1080 palavras 5 páginas Provas da existência de Deus. Os cinco argumentos que para Tomás de Aquino demonstram a existência de Deus são: 1°- O "primeiro motor imóvel": 2°- A "causa primeira": 3°- O "ser necessário": 4°- O "ser perfeitíssimo": 5°- A "inteligência ordenadora": Provas da existência de Deus. Os cinco argumentos que para Tomás de Aquino demonstram a existência de Deus são:
O movimento existe, é evidente aos nossos sentidos. Ora, tudo aquilo que se move é movido por
outra força, ou motor. Não é lógico que haja um motor, outro e outro, e assim indefinidamente; há de haver uma origem primeira do fenômeno do movimento, um motor que move sem ser movido, que seria Deus.
Toda causa é efeito de outra, mas é necessário que haja uma primeira, causa não causada, que seria Deus.
Todos os seres são finitos e contingentes ("são e deixam de ser"). Se tudo fosse assim, todos os seres deixariam de ser
e, em determinado momento, nada existiria. Isto é absurdo; logo, a existência dos seres contingentes implica o ser necessário, ou Deus.
Os seres finitos realizam todos determinados graus de perfeição, mas nenhum é a perfeição absoluta; logo, há um ser sumamente perfeito, causa de todas as perfeições, que seria Deus.
Todos os seres tendem para uma finalidade, não em virtude do acaso, mas segundo uma inteligência
que os dirige. Logo, há um ser inteligente que ordena a natureza e a encaminha para seu fim; esse ser inteligente seria Deus.
As cinco provas de Tomás de Aquino
Tomás de Aquino, em sua obra "Suma Teológica" defende que Deus é o princípio e o fim de todas as coisas e que, fazendo apenas o uso da luz natural da razão a partir das coisas criadas. Pelas cinco provas de Tomás de Aquino (também chamadas de cinco vias de Tomás de Aquino), a defesa pela existência de Deus acontece por meio da
razão e sem recorrência a argumentos de natureza dogmática, para isto propõe cinco vias de demonstração de natureza exclusivamente filosófico-metafísica.
As cinco vias são provas a posteriori, que têm como ponto de partida as criaturas enquanto entes causados para se atingir como termo de
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