Quais as principais contribuições de Ernest Rutherford para a ciência?

Quais as principais contribuições de Ernest Rutherford para a ciência?

Entre os estudiosos que muito contribuíram para a ciência nos últimos séculos, temos Rutherford. Seu nome completo é Lord Ernest Rutherford e ele nasceu em 30 de agosto de 1871. Ele foi um físico e químico britânico que contribuiu muito para o mundo da ciência. Ele nasceu em Nelson, Nova Zelândia. Uma de suas contribuições mais importantes para a ciência é o modelo atômico de Rutherford.

Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a vida e a biografia de Rutherford.

Índice

  • 1 Biografia de Rutherford
  • 2 Primeiras investigações
  • 3 Descobertas de Rutherford
  • 4 Prêmio Nobel de Química

Biografia de Rutherford

Quais as principais contribuições de Ernest Rutherford para a ciência?

Ele era filho de Martha Thompson e James Rutherford. O pai era fazendeiro e mecânico escocês e sua mãe, professora de inglês. Ele era o quarto de onze irmãos e seus pais sempre quiseram dar aos filhos a melhor educação. Na escola, o professor incentivou muito ao se tornar um aluno brilhante. Isso permitiu Ernest Eu poderia entrar na faculdade de Nelson. É um colégio com um cache maior para muitos talentos. Ele foi capaz de desenvolver grandes qualidades para o rúgbi, o que o tornou muito popular na escola.

Em seu último ano, ele ficou em primeiro lugar em todas as disciplinas e foi capaz de entrar na faculdade de Canterbury. Mais tarde na universidade, ele participou de diferentes clubes científicos e de reflexão, mas não negligenciou suas práticas de rúgbi. Anos depois, aprofundou seus estudos em matemática graças a uma bolsa obtida na Universidade da Nova Zelândia. Posteriormente, destacou-se pela curiosidade e capacidade de resolver diversos problemas químicos e aritméticos. Portanto, ele poderia ser um ótimo aluno em Cambridge.

Primeiras investigações

Quais as principais contribuições de Ernest Rutherford para a ciência?

As primeiras investigações de Rutherford começaram a mostrar que o ferro podia ser magnetizado por meio de altas frequências. Seus excelentes resultados acadêmicos permitiram que ele continuasse com diversos estudos e pesquisas durante anos. Em Cambridge Cavendish Laboratories foi capaz de realizar suas práticas sob a direção do descobridor do elétron Joseph John Thompson. As práticas começaram a ser realizadas a partir do ano de 1895.

Antes de partir para a aventura das investigações, ficou noivo de Mary Newton. Vários anos depois e graças ao seu trabalho, foi nomeado professor da Universidade McGill em Montreal. Isso foi no Canadá. Anos mais tarde, ao regressar ao Reino Unido, juntou-se ao corpo docente da Universidade de Manchester. É aqui que ele começou a dar aulas de física experimental. Ao final Thompson deixou o cargo de diretor do laboratório Cavendish na Universidade de Cambridge e Rutherford o substituiu.

Uma das frases mais marcantes desse cientista é a seguinte:

"Se seu experimento precisa de estatísticas, um experimento melhor teria sido necessário." Ernest Rutherford

Descobertas de Rutherford

Quais as principais contribuições de Ernest Rutherford para a ciência?

Em 1896, a radioatividade já havia sido descoberta e essa descoberta causou uma grande impressão neste cientista. Por isso, passou a investigar e fazer pesquisas passando o tempo e tentando identificar os principais componentes da radiação. Ele indicou que as partículas alfa são núcleos de hélio e surpreendeu a todos na ciência com a formulação da teoria da estrutura atômica. É daí que vem o modelo atômico de Rutherford. Como recompensa, foi eleito membro da Royal Society em 1903 e, posteriormente, presidente.

