Porque a navegação e a geração de energia são prejudicadas pelo ar?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Alternativa renovável, energia verde pode ser usada para a produção de calor, biocombustíveis e energia elétrica

Se preferir, vá direto ao ponto

Energia verde é um modelo de geração de energia a partir de fontes renováveis, como vento, água e biomassa. Ela se mostra uma alternativa à produção de energia não-renovável, que gera impactos ambientais, como a poluição atmosférica. Existem vários tipos de energia verde, cada uma delas funciona de uma forma específica. Confira:

Energia verde e sustentabilidade

A energia verde, ou energia renovável, é uma forma de produção de energia a partir de fontes renováveis. Seu uso substitui fontes de energia não-renováveis, que geram maiores impactos ambientais.

De acordo com um estudo, a energia verde contribui para a segurança energética; o desenvolvimento de tecnologias limpas; a redução de poluentes atmosféricos; a redução da contaminação do solo e de corpos hídricos; a diminuição do desmatamento; e a diminuição de mortes e doenças por conta de energias contaminantes.

Além disso, as fontes de energias renováveis podem contribuir para a redução de conflitos externos entre países relacionados ao acesso às fontes de energia, como o petróleo. Isso porque o petróleo é um material finito no planeta, porém de grande interesse econômico.

Dessa forma, países do mundo todo entram em conflito para conquistar esse recurso energético não-renovável. Por isso, a energia verde se mostra uma alternativa não só para as questões ambientais, como também políticas e econômicas.

A energia verde pode contribuir para o desenvolvimento sustentável. Ela permite o suprimento de energia demandado globalmente, sem esgotar os recursos ambientais. Ademais, ela provoca menores impactos ambientais, além de contemplar diversos tipos de geração de energia.

Outra vantagem da energia verde é a possibilidade de descentralização do sistema de energia. Dessa forma, é possível implementar sistemas flexíveis de energia que atendam as necessidades de vários setores da sociedade, até mesmo para populações isoladas da área urbana.

Porque a navegação e a geração de energia são prejudicadas pelo ar?
Energia eólica. Imagem de distelAPPArath em Pixabay

A energia eólica consiste na geração de energia elétrica a partir da movimentação do vento. Essa movimentação ocorre a partir da elevação da temperatura da massa de ar, alterando a sua pressão e promovendo a rotação das turbinas eólicas. A partir dessa movimentação, a energia elétrica é produzida.

As principais vantagens da energia eólica são:

  • Baixo custo de produção;
  • Não emite gases do efeito estufa;
  • Não gera resíduos.

Porque a navegação e a geração de energia são prejudicadas pelo ar?
Usina hidrelétrica. Imagem de Hans em Pixabay

A energia hídrica ou hidrelétrica é aquela gerada a partir da força exercida por um fluxo de água. Esse fluxo movimenta as turbinas do sistema hidrelétrico e o transforma em energia elétrica. Esse tipo de geração de energia depende da queda d’água para que o sistema funcione, por isso geralmente está localizada em corpos hídricos com grande movimentação de água.

As vantagens da energia hidrelétrica são:

  • Baixo custo;
  • Não gera resíduos sólidos.

Desvantagens

Esse modelo é bastante utilizado no Brasil. Apesar de ser uma energia limpa e renovável, é o tipo de energia verde que mais gera impactos socioambientais. Primeiramente, ocorrem inundações na área em que a usina hidrelétrica é instalada, afetando a fauna local. 

Além disso, o curso d’água é afetado, prejudicando a dinâmica dos seres vivos que habitam nele. Assim, as comunidades tradicionais que vivem no entorno da usina são prejudicadas, pois não conseguem usufruir dos recursos naturais fornecidos pelo curso d’água como antes.

Por fim, ao contrário do que se pensa, as usinas hidrelétricas emitem gases do efeito estufa, como o metano e o dióxido de carbono. Isso porque as turbinas pelo qual a água passa liberam gás metano, que fica dissolvido na água. Outra fonte de emissão de gases é a decomposição da vegetação presente no fundo dos reservatórios. 

