Quais as principais atividades desenvolvidas nas primeiras aldeias?

Algumas das atividades econômicas da Mesopotâmia como civilização foram agricultura, pecuária, artesanato ou comércio.

Atividades econômicas são todas as ações realizadas em uma sociedade, região ou país com o objetivo de produzir bens ou oferecer os serviços necessários para sua subsistência e gerar riqueza.

Quais as principais atividades desenvolvidas nas primeiras aldeias?

Jardins suspensos da Mesopotâmia.

Cada país, de acordo com sua situação geográfica, clima e características sociais, desenvolve diferentes atividades econômicas.

Mesopotâmia significa “terra entre rios” e, como o nome indica, essa área se desenvolveu entre os rios Tigre e Eufrates no que atualmente é o Iraque e uma parte da Síria e da Turquia.

Há evidências de que o homem habitou aquela área desde 10.000 aC e ao longo da história diferentes civilizações se estabeleceram; cada um adotou e adaptou as práticas estabelecidas por seus antecessores e trouxe inovações.

Sendo um vale fértil regado por esses dois importantes rios, espera-se que a principal atividade da antiga Mesopotâmia tenha sido o cultivo.

Principais atividades econômicas da Mesopotâmia ao longo da história

Uma das primeiras aldeias que se estabeleceram nas terras da Mesopotâmia foi a dos sumérios, por volta de 4.000 aC.

Os acadianos chegaram à região a partir de 3.000 aC, depois de fortes disputas que acabaram substituindo os sumérios.

No ano de 2237 aC, os amorreus que invadiam a região impuseram seu domínio sobre os sumérios e acadianos, resultando no surgimento da Babilônia e também da Assíria, mais ao norte.

Após longas disputas, em 1175 aC, os assírios permanecem no controle da Mesopotâmia e estenderam seus domínios aos territórios do Egito e Canaã.

Eles dominaram um território tão extenso graças aos seus conhecimentos e habilidades em metalurgia, o que lhes permitiu ser os primeiros a fabricar armas de ferro contra as quais não havia concorrência possível. Mesmo assim, algum tempo depois, os assírios foram dominados pelos medos.

Relacionado:  Elizabeth I da Inglaterra: biografia

Em 539 aC, e após pouco mais de um século da liderança dos caldeus através de Nabucodonosor, os persas invadem a região, até que, por volta de 330 aC, os gregos chegam, mais tarde o império Romano e, finalmente, o império muçulmano.

A característica mais marcante da Mesopotâmia tem a ver com o fato de que, graças às condições de fertilidade de seus solos, as aldeias deixaram sua longa tradição nômade e decidiram se estabelecer ali.

Essa mudança radical no modo de vida dos homens até aquele momento levou à construção das primeiras civilizações da história.

Por outro lado, os primeiros colonos da região – os sumérios – foram os inventores da escrita, que deram um salto sem precedentes em termos de avanços na história.

Essas duas características – escrita e estilo de vida sedentário – foram os alicerces da organização do trabalho, a criação de ofícios e a necessidade de comunicação, premissas essenciais para o desenvolvimento da humanidade.

Pode-se dizer então que os povos da Mesopotâmia foram os primeiros a ter uma atividade econômica como tal, que estava se desenvolvendo e crescendo de acordo com o crescimento e o desenvolvimento da própria sociedade.

É lógico pensar que ao longo de mais de quatro mil anos de história, invasões e conquistas de diferentes povos, as atividades econômicas do local foram modificadas. No entanto, o que se sabe sobre seu sistema econômico é bastante homogêneo e persistente ao longo do tempo.

As atividades econômicas da Mesopotâmia foram baseadas em:

1- Agricultura

A organização do povo sumério aproveitou os benefícios da planície mesopotâmica para fabricar sistemas de irrigação e, assim, tirar proveito da água abundante dos rios e controlar as inundações.

Relacionado:  Por que a história é uma ciência?

Dessa forma, eles conseguiram cultivar cereais como cevada, trigo, centeio e gergelim, além de oliveiras, tamareiras, uvas e algumas leguminosas.

Uma das grandes contribuições das civilizações mesopotâmicas para o mundo foi a introdução da roda e do arado para cultivar a terra, grandes invenções e técnicas que ainda são usadas nos campos de nossos dias.

2- Pecuária

Funcionava como atividade agrícola, com criação de porcos, cabras e ovelhas. A criação de gado era uma prática criada por essa grande civilização.

3- Artesanato

Os sumérios fabricavam produtos tecidos com lã de ovelha, bem como esculturas em madeira, peles curtidas e objetos de metal e cerâmica.

Essa linha também pode incluir as mesas de barro assadas nas quais os primeiros escritos do mundo foram gravados.

4- Comércio

Basicamente, tudo produzido era para o consumo da própria população; No entanto, sabe-se que, quando começaram a existir excedentes, mantiveram intenso intercâmbio comercial com outros povos, como o indiano e o egípcio, pois controlavam as rotas marítimas e terrestres de e para o Extremo Oriente.

Com o tempo, a troca foi formalizada e o uso de moedas foi incorporado nas transações comerciais.

5- Metalurgia, marcenaria, ourives

Os habitantes da Mesopotâmia eram trabalhadores qualificados de cobre e bronze, habilidades que eles aplicaram no desenvolvimento de armas muito novas para a época, além de ferramentas para o trabalho.

Graças à troca de excedentes de cereais e lã por pedras preciosas da Índia, madeira da Fenícia e do Líbano, metais da Anatólia e outras matérias-primas que não estavam disponíveis em sua região, uma importante indústria foi desenvolvida em torno desses materiais, Graças ao desenvolvimento de ferramentas, utensílios, jóias e artesanato.

6- Têxteis

Como o pasto se tornou uma atividade diária na região, os babilônios conseguiram coletar uma grande quantidade de lã para o comércio e também para a fabricação de suas próprias roupas.

Relacionado:  Pensamento ilustrado: características, influência na ciência, autores

7- Construção

Sabe-se que os babilônios eram uma civilização muito ativa e que, além disso, contribuíram com grandes avanços, como irrigação controlada, aração, dragagem e fabricação de embarcações à vela. Eles também construíram diques, represas e canais.

Mesopotâmia foi a origem da civilização. Tudo começou lá há milhares de anos atrás. Vale a pena conhecer e estudar sua rica história e seus legados.

Quais eram as principais atividades realizadas na primeira aldeia?

As primeiras aldeias surgiram com os grupos sociais familiares e contavam com casas feitas de pedra, barro e madeira. No início, atividades como plantar, colher, cuidar dos animais, caçar e produzir ferramentas eram realizadas por todos.

Quais atividades eram praticadas nas aldeias?

Embora a caça, a pesca e a coleta fossem atividades comuns a todas as tribos, assumiam maior importância para as nômades que desconheciam a agricultura. A atividade agrícola era realizada quase que somente em terrenos florestais, dada a sua fertilidade.

Quais eram as principais atividades realizadas nas primeiras aldeias no período neolítico?

Resposta: Agricultura, caça e pesca. Explicação: Essas eram as principais atividades que eles exerciam.

Como era feito o trabalho nas aldeias?

Nas aldeias neolíticas, o trabalho era dividido de acordo com o sexo e a idade. As mulheres dedicavam-se à agricultura, ao preparo dos alimentos e cuidavam dos filhos. Já os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Crianças e idosos não trabalhavam.