Quais as principais bacias hidrográficas do Brasil e suas características?

Osvaldo Ferreira Valente, professor do Curso CPT Bacias Hidrográficas, Chuvas, Infiltração e Evapotranspiração, ressalta que a água é o recurso mais importante para a manutenção da vida no planeta. O estudo de sua distribuição, fenômenos naturais a que é submetida e formas em que se apresenta na crosta chama-se hidrologia, cuja compreensão se faz oportuna, uma vez que permite entender os ciclos pluviométricos, como manter os mananciais hídricos, entre outros. 

O Brasil é um país extremamente privilegiado em relação à disponibilidade de água-doce. Mais de 10% de toda a água-doce presente em nosso planeta é nossa, o que reforça o papel de destaque que possuímos no “cenário hidrológico” mundial. Nesse contexto, é importante entender que toda essa água está dividida em bacias hidrográficas.

O que é bacia hidrográfica?

Tecnicamente, o conceito de bacia hidrográfica se refere a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. Vale ressaltar que a topografia do terreno é responsável pela drenagem da água e por delimitar as bacias. Ao todo, o Brasil possui 12 bacias hidrográficas, cada uma com características diferentes e distribuídas por todo o território.

Quais são as bacias hidrográficas brasileiras?

- Amazônica

Com o status de maior bacio hidrográfica do mundo, a bacia Amazônica possui área de aproximadamente 7 milhões de km², ocupando parte de outros países. Possui potencial para geração de energia elétrica e características ideais para o transporte fluvial.

- Do São Francisco

Assim como a Amazônica, a bacia do São Francisco também possui potencial hidrelétrico, além de extensos trechos navegáveis. Ocupa uma área de 640 mil km² e liga as regiões Nordeste e Sudeste. Contudo, atividades como o garimpo, a mineração e a poluição hídrica colocam em risco a qualidade de seus rios.

- Do Tocantins-Araguaia

967.059 km² é o tamanho da bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, muito explorada pelo seu potencial energético e que ganha destaque pela usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

- Do Paraná

Também ocupando outros países, diferencia-se das demais por possuir rios de planalto e encachoeirados, ideais para usinas hidrelétricas. Não é à toa que possui várias delas, como a de Itaipu.

- Do Parnaíba

A bacia do Parnaíba está presente no Piauí, Maranhão e no Ceará, com aproximadamente 340 mil km² de área.

- Do Uruguai

O rio principal dessa bacia dá nome a ela, o Rio Uruguai, que nasce da confluência dos rios Canoas e Pelotas. Também possui bom potencial hidrelétrico.

- Do Paraguai

Sua área é de aproximadamente 361 mil km² e tem o rio Paraguai, que nasce no Mato Grosso, como o principal. É típica de planície e possui grandes extensões para navegação.

- Do Atlântico Nordeste Oriental

Está presente em vários estados do Nordeste, com mais de 287mil km² de área. Os rios Beberibe, Capibaribe e Jaguaribe são os principais.

- Do Atlântico Nordeste Ocidental

A área da bacia do Atlântico Nordeste Ocidental é de aproximadamente 254 mil km², localizada no Maranhão e no Pará.

- Do Atlântico Leste

Abrangendo estados do Nordeste e do Sudeste, possui quase 375 mil km² de área e o famoso Rio Jequitinhonha.

- Do Atlântico Sudeste

Presente no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Paraná, é formada por diversos riso, como o Doce e o Itapemirim, com quase 230 mil km² de área.

- Do Atlântico Sul

Possui quase 186mil km² de área e muitos rios de pequeno porte, que desaguam no Oceano Atlântico.

Conheça os Cursos CPT da Área Hidrologia:

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Em nosso artigo de hoje vamos explorar um assunto muito importante em nosso país, que são as bacias hidrográficas. Com isso, vamos mostrar quais são as bacias hidrográficas brasileiras, explicando sobre as principais bacias e a sua importância para cada região, uma vez que este assunto costuma ser recorrente em provas do Enem.

