Por que ocorre o aumento da frequência cardíaca durante a prática de atividades físicas?

Um corpo sarado, bem definido e atraente: esses são alguns benefícios estéticos que a prática regular de atividade física pode trazer ao seu corpo. Mas existem outras mudanças no organismo que deixam você mais saudável.

Isso porque, além dos músculos, durante uma atividade física, seus pulmões, o coração e o cérebro são também mobilizados. Eles são estimulados a liberar substâncias capazes de trazer bem-estar, conservar o corpo e evitar doenças mais graves.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e saiba o que ocorre com algumas partes do seu corpo, quando você pratica aquela caminhada básica ou aquele treino na academia. Confira!

A atividade física coloca os pulmões para correr

Quinze vezes mais oxigênio: essa é quantidade, em média, que seu organismo demanda durante uma atividade física. Por isso que sua respiração acelera e fica mais intensa.

Esse comportamento ocorre porque os músculos dos pulmões se expandem o máximo que podem. Quem faz atividade física deixa essa região do pulmão mais resistente. Isso justifica a disposição e melhor performance de pessoas que têm o hábito de se exercitar.

O cérebro trabalha intensamente durante uma atividade física

Quem pratica exercícios físicos não coloca somente os músculos para trabalhar, mas o cérebro também entra em ação. Durante uma atividade física, as células do cérebro chegam a altos níveis de funcionamento. Isso faz com que você fique mais alerta.

A prática regular de atividade física garante o aumento da oxigenação do cérebro. Esse fator, aliado a outras mudanças no corpo, ajuda a evitar graves doenças neurológicas. Quem se exercita fica mais longe de desenvolver Parkinson, Alzheimer e acidente vascular cerebral (AVC).

Sabe aquela sensação de prazer que você sente durante e (principalmente) depois da atividade física? É o cérebro que está comandando isso! Por exemplo, quando você se exercita, um neurotransmissor chamado serotonina é liberado. Ele é responsável por auxiliar a regular o seu estado de humor e até aliviar sintomas de tristeza ou depressão.

Além disso, hormônios responsáveis pelo relaxamento do corpo são ativados pelo cérebro durante os exercícios físicos. São alguns deles:

  • • Testosterona;
  • • Adrenalina;
  • • Cortisol.

Isso é algo muito bom para se preparar para um longo dia de trabalho ou aliviar o estresse do dia.

A atividade física ajuda a manter a saúde do coração

Você sabia que doenças do coração causam cerca de 950 mortes por dia no Brasil? Pois bem, os cuidados com esse importante órgão começam com uma prática de atividades físicas regular.

O motivo disso é que, quando você se exercita, novos vasos sanguíneos são criados; o que diminui a pressão arterial. Além disso, a frequência cardíaca cresce com o exercício físico, deixando o coração mais resistente. Assim, você prepara seu coração para aguentar emoções mais fortes.

Essas foram algumas informações de como seu corpo se comporta durante e em consequência de uma atividade física. Sabia que, além desses benefícios, exercitar-se pode também ser bom para a pele. Isso porque substâncias são liberadas para retardar o envelhecimento da pele.

Gostou dessas informações? Fique por dentro desses e outros assuntos curtindo a nossa página no Facebook!

  • Capa
  • Vida e Estilo
  • Saúde
  • Doenças e Tratamentos

Cardiologista esclarece o assunto e alerta sobre o suor em excesso ao praticar atividade física

20 jul 2021 - 12h34

(atualizado às 12h46)

Por que ocorre o aumento da frequência cardíaca durante a prática de atividades físicas?

Coração acelerado durante o exercício; saiba o que pode ser

Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Você alguma vez já percebeu que quando pratica atividade física, seja essa correr, levantar peso ou dançar o seu coração acelera e em alguns momentos falta ar para continuar a sequência dos exercícios? 

Pois bem, a Dra. Nicolle Queiroz, cardiologista e professora do curso de medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa), explica que quando fazemos atividade física, a musculatura precisa receber oxigênio na velocidade que gasta, e se ela fizer séries repetidas o coração aumenta o batimento e automaticamente trabalha mais rápido. "Com o aumento da frequência cardíaca elevada e trocas gasosas que vão ao músculo, aumenta junto a frequência respiratória".

Segundo a especialista cada organismo tem suas limitações e isso varia de pessoa para pessoa. "De maneira geral se o corpo não tem nenhuma doença do coração e é saudável, adotamos uma conta básica que pode ser exemplificada com a fórmula: 220 (batimento cardíacos) - idade = X (valor máximo que o coração deve bater). Quando a atividade for moderada, idealmente é que as batidas cheguem a 70% do valor total desse X.

A cardiologista ressalta a importância da prevenção, isto é, deve-se realizar uma avaliação pré-esportiva antes de iniciar as atividades físicas. "Se por ventura, ao iniciar a rotina de esporte e notas tonturas, dor no peito, palpitações (famosa batedeira), durante o exercício é hora de parar e procurar ajuda médica.

Além disso, vale ressaltar que a  prática regular do exercício físico atua como um modulador do sistema imune, mas não é apenas esse o benefício proporcionado pela atividade. O fortalecimento muscular melhora o condicionamento cardiorrespiratório, aumenta a densidade óssea e reduz o risco de diabetes. 

Por que tem pessoas que suam mais do que outras?

O suor faz parte de um mecanismo que se chama homeostase onde regula a temperatura corporal para as funções do corpo ocorram sem prejuízo, mas quando há o excesso, chamado de perda de eletrólitos como o potássio, isso leva a arritmia e precisa procurar um médico para avaliar por meio de exames de sangue e do coração.  

As glândulas de cada um agem de maneira diferente devido as terminações nervosas do chamado sistema nervoso simpático. Fatores como situações de estresse e atividade física mais intensa produzem maior estímulo, além também da qualidade do ambiente (fechado/aberto/ventilação), pois quanto mais abafado, maior a transpiração.

Quando o suor é em excesso o individuo pode ter hiperidrose, distúrbio que atinge principalmente as palmas das mãos, pés e axilar. Nos casos mais graves a pessoa pode até mesmo necessitar de uma operação para retirada da glândula sudoríparas de algumas partes do corpo.

Consultoria: Dra. Nicolle Queiroz, cardiologista e professora do curso de medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa)

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Por que ocorre o aumento da frequência cardíaca durante a prática de atividades físicas?

Por que ocorre um aumento da frequência cardíaca durante a prática de atividades físicas?

O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor. É por isso que, durante a prática de exercícios, o batimento cardíaco e a frequência respiratória aumentam.

Porque há um aumento do batimento cardíaco?

Emoções intensas, estresse, ansiedade, prática extenuante de atividade física, excesso de bebidas estimulantes e mudanças hormonais podem provocar o aumento do ritmo cardíaco. Sentir o batimento do coração acelerado, de forma esporádica, é normal, mas exige atenção em algumas situações.

O que acontece com o coração durante a realização de uma atividade física?

Quando você se exercita, a frequência cardíaca aumenta, para fornecer mais sangue oxigenado para os músculos. Quanto mais você se exercita, mais forte será o seu coração. A prática de atividade física também estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

Quais os fatores que regulam a frequência cardíaca durante o exercício?

Os fatores extrínsecos (neurais e hormonais) modificam o ritmo inerente do coração, permitindo-lhe acelerar rapidamente em antecipação ao exercício e aumentar até duzentos batimentos por minuto ou mais durante o exercício máximo.