Porque a industrialização modificou profundamente o espaço geográfico

O espaço geográfico está em constante transformação, e esse fato é consequência das relações sociais nele estabelecidas. … Em seguida, explique que a atividade industrial promove grandes alterações no espaço geográfico: desmatamento, poluição atmosférica, poluição hídrica, etc.

Quais são os principais impactos da atividade industrial no espaço geográfico?

Um dos principais agentes de produção e transformação do espaço geográfico na sociedade atual, sem dúvidas, é a atividade industrial, pois ela provoca efeitos sobre os movimentos populacionais e o crescimento das cidades; interfere nos tipos de produção no meio urbano e também no meio rural, entre outros.

Quais foram as principais mudanças no espaço geográfico?

São vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água. As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.

Quais as principais transformações que o espaço sofreu com a Revolução Industrial?

O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo. As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

Por que a industrialização modificou profundamente o espaço geográfico?

A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas.

Quais são as consequências da industrialização?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e …

Que mudanças ocorreram no espaço geográfico brasileiro?

O espaço geográfico brasileiro passou por intensas transformações a partir do século XVI, que representa o início da colonização. Esse processo deu origem a um sistema econômico baseado no extrativismo vegetal, nas grandes propriedades agrícolas e na exportação.

Quais são as principais modificações ocorridas no espaço geográfico brasileiro a partir dos anos 1930?

A industrialização produz, no campo, o desemprego, devido à chegada das máquinas. E, ao mesmo tempo, produz novos empregos na cidade. O resultado disso foi o intenso processo de Êxodo Rural, isto é, saída das pessoas do campo para a cidade. Esse processo, por si só, já altera drasticamente o espaço geográfico.

Quais as principais consequências da Revolução Industrial?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e …

Quais as principais transformações ocorridas no meio urbano e rural com a Revolução Industrial?

Portanto, a industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos …

Quais os motivos que podem alterar a instalação de industrias em determinado território explique De acordo com texto?

São diversos os tipos de fatores que podem influenciar a escolha de uma localidade para instalação de uma indústria, uma vez que eles podem influenciar na possibilidade de obtenção de materiais, mão-de-obra, transporte e custo das operações.

Qual é a causa da desconcentração industrial?

A guerra fiscal entre as várias unidades da Federação, os salários mais baixos nas regiões menos desenvolvidas, a proximidade de fontes de matérias-primas, o nível da infraestrutura local e o desenvolvimento do Mercosul têm provocado o deslocamento da indústria em direção a diferentes regiões.

Quais os principais problemas da industrialização brasileira?

Veja quais são, na avaliação dos empresários, os principais problemas da indústria:

  1. Elevada carga tributária. …
  2. Demanda interna insuficiente. …
  3. Inadimplência dos clientes. …
  4. Falta de capital de giro. …
  5. Taxa de juros elevadas.

21 de nov. de 2017

Quais são as consequências negativas da Revolução Industrial?

Outras consequências não tão positivas surgiram, como o aumento da poluição do ar, devido a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas, o aumento das doenças e acidentes de trabalhos por função das péssimas condições de trabalho e ainda, o uso da mão de obra infantil.

Por que a industrialização modificou o espaço geográfico?

A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas.

Como a industrialização modificou o espaço geográfico no Brasil?

Portanto, a industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos ...

Quais as mudanças que a atividade industrial provoca no espaço geográfico?

Resposta. Em seguida, explique que a atividade industrial promove grandes alterações no espaço geográfico: desmatamento, poluição atmosférica, poluição hídrica, etc.

Quais transformações A industrialização trouxe para a organização do espaço?

b) Entre as transformações geradas pela industrialização no contexto da organização espacial brasileira, podem-se citar: a intensificação do processo de urbanização e a solidificação do centro-sul como a principal área geoeconômica do país, por nela se concentrarem os principais polos de desenvolvimento industrial, ...