Quais as principais funções do retículo endoplasmático liso e rugoso?

Tipos de retículo

O citoplasma das células eucariontes contém inúmeras bolsas e tubos cujas paredes têm uma organização semelhante a da membrana plasmática.

Essas estruturas membranosas formam uma complexa rede de canais interligados, conhecida pelo nome de retículo endoplasmático. Pode-se distinguir dois tipos de retículo: rugoso (ou granular) e liso (ou agranular).

Retículo endoplasmático rugoso (RER) e liso (REL)

O retículo endoplasmático rugoso (RER), também chamado de ergastoplasma, é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos – os ribossomos – aderidos à sua superfície externa (voltada para o citosol).

Já o retículo endoplasmático liso (REL) é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, e, portanto, de superfície lisa.

Quais as principais funções do retículo endoplasmático liso e rugoso?

Os dois tipos de retículo estão interligados e a transição entre eles é gradual. Se observarmos o retículo endoplasmático partindo do retículo rugoso em direção ao liso, vemos as bolsas se tornarem menores e a quantidade de ribossomos aderidos diminuir progressivamente, até deixar de existir.

Funções do retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático atua como uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula. No líquido existente dentro de suas bolsas e tubos, diversos tipos de substâncias se deslocam sem se misturar com o citosol.

Produção de lipídios

Uma importante função de retículo endoplasmático liso é a produção de lipídios. A lecitina e o colesterol, por exemplo, os principais componentes lipídicos de todas as membranas celulares são produzidos no REL. Outros tipos de lipídios produzidos no retículo liso são os hormônios esteroides, entre os quais estão a testosterona e os estrógeno, hormônios sexuais produzidos nas células das gônadas de animais vertebrados.

Desintoxicação

O retículo endoplasmático liso também participa dos processos de desintoxicação do organismo. Nas células do fígado, o REL, absorve substâncias tóxicas, modificando-as ou destruindo-as, de modo a não causarem danos ao organismo. É a atuação do retículo das células hepáticas que permite eliminar parte do álcool, medicamentos e outras substâncias potencialmente nocivas que ingerimos.

Armazenamento de substâncias

Dentro das bolsas do retículo liso também pode haver armazenamento de substâncias. Os vacúolos das células vegetais, por exemplo, são bolsas membranosas derivadas do retículo que crescem pelo acúmulo de soluções aquosas ali armazenadas.

Produção de proteínas

O retículo endoplasmático rugoso, graças à presença dos ribossomos, é responsável por boa parte da produção de proteínas da célula. As proteínas fabricadas nos ribossomos do RER penetram nas bolsas e se deslocam em direção ao aparelho de Golgi, passando pelos estreitos e tortuosos canais do retículo endoplasmático liso.

Quais as principais funções do retículo endoplasmático liso e rugoso?

Quais as principais funções do retículo endoplasmático liso e rugoso?

Como referenciar: "Retículo endoplasmático" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 02/10/2022 às 07:47. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito17.php

Retículo endoplasmático é definido como um conjunto de membranas complexas presente dentro das células de seres classificados como eucariontes (células complexas que apresentam núcleo).

Publicado em 04/09/2018 - 16h41 • Atualizado em 04/09/2018 - 16h41 • Comunicar erro

O corpo humano possui em sua composição membranas que possuem diversas funções e colaboram para o perfeito funcionamento do organismo, dentre essas importantes membranas estão o retículo endoplasmático.

O retículo endoplasmático é um conjunto de membranas que pode ser encontrado em seres que possuem células complexas (com núcleo celular). Essas membranas são extremamente importantes, pois elas são as responsáveis pelo transporte e síntese de diversas substâncias.

Tipos de Retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático está dividido em liso e rugoso, em que cada um possui estrutura e funções distintas. Além disso, eles podem sofrer alteração em sua nomenclatura onde algumas pessoas denominam o liso como agranular e o rugoso como granular.

- Rugoso ou granular

O retículo endoplasmático rugoso é uma membrana que possui muitos ribossomos aderidos em sua estrutura, por conta disso é que ele possui um aspecto um pouco enrugado e recebe esse nome.

Os ribossomos são estruturas onde ocorre a produção de proteínas. A proteína produzida pelos ribossomos é envolvida pelo retículo endoplasmático rugoso e assim são formados uma espécie de pacote onde ocorre o armazenamento da proteína e o seu envio para o complexo de golgi. Após enviada para o complexo de golgi, as proteínas passam a ser enviadas para todos os locais onde necessitam dessa substância, dentro ou até mesmo fora das células.

- Liso ou agranular

Diferente do rugoso, como o seu próprio nome indica, o retículo endoplasmático liso não possui ribossomos em sua estrutura e por este motivo apresenta um aspecto liso, sem granulações. Neles ocorrem a síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e esteroides.

Essa membrana possui inúmeras enzimas responsáveis por combater substâncias tóxicas e promover a desintoxicação do organismo, sendo assim uma membrana facilmente encontrada nas células do fígado, que é o órgão que promove a desintoxicação do organismo. Além do fígado, elas também são encontradas nos músculos, tendo a função de servir como um reservatório para íons cálcio, que garante que nossos músculos possam se contrair.

Relação entre o liso e rugoso

Embora sejam estruturas diferentes, os dois tipos de retículo endoplasmático possuem uma forte relação, pois eles se complementam e se relacionam. Esse complemento e relação entre eles ocorre pelo fato das duas membranas se comunicarem e por apresentar funções de transporte e síntese de substâncias.

Relação das substâncias tóxicas com o retículo endoplasmático liso

Quando utilizamos de forma constante medicamentos, drogas ilícitas ou bebidas alcoólicas, o retículo endoplasmático liso começa a se desenvolver muito mais para que possa tentar expulsar tais substâncias que estão entrando em nosso corpo, pois como foi dito anteriormente, ele atua no processo de desintoxicação.

Com o aumento dessas membranas e suas enzimas, assim também como a sua atuação na desintoxicação do corpo, é necessário que cada vez mais sejam consumidas doses maiores dessas substâncias para que elas possam fazer efeito.

Funções do retículo endoplasmático liso e rugoso

- Atuam na produção de lipídios;

- Auxiliam no processo de desintoxicação do organismo;

- Armazenam e produzem substâncias;

- Atuam no processo de transporte de substâncias para as células.

Por Tatiele Silva Moreira

Compartilhe

Qual é a função do retículo endoplasmático liso e rugoso?

O retículo endoplasmático é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes. O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios.

Quais as principais funções do retículo endoplasmático liso?

Além de esteroides, o retículo endoplasmático liso relaciona-se com a síntese de outros tipos de lipídios, como os fosfolipídios, utilizados em todas as membranas celulares.

Quais são as principais funções do retículo endoplasmático rugoso?

Além da síntese proteica, o retículo endoplasmático rugoso atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas.

Quais são as principais funções do retículo endoplasmático rugoso e do Complexo de Golgi?

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...