

O tipo de referências à sua propriedade. Quando você usa o acompanhamento de campanhas manual, ela é o valor do parâmetro de acompanhamento de campanhas utm_medium. Quando você usa a codificação automática do Google Ads, o valor é ppc. Se o usuário chega por um mecanismo de pesquisa detectado pelo Google Analytics, o valor é organic. Se o referenciador não é um mecanismo de pesquisa, o valor é referral. Se o usuário acessa a propriedade diretamente e document.referrer está vazio, o valor é (direct).


rt:trafficType

Essa dimensão é semelhante a rt:medium para valores constantes, como organic, referral, direct etc. Ela é diferente para tipos de referência personalizados. Por exemplo, se você adicionar o parâmetro utm_campaign ao seu URL com o valor email, rt:medium será email, mas rt:trafficType será custom.


rt:keyword

Para o acompanhamento de campanhas manual, é o valor do parâmetro de acompanhamento de campanhas utm_term. Caso contrário, o valor é (not set).

Except as otherwise noted, the content of this page is licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 License, and code samples are licensed under the Apache 2.0 License. For details, see the Google Developers Site Policies. Java is a registered trademark of Oracle and/or its affiliates.

Last updated 2018-07-31 UTC.

[{ "type": "thumb-down", "id": "missingTheInformationINeed", "label":"Não contém as informações de que eu preciso" },{ "type": "thumb-down", "id": "tooComplicatedTooManySteps", "label":"Muito complicado / etapas demais" },{ "type": "thumb-down", "id": "outOfDate", "label":"Desatualizado" },{ "type": "thumb-down", "id": "translationIssue", "label":"Problema na tradução" },{ "type": "thumb-down", "id": "samplesCodeIssue", "label":"Problema com as amostras / o código" },{ "type": "thumb-down", "id": "otherDown", "label":"Outro" }] [{ "type": "thumb-up", "id": "easyToUnderstand", "label":"Fácil de entender" },{ "type": "thumb-up", "id": "solvedMyProblem", "label":"Meu problema foi resolvido" },{ "type": "thumb-up", "id": "otherUp", "label":"Outro" }]

Para melhorar nosso volume de vendas e acessos em nossos sites, precisamos rastrear a origem dos clientes e visitantes que encontram nossa página.

Sem esse tipo de rastreamento, as iniciativas de marketing e de mídias sociais ficam às cegas, e não conseguimos otimizar nossas campanhas.

Portanto, vamos explicar hoje, com diversas dicas e vídeos, como rastrear tráfego das visitas e dos leads é feito na prática.

Esse artigo também é um mega aulão de Google Analytics (GA), pois foi necessário trazer seus relatórios e suas ferramentas para tornar esse manual mais efetivo e realista.

Você também vai ler sobre:

  • Utm’s para rastrear tráfego
  • Parametrização de links
  • Google Tag Manager

Então pegue todas as dicas e leituras complementares para ajudar você em sua jornada para otimizar suas visitas e vendas em seu site – e assim você se tornar um grande profissional da área de growth hacking.

Índice

  • 1 Como rastrear a origem dos leads e a jornada do cliente em nossos sites?
  • 2 Descoberta da origem dos visitantes em sua página: Parâmetros UTM
    • 2.1 Origem do lead: Campaign URL builder e o Google Analytics
    • 2.2 Como fazer sua URL parametrizada?
      • 2.2.1 🤖Entendendo e analisando os dados de origem🤖
  • 3 Como descobrir a origem das vendas com o Google Analytics?
    • 3.1 Como definir metas no Google Analytics?
    • 3.2 Tipos de metas no Google Analytics
  • 4 Rastreando cliques com Google Tag Manager
    • 4.1 Identificando ID de botões
    • 4.2 Benefícios de rastrear Tags e eventos no seu site (ou melhor, para que usar o Tag Manager?)
  • 5 Faceads: Rastreando suas vendas com atribuição no Facebook
      • 5.0.1 Dica para agências: Como fazer relatórios diferenciados, por segmento e canal de aquisição
  • 6 Rastreando leads e clientes com ferramentas de marketing (com exemplos)
    • 6.1 RD Station Marketing
    • 6.2 Leadlovers
    • 6.3 Ferramentas de chat e o rastreamento de leads
  • 7 Ferramentas para melhorar experiências de usuários: DXPs e Inbound Marketing
  • 8 Como documentar e acompanhar o crescimento do site?
    • 8.1 Criando um OKR com base em históricos e rastreamento
  • 9 Áreas e ferramentas não citadas sobre origem de leads e clientes em seu site

Como rastrear a origem dos leads e a jornada do cliente em nossos sites?

