Por que os fios que conduzem eletricidade para nossa casa são feitos de cobre por dentro é de plástico é por fora?

Mais Artigos

  1. Por que os plugues de aparelhos elétricos esquentam?
  2. Quais são as vantagens e desvantagens das fontes de energia eletromagnéticas?
  3. Por que os fios de cobre são bons condutores?
  4. Que doenças você pode pegar de cupins?
  5. As desvantagens da embalagem de plástico

Por que os fios que conduzem eletricidade para nossa casa são feitos de cobre por dentro é de plástico é por fora?

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Quando falamos de eletricidade, existem dois tipos de materiais: condutores e isolantes. Condutores são materiais que são conhecidos por sua baixa oposição à corrente elétrica. Isolantes são conhecidos por sua grande capacidade de parar o fluxo da corrente. Para uma instalação elétrica bem sucedida, ambos os materiais têm que trabalhar juntos para que tenhamos uma energia limpa e segura no local desejado.

Segurança pessoal

Por que os fios que conduzem eletricidade para nossa casa são feitos de cobre por dentro é de plástico é por fora?

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Talvez a razão mais importante do porquê de os cabos elétricos serem cobertos por plástico é para proteger as pessoas de um choque elétrico. A eletricidade é uma forma perigosa de energia e pode matar. Cobrir cabos elétricos com plástico garante que os elétrons circulando pelos cabos não irão correr pelo seu corpo quando o cabo for tocado. Estudos mostram até mesmo 0,05 amperes de corrente elétrica já pode causar um ataque cardíaco e danos à pele, gerando uma alta probabilidade de morte. A energia que chega a uma casa padrão nos Estados Unidos é taxada com uma média de 200 amperes.

Segurança Patrimonial

Os elétrons circulando através do condutor ou cabo tendem a gerar calor devido à sua velocidade de locomoção e a energia que eles precisam para mover os elétrons de suas camadas de valência para os novos átomos. O calor pode aumentar e, se estiver rodeado por materiais inflamáveis como madeira, papel e placas de reboco, pode gerar um incêndio. O plástico ajuda a dissipar o calor e a prevenir que o cabo fique muito quente.

Isolamento dos cabos

O plástico faz um ótimo trabalho isolando o condutor usado em sistemas elétricos. Sem o plástico, os cabos quentes e neutros não podem circular no mesmo condutor ou mesmo cabo. Outro meio teria que ser criado para transportar a eletricidade para dispositivos elétricos de uma forma segura. Isto causaria grande dificuldade, e também consumiria muito dinheiro para que fosse feito de forma segura. O plástico se sai muito bem mantendo o custo baixo, prevenindo choques elétricos e o fogo, ajudando a dissipar o calor propriamente.

Por que o plástico?

Por que os cabos elétricos não podem ser cobertos com outros materiais conhecidos por sua resistência à corrente elétrica, como madeira ou vidro? A razão principal para o plástico ser usado é por sua flexibilidade e possibilidade de ser dobrado facilmente ao redor de cantos e ser usado em quadros elétricos de uma forma segura. Além disso, ele possuiu uma grande capacidade de dissipar calor.

Referências

  • "NEC Code"; NFPA; [em inglês]
  • "Insulating Materials: Principles, Materials, Applications"; Margit Pfundstein; [em inglês]

Créditos Fotográficos

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Porque os fios elétricos são feitos de cobre por dentro?

A principal razão para utilizar o cobre em sistemas elétricos é sua excelente condutividade elétrica. O cobre apresenta a resistência elétrica mais baixa entre todos os metais não-preciosos.

Por que os fios de cobre precisam ser envolvidos por um plástico?

O plástico ajuda a dissipar o calor e a prevenir que o cabo fique muito quente.