Quais as principais funções do técnico de enfermagem no período Transoperatório?

1278 palavras 6 páginas

O cuidado de enfermagem no trans- operatório
Aline Carrilho Menezes

Período trans- operatório
 Compreende

o momento de recepção do cliente no C.C e o intra- operatório realizado na S.O  As ações de enfermagem devem assegurar a integridade física do cliente.  Ambiente seguro e técnicas assépticas rigorosas.

Montagem da sala cirúrgica
Lista de cirurgia  Verificação dos materiais, aparelhos e solicitações especiais.  Limpeza e desinfecção.  Verificar lavabo e soluções.  Antes da recepção do cliente tudo deve ser limpo e desinfectado com álcool a 70% ou outra solução padrão.

Testar o funcionamento dos equipamentos.  Checar materiais esterilizados.  Checar carrinho de anestesia.  Preparar solução endovenosa (IV ou EV) conforme rotina e prescrição, bandeja de anti-sepsia, e dispor pacotes de aventais, campos, luvas e caixa de instrumentais.  Abertura dos pacotes estéreis. (em mesas ou aberto afastado do corpo).  Oferecer ao profissional.

Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Cordialidade  Tranqüilidade  Confiança  Privacidade física e conforto.  Identificação do paciente quantas vezes for necessário.  Chamar pelo nome completo.

Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Conferir prontuário.  Conferir cuidados pré- operatórios.  Anotações de história alérgica a medicamentos.  Condições físicas e emocionais.  Tricotomia (se rotina).  Encaminhar para S.O

Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Através do corredor interno do C.C, o cliente é transportado em maca, sempre as grades levantadas.  Após a conferencia dos dados, o cliente deve ser transportado da maca para a mesa cirúrgica.  Posicionamento dos frascos de solução, drenos e sondas, caso existam.

Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Ao posicionar o suporte do braço (para infusão endovenosa) sob o colchonete da mesa, deve-se por o braço do cliente num ângulo inferior a 90 º em relação ao corpo, para evitar dores musculares e articulares no pós-


Relacionados

  • Cirurgia vascular: cuidados de enfermagem no pré – trans – pós operatório

    2634 palavras | 11 páginas

    UNIVERSIDADE UNIBAN /ANHANGUERA CIRURGIA VASCULAR: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PRÉ – TRANS – PÓS OPERATORIO CURSO DE ENFERMAGEM OSASCO 2012 CIRURGIA VASCULAR: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PRÉ – TRANS – PÓS OPERATORIO CURSO DE ENFERMAGEM OSASCO 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 5 1.INTRDUÇÃO................................................................................................................................5 2.OBJETIVOS 4 2.1 Objetivo Geral 4 2.2 Objetivo Específico 6….

  • Cuidados de Enfermagem no pré ,trans e pós operatorio

    1222 palavras | 5 páginas

    deixá-lo inconsciente. Após a cirurgia o paciente deve ficar na Sala de recuperação anestésica onde será observado através de aparelhos. A função respiratória, circulatória, consciência e regressão da anestesia. Após isso, é seguido um tratamento pós-operatório para manter o paciente sem dor. Terminologia cirúrgica Os principais objetivos da terminologia cirúrgica são: Fornecer por meio da forma verbal ou escrita uma definição do termo cirúrgico; Descrever os tipos….

  • PREVENÇÃO DE ÚLCERA DE PRESSÃO NO TRANS E PÓS- OPERATÓRIO

    661 palavras | 3 páginas

    fricção e/ou cisalhamento. Podendo ocorrer também como complicação durante o trans e/ou pós-operatório. As UP são classificadas em estágios que vão de I a IV, com base no comprometimento tecidual, podendo ainda ser classificada como inclassificável e suspeita de lesão nos tecidos profundos. OBJETIVOS Analisar produção bibliográfica sobre os cuidados relacionados à prevenção de úlcera de pressão no trans e pós- operatório durante o período de janeiro de 2008 a dezembro de 2012. Descrever evidências….

  • CIRURGICA PARTE ESCRITA

    2937 palavras | 12 páginas

    GERAIS TÉCNICO EM ENFERMAGEM Gabriel Marques Teixeira Ranielle Stephanie Toledo Santana Samuel Byron Scarlett Gonçalves Dutra Thaís Felix Viana ENFERMAGEM CIRURGICA Enfermagem No Cenário Cirúrgico BELO HORIZONTE 2015 UTRAMIG – FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAIS TÉCNICO EM ENFERMAGEM Gabriel Marques Teixeira Ranielle Stephanie Toledo Santana Samuel Byron Scarlett Gonçalves Dutra Thaís Felix Viana ENFERMAGEM CIRURGICA Enfermagem No Cenário Cirúrgico….

