Por que tão importante tomarmos antibióticos apenas com autorização médica?

Os antibióticos estão agrupados em classes, dependendo de sua estrutura química. Entretanto, os antibióticos incluídos em cada classe frequentemente afetam o organismo de maneira diferente e podem ser eficazes contra bactérias diferentes.

As classes de antibióticos incluem:

Carbapenéns, cefalosporinas, monobactans e penicilinas compõem as subclasses de antibióticos betalactâmicos, uma classe de antibióticos caracterizada por uma estrutura química denominada anel betalactâmico.

Outros antibióticos que não se enquadram nas classes listadas acima incluem cloranfenicol Cloranfenicol O antibiótico cloranfenicol é usado principalmente para tratar infecções sérias devido a algumas bactérias que são resistentes a outros antibióticos, mas que ainda são suscetíveis ao cloranfenicol... leia mais , clindamicina Clindamicina A clindamicina pertence a uma classe de antibióticos chamados lincosamidas. A clindamicina é usada para tratar infecções bacterianas sérias, incluindo algumas infecções que são resistentes a... leia mais , daptomicina Daptomicina O antibiótico daptomicina é usado para tratar muitas infecções bacterianas sérias, como as causadas por bactérias Gram-positivas, incluindo bactérias resistentes a muitos outros antibióticos... leia mais , fosfomicina Fosfomicina A fosfomicina é um antibiótico que possui uma estrutura química única. Ela é usada principalmente para tratar infecções da bexiga causadas por Escherichia coli (E. coli) ou Enterococcus... leia mais , lefamulina Lefamulina Lefamulina é um antibiótico que age interferindo na produção, pelas bactérias, das proteínas que elas precisam para crescer e se multiplicar. A lefamulina é usada para tratar pneumonia adquirida... leia mais , metronidazol Metronidazol e tinidazol O metronidazol é um antibiótico usado para tratar infecções pélvicas, abdominais, de tecido mole, gengivais e dentárias, além de abscessos pulmonares ou cerebrais. Ele também é o fármaco preferencial... leia mais , mupirocina Mupirocina A mupirocina é um antibiótico usado para tratar impetigo e algumas outras infecções bacterianas da pele e para eliminar estafilococos do nariz. A mupirocina age interferindo na produção, pelas... leia mais , nitrofurantoína Nitrofurantoína A nitrofurantoína é um antibiótico usado apenas para prevenir ou tratar infecções da bexiga não complicadas. A forma como a nitrofurantoína age não é completamente compreendida, mas ela interrompe... leia mais e tigeciclina Tigeciclina A tigeciclina é o único antibiótico de uma classe de antibióticos denominados glicilciclinas, que estão relacionados às tetraciclinas. A tigeciclina age impedindo que as bactérias produzam as... leia mais .

Cada antibiótico é eficaz apenas contra determinadas bactérias. Ao escolher um antibiótico para tratar uma pessoa com infecção, os médicos estimam qual bactéria é a causa provável. Por exemplo, algumas infecções são causadas somente por determinados tipos de bactéria. Às vezes, um antibiótico é previsivelmente eficaz contra todas as bactérias que têm mais probabilidade de causar uma infecção e, portanto, outros exames podem não ser necessários.

Se as infecções puderem ser causadas por muitos tipos diferentes de bactéria ou por bactérias que não sejam previsivelmente suscetíveis a antibióticos, pede-se a um laboratório que identifique a bactéria que está causando a infecção Diagnóstico de doença infecciosa As doenças infecciosas são causadas por micro-organismos, tais como bactérias, vírus, fungos e parasitas. Os médicos suspeitam de uma infecção com base nos sintomas, nos resultados de exames... leia mais a partir de amostras de sangue, urina ou tecido coletado da pessoa (Diagnóstico de doença infecciosa Diagnóstico de doença infecciosa As doenças infecciosas são causadas por micro-organismos, tais como bactérias, vírus, fungos e parasitas. Os médicos suspeitam de uma infecção com base nos sintomas, nos resultados de exames... leia mais ). As bactérias que causam a infecção são então testadas para conhecer a suscetibilidade a uma variedade de antibióticos. Os resultados desses testes demoram geralmente um ou dois dias e, assim, não ajudam na escolha inicial do antibiótico. Nesses casos, os médicos normalmente iniciam o tratamento com um antibiótico que seja eficaz contra as bactérias que muito provavelmente estão causando a infecção. Após chegarem os resultados, se necessário, os médicos trocam o antibiótico.