Para conseguirmos localizar a origem do tráfego e toda a jornada do cliente, precisamos ter acesso a certas ferramentas e conhecer seus segredos de operação.

Será, portanto, inevitável falar e conhecer mais sobre as seguintes ferramentas e apetrechos de marketing:

  • Google analytics – em 90% das vezes é nele que você vai rastrear suas visitas e leads do site;
  • Ferramentas de anúncios ou as ferramentas que automatizam elas por você (e que também geram dados);
  • Ferramentas de marketing que geram leads, como páginas de captura e formulários;
  • Softwares e SaaS de customer sucess.

Mas afinal, por que queremos rastrear a origem dos leads e das visitas? Fazemos isso para melhorar os canais que performam abaixo da média, e para replicarmos as estratégias que funcionam.

Mostraremos como isso é feito a seguir.

Quais campanhas precisam de tags manuais nos urls de destino para acompanhamento?

Descoberta da origem dos visitantes em sua página: Parâmetros UTM

O termo UTM possui origem no mundo da geografia e das projeções cartográficas.

No mundo do marketing e da internet, ele serve também para se localizar e mapear dados e parâmetros de tráfego, e registra a origem dos visitantes de sua página.

Quando você cria seus campanhas com URLs otimizadas para o GA, você começa a segmentar os canais de aquisição que sua estratégia de marketing utiliza, e começa a entender qual o mais efetivo.

Dessa forma, você corta o achismo do seu marketing e pode saber com certeza absoluta se os leads chegam por um determinado canal, como redes sociais, ou se chegam por banners e anúncios criados pela sua marca.

Origem do lead: Campaign URL builder e o Google Analytics

Por meio do URL builder, você será capaz de criar os parâmetros necessários para identificar a origem de seus leads e visitantes.

Você define as campanhas e o source (meio ou origem), que é qual o tipo de canal que a pessoa usou para chegar até seu site, como email, sites de parceiros e anúncios pagos.

Tudo fica registrado no GA, e você consegue analisar em detalhes como seus leads e visitantes chegam até o seu site.

O uso dessa estratégia vai otimizar suas campanhas de marketing, porque sua equipe vai ter conhecimento de quais as melhores fontes de tráfego.

Além disso, vão saber quais as redes sociais e quais conteúdos que mais chamam atenção do seu público.

Como fazer sua URL parametrizada?

1#O primeiro passo, é acessar o URL builder oficial do Google.

2#Depois disso, coloque o site de sua empresa, a página home, no primeiro espaço.

3#Coloque um ID para a campanha caso seja um anúncio ou ads.

4#Coloque a origem (source), ou seja, onde está hospedado o link. Caso você esteja fazendo parceria com outros sites e blogs, o nome dele vem aqui.

5#Coloque o modelo de anúncio ou de origem do clique, por exemplo se é um link (mais comum), um banner ou que tipo de anúncio foi usado

Quais campanhas precisam de tags manuais nos urls de destino para acompanhamento?

Onde está “site-parceiro”, seria o site que você usaria de terceiros ou de guest posts

Dica importante: Normalmente, em softwares de disparo de e-mail como Hubpost e RD Station, os links são automaticamente parametrizados pela ferramenta, para você saber a origem. No entanto, se você precisar de detalhes específicos, será necessário parametrizar eles também.

🤖Entendendo e analisando os dados de origem🤖

Assim que você começar a parametrizar suas URLs, elas chegarão codificadas em seu GA.

Para acompanhar elas em detalhes, acesse “Origem/meio” (pode estar com outro termo dependendo do idioma utilizado).

Quais campanhas precisam de tags manuais nos urls de destino para acompanhamento?

