Quais as faixas de comprimento de onda das radiações UVA UVB e UVC?

O que é comprimento de onda Ultravioleta?

O sol é uma fonte de todo o espectro da radiação ultravioleta, que geralmente é subdividida em UVA, UV-B, e UV-C. O comprimento de onda, um descritor fundamental da energia eletromagnética, é a distância entre os pontos correspondentes de uma onda propagada. Os comprimentos de onda típicos das fontes de luz UV variam de ultravioleta (UV-C: 100 a 280nm; UV-B: 280 a 315nm; UV-A: 315 a 400nm) a luz visível (400 a 700nm) e infravermelha (700 a 3000nm).

Os comprimentos de onda UV são tipicamente medidos em nanômetros (nm). O nanômetro, uma unidade de comprimento, é igual a um bilionésimo de um metro. Os diodos emissores de luz UV (LEDs) têm uma saída espectral estreita centrada em um comprimento de onda específico, +/- 15nm, com lâmpadas comerciais típicas de LEDs UV emitindo a 365nm, 385nm, 395nm ou 405nm de comprimento de onda. A irradiância (W/cm2 ) produzida pelas fontes de luz UV LED tem aumentado consistentemente ano após ano devido aos avanços na tecnologia de diodos e lâmpadas, e agora está disponível com saídas efetivas superiores às oferecidas pelas tecnologias tradicionais de lâmpadas de cura UV. Os sistemas de lâmpadas UV LED têm potência suficiente para conquistar uma ampla gama de aplicações e hoje estão sendo usados comercialmente para curar tintas, revestimentos e adesivos.

"As unidades de cura UV LED se tornaram mais eficientes no fornecimento de energia UV aos meios de comunicação, conduzindo assim não apenas unidades ambientalmente limpas, energeticamente eficientes e de tamanho compacto, mas também permitindo maior rendimento e flexibilidade de processo".

Mike Higgins, gerente de vendas da região leste, Phoseon

A energia UV emitida pelas lâmpadas LED UV e a energia UV emitida pelas lâmpadas convencionais de arco de mercúrio ou lâmpadas de microondas é toda na forma de fótons de comprimentos de onda específicos. Ou seja, para fins de fotopolimerização UV, os fótons são fótons, sendo que as únicas diferenças são em quantidade e comprimento de onda. A distribuição dos comprimentos de onda emitidos pelas lâmpadas UV LED é muito mais estreita do que a distribuição dos comprimentos de onda emitidos pelas fontes UV convencionais e, como resultado, as formulações e radiômetros utilizados com sistemas de lâmpadas UV LED devem ser ajustados às faixas de emissão da lâmpada UV LED utilizada nesse sistema de cura para alcançar um desempenho ideal.

A cura por UV LED é agora uma ferramenta aceita e fácil de usar nos mercados de impressão, revestimentos e adesivos, e as características do sistema UV LED estão permitindo uma série de aplicações que eram impraticáveis ou limitadas por restrições físicas de fontes UV convencionais. Esses usuários da indústria e fornecedores de LED UV continuam a desafiar os formuladores e fornecedores de matérias-primas químicas a desenvolver e fornecer materiais e formulações UV LED com comprimento de onda otimizado. Ao mesmo tempo, as unidades de cura UV LED se tornaram mais eficientes no fornecimento de energia UV aos meios de comunicação, conduzindo assim não apenas unidades ambientalmente limpas, energeticamente eficientes e de tamanho compacto, mas também possibilitando maior produtividade e flexibilidade de processo.

Etiquetas: Tecnologia LED UV | Revista de Tecnologia UV+EB | Comprimento de onda do LED UV
Categorias: Adesivos | Química | Corporativo | Tintas | Impressão, Digital | Impressão, Flexo | Impressão, Tela

Quais as faixas de comprimento de onda das radiações UVA UVB e UVC?

Qual das três radiações e a mais energética UVA UVB ou UVC explique?

A radiação UV se divide em três faixas de energia distintas: UVA (3 nm), UVB (290nm a 320 nm) e UVC (2 nm). Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC.

Quais são os dois tipos de radiação UV a UV-B ou UV-C que o corpo humano recebe e não causa danos à saúde?

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

Quais são as vantagens e desvantagens da radiação ultravioleta?

Apesar de não causarem queimaduras, os raios ultravioleta do tipo UVA causam sérios danos nas fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce, pois conseguem atingir as camadas mais profundas da pele. Os do tipo UVB causam queimaduras na pele e vermelhidão.

Qual é a radiação ultravioleta?

  • Radiação ultravioleta. De toda a energia do Sol que chega à superfície da Terra, por volta de 9% corresponde à radiação ultravioleta. Trata-se de um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda de 2 nm e de frequência maior que a luz visível (daí o nome ultravioleta, pois o violeta é a cor de maior frequência que ...

Por que a radiação ultravioleta pode causar danos à saúde?

  • A radiação ultravioleta pode causar sérios danos à saúde, como por exemplo, os raios UVB, responsáveis pelas queimaduras, manchas e sardas na pele após exposição ao sol. Por outro lado, os raios UVA não provocam lesões à vista.

Como se proteger da radiação ultravioleta?

  • Como se proteger: a melhor maneira de se proteger da radiação ultravioleta é usar protetor solar diário com mínimo de fator de proteção 30, usar chapéus para proteger o rosto dos raios ultravioletas e evitar a realização de bronzeamento artificial.

Quais são os tipos de radiação UVA?

  • A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC. Os raios UVA têm um comprimento de onda de 3 nm e são os de maior ...

Qual as respectivas faixas dos comprimentos de ondas UVA UVB é UVC?

A radiação UV contribui com região restrita do espectro da radiação eletromagnética e é subdividida, tradicionalmente, em: UVC (100-290 nm), UVB (290-320 nm) e UVA (320-400 nm).

Qual o comprimento de onda da radiação UVA?

O ozônio estratosférico (altas altitudes) é uma barreira à incidência da radiação UVB. ... Radiação Solar..

Qual é a ordem crescente de energia das radiações UVA UVB é UVC?

A radiação UV se divide em três faixas de energia distintas: UVA (320 nm a 400 nm), UVB (290nm a 320 nm) e UVC (200 nm a 290 nm). Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC.

Qual a diferença de UVA UVB é UVC?

Os raios UVA e UVB juntamente com os Raios UVC são produzidos e emanados pelo sol. Como são invisíveis não conseguimos percebê-los, somente sentir seus efeitos em nosso corpo. Os raios UVC são completamente bloqueados pela camada de ozônio e não chegam até nós.