Quais as consequências do buraco na camada de ozônio para os seres vivos e para o meio ambiente?

Depois de liberados no ar, os CFCs (usados como propelentes em aerossóis, como isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos) levam cerca de oito anos para chegar à estratosfera onde, atingidos pela radiação ultravioleta, se desintegram e liberam cloro. Por sua vez, o cloro reage com o ozônio que, conseqüentemente, é transformado em oxigênio (O2). O problema é que o oxigênio não é capaz de proteger o planeta dos raios ultravioleta. Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio.

  A quebra dos gases CFCs é danosa ao processo natural de formação do ozônio. Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio. O resultado é a formação de uma molécula de oxigênio e de uma molécula de monóxido de cloro. Mais tarde, depois de uma série de reações, um outro átomo de cloro será liberado e voltará a novamente desencadear a destruição do ozônio.

Quais os problemas causados pelos raios ultravioleta?
Apesar de a camada de ozônio absorver a maior parte da radiação ultravioleta, uma pequena porção atinge a superfície da Terra. É essa radiação que acaba provocando o câncer de pele, que mata milhares de pessoas por ano em todo o mundo. A radiação ultravioleta afeta também o sistema imunológico, minando a resistência humana a doenças como herpes.

Os seres humanos não são os únicos atingidos pelos raios ultravioleta. Todos as formas de vida, inclusive plantas, podem ser debilitadas. Acredita-se que níveis mais altos da radiação podem diminuir a produção agrícola, o que reduziria a oferta de alimentos. A vida marinha também está seriamente ameaçada, especialmente o plâncton (plantas e animais microscópicos) que vive na superfície do mar. Esses organismos minúsculos estão na base da cadeia alimentar marinha e absorvem mais da metade das emissões de dióxido de carbono (CO2) do planeta.

O que é exatamente o buraco na camada de ozônio?
Uma série de fatores climáticos faz da estratosfera sobre a Antártida uma região especialmente suscetível à destruição do ozônio. Toda primavera, no Hemisfério Sul, aparece um buraco na camada de ozônio sobre o continente. Os cientistas observaram que o buraco vem crescendo e que seus efeitos têm se tornado mais evidentes. Médicos da região têm relatado uma ocorrência anormal de pessoas com alergias e problemas de pele e visão.

O Hemisfério Norte também é atingido: os Estados Unidos, a maior parte da Europa, o norte da China e o Japão já perderam 6% da proteção de ozônio. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) calcula que cada 1% de perda da camada de ozônio cause 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira, causados por catarata, em todo o mundo.

A liberação de clorofluorcarbono na atmosfera é a principal causa da formação de um buraco na camada de ozônio

A camada de ozônio é uma região da estratosfera que possui uma alta concentração de ozônio O₃. Ela funciona como uma espécie de “escudo” para o planeta Terra, já que absorve cerca de 98% da radiação ultravioleta emitida pelo Sol. Porém, a liberação de clorofluorcarbono na atmosfera, decorrente da grande utilização de produtos contendo esse gás no último século, foi responsável por originar buracos na camada de ozônio.

Com a destruição da camada de ozônio e o consequente aumento da incidência da radiação ultravioleta na superfície terrestre, os danos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados pelos seres vivos, causando diversos prejuízos à saúde de plantas, animais e seres humanos.

Para que serve a camada de ozônio?

A camada de ozônio existente na Terra tem a função de proteger todas as formas de vida contra os malefícios provocados pela incidência desses raios. Ela se forma na atmosfera terrestre, entre 12 e 32 km de altitude aproximadamente (região conhecida como estratosfera), e atua como um escudo, impedindo que a maior parte da radiação ultravioleta alcance a superfície do planeta.

O ozônio é um gás muito instável que possui três moléculas de oxigênio. Isso significa que ele não consegue manter a sua estrutura com esses três elementos por um longo período de tempo. Por isso, o ozônio se liga a outras moléculas, formando outros elementos muito facilmente.

O ozônio encontra-se distribuído em duas camadas da atmosfera terrestre, a troposfera e a estratosfera. Na troposfera, sua concentração é de 10%, enquanto na estratosfera de 90%. O gás encontrado na troposfera origina-se a partir de poluentes lançados na atmosfera e é conhecido como “ozônio mau” em decorrência de seus efeitos negativos quando em contato com plantas, animais e seres humanos.