Onde entender em detalhes suas UTMs

Vamos dar um exemplo, que será provavelmente um dos primeiros termos em seu dashboard:

Google / Organic
Linkedin / Link

Neste caso, tudo que está antes da barra são as origens, os canais que trazem os leads até seu site. Tudo que está depois, representa “o meio”, que são links, buscas orgânicas, ads, entre outros.

Como descobrir a origem das vendas com o Google Analytics?

Lá no Google Analytics existe a opção de “caminhos de conversões”, que se encontra no item conversões (com uma bandeirinha).

O mais interessante dessa opção do GA, é a possibilidade de ver o caminho percorrido pelo lead, com jornadas que misturam redes sociais, o blog da empresa e a página de vendas e de serviços.

Use esse tipo de recurso quando você e sua equipe estiverem estudando e criando uma jornada do cliente ou um funil pirata da empresa.

Na opção “principais caminhos de conversão“, você tem uma análise detalhada de qual caminho o lead fez e em que página a conversão ocorreu de fato.

Todavia, existe um passo anterior para que você possa acompanhar as conversões de seus clientes, que é a definição de metas em seu site, por meio do GA.

Somente fazendo isso que itens como valores de conversão serão gerados em seus relatórios.

Como definir metas no Google Analytics?

Muitas pessoas possivelmente terão problemas para rodar e usar o que foi mostrado no item anterior.

Isso porque sem a definição de metas e objetivos na aba de administrador do GA, não terá como acompanhar as suas conversões.

Para começar a criar suas metas dentro do site, siga o seguinte caminho:

Administrador> visualização de propriedade> Objetivos/Metas> Botão “Novo objetivo”

Quais campanhas precisam de tags manuais nos urls de destino para acompanhamento?

Você terá que chegar até a seguinte opção, para definir os objetivos e metas no Google Analytics

Caso você esteja nessa etapa mais inicial em seu site ou e-commerce, recomendamos que assista a esse vídeo, pois ele vai explicar como você cria o link ou ID adequado em seu site.

Tipos de metas no Google Analytics

Existem 4 tipos principais de metas para configurar no analytics de seu site. Eles são:

  1. Destino: Página de URL específica. Ideal para páginas únicas onde o acesso é feito somente por uma ou duas variáveis do site;
  2. Duração ou tempo na página;
  3. Número de páginas acessadas;
  4. Evento: transformar um evento pré-configurado no analytics (ou tag manager) como uma conversão.

No momento que você estiver definindo os tipos de metas, aparecerão também os valores de conversão, para quando houver valores monetários envolvidos – com valores médios ou estipulados.

Serão esses os números somados e que são mostrados nas vendas e origem de vendas, como mostrado no item “caminhos de conversão”.

Rastreando cliques com Google Tag Manager

Supondo que você já tenha o Tag Manager instalado em seu site, então vamos prosseguir com o rastreamento de leads.

Em muitos casos você e sua equipe se perguntarão não das ações que trazem seus clientes, mas sim o que fazem já dentro do seu site.

E para isso você precisa de acionadores, que disparam as ações dos visitantes em sua página.

Sejam cliques ou acessos a links específicos, tudo isso fica registrado no GA, e você é capaz de ver em números e em lances qualitativos como tudo isso ocorre.

Vamos mostrar aqui no vídeo como é feito a instalação de um acionador básico:

Para ver os relatórios de eventos em detalhes, é só ir até a aba de comportamento no menu do GA.

Lá você pode acompanhar os eventos, cliques e outras interações, e como elas ocorrem ao longo dos meses, dias e até a hora que ocorrem.

Identificando ID de botões

Muitos acionadores e ativações do Tag Manager são sempre vinculados a links, URLs ou IDs que identificam o nome ou classe de um elemento.

Para quem não é familiarizado com CSS e programação, todo elemento de um site possui um nome ou número vinculado – que é o que de fato as plataformas e sites enxergam no backend.

Na hora de configurar o Tag Manager, muitas vezes serão esses elementos o que estarão assimilados na plataforma. Mas para descobrir os números e IDs você não precisa ser um programador, basta acessar a inspeção de sites e páginas do navegador.

Para inspecionar uma página, use o atalho ctrl+shift+i

Quais campanhas precisam de tags manuais nos urls de destino para acompanhamento?

Note que o ID de um dos botões é “menu-item-181”. É com esse ID que você vai ativar um evento e acionador no Tag manager.