  • Características gerais das bacias hidrográficas
  • Bacia Amazônica
  • Bacia do Tocantins-Araguaia
  • Bacia do São Francisco
  • Bacia do Paraná
    • Leia mais:

Características gerais das bacias hidrográficas

Uma bacia hidrográfica é definida como sendo um conjunto de terras drenadas por um rio principal, assim como seus afluentes e subafluentes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), temos ao todo 9 bacias principais, que são:

  • Bacia Amazônica
  • Bacia do Tocantins-Araguaia
  • Bacia do São Francisco
  • Bacia do Paraná
  • Bacia do Nordeste
  • Bacia do Paraguai
  • Bacia do Sudeste-Sul
  • Bacia do Leste
  • Bacia do Uruguai

Devido ao respectivo grau de relevância destas bacias, vamos estudar em maiores detalhes as quatro primeiras bacias hidrográficas da lista acima.

Bacia Amazônica

A Bacia Amazônica é conhecida por ser a maior bacia hidrográfica do mundo! Embora esteja presente em diversos países, como Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guianas, mais de 50% desta importante bacia está localizada em território brasileiro! Como era de se esperar, esta bacia, que é uma das mais importantes bacias hidrográficas do mundo, possui o Rio Amazonas como o rio principal. Uma característica interessante desta bacia é o seu potencial de navegação, principalmente sobre o seu rio principal, que é em grande parte navegável. Sendo assim, o potencial hidráulico desta bacia é notável.

Bacia do Tocantins-Araguaia

A Bacia do Tocantins-Araguaia é considerada a maior bacia com terras inteiramente localizadas em nosso país. O nome da bacia é originado através dos dois rios principais, que são: o Rio Tocantins, que nasce como confluência dos rios Maranhão e Paraná (GO) e; o Rio Araguaia, que nasce no estado de Mato Grosso. Nas águas do Rio Tocantins localiza-se a usina hidrelétrica de Tucuruí, que é a segunda maior usina hidrelétrica nacional, fazendo com que esta bacia esteja entre as principais bacias hidrográficas do país.

Bacia do São Francisco

A Bacia do Rio São Francisco ocupa grande parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e possui como rio principal o Rio São Francisco. A Bacia do São Francisco destaca-se entre as bacias hidrográficas nacionais devido ao seu caráter social, político e econômico, uma vez que possui importância fundamental para regiões muito carentes no cenário nacional. Desta maneira, as águas desta bacia são utilizadas para navegação, irrigação e fornecimento de energia, o que deixa claro novamente a sua importância.

Bacia do Paraná

A Bacia do Paraná concentra a região mais industrializada do país, com elevado grau de urbanização. Sob esta bacia encontram-se a população de estados como São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, e possui como rio principal o Rio Paraná. No entanto, existem diversos rios importantes para a bacia, como o Rio Tietê e o Rio Iguaçu, por exemplo. Além disso, é nesta bacia que se localiza a usina de Itaipu, a maior hidrelétrica de nosso país e que possui importância para o Brasil e também para o Paraguai, o qual possui parte da energia gerada pela usina.

Sendo assim, estudamos sobre as principais bacias hidrográficas do Brasil, estudando a sua relevância e importância dentro do cenário nacional. Conhecer estas bacias, assim como a sua importância regional é importante para as questões de geografia para o Enem, que costumam abordar temas importantes para o nosso país!

Quais são as principais bacias hidrográficas do Brasil e suas características?

Bacia Amazônica: Maior bacia hidrográfica do mundo..
Bacia do São Francisco: Principal fonte de água do Nordeste..
Bacia do Tocantins - Araguaia: Rios têm a maior hidrelétrica brasileira..
Bacia Platina..
Oceanos, mares, rios, lagos, lagoas e lagunas..
Paisagem brasileira é heterogênea..

Quais as principais bacias hidrográficas e suas características?

Bacias Hidrográficas Brasileiras. O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.

Quais são as principais bacias hidrográficas do Brasil?

Bacias hidrográficas do Brasil.
Bacia Hidrográfica Amazônica. ... .
Bacia Hidrográfica do São Francisco. ... .
Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia. ... .
Bacia Hidrográfica do Paraná ... .
Bacia Hidrográfica do Parnaíba. ... .
Bacia Hidrográfica do Uruguai. ... .
Bacia Hidrográfica do Paraguai. ... .
Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental..

Qual e a principal bacia hidrográfica do Brasil?

Com 7.000.000 de km2, a bacia hidrográfica Amazônica é a maior rede hidrográfica do mundo e um dos maiores reservatórios de água doce do planeta.

Toplist

Última postagem

Tag