Quais as principais linhas paralelas e meridianas que cortam o globo terrestre?

Os paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas ao longo da Terra, utilizadas em muitas funções cartográficas, principalmente no estabelecimento das coordenadas geográficas. Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical. Os paralelos formam círculos concêntricos, enquanto os meridianos formam semicírculos.

Leia também: Conceitos básicos de cartografia – termos essenciais para aprender melhor essa área

O que são os paralelos?

Os paralelos são, pois, linhas imaginárias dispostas sobre o eixo do globo terrestre no sentido horizontal, formando círculos que são maiores na parte central, entre o norte e o sul, e menores nas proximidades dos polos. O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).

Quais as principais linhas paralelas e meridianas que cortam o globo terrestre?
Principais paralelos da Terra.

Alguns outros paralelos importantes por serem demarcações das diferentes posições da Terra em relação aos raios solares ao longo do ano são os trópicos de Capricórnio e de Câncer, além dos círculos polares Ártico e Antártico.

Os paralelos possuem medidas específicas, chamadas de latitudes, que constituem a distância, em graus, de um dado paralelo em relação à Linha do Equador. Essa, por sua vez, possui latitude 0º.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são os meridianos?

Os meridianos são as linhas imaginárias dispostas verticalmente sobre o globo terrestre, formando semicírculos, ou seja, curvas que representam a metade de um círculo. Como todos os meridianos possuem o mesmo tamanho, não há diferenças técnicas entre um e outro, o que fez com que o meridiano principal fosse escolhido por meio de uma convenção realizada em Washington D.C. no final do século XIX.

Quais as principais linhas paralelas e meridianas que cortam o globo terrestre?
Meridianos da Terra.

Nessa convenção, escolheu-se que a linha imaginária que atravessa a cidade de Londres, capital da Inglaterra e centro econômico da época, seria o meridiano principal, chamado de Meridiano de Greenwich, que é também o marco zero na medição dos fusos horários.

Todo meridiano possui uma unidade de medida, chamada de longitude, que é a distância, em graus, entre qualquer meridiano e Greenwich, que possui longitude 0º. Tudo o que estiver a oeste dessa linha faz parte do hemisfério ocidental, e o que estiver a leste faz parte do hemisfério oriental.

O meridiano oposto a Greenwich, posicionado a 180º de longitude, dá origem à Linha Internacional de Mudança de Data, que delimita o fim de um dia e o início do outro. No entanto, essa linha traçada não obedece inteiramente às direções cartográficas, pois apresenta “curvas” para adaptar-se a alguns territórios e ilhas do Pacífico.

Veja também: Quais são os elementos que compõem um mapa?

Qual a importância dos paralelos e dos meridianos?

Quais as principais linhas paralelas e meridianas que cortam o globo terrestre?
Paralelos e meridianos.

Os paralelos e meridianos, combinados entre si e com as latitudes e longitudes, dão origem ao sistema de coordenadas geográficas, que é utilizado para definir qualquer ponto da superfície terrestre. Trata-se, portanto, de um preciso e importante método de localização geográfica.

Quais as principais linhas paralelas e meridianos que cortam o globo terrestre?

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:.
Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);.
Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);.
Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);.
Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S)..

Quais linhas cortam o globo terrestre?

Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico. Você, certamente já ouviu falar deles.

O que são linhas paralelas no globo terrestre?

Os paralelos são as linhas horizontais imaginárias que formam circunferências no globo terrestre, e auxiliam na medição da latitude. O paralelo mais importante é a Linha do Equador (latitude 0°), denominada de paralelo de grau zero.

Qual e a principal linha paralela?

Os​ paralelos​ são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta. O principal é a linha do Equador, que divide a Terra em duas partes iguais chamadas hemisférios: o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.