Quais as principais diferenças entre meiose I meiose II e a mitose?

Confira um resumo completo sobre o que é mitose, meiose e as principais diferenças entre os dois processos.

Por

Mitose e Meiose são tipos de divisões celulares realizados pelo organismo em situações diferentes. A partir desses processos, são criados células novas ― iguais ou não às de origem.

Para o estudante que está se preparando para o Exame Nacional do Enem (Enem), é essencial saber as diferenças entre Mitose e Meiose, bem como os processos que envolvem cada uma delas. Por isso, criamos esse artigo de revisão para ajudá-lo. Não deixe de ler!

Quais as principais diferenças entre meiose I meiose II e a mitose?

O que é Mitose?

Como já foi dito, a mitose é um tipo de divisão celular, em que ocorre a duplicação de células com o objetivo de formar um novo ser. Desde o início da geração do indivíduo, ainda no útero materno, o organismo realiza a mitose e esse processo continua até a morte. 

A mitose é de grande importância, pois ele permite que o ser cresça e se desenvolva. Além disso, é esse processo que permite o crescimento e a regeneração dos tecidos, formação dos gametas vegetais, cicatrização e divisões do zigoto durante o desenvolvimento do embrião.

Fases da Mitose

A divisão celular ocorre no organismo sem interrupções e pode ser divididas em algumas etapas, que são:

Intérfase

Nesta fase ocorre o que podemos chamar de “duplicação do material genético” e dos centríolos. É quando o material genético se prepara para a mitose. 

Prófase

Na prófase o envoltório do núcleo e o nucléolo se desfazem. Nesta fase, no interior do núcleo, os cromossomos se condensam e as fibras se formam em volta dos centríolos.

Metáfase

Na metáfase os cromossomos estão em condensação máxima. O envoltório nuclear se desfez e eles estão mais ou menos na região equatorial. Inclusive, esta é a melhor fase para vê-los no microscópio.

Anáfase

Nesta fase, ocorre a separação das cromátides irmãs. As células originadas do processo serão geneticamente iguais.

Telófase

Na telófase, já ocorreu a separação do material genético. É quando ocorre a citocinese ― divisão da célula. O plasma também se divide e deixa de estar condensado.

O que é Meiose?

Enquanto a mitose ocorre na divisão celular em todos os organismos, a meiose tem finalidade específica de produzir células sexuais ― também chamadas de gametas. 

A meiose ocorre em células diplóides, levando à formação de células haplóides. Em outras palavras, esse processo gera quatro células-filhas e cada uma delas tem metade da quantidade de cromossomos da célula-mãe.

Sua função está associada à formação dos gametas em vegetais e também à formação dos esporos nos vegetais. Além do mais, é responsável pela diversidade genética  por meio da reprodução sexual.

Neste processo, ocorrem duas divisões. Na primeira etapa, as fases: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Na segunda etapa, as fases: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II. É a chamada segunda divisão. 

Fases da Meiose

Veja mais detalhadamente como se dão essas fases:

  • Prófase I: ocorre o pareamento dos cromossomos equivalentes e a troca de pedaços entre eles;
  • Metáfase I: na região equatorial, os cromossomos estão ligados pelas fibras de fuso apenas de um lado;
  • Anáfase I: separam-se os cromossomos correspondentes e ocorre a redução do material genético pela metade;
  • Telófase I: cromossomos alinhados aos pólos da células, podendo ou não ocorrer citocinese;
  • Prófase II: desaparecimento do envoltório nuclear;
  • Metáfase II: ocorre a ligação das fibras de fuso aos dois lados do cromossomo;
  • Anáfase II: ocorre a separação das cromátides irmãs, resultando em quatro células haplóides;
  • Telófase II: acontece a organização dos núcleos e das organelas e a divisão das células por meio da citocinese.

Diferença entre Mitose e Meiose

Mitose e Meiose são dois processos semelhantes e é de grande importância saber a diferença entre eles. 

A mitose gera as células somáticas e compõem tecidos e órgãos do organismo. Neste processos, as células geradas são iguais entre si e também à célula de origem. 

Os dois processos são muito parecidos. As últimas fases da meiose são uma segunda divisão celular, e são iguais às da mitose. Como já foi dito, mitoses ocorrem durante toda a vida, desde a formação do zigoto à morte do ser vivo. Elas também auxiliam no processo de regeneração celular.

Já a meiose está associada apenas à criação de células sexuais. Além disso, se dá apenas em organismos diplóides. Ao contrário do que acontece na mitose, as células filhas não são iguais à célula mãe, sendo geneticamente diferentes entre si, mas iguais na quantidade de cromossomos.  

Diante dessas informações, percebemos que as principais diferenças entre Mitose e Meiose são basicamente:

  • Mitose ocorre em células de todo o organismo, e a meiose não;
  • A mitose acontece durante toda a vida do ser vivo, e a meiose não;
  • Na mitose ocorre uma divisão celular e na meiose ocorrem duas;
  • A mitose é uma reprodução assexuada, enquanto a meiose é sexuada;
  • Mitose produz 2 células e meiose 4 células.

Para baixar uma listas de exercícios sobre o assunto, veja o botão abaixo:

Entendeu quais as diferenças entre Mitose e Meiose? Agora que você já compreendeu esses conceitos, aproveite nossas dicas de Revisão para o Enem e continue estudando! 

Leia também

Comente

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Quais as principais diferenças entre meiose I meiose II e a mitose?

Na mitose ocorre apenas uma divisão celular, já na meiose ocorrem duas divisões, denominadas de meiose I e meiose II. A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, numa fase denominada interfase.

Qual a diferença de meiose 1 e meiose 2?

Meiose I (etapa reducional): redução ao meio no número de cromossomos; Meiose II (etapa equacional): o número de cromossomos das células que se dividem seguem iguais nas células que se formam.

É uma das diferenças entre mitose e meiose?

A diferença entre mitose e meiose está no fato de que, apesar de serem processos de divisão celular, elas geram um número diferente de células-filhas, as quais também possuem uma quantidade distinta de cromossomos.

Qual é a principal diferença entre a mitose e a meiose Brainly?

Aprovada pela comunidade. Na Mitose, uma célula origina duas células-filhas idênticas a ela. Na Meiose, uma célula origina quatro células-filhas com metade do material genético da célula-mãe.