Quais as principais estruturas que formam o sistema reprodutor feminino?

Índice

  • 1 Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
    • 1.1 Ovários
    • 1.2 Útero
    • 1.3 Tubas Uterinas
    • 1.4 Vagina
    • 1.5 Monte do Púbis
    • 1.6 Grandes Lábios
    • 1.7 Clitóris
  • 2 O Período Fetal
  • 3 A Puberdade
  • 4 A Menopausa
    • 4.1 Posts relacionados

A Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino é composto por dois grupos de órgãos: os internos e os externos. Os órgãos internos são o útero, os ovários, as tubas uterinas e a vagina. Já os externos são: o monte do púbis, os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris.

Quais as principais estruturas que formam o sistema reprodutor feminino?

Imagem: Sistema reprodutor feminino. Fonte: Hall, 2017.

Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino

Ovários

Os ovários são órgãos pares, têm-se o ovário direito e o esquerdo. Dentro deles são originados os oócitos, que são os gametas, ou as células germinativas femininas. Além disso, os ovários exercem a função endócrina de produzir hormônios sexuais.

Útero

O útero é um órgão oco para onde o embrião é levado para se desenvolver. Ele é formado por 3 camadas concêntricas: o endométrio (mais internamente), o miométrio (camada média) e o perimétrio (camada mais externa. É o endométrio que vai sofrer alterações durante o ciclo menstrual, que vão permitir o sangramento.

Tubas Uterinas

As tubas uterinas também são órgãos pares que ligam os ovários ao útero, conduzindo os oócitos liberados pelo ovário para o interior da cavidade uterina. É na tuba uterina onde ocorre a fertilização.

Vagina

A vagina é um canal muscular que liga o colo do útero a superfície externa, através do óstio da vagina.

Monte do Púbis

O monte do púbis é uma região rica em tecido adiposo, localizada à frente da sínfise púbica.

Grandes Lábios

Os grandes lábios são pregas cutâneas que protegem o óstio da uretra, o clitóris e a vagina. Os pequenos lábios circundam o vestíbulo da vagina, também como fator de proteção.

Clitóris

O clitóris é um órgão erétil com grande quantidade de terminações nervosas sensitivas que atuam exclusivamente na estimulação sexual.

O Período Fetal

Durante o período fetal, entre a 6ª e 8ª semana de gestação, ocorre a diferenciação sexual do embrião, de acordo com o sexo cromossômico. Nesse momento, inicia-se a diferenciação da gônada primordial em ovário. É nesse ovário que vai ocorrer a produção folicular.

Como supracitado, a produção folicular da mulher se inicia ainda no período intrauterino. A superfície externa dos ovários é formada por células germinativas, que dão origem às ovogônias. Essas células se dividem através de meiose e interrompem o processo de divisão celular na primeira fase da meiose, originando os ovócitos primários.

Então, cada ovócito primário é circundado por células foliculares (células da granulosa), gerando um folículo, denominado folículo primordial. Nesse momento, a maturação folicular é cessada até a puberdade.

Por volta do 6º mês de vida intrauterina, os ovários contém cerca de 7 bilhões de folículos. A partir desde ponto, muitos folículos sofrem atresia. Ao atingir a menarca, a mulher tem cerca de 300.000 folículos.

A Puberdade

Durante a puberdade, o hipotálamo inicia gradualmente a liberação do GnRH, que estimula a hipófise a secretar de hormônios gonadotróficos: LH e FSH. Esse hormônios estimulam os ovários a produzir os hormônios sexuais femininos, levando a menarca, a primeira menstruação de uma mulher, que marca o início de sua vida reprodutiva.

A menarca pode ocorrer entre 9 e 16 anos, com idade média, no Brasil, de 12 anos e 4 meses. Os primeiros ciclos menstruais costumam ser irregulares e podem permanecer assim por até 2 ou 3 anos.

Chamamos de menacme o período fértil da mulher. Este intervalo de tempo ocorre entre a menarca e a menopausa. Durante o menacme acontecem os ciclos sexuais mensais femininos ou ciclos menstruais. A duração média do ciclo menstrual é de 28 dias, variando entre 25 e 35 dias. Nesse período de 28 dias, existem 2 diferentes ciclos que ocorrem ao mesmo tempo: o ciclo ovariano e o ciclo endometrial.

SE LIGA! O primeiro dia de menstruação é o primeiro dia do ciclo menstrual mensal feminino.

A Menopausa

A menopausa é o período no qual há uma diminuição dos hormônios femininos a quase zero e o ciclo menstrual é cessado. Isso ocorre entre 40 e 50 anos, devido ao esgotamento ovariano.

Posts relacionados

  • Histologia do Sistema Reprodutor Feminino: saiba tudo!
  • Abordagem sobre o fim do ciclo reprodutor feminino | Colunistas
  • Métodos contraceptivos | Colunistas
  • O ciclo sexual da mulher | Colunistas
  • Resumo sobre menopausa (completo) – Sanarflix
  • Climatério difícil: como podemos ajudar? | Colunistas
  • As principais implicações hormonais da menopausa | Colunistas

Quais são as principais estruturas que formam o sistema reprodutor feminino?

Ovários, tubas uterinas, útero, vagina, hímen, grandes lábios, pequenos lábios e clitóris são as estruturas encontradas no sistema de reprodução feminino.

Quais são as estruturas que formam o sistema reprodutor masculino e feminino?

III- Os testículos ficam no interior do saco escrotal. IV- A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino e é responsável pela produção de espermatozoides. V- Os espermatozoides completam sua maturação no epidídimo. VI- O ovário, as tubas uterinas, o útero e a uretra são órgãos do sistema reprodutor feminino.

Quais são as principais funções do sistema reprodutor feminino?

O Sistema Reprodutor Feminino tem como função principal a produção de células sexuais femininas, ou gametas, chamados óvulos, que serão responsáveis pela reprodução. Além disso, esse sistema é responsável pela nutrição e acomodação do feto até o seu nascimento e a produção de hormônios.

Qual é a estrutura morfológica do sistema reprodutor feminino?

Os órgãos genitais femininos consistem de um grupo de órgãos internos e outro de órgãos externos. Os órgãos internos estão no interior da pelve e consistem dos ovários, tubas uterinas, útero e vagina. Os órgãos externos são superficiais ao diafragma urogenital e acham-se abaixo do arco púbico.