Porque a navegação e a geração de energia são prejudicadas pelo ar?
Energia solar. Imagem de andreas160578 em Pixabay

A energia solar é aquela gerada a partir do Sol, que pode ser convertida em energia elétrica ou térmica, de acordo com o interesse de uso. No caso da energia térmica, ela pode ser utilizada para o aquecimento da água ou de ambientes. 

A energia solar pode ser feita a partir de um sistema termoelétrico, de conversão da radiação em energia térmica, ou fotovoltaico, que converte a energia solar em elétrica diretamente.

As vantagens da energia solar são:

  • Não emite gases do efeito estufa;
  • Não produz resíduos;
  • É um modelo de produção de energia seguro;

Desvantagens

Entretanto, para a implementação do sistema de energia solar, é necessário uma área extensa, o que promove o desmatamento da vegetação nativa. Além disso, esse sistema é de alto custo e usa uma grande quantidade de água. 

Um estudo sugere que a energia solar pode prejudicar o abrigo de animais que vivem em tocas, devido à a necessidade de manutenção das instalações.  

Porque a navegação e a geração de energia são prejudicadas pelo ar?
Matéria orgânica. Imagem editada e redimensionada de allispossible.org.uk em Flickr, sob a licença CC BY 2.0

A bioenergia consiste na energia produzida a partir do uso de biomassa, ou seja, matéria orgânica. Ela pode ser utilizada para a produção de vários tipos de energia, como biocombustíveis, biocarvão e biogás, de acordo com o sistema de produção.

Algumas das vantagens envolvendo a bioenergia são:

  • Redução de resíduos orgânicos nos aterros;
  • Diminuição da emissão de gases do efeito estufa;
  • Menor toxicidade para o solo e a água.

Desvantagens

Apesar da redução na emissão de gases na atmosfera, eles ainda são emitidos e contribuem para a poluição e redução da qualidade do ar. Essa emissão ocorre, sobretudo, na queima do biogás, biocombustível e biocarvão.

Além disso, a bioenergia pode incentivar o desmatamento, uma vez que a vegetação das florestas pode ser utilizada como biomassa.

bioenergia

Bioenergia: o que é, benefícios e desvantagens

Programas ambientais voluntários

Os Programas Ambientais Voluntários (PAVs), consistem em um conjunto de iniciativas de melhorias ambientais adotadas em uma região ou um setor produtivo. Esses programas, que são ações voluntárias, estimulam o governo local a adotar medidas sustentáveis, através da definição de metas e objetivos.

Os resultados desses programas são pouco avaliados, devido algumas dificuldades, como a coleta de dados necessários. Entretanto, uma pesquisa demonstrou que os programas ambientais voluntários são eficazes no incentivo de sistemas de energia verde, como painéis de energia solar.

Eles proporcionam assistência aos governos para a adoção de medidas de implementação dos sistemas na região. Além disso, oferecem um reconhecimento nacional de sustentabilidade, favorável para a imagem do governo.

Porque a navegação e a geração de energia são prejudicadas pelo ar?

Resposta verificada por especialistas Já a geração de energia elétrica é afetada porque esses sedimentos podem ser carregados até os reservatórios, diminuindo a capacidade de armazenamento de água, e, em alguns casos, os sedimentos podem chegar até as turbinas na usina, atrapalhando seu funcionamento.

Quais são as consequências do assoreamento dos rios?

Além da dificuldade de navegação, o assoreamento pode causar outros danos sociais e ambientais. Devido aos sedimentos acumulados no fundo do leito, a água vai procurar atalhos para seguir seu caminho. Muitas vezes esses desvios acabam chegando em áreas com ruas e casas, o que ocasiona as enchentes urbanas.

Como o assoreamento e a erosão pode prejudicar o fornecimento de água?

No campo, o assoreamento dos rios pode limitar o fornecimento de água para as atividades de agricultura e pecuária; Dificulta ou impede a navegação. Quando os sedimentos acumulam-se nos leitos dos rios, eles ficam mais rasos, o que dificulta a circulação de embarcações.

Como solucionar o problema do assoreamento?

Para evitar o assoreamento dos rios é preciso investir em ações de preventivas. Assim sendo, é necessário que processos de erosões, que acontecem próximo a locais de drenagem, sejam reduzidos. Outra medida que pode reduzir o assoreamento dos rios é instalar barreiras que impeçam que os detritos fiquem acumulados.