  • Relatório de enfermagem perioperatoria

    2157 palavras | 9 páginas

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PRESIDENTE DUTRA DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO NAORITAN DE MOURA MIRANDA RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM PERIOPERATORIA PRESIDENTE DUTRA - MA 2011 NAORITAN DE MOURA MIRANDA RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA Relatório apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Presidente Dutra-CESPRE/UEMA, com a finalidade de demonstrar as atividades….

  • Revascularização do miocardio

    1903 palavras | 8 páginas

    ABORDAGEM DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIO (SAEP) Segundo Smeltzer e Bare (1998), a conduta daenfermagem em perioperatório é uma expressão utilizada para descrever umavasta variedade de funções de enfermagemassociadas com a experiência cirúrgica. Apalavraperioperatório incorpora as três fasesda experiência cirúrgica: pré, trans e pósoperatório, sendo que cada fase incluicomportamentos e atividades de enfermagemdiferenciadas. Para que o enfermeiro possa assistir….

  • Sistematização da assistencia da enfermagem no perioperatorio

    402 palavras | 2 páginas

    Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) É a realização da prática de enfermagem de modo sistemático, ou seja, organizado e planejado. Com o objetivo de formular princípios, que quando aplicados às atividades de enfermagem, possam ser efetivos na ajuda ao paciente e na melhoria da assistência de enfermagem deste paciente. A SAEP tem como objetivo subsidiar meios para uma assistência de enfermagem global atendendo as necessidades do paciente cirúrgico. O foco….

  • Clinica cirurgica

    1141 palavras | 5 páginas

    papel da enfermagem na clinica cirúrgica  Classificação das cirurgias quanto ao tempo  Classificação das cirurgias quanto ao porte  Classificação das cirurgias quanto a finalidade  Classificação das cirurgias quanto ao potencial de contaminação  Principais medicamentos utilizados na clinica cirúrgica  Significado do período pré- operatório e seus cuidados de enfermagem  Significado do período trans operatório  Significado do período pós- operatório ….

  • centro cirurgico

    1116 palavras | 5 páginas

    CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO TRANS-OPERATÓRIO Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Técnico em Enfermagem da Instituição ITEB - Instituto Técnico de Educação de Brasília como requisito parcial para a conclusão da disciplina Centro Cirúrgico, sob orientação da prof.(a) Rosângela Lira BRASÍLIA 2014 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO O trabalho descrito teve como objetivo identificarmos as necessidades dos cuidados de enfermagem com o paciente no período trans-operatório….

  • Papel da enfermagem na assistencia a pacientes mastectomizadas

    356 palavras | 2 páginas

    DEPARTAMENTO DE SAÚDE - DS ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRANS OPERATÓRIO EM PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA DE MASTECTOMIA Jequié-BA 2012 MARINA GOMES CRUZ ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRANS OPERATÓRIO EM PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA DE MASTECTOMIA Trabalho solicitado pelo docente Silvio Arcanjo, ministrante da disciplina Centro Cirúrgico, referente ao V semestre para fins avaliativos. Jequié-BA 2012 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRANS OPERATÓRIO EM PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA DE….

Outros Trabalhos Populares

Quais as principais atividades da Assistência de enfermagem no período Transoperatório?

Cabe ao enfermeiro avaliar não só as condições físicas do paciente para o ato anestésico-cirúrgico, mas reavaliar as suas emoções ainda durante o período transoperatório de forma que minimizem os riscos da anestesia e cirurgia.

Quais as principais funções do técnico de enfermagem dentro do centro cirúrgico?

Conheça 4 funções do Técnico de Enfermagem no centro cirúrgico!.
Verifica o funcionamento dos equipamentos. ... .
Encaminha as peças cirúrgicas ao laboratório. ... .
Realiza o controle dos materiais esterilizados. ... .
Realiza algumas atividades administrativas..

O que significa o período Transoperatório e quais são os cuidados de enfermagem?

A assistência de enfermagem no período transoperatório refere-se aos cuidados indiretos da equipe no preparo do centro cirúrgico (CC) e da sala de operações (SO), com previsão e provisão de todos os recursos necessários para a realização do ato anestésico-cirúrgico, bem como os cuidados diretos prestados pela equipe de ...

O que se faz no Transoperatório?

O período transoperatório, que corresponde ao momento em que o paciente é recebido no Centro Cirúrgico até o momento de sua transferência para a Unidade de Recuperação Anestésica, é normalmente considerado um período crítico para o paciente, especialmente em cirurgia cardíaca, devido à complexidade da cirurgia e ...