Benefícios de rastrear Tags e eventos no seu site (ou melhor, para que usar o Tag Manager?)

Uma vez que você tenha esse tipo de rastreamento no seu site, blog ou e-commerce, você se torna capaz de saber quais botões e CTA’s funcionam, e quais são ignoradas no site.

Também é possível saber quais banners são mais clicados, e até mesmo saber quais títulos e palavras geram mais cliques em uma determinada página.

Outra possibilidade, que uso hoje no blog, é a questão da rolagem das páginas. Com isso você consegue ter documentado quantas pessoas rolam mais de 50% dos artigos e das páginas do site.

Em resumo, use o Tag Manager quando uma mesma página tiver várias possibilidades de cliques e botões a terem interações.

Nesta página, por exemplo, as Tags são úteis e utilizáveis no menu do topo (serve para o site todo) e banners laterais. Os links e banners de artigos (blog posts) já seriam um caso para UTM e url específica, e não o tag manager, ok?

Faceads: Rastreando suas vendas com atribuição no Facebook

Em sua aba de administrador do gerenciador de anúncios do Facebook, existe uma opção denominada atribuição.

É nela que você configura todos os dados e relatórios de seus anúncios, integrando eles com Google Analytics, para melhorar a profundidade das análises.

Você pode nessa opção de configurações:

  • Criar diagnósticos dos anúncios;
  • Ver as vendas e conversões em anúncios orgânicos;
  • Conectar GA, Bing ads e outras ferramentas de análise;
  • Entender o impacto de suas estratégias no Instagram.

Alguns insights do Facebook Atribuição podem ser encontrados somente nele, e não aparecem no GA. Por isso o ideal é usar ambos dashboards.

Dica para agências: Como fazer relatórios diferenciados, por segmento e canal de aquisição

Algumas empresas e profissionais precisam apresentar dashboards e resultados mensais para seus clientes.

Em ferramentas como o reportei.com, você consegue construir relatórios que agregam todas ferramentas e softwares de marketing de uma mesma empresa, em um único lugar.

Quais campanhas precisam de tags manuais nos urls de destino para acompanhamento?

Rastreando leads e clientes com ferramentas de marketing (com exemplos)

Alguns insights e dados ocorrem fora do site da sua empresa.

Podemos citar CRMs, Faceads e as “ferramentas de disparo de e-mail” – conhecidas como automação de marketing.

Por isso vamos dar 3 exemplos de dashboards e de acompanhamento de dados de tráfego que ficam integrados em ferramentas externas.

RD Station Marketing

Essa empresa conseguiu fazer uma proeza, que era criar uma integração de inbound marketing, especialmente criada para pequenas e médias empresas brasileiras.

O RD Station consegue criar automações de e-mail e páginas de capturas (landing pages).

Todos os cliques que direcionem para seu site serão rotulados automaticamente como “RD Station” em seu analytics, o que pode economizar um pouco de trabalho com o URL builder.

Entretanto, isso não será suficiente para entender o sucesso de sua newsletter ou de suas Pop-ups. Eaí que entra o analytics da própria plataforma da RD.

No dashboard do RD são medidos e analisados as aberturas de e-mails, cliques de links, bounce rate, descadastros e outras métricas de campanhas de e-mails.

Ps: Não levamos aqui em consideração o CRM da empresa, que é um produto SaaS à parte.

Leadlovers

O Leadlovers segue uma lógica parecida com as métricas e dados da RD Station.

O que muda, é que você tem acesso a números/estatísticas de cursos e produtos que você gerencia, o que não seria possível na outra ferramenta.

Portanto, a Leadlovers se diferencia para quem trabalha com marketing de afiliados e infoprodutos.

Aqui você acompanha os descadastros, novos leads, aberturas, cliques e números relacionados a suas campanhas de e-mail.

Ferramentas de chat e o rastreamento de leads

Uma outra fronteira em que ocorrem conversões e até mesmo avanço de etapas do funil, são os chats  e áreas de bate papo com bots.

Se você não tiver como acompanhar as ações e cliques dos usuários, não terá como saber se sua ferramenta de chat está convertendo e contribuindo para vendas.

Por isso ferramentas de chat, como Jivochat, possuem integrações de analytics.