Apesar de ser muito nocivo em contato direto com os seres vivos, o ozônio presente na estratosfera exerce um papel essencial para a manutenção da vida no planeta Terra. Distribuído em uma camada na estratosfera, esse gás absorve cerca de 98% dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, protegendo o planeta de uma superexposição.

O que destrói a camada de ozônio?

Os seres humanos têm contribuído para a destruição da camada de ozônio desde a Revolução Industrial. A liberação de clorofluorcarbonetos, óxidos nítricos e nitrosos e halogênios na atmosfera impossibilita a renovação de ozônio, permitindo que os raios ultravioleta penetrem com maior intensidade na superfície terrestre. Isso ocorre porque as moléculas de ozônio ligam-se aos átomos dessas substâncias, dando origem a outro elemento, o que provoca a redução da concentração desse gás.

Em 1997, pesquisadores observaram pela primeira vez a existência de um enorme buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. A partir disso, vários estudos concluíram que o nível de ozônio também tem diminuído em outros locais do planeta, principalmente nos Polos Norte e Sul. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a cada 1% de destruição da camada de ozônio, aproximadamente 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira surgem no mundo.

Impactos da destruição do ozônio

A diminuição da concentração de ozônio na estratosfera faz com que uma maior quantidade de raios ultravioleta atinja a superfície terrestre, o que provoca diversos impactos ambientais e aos seres vivos, como:

  • Seres humanos: os raios ultravioleta podem provocar envelhecimento precoce, danos no sistema imunológico e câncer de pele;
  • Plantas: os raios ultravioleta podem afetar o processo de fotossíntese e prejudicar o sistema nutritivo e o crescimento;
  • Animais: os raios ultravioleta podem atrapalhar o desenvolvimento de diversas espécies aquáticas, como peixes, caranguejos e fitoplânctons e causar mutações genéticas que alteram o DNA;
  • Meio ambiente: os raios ultravioleta podem contribuir para a intensificação do aquecimento global.

Situação atual da camada de ozônio

O buraco na camada de ozônio na região da Antártica atingiu seu tamanho máximo anual em cerca de 24,8 milhões de quilômetros quadrados, aproximadamente três vezes a área continental dos Estados Unidos, em 20 de setembro de 2020. As observações retrataram a eliminação quase completa de ozônio em uma coluna de 1,6 quilômetros de altura na estratosfera sobre o Polo Sul.

O ano de 2020 teve o décimo segundo maior buraco na camada de ozônio por área em 40 anos de registros de satélites, com a décima quarta menor quantidade de ozônio em 33 anos de medições instrumentais realizadas em balões. A redução nos níveis de substâncias destruidoras da camada de ozônio controlada pelo Protocolo de Montreal impediu que o buraco fosse tão grande quanto teria sido sob as mesmas condições climáticas anos atrás.

“Desde o pico do ano 2000, os níveis de cloro e bromo da estratosfera antártica caíram cerca de 16% em relação ao nível natural”, disse Paul A. Newman, cientista-chefe de Ciências da Terra no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. “Temos um longo caminho a percorrer, mas essa melhoria fez uma grande diferença este ano. O buraco teria sido cerca de um 1,7 milhões de quilômetros quadrados maior se ainda houvesse tanto cloro na estratosfera quanto havia em 2000”, conclui.

https://www.youtube.com/watch?v=PIlg6RdmGHA

Como se proteger

A incidência da radiação ultravioleta está cada vez mais agressiva. Assim, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol ou à lâmpadas que emitem esse tipo de radiação.

Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja, pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico de tumores cutâneos, queimaduras solares e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as seguintes medidas de proteção sejam adotadas:

  • Use óculos escuros;
  • Use chapéus, camisetas e protetores solares;
  • Evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10h e 16h;
  • Use filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer e diversão;
  • Observe regularmente a própria pele à procura de pintas ou manchas suspeitas;
  • Consulte um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para realizar exames completos;
  • Mantenha bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses;
  • Na praia ou na piscina, use barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

Quais as consequências do buraco na camada de ozônio para o planeta e o ser humano?

Com a existência de buracos na camada de ozônio, existe uma maior incidência da radiação UV-B atingindo a Terra. Os raios UV-B podem penetrar na pele e danificar o DNA das células. Assim, os casos de câncer de pele devem aumentar.

Quais são os problemas causados pelo buraco na camada de ozônio aos seres vivos?

Consequências da destruição da camada de ozônio.
Riscos e danos à visão..
Envelhecimento precoce..
Aumento dos casos de câncer de pele..
Degeneração de células da pele..
Enfraquecimento do sistema imunológico..