Este modelo atômico foi descrito em 1911 e posteriormente polido por Niels Bohr. Vamos ver quais são as principais diretrizes do modelo atômico de Rutherford:

  • Partículas com carga positiva dentro de um átomo eles estão dispostos em um volume muito pequeno se compararmos com o volume total do referido átomo.
  • Quase toda a massa que um átomo tem está naquele pequeno volume mencionado. Essa massa interna foi chamada de núcleo.
  • Elétrons que têm cargas negativas são encontrados girando em torno do núcleo.
  • Os elétrons estão girando em alta velocidade quando estão ao redor do núcleo e o fazem em caminhos circulares. Essas trajetórias foram chamadas de órbitas. Mais tarde eu vou eles são conhecidos como orbitais.
  • Tanto os elétrons com carga negativa quanto o núcleo do átomo com carga positiva são sempre mantidos juntos graças à força de atração eletrostática.

Tudo isso foi demonstrado experimentalmente e permitiu estabelecer uma ordem dimensional para as extensões reais do núcleo atômico. Ernest formulou a teoria sobre a radioatividade natural que estava relacionada às transformações espontâneas dos elementos. Se viveu como colaborador do contador de radiação graças ao seu trabalho no campo da física atômica. Por ele, ele é reverenciado como um dos pais desta disciplina.

Prêmio Nobel de Química

As contribuições científicas foram muito úteis na Primeira Guerra Mundial. E é possível realizar diversos estudos para a detecção de submarinos por meio do uso de ondas sonoras. Esse foi o primeiro precursor dos estudos, embora, uma vez encerrada a disputa, a primeira transmutação artificial de elementos químicos tenha sido feita com o bombardeio de um átomo de nitrogênio como partículas alfa. Todas as principais obras de Rutherford ainda são consultadas hoje em bibliotecas e universidades ao redor do mundo. A maioria de suas obras eles estão relacionados à radioatividade e à radiação de substâncias radioativas.

Graças aos conhecimentos adquiridos em suas investigações a respeito da desintegração dos elementos, conseguiu obter o Prêmio Nobel de Química em 1908, antes de publicar seu modelo atômico. O elemento 104 da tabela periódica foi denominado Rutherfórdio em sua homenagem. No entanto, sabemos que nada é eterno e, embora esse cientista tenha dado um grande avanço à ciência, morreu no dia 19 de outubro de 1937 em Cambridge, na Inglaterra. Seus restos mortais foram enterrados na Abadia de Westminster e lá eles descansam ao lado dos de Sir Isaac Newton e Lord Kelvin.

Como você pode ver, são inúmeros os cientistas que contribuíram com inúmeras experiências e conhecimentos para o mundo da ciência e, juntos, estão nos fazendo saber cada vez mais. Espero que com essas informações você possa aprender mais sobre a biografia e os feitos de Lord Ernest Rutherford.


O conteúdo do artigo segue nossos princípios de Ética editorial. Para relatar um erro, clique Clique aqui.

Você pode estar interessado

Qual a contribuição de Rutherford para a ciência?

Rutherford fez história na ciência tendo realizado pesquisas sobre o movimento das partículas dos átomos eletricamente carregados: os íons. O físico-químico também estudou as radiações emitidas pelo elemento químico rádio (Z=88) que havia sido descoberto a pouco pelo casal Marie e Pierre Curie.

Quais as principais contribuições de Rutherford?

Rutherford (1871-1937) foi um físico neozelandês. Em 1899, pesquisando o urânio descobriu a radiação alfa e a radiação beta. Estabeleceu as bases da teoria da radioatividade. Revolucionou a teoria atômica ao desenvolver o modelo denominado de sistema planetário, e que em linhas gerais vale até hoje.

Qual foi a contribuição de Rutherford Bohr?

Assim, em 1913, ele propôs alguns postulados que alteraram a visão do modelo atômico de Rutherford. Basicamente ele mostrou que os elétrons movem-se ao redor do núcleo atômico em órbitas circulares que possuem uma energia bem definida e característica, sendo, portanto, um nível de energia ou camada eletrônica.

Qual foi a contribuição do modelo atómico de Rutherford para o estudo atômico?

Com o experimento, Rutherford percebeu que átomo tinha espaços vazios e era formado por pequenas partículas: os prótons (carga positiva) e os elétrons (carga negativa), Além disso, o átomo tinha um núcleo com prótons e uma nuvem eletrônica carregada com elétrons.