Os antibióticos que são eficazes em laboratório não o são necessariamente no organismo de uma pessoa infectada. A eficácia do tratamento depende dos seguintes fatores:

Esses fatores podem variar de pessoa a pessoa, dependendo de outros medicamentos sendo tomados, outros distúrbios presentes e a idade da pessoa.

Ao selecionar um antibiótico, os médicos também consideram:

  • A natureza e a seriedade da infecção

  • O estado do sistema imunológico da pessoa (até que ponto ele pode ajudar o medicamento a combater a infecção)

  • Os eventuais efeitos colaterais do medicamento

  • A possibilidade de alergias ou outras reações sérias ao medicamento

  • O custo do medicamento

Os médicos também consideram a dificuldade que as pessoas podem ter em tomar os antibióticos por todo o período prescrito e terminar o ciclo completo do tratamento. Por exemplo, as pessoas acham mais difícil concluir o tratamento se o medicamento tiver que ser tomado muitas vezes ou somente em momentos específicos (por exemplo, antes, durante ou após as refeições).

Podem ser necessárias combinações de antibióticos para tratar:

  • Infecções graves, particularmente durante os primeiros dias quando a suscetibilidade da bactéria ao antibiótico não é conhecida

  • Certas infecções causadas por bactéria que desenvolve rapidamente resistência a um único antibiótico

  • Infecções causadas por mais de um tipo de bactéria se cada tipo for suscetível a um antibiótico diferente

As bactérias, como todos os microrganismos vivos, sofrem alterações ao longo do tempo em resposta às mudanças ambientais. Devido ao consumo generalizado e abusivo de antibióticos, as bactérias estão constantemente expostas a esses medicamentos. Apesar de muitas bactérias morrerem quando expostas aos antibióticos, algumas desenvolvem resistência Resistência a antibióticos As bactérias são organismos microscópicos unicelulares. Elas estão entre as formas de vida mais primitivas da terra. Há milhares de tipos diferentes de bactérias, e elas vivem em todos os ambientes... leia mais aos efeitos farmacológicos. Por exemplo, há 50 anos, o Staphylococcus aureus (uma causa frequente de infecções da pele) era muito sensível à penicilina. Com o passar do tempo, cepas desta bactéria desenvolveram uma enzima capaz de inativar a penicilina, tornando este medicamento ineficaz. Os investigadores responderam desenvolvendo uma forma de penicilina que a enzima não conseguia inativar; no entanto, após poucos anos, as bactérias se adaptaram e se tornaram resistentes a esta penicilina modificada. Outras bactérias também desenvolveram resistência aos antibióticos.

A pesquisa médica continua a desenvolver medicamentos para combater bactérias. Mas as pessoas podem ajudar a impedir que as bactérias desenvolvam resistência se

  • Tomarem antibióticos somente quando necessário, ou seja, elas devem tomar antibióticos somente para infecções causadas por bactérias, não para aquelas causadas por vírus, tais como resfriados ou gripe)

  • Não pedirem aos médicos que receitem antibióticos para infecções virais, como um resfriado comum ou gripe

Para infecções de menor gravidade, muitas vezes os antibióticos podem ser tomados por via oral desde o início.

O médico, o enfermeiro ou o farmacêutico pode explicar como se deve tomar o antibiótico prescrito e que efeitos colaterais ele pode causar. Alguns antibióticos devem ser tomados de estômago vazio. Outros devem ser administrados com alimentos. O metronidazol Metronidazol e tinidazol O metronidazol é um antibiótico usado para tratar infecções pélvicas, abdominais, de tecido mole, gengivais e dentárias, além de abscessos pulmonares ou cerebrais. Ele também é o fármaco preferencial... leia mais , um antibiótico comum, causa uma reação desagradável se for tomado com álcool. Alguns antibióticos também podem ter interações com outros medicamentos que a pessoa estiver utilizando, possivelmente diminuindo a eficácia ou aumentando os efeitos colaterais do antibiótico ou dos outros medicamentos. Alguns antibióticos provocam sensibilidade da pele à luz solar Fotossensibilidade química A fotossensibilidade, por vezes conhecida como uma alergia ao sol, constitui uma reação do sistema imunológico desencadeada pelos efeitos da luz solar. A luz do sol pode provocar reações do... leia mais

Por que tão importante tomarmos antibióticos apenas com autorização médica?
.