A lógica para acompanhar os cliques e interações no GA é a mesma dos eventos, na aba de comportamentos.

Disclaimer: Essas não são as únicas opções no mundo de automação de marketing e de envio de e-mails com integrações no Google Analytics, porém são as ferramentas que eu ou que meus colegas de trabalho usam.

Quais campanhas precisam de tags manuais nos urls de destino para acompanhamento?

Ferramentas para melhorar experiências de usuários: DXPs e Inbound Marketing

Algumas ferramentas, como a Lumis e a Hubspot, fornecem relatórios desvinculados do GA para potencializar os esforços do marketing e vendas da empresa.

Essas ferramentas que servem para gerar conteúdo, e-mail marketing ou para otimizar a experiência de navegação.

Dessa forma, elas criam segmentações dos usuários que interagem com a plataforma/página de vendas, o que permite análises mais poderosas e detalhistas.

Como essas ferramentas e softwares possuem funções que ampliam o atendimento e a aproximação com os leads, sua empresa consegue prever comportamentos e hábitos de personas.

Isso é muito indicado em produtos de ticket alto e de ciclos longos de vendas.

Em alguns casos, dependendo do suporte que você tiver acesso com o software contratado, a equipe de CS pode até mesmo gerar relatórios com base na massa de números e estatísticas criadas com o uso do software, e juntar tudo em números e indicadores mais precisos.

Como documentar e acompanhar o crescimento do site?

Nessa parte do artigo é que vamos falar do trabalho de um analista de growth na prática.

Portanto todos os números e métricas devem ser levados para seu dashboard central, onde todos esforços de marketing e vendas são documentados.

Somente assim serão feitas melhorias graduais no site e no funil de vendas.

Criando um OKR com base em históricos e rastreamento

Quem trabalha com SEO e growth hacking, tem o hábito de acompanhar a evolução gradual do negócio e do seu trabalho.

Por isso recomendamos a criação de OKR’s e de um acompanhamento mensal ou semanal. Como base, você pode usar o histórico de acessos, a média de compras e tempo de sessão dos usuários.

Todos esses números vão contribuir para a construção de indicadores, e todos são encontrados nas ferramentas que mencionamos hoje.

A melhor maneira de criar seus OKR’s e objetivos chave, otimizados para vendas e conversão, é com o uso do Growth Deck, criado pela gente da GL.

Áreas e ferramentas não citadas sobre origem de leads e clientes em seu site

O artigo de hoje teve como foco atender e ajudar pessoas que trabalham com marketing digital, tráfego pago e Google Analytics em geral.

Porém, não foi dado ênfase a áreas de banco de dados e business intelligence, uma vez que usam habilidades e hard skills mais voltadas a programação e T.I.

Por isso, caso queira aprofundar seu entendimento sobre essas áreas e as ferramentas que usam, pesquise e leia sobre os seguintes tópicos:

  • Gestores e analistas de web analytics;
  • Business Intelligence;
  • Plateau;
  • Adobe Analytics.

Para saber mais sobre Growth e sobre as ferramentas que usamos, acesse nosso curso de growth aberto aqui no site.

Quais campanhas precisam de tags manuais nos urls de destino para acompanhamento?

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.

Qual parâmetro o Google Ads inclui no URL de destino?

Depois que alguém interage com seu anúncio, a codificação automática inclui algumas outras informações (um parâmetro chamado GCLID, abreviação em inglês de "identificador de clique do Google") nos URLs que as pessoas acessaram.

O que são opções de URL da campanha?

As opções de URL consistem em três seções principais: Modelo de acompanhamento: o campo em que você insere informações de acompanhamento. Quando um anúncio é clicado, essas informações são adicionadas ao URL final para criar o URL da página de destino.

Qual ferramenta deve ser usada para gerar tags de campanha?

O Google fornece uma ótima ferramenta para começar: ela é chamada de URLs Builder . Assim que você se sentir à vontade, verá também que é possível criar tags de campanha sem o URL Builder.

Quais formatos podem ser usados para adicionar um parâmetro de campanha personalizado a um URL?

Ao adicionar parâmetros a um URL, você deve usar sempre utm_source , utm_medium e utm_campaign . Os parâmetros utm_term e utm_content são opcionais.