Por quê soro fisiológico resseca as fezes

Uma dúvida comum é sobre a melhor forma de fazer a higiene da região anal.

A higiene anal efetiva é muito importante para evitar desconfortos nesta região, pois resíduos de fezes no ânus podem provocar irritações da pele, desconforto, coceira, dor e mau cheiro.

1. Fatores Que Dificultam a Higiene Anal

O excesso de tecido na margem anal, como os plicomas e hemorroidas externas, pode dificultar a adequada higiene anal. Assim como a incontinência anal (dificuldade de reter gases e fezes) e fezes amolecidas, que favorecem que resquícios de fezes fiquem no canal anal e sujem a margem anal causando irritação local.

A fissura anal e a crise hemorroidária podem prejudicar a limpeza da região do ânus pela dor local, que piora ao contato de água ou papel/lenço umedecido.

Por outro lado, o excesso de higiene deve ser evitado, pois também pode prejudicar a pele do ânus.

2. Uso do Papel Higiênico na Higiene Anal. Sim ou Não?

Pode-se utilizar um papel higiênico macio para retirar o excesso de fezes que pode ter permanecido na margem anal após a evacuação e em seguida proceder a lavagem da região anal.

Fezes normais e ressecadas quase não deixam resíduos. Já fezes amolecidas e líquidas costumam permanecer no canal anal mantendo o ânus sujo e provocando incômodo local. Nesta situação o ideal é fazer a higiene anal com água, que remove os resíduos sem machucar a região anal.

Sempre que utilizar o papel higiênico, principalmente as mulheres, devem passá-lo da frente para trás para evitar contato de fezes com a região genital, pois este contato pode favorecer infecções urinárias e genitais.

Passar o papel higiênico várias vezes ou com muita pressão pode ferir a região do ânus e causar pequenas feridas locais.

3. Sabonete na Higiene Anal

A pele da região anal é muito sensível, por isso, rotineiramente a higiene anal deve ser feita com água.

Na presença de irritações locais, fissura anal e hemorroidas podem ser usados sabonetes específicos para a região anal ou sabonetes neutros, como glicerina ou infantis, ou então sabonetes íntimos femininos. Sempre utilizados com cautela sem exagerar na higiene.

4. Sabonetes Antissépticos

O uso de sabonetes antissépticos deve ser evitado porque este tipo de sabonete, com o uso continuado, altera a população bacteriana local habitual favorecendo, desta forma, infecções da pele da margem anal por fungos, por exemplo.

5. E Se Não Posso Lavar, Como Faço a Higiene Após a Evacuação?

Na impossibilidade de realizar a higiene anal com água, como ocorre em muitos banheiros públicos, a alternativa prática e adequada é a utilização de lenços umedecidos neutros como os utilizados para fazer a limpeza de bebês ou específicos para a higiene íntima.

Você pode molhar na água estes lenços para auxiliar na limpeza. Esses produtos são efetivos na higiene e não agridem a pele da região anal.

Como alternativa, pode-se usar o papel higiênico molhado porque desta forma tende a irritar menos a pele do que seu uso seco. Tomando o cuidado para não deixar a região úmida.

6. Produtos Com Álcool São Adequados Para a Região Anal?

A resposta é não.

Produtos com perfumes e a base de álcool são desaconselhados para uso na região anal. Pois, além de causarem ardência local, podem irritar a pele causando mais desconforto local.

7. Posso Usar Talco na Região Anal?

O talco é utilizado em locais que podem ficar úmidos e produzirem odores.

Pessoas que suam muito na região anal, podem ficar com esta região úmida e favorecer infecções. Nestes casos, podem se beneficiar do uso de um talco sem perfume para manter a pele da região anal seca e prevenir irritações.

Estudo recentes identificaram a relação entre uso excessivo de talco e câncer de ovário, no entanto seu uso durante um período curto de tempo pode ser seguro.

Muito importante: lavar as mãos!

Sempre depois de utilizar o vaso sanitário, seja após urinar ou após evacuar, lembre-se de lavar as mãos com água e sabão.

O simples ato de lavar as mãos é o meio mais efetivo para evitar propagação de infecções.

Em caso de dúvidas ou qualquer alteração relacionada à região anal consulte um coloproctologista.

Não, a ducha higiênica não traz risco se usada na parte externa do ânus, mesmo se for diariamente. Alguns médicos, inclusive, não recomendam o uso de papel higiênico para se limpar depois de fazer cocô. Isso porque a pessoa pode acabar passando a folha várias vezes ou com força na região, o que pode machucar a pele. Havendo resíduos de fezes no local, abre-se espaço para infecção. Usar o chuveirinho seria mais higiênico e seguro nessa situação.

Por outro lado, quem faz uso da ducha higiênica para realizar lavagem retal, seja por conta de uma constipação intestinal, seja para a limpeza do ânus antes da relação sexual, precisa ficar atento. Introduzir a ducha no canal anal para limpar o reto pode, sim, causar diversos problemas, como lesão na mucosa retal, sangramento, infecção, hemorroidas, alterações da flora bacteriana e piora no quadro de prisão de ventre. Além disso, quando a lavagem é realizada diariamente pode deixar o intestino "preguiçoso", pois o organismo se acostuma a evacuar apenas mediante esse processo. Por fim, dependendo da força do jato de água, pode perfurar a mucosa retal ou a intestinal, levando a problemas ainda mais graves.

Relacionadas

Compartilhar o chuveirinho com outras pessoas que fazem a lavagem retal é contraindicado, pois pode transmitir ISTs, como o HPV. Se for utilizar a mesma ducha, higienize-a antes com água, sabão e álcool. Pacientes com constipação intestinal grave devem consultar um gastroenterologista para orientação sobre o melhor tratamento, em vez de fazer da lavagem retal um hábito. Para quem costuma lavar a área para a relação sexual, já existem no mercado produtos de uso pessoal e descartáveis para limpeza anal. Esqueça os laxativos e supositórios, que, além de ineficientes, podem trazer problemas como inflamações locais.

Fontes: Alexandre Sakano, gastrocirurgião da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Carlos Walter Sobrado, professor do Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e membro titular da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia); Décio Chinzon, gastroenterologista do Hospital das Clínicas da FMUSP e presidente eleito da FBG; e Rodrigo Barbosa, cirurgião do aparelho digestivo dos Hospitais 9 de Julho e Sírio-Libanês (SP).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para . Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

O que o soro faz no intestino?

O soro caseiro ou soro de reidratação oral tem a função de repor água e eletrolitos perdidos durante o quadro diarreico. É melhor indicado nos casos de diarreia aguda com sinais de desidratação.

O que faz as fezes ressecam?

Fezes endurecidas e secas típicas da constipação ocorrem quando a peristalse está muito lenta e o intestino absorve muita água. Causas comuns de constipação: Baixa ingesta de fibra. Baixa ingesta de água.

O que ajuda a amolecer as fezes?

7 dicas simples para soltar o intestino preso.
Beber água morna com limão ao acordar. ... .
Mastigar bem os alimentos. ... .
Beber alguns chás laxantes. ... .
Manter uma alimentação saudável e variada. ... .
Fazer massagens na barriga. ... .
Praticar exercício físico regularmente. ... .
Estabelecer um horário..

Qual o soro que faz lavagem intestinal?

A solução que é utilizada na lavagem intestinal pode ser preparada ou comprada, podendo ser solução hipertônica de cloreto de sódio, solução com fosfato de sódio ou solução glicerinada, por exemplo.

Toplist

Última postagem

Tag