Porque sentimos frio ao sair do mar ou da piscina mesmo em dias quentes?

Por Luiz Antonio Figueiredo

Hoje O Engenheiro Disse vai começar este assunto com uma pergunta. Você sabia que não é a geladeira que esfria os alimentos e sim, os alimentos que aquecem a geladeira? Esta afirmação parece estranha, mas é assim mesmo que acontece. 

Vamos explicar:
Antes de tudo vamos entender o que é energia interna contida em um corpo. Todo corpo possui energia interna concentrada a qual depende 
de vários fatores os quais não são relevantes neste momento. Quando a energia interna de um corpo aumenta é porque a sua temperatura aumentou e quando a sua energia interna diminui é porque a sua temperatura também diminuiu. Todo corpo possui certo potencial térmico o qual é chamado de temperatura do corpo. Sua medição se realiza através de um instrumento bem conhecido chamado termômetro. Os termômetros se apresentam em diversos tipos e formas, mas todos tem uma única finalidade – medir o potencial térmico de um corpo, objeto, máquina, peça, etc.

Na natureza, quando dois corpos de potenciais térmicos diferentes entre si são colocados em contato, o corpo que apresenta maior temperatura, cede calor para aquele de menor temperatura. O calor é uma forma de energia que só aparece quando dois corpos são colocados em contato térmico entre si e este contato, não necessita ser necessariamente mecânico, ou seja, de forma física. Na física é proibido falar em “calor contido em um corpo” por ser o calor uma forma de energia transitória.

Bom, pra resumir, quando dois corpos estão em contato térmico, o de maior temperatura cede calor para o de menor. O inverso é uma inverdade física que contraria as leis físicas.

Voltando a falar da geladeira eu pergunto: Dentro da geladeira quem está mais quente, os alimentos ou o seu ambiente? São os alimentos não é verdade? Portanto, são os alimentos que cedem calor ao interior da geladeira o qual está mais frio e ao fazê-lo, eles se auto resfriam. Este calor cedido ao ambiente é também transferido ao gás do sistema de refrigeração da geladeira, mas este assunto é para uma outra ocasião.

Isto também acontece com o nosso corpo cuja temperatura está aproximadamente a 37º C. Quanto mais baixa for a temperatura do ar, maior será a diferença de temperaturas entre o corpo e o meio externo e a tendência é perdermos temperatura mais rapidamente. Neste momento, o nosso corpo reage de uma forma interessante. Para poder preservar a temperatura interna, ele fecha os poros da pele de tal maneira fazendo com que a gente a sinta toda arrepiada. Isto acontece para que não haja perda de calor e consequentemente baixe a sua temperatura. Mas se enclausurarmos o corpo com a utilização de agasalhos, calças, botas, toucas e luvas, faremos com que aja um isolamento térmico do corpo, impedindo assim a transferência de calor do corpo para o ar e assim, a temperatura do ar entre o corpo e as roupas permanecerá mais constante e diminuirá a transferência de calor. O mesmo raciocínio é aplicado à nossa cama quando vamos dormir. O cobertor na verdade é também um isolante térmico que mantém aquecido o ar contido no espaço entre o corpo e o cobertor. Quanto mais cobertor, mais isolamento e logo, menos perda de temperatura.

Ao contrário no verão, quando a temperatura externa começa a aumentar tendendo a se aproximar de 37º C, nosso corpo abre os poros da pele para se defender da entrada de calor e começa a jogar água para fora a fim de se auto resfriar tendendo a baixar sua temperatura e por isso suamos no calor. No calor temos que beber muito líquido para poder repor esta perda demasiada de água, pois senão poderemos sofrer a famigerada desidratação.

Mas o que é a tão falada Sensação Térmica?
Sensação térmica é a temperatura exata a qual estamos sentindo no corpo, mesmo que a temperatura externa seja diferente. Segundo informações do site Mundo Estranho, o cálculo da sensação térmica, que é a temperatura que realmente sentimos em uma determinada situação, deve levar em conta dois fatores: velocidade do vento e umidade relativa do ar. A tabela disponibilizada no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calcula que a sensação térmica diminui aproximadamente 1ºC a cada vez que os ventos chegam a 7 km/h – quanto maior a velocidade do vento, maior o calor retirado da superfície da pele, e, portanto, maior a sensação de frio.

Por exemplo, em um local com temperatura ambiente de 10ºC e ventos de 7 km/h, a sensação térmica é de 9 ºC. Para ter uma idéia, um vento de 7 km/h está longe de ser um furacão, que tem ventos de no mínimo 118 km/h de velocidade. O problema é que as fórmulas usadas pelos institutos de meteorologia no Brasil consideram apenas a velocidade do vento, e não levam em conta a umidade do ar. “Numa temperatura qualquer, com ar seco, sentimos um certo frio. Se ocorrer a mesma temperatura com chuva, a tendência é a sensação térmica ser menor ainda. Podemos dizer que a sensação térmica com o ar seco é menor que a sentida no ar úmido.

É por isso que sentimos frio ao sairmos de uma piscina quando estamos com o corpo molhado. O corpo cede calor para as gotas de água no corpo e aí temos uma certa sensação de frio. Se houver vento, este ao passar sobre a umidade da pele recebe calor rapidamente das gotas de água, aumentando ainda mais a retirada de calor do corpo, e neste momento temos uma sensação mais rígida ainda de frio. Veja que é comum você se arrepiar na piscina ao sair da água, caso esteja ventando. Perceba que quando o corpo seca, ameniza a sensação de frio, por isso, se houver uma toalha por perto, eliminaremos esta sensação desagradável que é sentir frio.

Bom pessoal, hoje O Engenheiro Disse como o nosso corpo reage nas diversas situações térmicas, tanto no inverno como no verão. Depois desta conversa toda estou pensando, no próximo fim de semana, tomar uma cerva bem gelada na beira de uma piscina. Tin tin e até a próxima semana pessoal.

Porque sentimos frio ao sair do mar ou da piscina mesmo em dias quentes?

Luiz Antonio Figueiredo

é engenheiro e fundador da empresa ‘O Engenheiro Disse’ com mais de trinta anos de experiência em instalações eletromecânica.

Porque sentimos frio ao sairmos do mar e da piscina mesmo em dias quentes?

Sabemos que a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que sentimos frio quando estamos molhados. Tal fato ocorre porque a fina camada de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso temos a sensação de frio.

Por que sentimos frio ao sair de uma piscina?

Podemos dizer que a sensação térmica com o ar seco é menor que a sentida no ar úmido. É por isso que sentimos frio ao sairmos de uma piscina quando estamos com o corpo molhado. O corpo cede calor para as gotas de água no corpo e aí temos uma certa sensação de frio.

Quando saímos molhados de uma piscina é comum sentirmos frio utilizando conceitos científicos análise criticamente a afirmativa?

Resposta verificada por especialistas O processo de evaporação é endotérmico, ou seja, precisa "roubar" calor para acontecer. Esse sequestro de calor é captado pelos receptores da pele que envia impulsos nervosos para o cérebro, que interpreta e responde com a sensação de frio.

Quando saímos do banho ou da piscina com o corpo ainda molhado?

Quando saimos do banho ou da piscina com o corpo ainda molhado ,temos a sensação de frio mesmo em dias de temperaturas mais elevadas. essa sensação de frio pode ser explicada pelo processo endotermico da evaporação da água em contato com o sono corpo. danielcintradeolivei está aguardando sua ajuda.