Às vezes os antibióticos são utilizados para prevenir infecções (o que é chamado profilaxia). Por exemplo, os antibióticos profiláticos podem ser administrados a

  • Pessoas que tenham sido expostas a alguém com meningite para prevenir o desenvolvimento da meningite

  • Algumas pessoas com válvulas cardíacas anômalas ou artificiais antes de procedimentos dentários e cirúrgicos para impedir que bactérias infectem as válvulas danificadas ou artificiais (tais procedimentos podem permitir que bactérias entrem no organismo).

  • Pessoas que se submetem a cirurgias que têm alto risco de introduzir uma infecção (como uma cirurgia ortopédica ou intestinal de grande porte)

A maioria dos antibióticos passa para o leite materno em quantidades suficientes para afetar o bebê lactente e, por vezes, não podem ser usados em mulheres que estão amamentando. Às vezes, é necessário decidir entre parar de amamentar ou não usar o medicamento.

Quando os antibióticos têm de ser administrados por um longo período, os pequenos cateteres IV que são introduzidos em uma veia pequena do braço ou da mão (como os que se utilizam na maioria dos processos hospitalares rotineiros) podem não ser desejáveis. Esses cateteres duram somente até 3 dias. Em seu lugar, é usado um cateter IV de tipo especial. Ele pode ser inserido em um dos seguintes locais:

  • Diretamente em uma veia central grande, geralmente no pescoço ou no tórax (chamado cateter central)

  • Em uma veia pequena no braço e deslizado até uma veia central grande (o que se denomina cateter central inserido perifericamente, ou PICC [peripherally inserted central catheter])

Alguns dispositivos para a administração de antibióticos IV são de tal forma simples que as pessoas e seus familiares podem aprender por si mesmos a usá-los. Em outros casos, uma enfermeira visitante pode vir à residência para administrar cada dose. Em qualquer situação, as pessoas são cuidadosamente supervisionadas para se ter certeza de que o antibiótico está sendo dado corretamente e para observar possíveis complicações e efeitos colaterais.

Se for usado um cateter IV para administração dos antibióticos em casa, corre-se um risco mais alto de contrair uma infecção no local onde o cateter é inserido e na corrente sanguínea. Os sintomas a seguir podem indicar uma infecção relacionada ao cateter:

  • Dor, vermelhidão e pus no local de inserção do cateter

  • Calafrios e febre (mesmo sem problemas no local da inserção)

Os efeitos colaterais comuns de antibióticos incluem

  • Desconforto estomacal

Alguns efeitos colaterais são mais graves e, dependendo do antibiótico, podem alterar o funcionamento dos rins, do fígado, da medula óssea e de outros órgãos. Às vezes, são realizados exames de sangue para determinar se esses órgãos foram afetados.

Por que é tão importante tomarmos antibióticos apenas com autorização médica?

Como falamos acima, os antibióticos são capazes de tratar infecções causadas exclusivamente por bactérias. Ou seja, eles não conseguem combater vírus e fungos. Sendo assim, é necessária uma consulta ao médico, pois só ele será capaz de analisar se o uso do antibiótico é a melhor opção de tratamento.

Por que não podemos fazer uso de antibióticos sem receita médica?

Além disso, quando este medicamento é administrado sem respeitar a prescrição, pode causar gastrite, danos ao fígado e aos rins, infecção sanguínea e reações alérgicas (choque anafilático), dentre outros problemas.

Por que devemos Tomar Somente remédios receitados por médicos?

Médicos alertam para os efeitos no corpo da automedicação, principalmente para quem costuma tomar muitas vitaminas, antibióticos e antiinflamatórios sem acompanhamento médico. Ao invés de melhorar, o medicamento pode até camuflar ou agravar uma doença.

Porque o uso de antibióticos é controlado?

Estas bactérias podem então transmitir a sua imunidade aos seus descendentes, e, eventualmente, toda a população de bactérias será ou resistentes ou imunes aos antibióticos que antes eram eficazes contra ele. Por esse motivo, hoje em dia os antibióticos são vendidos controladamente no Brasil e em muito países do mundo.